Portugal Telecom - Tópico Geral
Marco Martins Escreveu:tugadaytrader Escreveu:O Dividendo estimado na PT este ano é de quanto?
Obrigado
Acho que 0.45€ mas só lá para junho... de qualquer das formas, antes ainda devem sair os resultados de 2011 e certamente esse dividendo poderá ser revisto face aos objectivos de 2012 e eventual estado das cotações em Abril... (digo eu...)
Obrigado pela resposta Marco Martins
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
- Registado: 29/11/2007 13:03
tugadaytrader Escreveu:O Dividendo estimado na PT este ano é de quanto?
Obrigado
Acho que 0.45€ mas só lá para junho... de qualquer das formas, antes ainda devem sair os resultados de 2011 e certamente esse dividendo poderá ser revisto face aos objectivos de 2012 e eventual estado das cotações em Abril... (digo eu...)
- Registado: 7/4/2007 17:13
O Dividendo estimado na PT este ano é de quanto?
Obrigado
Obrigado
Bull And Bear Markets
- Registado: 29/11/2007 13:03
Boas,
Quando abri este tópico para colocar um gráfico, reparei que todos fizemos o mesmo… procuramos o fundo no passado a ver se encontrávamos o furo por onde está a fugir o capital.
A sensação de que o fundo deve estar “roto” é geral.
Nada de novo, por enquanto mais do mesmo.
Até onde?
Quando abri este tópico para colocar um gráfico, reparei que todos fizemos o mesmo… procuramos o fundo no passado a ver se encontrávamos o furo por onde está a fugir o capital.
A sensação de que o fundo deve estar “roto” é geral.
Nada de novo, por enquanto mais do mesmo.
Até onde?
- Anexos
-
- PT Big Picture 01-02-2012(M).gif (38.51 KiB) Visualizado 6017 vezes
-
- PT 01-02-2012(D).gif (35.84 KiB) Visualizado 6006 vezes
Bons Ventos,
SW
SW
Só mais uma questão (sem querer abusar
): admitindo que a teoria de Dow está correcta e que portanto o "preço desconta tudo", qual é a grande mais-valia destes ajustamentos? Parece-me que trará grande valor, no curto prazo, para procurar situações em que o mercado está a negociar com um premium ou desconto face ao valor intrínseco. É isto?
Em horizontes temporais maiores, há alguma vantagem em olhar para estes valores "reais" como forma de projectar movimentos futuros?
Abraço,
AG

Em horizontes temporais maiores, há alguma vantagem em olhar para estes valores "reais" como forma de projectar movimentos futuros?
Abraço,
AG
- Registado: 24/1/2012 17:16
Boa tarde Ulisses,
Não estava a "questionar". Estava apenas a tentar verificar se os valores "não ajustados" eram aqueles que conseguia ver na plataforma (por alguma razão não consigo fazer "zoom" nos preços antes de 2000, pelo que tenho apenas uma visão "distanciada" das velas mensais).
Já agora, e aproveitando a informação valiosa, posso perguntar como é que são feitos esses cálculos para ajustamento do valor da acção? Existe alguma norma "técnica" de base ou basta considerar o valor por acção de cada um desses eventos?
Obrigado.
Abraço,
AG
Não estava a "questionar". Estava apenas a tentar verificar se os valores "não ajustados" eram aqueles que conseguia ver na plataforma (por alguma razão não consigo fazer "zoom" nos preços antes de 2000, pelo que tenho apenas uma visão "distanciada" das velas mensais).
Já agora, e aproveitando a informação valiosa, posso perguntar como é que são feitos esses cálculos para ajustamento do valor da acção? Existe alguma norma "técnica" de base ou basta considerar o valor por acção de cada um desses eventos?
Obrigado.
Abraço,
AG
Não consigo ver muito bem na minha plataforma mas parece-me que atingimos mínimos de 3,75 em 1996 e 2,65 um ano antes...
Alguém consegue confirmar estes valores?
Em relação aos fundamentais, posso resumir a minha opinião no seguinte:
1. PT é líder de mercado no triple play em Portugal (tudo bem que é um mercado pequeno, mas 1M de clientes é 1M de clientes);
2. Paga um dividendo interessante numa altura de grande incerteza;
3. Tem exposição ao mercado brasileiro (onde a OI tem vindo a ganhar quota de mercado e vai introduzir o triple play) e africano, principalmente em Angola com a Unitel;
4. Está a negociar 0,62 Price/Sales e 1,12 Price/Book.
Já tenho uma posição de longo prazo na PT (entrei por volta dos 4,5) e, a não ser que venha aí alguma tempestade (com Portugal a ter de abandonar o Euro, por exemplo) os testes dos mínimos só me vão fazer aumentar a posição.
Obviamente não estou à espera de grandes ganhos no curto prazo, mas com um dividendo destes não me importo de esperar 3 a 5 anos.
Alguém consegue confirmar estes valores?
Em relação aos fundamentais, posso resumir a minha opinião no seguinte:
1. PT é líder de mercado no triple play em Portugal (tudo bem que é um mercado pequeno, mas 1M de clientes é 1M de clientes);
2. Paga um dividendo interessante numa altura de grande incerteza;
3. Tem exposição ao mercado brasileiro (onde a OI tem vindo a ganhar quota de mercado e vai introduzir o triple play) e africano, principalmente em Angola com a Unitel;
4. Está a negociar 0,62 Price/Sales e 1,12 Price/Book.
Já tenho uma posição de longo prazo na PT (entrei por volta dos 4,5) e, a não ser que venha aí alguma tempestade (com Portugal a ter de abandonar o Euro, por exemplo) os testes dos mínimos só me vão fazer aumentar a posição.
Obviamente não estou à espera de grandes ganhos no curto prazo, mas com um dividendo destes não me importo de esperar 3 a 5 anos.
cjmbarbosa Escreveu:Ti Salvador, qual foi o minimo de 2002??
Cheira-me que vamos lá bater...
3,52686

Alerto que nos primeiros anos costumava fazer o ajuste do dividendo. Depois o Mestre Marco através da sua "teoria dos buracos negros" convenceu a maior parte dos "camafeus" a não ajustar o dividendo. Como passei a fazer parte desse clã, é natural que algumas almas tenham o gráfico da PT diferente do meu.
Por acaso não podes colocar o teu, para compararmos, Ulisses?
- Registado: 29/11/2007 2:05
- Registado: 29/11/2007 2:39
Nós não nos podemos esquecer que alguns dos principais accionistas da PT estavam com graves problemas de liquidez, pelo que tomaram a decisão mais sensata.
Outra das coisas que não nos podemos esquecer é que um grande accionista não consegue vender com facilidade as suas acções no mercado. Eu diria que é impossível um accionista de referência desfazer-se das suas acções no mercado sem criar o pânico.
Um abraço,
Ulisses
Outra das coisas que não nos podemos esquecer é que um grande accionista não consegue vender com facilidade as suas acções no mercado. Eu diria que é impossível um accionista de referência desfazer-se das suas acções no mercado sem criar o pânico.
Um abraço,
Ulisses
Ulisses Pereira Escreveu:Para os accionistas foi um excelente negócio. Precisavam de dinheiro e encaixaram-no com os dividendos extraordinários conseguidos à custa dessa venda. E não os censuro por isso. A empresa é deles e o capital também. Agora que a PT ficou bem menos apelativa ficou.
Quanto a dizer que este ou aquele tem interesse que a PT caia, nunca vou por aí. A malta adora fantasiar para se distrair daquilo que verdadeiramente interessa.
Um abraço,
Ulisses
"Para os accionistas foi um excelente negócio. Precisavam de dinheiro e encaixaram-no com os dividendos extraordinários conseguidos à custa dessa venda"
O que não quer dizer que esse ganho não tenha sido diluído no valor actual do título, e que já não tenha uma possível menos valia, caso liquidasse a posição. O momento da tomada de posição no título é importante neste caso.
- Anexos
-
- ptc.png (14.36 KiB) Visualizado 4256 vezes
- Registado: 29/11/2007 2:05
concordo com o ulisses acho que houve uma má gestão do dinheiro que entrou com a venda da vivo. em vez de o ter distribuido em dividendos a PT devia telo investido, podia tar em outros países, mas não o fizeram, claro que quem manda sao os acionistas, mas se pensam em dividendos a curto prazo não se pode ter um futuro brilhante a longo prazo.
abraço
abraço
- Registado: 23/9/2011 19:31
Ulisses, obrigado pela resposta.
Espero não estar a cometer um erro, mas fiquei com a sensação que alguém aqui escreveu que o BES tinha "emprestado" ações, daí a minha pergunta, pois fez-me confusão alguém que é um dos maiores acionistas, emprestar ações que vão provavelmente fazer a cotação cair.
Uma vez mais, caso não tenha percebido o que foi dito na altura, ou não corresponda totalmente à verdade, peço desculpa.
Pedro
Espero não estar a cometer um erro, mas fiquei com a sensação que alguém aqui escreveu que o BES tinha "emprestado" ações, daí a minha pergunta, pois fez-me confusão alguém que é um dos maiores acionistas, emprestar ações que vão provavelmente fazer a cotação cair.
Uma vez mais, caso não tenha percebido o que foi dito na altura, ou não corresponda totalmente à verdade, peço desculpa.
Pedro
Concordo com o Ulisses no que respeita á "teoria da conspiração". Quanto ao facto de a PT estar menos apelativa, diria apenas que se trata (na minha leitura) de uma situação de curto prazo que se irá desvanecendo à medida que se verificar a reorganização da OI e reafirmada (como espero !) a política de dividendos. Partilho assim, da visão mais optimista do BPI. Na PT habituei-me a esperar, por isso talvez a minha opinião não se coadune com a visão de curto prazo de alguns investidores (que é tão legitima como a minha).

Para os accionistas foi um excelente negócio. Precisavam de dinheiro e encaixaram-no com os dividendos extraordinários conseguidos à custa dessa venda. E não os censuro por isso. A empresa é deles e o capital também. Agora que a PT ficou bem menos apelativa ficou.
Quanto a dizer que este ou aquele tem interesse que a PT caia, nunca vou por aí. A malta adora fantasiar para se distrair daquilo que verdadeiramente interessa.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Ulisses, mas o negócio da Vivo não foi um excelente negócio, ou melhor, o preço a que foi vendida?
Já agora, mais umas perguntas:
Em tempos diziam que a PT caía porque dava um dividendo muito elevado, entretanto, já ouvi dizer que a PT caía porque provavelmente ia cortar no dividendo. Não haverá aqui um contradição?
O BES como um dos principais acionistas da PT poderá ter interesse na queda das ações?
Pedro
Já agora, mais umas perguntas:
Em tempos diziam que a PT caía porque dava um dividendo muito elevado, entretanto, já ouvi dizer que a PT caía porque provavelmente ia cortar no dividendo. Não haverá aqui um contradição?
O BES como um dos principais acionistas da PT poderá ter interesse na queda das ações?
Pedro
Mas porquê especificamente a PT? A PT naturalmente que está a sofrer pelo corte do rating do Estado português, mas achar que é um ataque às empresas nacionais...
E a PT também está a sofrer pelo facto de, nos últimos anos, ter servido para alimentar os accionistas e perder os seus activos mais interessantes.
Um abraço,
Ulisses
E a PT também está a sofrer pelo facto de, nos últimos anos, ter servido para alimentar os accionistas e perder os seus activos mais interessantes.
Um abraço,
Ulisses
Ulisses, essas sanguessugas não têm rosto, têm nome: Fitch, S&P, Moody's.
E o método é sempre o mesmo: baixar os rating's discriminadamente, sem o mais pequeno critério até destruir ou fragilizar uma empresa ou estado até estas ficarem á mercê (queda abrupta das títulos) dos fundos de investimento/institucionais. Não sou nenhum perito no assunto, mas é fácil concluir que é sempre mais fácil atacar uma presa ferida (estados e empresas) do que alguém financeiramente robusto.
E não tenhamos ilusões: o papel destas agências tem sido importante no iminente colapso de alguns países europeus.
Corrijam-me se estiver errado.
E o método é sempre o mesmo: baixar os rating's discriminadamente, sem o mais pequeno critério até destruir ou fragilizar uma empresa ou estado até estas ficarem á mercê (queda abrupta das títulos) dos fundos de investimento/institucionais. Não sou nenhum perito no assunto, mas é fácil concluir que é sempre mais fácil atacar uma presa ferida (estados e empresas) do que alguém financeiramente robusto.
E não tenhamos ilusões: o papel destas agências tem sido importante no iminente colapso de alguns países europeus.
Corrijam-me se estiver errado.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], iniciado1, m-m, malakas, Mr.Warrior, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, Pmart 1 e 139 visitantes