Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portugal Telecom - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por L.S.S » 2/2/2012 17:49

Marco Martins Escreveu:
tugadaytrader Escreveu:O Dividendo estimado na PT este ano é de quanto?
Obrigado

Acho que 0.45€ mas só lá para junho... de qualquer das formas, antes ainda devem sair os resultados de 2011 e certamente esse dividendo poderá ser revisto face aos objectivos de 2012 e eventual estado das cotações em Abril... (digo eu...)

Obrigado pela resposta Marco Martins
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore

Registado: 29/11/2007 13:03

por Marco Martins » 2/2/2012 17:37

Serão estas ordens aoMelhor, normais no fecho de hoje?
Anexos
pt.jpg
pt
pt.jpg (25.61 KiB) Visualizado 5521 vezes

Registado: 7/4/2007 17:13

por Marco Martins » 2/2/2012 17:05

tugadaytrader Escreveu:O Dividendo estimado na PT este ano é de quanto?
Obrigado

Acho que 0.45€ mas só lá para junho... de qualquer das formas, antes ainda devem sair os resultados de 2011 e certamente esse dividendo poderá ser revisto face aos objectivos de 2012 e eventual estado das cotações em Abril... (digo eu...)

Registado: 7/4/2007 17:13

por nook » 2/2/2012 16:54

Será que vamos ter uma vela verde na PT?? Se assim for vai ser um belo HAMMER... :roll: :roll:
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore

Registado: 12/2/2006 14:02

por L.S.S » 2/2/2012 16:49

O Dividendo estimado na PT este ano é de quanto?
Obrigado
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore

Registado: 29/11/2007 13:03

por LUISSM3 » 2/2/2012 1:21

Boas,

Quando abri este tópico para colocar um gráfico, reparei que todos fizemos o mesmo… procuramos o fundo no passado a ver se encontrávamos o furo por onde está a fugir o capital.

A sensação de que o fundo deve estar “roto” é geral.

Nada de novo, por enquanto mais do mesmo.

Até onde?
Anexos
PT Big Picture 01-02-2012(M).gif
PT Big Picture 01-02-2012(M).gif (38.51 KiB) Visualizado 6013 vezes
PT 01-02-2012(D).gif
PT 01-02-2012(D).gif (35.84 KiB) Visualizado 6002 vezes
Bons Ventos,
SW

Registado: 29/11/2007 9:59

por agarces » 1/2/2012 21:47

Só mais uma questão (sem querer abusar ;)): admitindo que a teoria de Dow está correcta e que portanto o "preço desconta tudo", qual é a grande mais-valia destes ajustamentos? Parece-me que trará grande valor, no curto prazo, para procurar situações em que o mercado está a negociar com um premium ou desconto face ao valor intrínseco. É isto?

Em horizontes temporais maiores, há alguma vantagem em olhar para estes valores "reais" como forma de projectar movimentos futuros?

Abraço,
AG

Registado: 24/1/2012 17:16

por Ulisses Pereira » 1/2/2012 20:14

Sim, basta fazer uma correcção "justa". Por exemplo, se há um stock split de 1 para 1, ou seja, se atribui 1 nova acção a quem possuía 1 acção, a cotação cai para metade e o ajuste no gráfico deve ser feito para metade.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por agarces » 1/2/2012 20:08

Boa tarde Ulisses,

Não estava a "questionar". Estava apenas a tentar verificar se os valores "não ajustados" eram aqueles que conseguia ver na plataforma (por alguma razão não consigo fazer "zoom" nos preços antes de 2000, pelo que tenho apenas uma visão "distanciada" das velas mensais).

Já agora, e aproveitando a informação valiosa, posso perguntar como é que são feitos esses cálculos para ajustamento do valor da acção? Existe alguma norma "técnica" de base ou basta considerar o valor por acção de cada um desses eventos?

Obrigado.

Abraço,
AG

por Ulisses Pereira » 1/2/2012 19:49

agarces, a questão é que este meu gráfico tem os valores ajustados de todos os aumentos de capital, "stock splits e "spin offs", por isso, estes são os valores "reais" a que se transaccionavam face aos valores de hoje.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por agarces » 1/2/2012 18:01

Não consigo ver muito bem na minha plataforma mas parece-me que atingimos mínimos de 3,75 em 1996 e 2,65 um ano antes...

Alguém consegue confirmar estes valores?

Em relação aos fundamentais, posso resumir a minha opinião no seguinte:
1. PT é líder de mercado no triple play em Portugal (tudo bem que é um mercado pequeno, mas 1M de clientes é 1M de clientes);
2. Paga um dividendo interessante numa altura de grande incerteza;
3. Tem exposição ao mercado brasileiro (onde a OI tem vindo a ganhar quota de mercado e vai introduzir o triple play) e africano, principalmente em Angola com a Unitel;
4. Está a negociar 0,62 Price/Sales e 1,12 Price/Book.

Já tenho uma posição de longo prazo na PT (entrei por volta dos 4,5) e, a não ser que venha aí alguma tempestade (com Portugal a ter de abandonar o Euro, por exemplo) os testes dos mínimos só me vão fazer aumentar a posição.

Obviamente não estou à espera de grandes ganhos no curto prazo, mas com um dividendo destes não me importo de esperar 3 a 5 anos.

por Ulisses Pereira » 1/2/2012 17:17

Esses mínimos de 2002 foram: 3,82 mínimo intradiário e 4,01 em fecho.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
negocios pt.png
negocios pt.png (35.99 KiB) Visualizado 4112 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por TRSM86 » 1/2/2012 17:10

cjmbarbosa Escreveu:Ti Salvador, qual foi o minimo de 2002??
Cheira-me que vamos lá bater... :wall:

3,52686 :lol:

Alerto que nos primeiros anos costumava fazer o ajuste do dividendo. Depois o Mestre Marco através da sua "teoria dos buracos negros" convenceu a maior parte dos "camafeus" a não ajustar o dividendo. Como passei a fazer parte desse clã, é natural que algumas almas tenham o gráfico da PT diferente do meu.

Por acaso não podes colocar o teu, para compararmos, Ulisses?
uma passagem para a outra margem

http://trsm87.blogspot.pt/

Registado: 29/11/2007 2:05

por cjmbarbosa » 1/2/2012 16:53

Ti Salvador, qual foi o minimo de 2002??
Cheira-me que vamos lá bater... :wall:

Registado: 29/11/2007 2:39

por Ulisses Pereira » 1/2/2012 16:49

Nós não nos podemos esquecer que alguns dos principais accionistas da PT estavam com graves problemas de liquidez, pelo que tomaram a decisão mais sensata.

Outra das coisas que não nos podemos esquecer é que um grande accionista não consegue vender com facilidade as suas acções no mercado. Eu diria que é impossível um accionista de referência desfazer-se das suas acções no mercado sem criar o pânico.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por TRSM86 » 1/2/2012 16:38

Ulisses Pereira Escreveu:Para os accionistas foi um excelente negócio. Precisavam de dinheiro e encaixaram-no com os dividendos extraordinários conseguidos à custa dessa venda. E não os censuro por isso. A empresa é deles e o capital também. Agora que a PT ficou bem menos apelativa ficou.

Quanto a dizer que este ou aquele tem interesse que a PT caia, nunca vou por aí. A malta adora fantasiar para se distrair daquilo que verdadeiramente interessa.

Um abraço,
Ulisses

"Para os accionistas foi um excelente negócio. Precisavam de dinheiro e encaixaram-no com os dividendos extraordinários conseguidos à custa dessa venda"

O que não quer dizer que esse ganho não tenha sido diluído no valor actual do título, e que já não tenha uma possível menos valia, caso liquidasse a posição. O momento da tomada de posição no título é importante neste caso.
Anexos
ptc.png
ptc.png (14.36 KiB) Visualizado 4252 vezes
uma passagem para a outra margem

http://trsm87.blogspot.pt/

Registado: 29/11/2007 2:05

por silviosilva2 » 1/2/2012 16:34

concordo com o ulisses acho que houve uma má gestão do dinheiro que entrou com a venda da vivo. em vez de o ter distribuido em dividendos a PT devia telo investido, podia tar em outros países, mas não o fizeram, claro que quem manda sao os acionistas, mas se pensam em dividendos a curto prazo não se pode ter um futuro brilhante a longo prazo.

abraço

Registado: 23/9/2011 19:31

por pmpcpinto » 1/2/2012 16:34

Ulisses, obrigado pela resposta.

Espero não estar a cometer um erro, mas fiquei com a sensação que alguém aqui escreveu que o BES tinha "emprestado" ações, daí a minha pergunta, pois fez-me confusão alguém que é um dos maiores acionistas, emprestar ações que vão provavelmente fazer a cotação cair.

Uma vez mais, caso não tenha percebido o que foi dito na altura, ou não corresponda totalmente à verdade, peço desculpa.

Pedro

Registado: 25/5/2009 10:34

por Ulisses Pereira » 1/2/2012 16:33

HU, se a PT conseguir fazer crescer a Oi para uma dimensão relevante no Brasil não há dúvida que a situação da acção se irá inverter. E quem confia, em termos de longo prazo, na capacidade da PT criar valor faz todo o sentido esse teu pensamento.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Laribau » 1/2/2012 16:29

Concordo com o Ulisses no que respeita á "teoria da conspiração". Quanto ao facto de a PT estar menos apelativa, diria apenas que se trata (na minha leitura) de uma situação de curto prazo que se irá desvanecendo à medida que se verificar a reorganização da OI e reafirmada (como espero !) a política de dividendos. Partilho assim, da visão mais optimista do BPI. Na PT habituei-me a esperar, por isso talvez a minha opinião não se coadune com a visão de curto prazo de alguns investidores (que é tão legitima como a minha).

:|

Registado: 29/11/2007 3:40

por Ulisses Pereira » 1/2/2012 16:14

Para os accionistas foi um excelente negócio. Precisavam de dinheiro e encaixaram-no com os dividendos extraordinários conseguidos à custa dessa venda. E não os censuro por isso. A empresa é deles e o capital também. Agora que a PT ficou bem menos apelativa ficou.

Quanto a dizer que este ou aquele tem interesse que a PT caia, nunca vou por aí. A malta adora fantasiar para se distrair daquilo que verdadeiramente interessa.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por pmpcpinto » 1/2/2012 15:54

Ulisses, mas o negócio da Vivo não foi um excelente negócio, ou melhor, o preço a que foi vendida?

Já agora, mais umas perguntas:

Em tempos diziam que a PT caía porque dava um dividendo muito elevado, entretanto, já ouvi dizer que a PT caía porque provavelmente ia cortar no dividendo. Não haverá aqui um contradição?

O BES como um dos principais acionistas da PT poderá ter interesse na queda das ações?

Pedro

Registado: 25/5/2009 10:34

por Ulisses Pereira » 1/2/2012 15:18

Mas porquê especificamente a PT? A PT naturalmente que está a sofrer pelo corte do rating do Estado português, mas achar que é um ataque às empresas nacionais...

E a PT também está a sofrer pelo facto de, nos últimos anos, ter servido para alimentar os accionistas e perder os seus activos mais interessantes.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Jorge158 » 1/2/2012 15:11

Ulisses, essas sanguessugas não têm rosto, têm nome: Fitch, S&P, Moody's.
E o método é sempre o mesmo: baixar os rating's discriminadamente, sem o mais pequeno critério até destruir ou fragilizar uma empresa ou estado até estas ficarem á mercê (queda abrupta das títulos) dos fundos de investimento/institucionais. Não sou nenhum perito no assunto, mas é fácil concluir que é sempre mais fácil atacar uma presa ferida (estados e empresas) do que alguém financeiramente robusto.
E não tenhamos ilusões: o papel destas agências tem sido importante no iminente colapso de alguns países europeus.

Corrijam-me se estiver errado.

Registado: 29/11/2007 4:36

por Ulisses Pereira » 1/2/2012 14:10

Jorge, que sanguessugas são essas?

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: m-m, malakas, MR32, niceboy, nunorpsilva, OCTAMA, Pmart 1 e 132 visitantes