Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Obrigações II

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Automech » 29/12/2011 17:19

Rui, se quiseres dar uma espreitadela no preçário GB normal vs DECO podes ver aqui -> https://www.gobulling.com/col/documento ... 110412.pdf

Páginas 4, 5 e 6 têm o preçário geral e o preçário DECO. Reparei agora que a comissão de amortização não tem execução, que a comissão de compra não tem mínimo e a comissão de juros é de 1% e não 2%.

Além disso detectei uma gralha no ficheiro, que não estava a tomar em linha de conta com a comissão de execução do negócio.

Aqui vai o print screen corrigido, ainda que os valores sejam parecidos. Espero que agora esteja tudo bem.
Anexos
YTM1.png
YTM1.png (43.34 KiB) Visualizado 10208 vezes
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Automech » 29/12/2011 16:52

Olá Rui. A minha conta na GB foi aberta há uns anos, através do protocolo da DECO, apesar de nunca a ter utilizado a não ser agora para comprar umas OTs. Mas olha que o precário normal não era muito diferente deste. Andei a ver o Big e era mais caro, assim como o Best. O Invest não vi.

Vou só esperar para ver se mas alguém detecta algum erro e depois deixo o ficheiro para quem quiser.

por ruicarlov » 29/12/2011 11:42

A GoBulling têm comissões mínimas de subscrição tão baixas? Estou surpreendido.

Eu já tenho dois simuladores em excel fornecidos pelo BiG e pelo Invest. Estive a comparar os valores com os do simulador do BiG e, fora as diferenças das comissões e do cálculo da mais-valia (porque em alguns casos nem é relevante), parecem-me valores bastante semelhantes.

Logo em princípio as contas estarão correctas.

Registado: 18/7/2011 11:04

por Pickbull » 29/12/2011 11:34

Boa iniciativa AM.

Como não é uma área onde esteja à vontade prefiro não me meter nas contas mas a folha é de facto uma mais valia.
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.

Registado: 23/1/2008 19:18

por Automech » 29/12/2011 3:43

Fiz aqui uma folha de cálculo para dar automaticamente a YTM e simultaneamente calcular os detalhes do negócio (a ideia é preencher apenas os campos amarelos).

Podem p.f. dar uma vista de olhos e rever as contas, para ver se está OK e/ou dar sugestões ?

Se estiver OK depois deixo aqui o ficheiro excel para quem quiser utilizar.
Anexos
YTM.png
YTM.png (43.42 KiB) Visualizado 10323 vezes

por Automech » 28/12/2011 22:32

Sr_SNiper Escreveu:Se a YTM é de 3%, só não compensa se as comissões forem superiores a esse valor, a obrigação até pode estar a 200%, se a YTM for de 3% recebes dinheiro, não é por estar acima do par que não compensa.

Bom ponto Sniper.

Sr_SNiper Escreveu:A segunda questão é se podes ou não declarar como menos valia. Por exemplo, com compra abaixo do par e fica com elas até à maturidade, não costuma declarar essa diferença como mais valia...

Mas esta não é a tal área cinzenta em que há quem entenda que é preciso declarar a mais valia ? Eu estou a presumir isso, caso contrário a ideia não faz muito sentido, a não ser que compre acima do par e depois venda 1 ou 2 dias antes da maturidade.

Se eles aceitarem menos valias a quem venda 1 ou 2 dias antes da maturidade e não as aceitarem a quem leve até à maturidade é um tratamento fiscal brutalmente diferente (o mesmo se aplica a mais valias, claro).

por Sr_SNiper » 28/12/2011 18:03

Figueiraa1 Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:
AutoMech Escreveu:Sniper e Rui, era esse mesmo o raciocínio !
Foi uma ideia que me surgiu quando andei a fazer filtros e encontrei várias obrigações acima do par.

E sim Rui, muito provavelmente tens razão quanto ao não compensar. Ontem estive aqui ocupado mas a ver se hoje consigo fazer umas contas concretas, com exemplos reais, e ver se tem há oportunidade para explorar.

Aparte disso ando a fazer uma folha de cálculo em Excel para ter as continhas todas detalhas. Depois deixo aqui print screen para verem se está tudo be calculado e, se estiver, anexo o ficheiro para quem quiser utilizar.

Atençao a duas coisas:

Se a YTM é de 3%, só não compensa se as comissões forem superiores a esse valor, a obrigação até pode estar a 200%, se a YTM for de 3% recebes dinheiro, não é por estar acima do par que não compensa.

A segunda questão é se podes ou não declarar como menos valia. Por exemplo, com compra abaixo do par e fica com elas até à maturidade, não costuma declarar essa diferença como mais valia...

Sr_Sniper
Boa tarde

Ou as férias não estão a ser do seu agrado ou então o vício é tal, que não consegue deixar de acompanhar o que por aqui se passa.

Boas férias,
Abraço,
Figueira

É como ver a novela.. um gajo não quer perder o fio à meada... Amanhã já não deve ser tão fácil.. não sei se na Rússia à net à borla no meu pc... Aqui em Helsinquia à net à borlix e gosto de cá vir ver como andam as coisas :)
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por Figueiraa1 » 28/12/2011 17:37

Sr_SNiper Escreveu:
Foi uma ideia que me surgiu quando andei a fazer filtros e encontrei várias obrigações acima do par.

E sim Rui, muito provavelmente tens razão quanto ao não compensar. Ontem estive aqui ocupado mas a ver se hoje consigo fazer umas contas concretas, com exemplos reais, e ver se tem há oportunidade para explorar.

Aparte disso ando a fazer uma folha de cálculo em Excel para ter as continhas todas detalhas. Depois deixo aqui print screen para verem se está tudo be calculado e, se estiver, anexo o ficheiro para quem quiser utilizar.

Atençao a duas coisas:

Se a YTM é de 3%, só não compensa se as comissões forem superiores a esse valor, a obrigação até pode estar a 200%, se a YTM for de 3% recebes dinheiro, não é por estar acima do par que não compensa.

A segunda questão é se podes ou não declarar como menos valia. Por exemplo, com compra abaixo do par e fica com elas até à maturidade, não costuma declarar essa diferença como mais valia...

Sr_Sniper
Boa tarde

Ou as férias não estão a ser do seu agrado ou então o vício é tal, que não consegue deixar de acompanhar o que por aqui se passa.

Boas férias,
Abraço,
Figueira
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..

Registado: 26/3/2011 9:55

por Sr_SNiper » 28/12/2011 17:28

Atençao a duas coisas:

por Automech » 28/12/2011 17:24

Sniper e Rui, era esse mesmo o raciocínio !

por ruicarlov » 28/12/2011 12:50

Sr_SNiper Escreveu:Acho que à aqui um bocado de confusão, ou sou eu que estou equivocado...
A YTM não é os "juros" que vais ganhar nos 3 meses, mas sim os "juros" que ganharias se estivesses um ano com a obrigação. uma YTM de 3% a 4 meses é "igual" a um DP com TANB de 4% em que tem o DP durante 4 meses.
Assim só te interessa saber a YTM, nem interessa saber quanto está o cupão e a cotação da obrigação, porque a Yield já incorpora isso tudo.

Pois claro, que lapso o meu. É o que acontece quando se responde a coisas destas meio febril.
De qualquer forma, continua a não ser de caras encontrar obrigações com YTM de 3% acima do par a 3 meses da maturidade. Pegando no mesmo exemplo, uma YTM de 3% implicaria um "juro" de 3 meses de 0.75%.
O cupão pago teria de ser (C x 0.97)- 3 = 0.75,
dando mais ou menos Cupão = 3.865%

Dentro de obrigações soberanas penso que não se encontram condições assim. Uma vista rápida no Best mostra-me sempre rentabilidades inferiores ou até negativas (não esquecer o impacto das comissões, ainda por cima). Restam-nos portanto as empresas, onde quase sempre são necessários 50k. E mesmo assim não é simples. Geralmente em prazos tão curtos as YTMs são sempre inferiores, pois as cotações andam muitas vezes nos 11x% quando os cupões são elevados.
Será que vale a pena empatar tanto dinheiro para
abater mais valias de outros rendimentos?

De recordar que o imposto cobrado sobre as mais valias é uma percentagem do dinheiro ganho. Ou seja pegando nos 50k, na hipótese acima, tem-se um ganho de 0.75% brutos (375€), e uma menos valia de 1500€.

Assumindo que isso ia abater nas outras mais valias, como a taxa aplicada a esses ganhos vai passar a ser de 25%, salvo erro, o máximo que se pouparia nos impostos seria 375€. Ou seja, o ganho hipotético máximo seria de 750€.

Num DP a 6% a 3 meses, o juro bruto seria de 750€.
Portanto o valor ganho com uma coisa e outra seria na melhor das hipóteses idêntico. Pesando impostos e comissões, a balança seria mais a favor do DP.
Acrescendo a dificuldade em encontrar uma obrigação compatível e o maior risco subjacente, não me parece uma grande estratégia.

P.S - Isto funcionou assim para estes dados hipotéticos. Não garanto que com uma outra combinação de cotação/YTM não possa ser ligeiramente mais vantajoso.

por Sr_SNiper » 28/12/2011 10:18

ruicarlov Escreveu:
AutoMech Escreveu:
whitebala Escreveu:Não estou a perceber Automech!
Se está a 103 vais pagar 103 mas na maturidade só recebes 100!!!
Portanto terias logo ai uma perca de 3% de capital que não compensaria o 1% de juros.
Não é assim?

Se o cupão for 50% (um exagero) e for pago, compensa largamente :wink:

A questão é que o cupão precisa de ser mesmo grande para valer a pena. Pelas minhas contas de cabeça, pegando no exemplo a 3 meses da maturidade e com uma cotação de 103%, para se ter uma YTM de 3% precisaríamos de um cupão de >15%.

Não creio que haja assim tantos com essas características. Ou pelo menos, implicam um risco bastante grande.

Acho que à aqui um bocado de confusão, ou sou eu que estou equivocado...
A YTM não é os "juros" que vais ganhar nos 3 meses, mas sim os "juros" que ganharias se estivesses um ano com a obrigação. uma YTM de 3% a 4 meses é "igual" a um DP com TANB de 4% em que tem o DP durante 4 meses.
Assim só te interessa saber a YTM, nem interessa saber quanto está o cupão e a cotação da obrigação, porque a Yield já incorpora isso tudo.

A questão da menos valia, julgo que queres dizer o seguinte:

1- Vais ganhar uma Yield de X%, vai entrar dinheiro na conta e já liquido de impostos.

2- Mas como tu compras-te acima do par, compras-te a 103%, vais declarar 3% como menos valia ( aqui volta a velha questão de declarar ou não declarar rendimentos de obrigações detidas até à maturidade )
Assim, embora tenhas ganho X% de cupão, vais declarar uma menos valia de 3% porque compras-te acima do par.

Acertei? Ou estou eu confuso !!!

por ruicarlov » 27/12/2011 23:04

AutoMech Escreveu:
Portanto terias logo ai uma perca de 3% de capital que não compensaria o 1% de juros.
Não é assim?

A questão é que o cupão precisa de ser mesmo grande para valer a pena. Pelas minhas contas de cabeça, pegando no exemplo a 3 meses da maturidade e com uma cotação de 103%, para se ter uma YTM de 3% precisaríamos de um cupão de >15%.

Não creio que haja assim tantos com essas características. Ou pelo menos, implicam um risco bastante grande.

por MKlop » 27/12/2011 18:03

MKlop Escreveu:Bom dia,

estive a ver as obrigações da Alcatel-Lucent.

Estou a ver algo de errado ou os valores são:

Cotação (à data deste post): € 02.55
Cupão: 2.459
Maturidade: 01/01/2015

a yield seria de 276,63 ? está correcto?

Alguém me sabe dizer como é que consigo ver o montante mínimo de aquisição?

Alguém?

Registado: 25/2/2010 9:49

por andre.p » 27/12/2011 17:49

Qual é a vossa opinião desta obrigação:

Ren- Redes Energ. Port. 6.375 12/10/13 - PTRELAOM0000

Está com yeld de 11 %

O problema é que são necessários 50 mil balas.

Cumps

Registado: 9/11/2008 23:27

por Automech » 27/12/2011 17:28

Não é assim?

por Automech » 27/12/2011 17:26

whitebala Escreveu:Nesse caso ao receber o cupão de 4ou 5% como na pratica é só de 2 ou 2.5% não compensara comprar a 103%.

Mas Bala, eu não disse que o cupão é 4 ou 5%. Eu falei foi em yield de 4 ou 5%. Para a yield ser de 3 ou 5% o cupão tem de ser bastante mais. Há inúmeros casos desses no marcado em que as obrigações estão acima do par a seis meses da maturidade e continuam a ser um bom negócio.

A questão é que, além da yield, parece-me interessante jogar com as menos valias.

Ou seja, em duas yields iguais provavelmente é melhor aquela onde temos menos valias.

Tenho de meter aqui contas concretas senão reconheço que isto é vago. Mais logo deixo aqui alguns cálculos para vocês comentarem.

por whitebala » 27/12/2011 17:26

Não estou a perceber Automech!
Não é assim?
Let´s Cruise forever

Registado: 29/11/2007 14:26

por Automech » 27/12/2011 17:19

Uma YTM de 4% a 3 meses da maturidade é basicamente o mesmo que um depósito a prazo com TANB de 4% a 3 meses (esquecendo aqui a particularidade das comissões, impostos, risco, etc). Recebe-se 1% brutos por esses 3 meses, contas simples.

Ora, uma obrigação a 3 meses da maturidade, pode perfeitamente ter uma YTM de 4% e um preço de 103 (o preço vai depender da taxa de cupão).

Dá a sensação que posso ter uma YTM de 4% (recebendo portanto 1% pelos 3 meses) e ainda consigo uma menos valia de 3 para abater às mais valias de outros activos. Isto é que me parece fácil demais.

Mais logo ou amanhã a ver se deixo aqui uma contas com exemplos concretos.

por whitebala » 27/12/2011 17:13

AutoMech Escreveu:
whitebala Escreveu:Recebe o cupão total se as tiver adquirido pelo menos um ano antes da maturidade. Se não receberá um proporcional ao tempo que as teve em seu poder!

O cupão recebe-se na totalidade. No momento da compra aquilo que fazes é pagar os juros corridos a quem te vendeu.

Claro que sim!!!!!
O que eu referia era que a rentabilidade global da obrigação é proporcional ao tempo de posse da mesma. Portanto ao comprar muito perto da maturidade (por exemplo a 6 meses) terá de pagar os juros dos 6 meses´.
Nesse caso ao receber o cupão de 4ou 5% como na pratica é só de 2 ou 2.5% não compensara comprar a 103%.
Let´s Cruise forever

por Sr_SNiper » 27/12/2011 16:41

AutoMech Escreveu:
whitebala Escreveu:Recebe o cupão total se as tiver adquirido pelo menos um ano antes da maturidade. Se não receberá um proporcional ao tempo que as teve em seu poder!

O cupão recebe-se na totalidade. No momento da compra aquilo que fazes é pagar os juros corridos a quem te vendeu.

Obviamente que sim, e até recebes os impostos do tipo que te vende, agora a cotação costuma ser em percentagem...

por Automech » 27/12/2011 16:32

por whitebala » 27/12/2011 14:33

AutoMech Escreveu:
ruicarlov Escreveu:Não estive a fazer contas, mas essa estratégia não deve trazer benefício nenhum. O dinheiro que poderia ganhar declarando menos valias é dinheiro perdido durante o investimento em obrigações. Comprar a 103% implica uma perda de 3% do capital total investido.
Dificilmente isso compensa os impostos que tem de pagar por mais valias de outros produtos.

Não necessariamente Rui. Comprar a 103 e levar até à maturidade implica, de facto, uma perda de 3 por cada 103, mas recebes o cupão na maturidade. Eu estou a presumir uma menos valia de 3, com uma Yield de 4 ou 5% por exemplo.

Recebe o cupão total se as tiver adquirido pelo menos um ano antes da maturidade. Se não receberá um proporcional ao tempo que as teve em seu poder!
Let´s Cruise forever

por MKlop » 27/12/2011 14:25

Bom dia,

estive a ver as obrigações da Alcatel-Lucent.

Estou a ver algo de errado ou os valores são:

Cotação (à data deste post): € 02.55
Cupão: 2.459
Maturidade: 01/01/2015

a yield seria de 276,63 ? está correcto?

Alguém me sabe dizer como é que consigo ver o montante mínimo de aquisição?

Registado: 25/2/2010 9:49

por Automech » 27/12/2011 14:08

ruicarlov Escreveu:Não estive a fazer contas, mas essa estratégia não deve trazer benefício nenhum. O dinheiro que poderia ganhar declarando menos valias é dinheiro perdido durante o investimento em obrigações. Comprar a 103% implica uma perda de 3% do capital total investido.
Dificilmente isso compensa os impostos que tem de pagar por mais valias de outros produtos.

Não necessariamente Rui. Comprar a 103 e levar até à maturidade implica, de facto, uma perda de 3 por cada 103, mas recebes o cupão na maturidade. Eu estou a presumir uma menos valia de 3, com uma Yield de 4 ou 5% por exemplo.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, farami, fatura.pt, Goya777, latbal, m-m, malakas, Manchini888, Masterchief, MR32, OCTAMA, Olhar Leonino, Phil2014, Shimazaki_2, zorro2009 e 144 visitantes