Obrigações II
Rui, se quiseres dar uma espreitadela no preçário GB normal vs DECO podes ver aqui -> https://www.gobulling.com/col/documento ... 110412.pdf
Páginas 4, 5 e 6 têm o preçário geral e o preçário DECO. Reparei agora que a comissão de amortização não tem execução, que a comissão de compra não tem mínimo e a comissão de juros é de 1% e não 2%.
Além disso detectei uma gralha no ficheiro, que não estava a tomar em linha de conta com a comissão de execução do negócio.
Aqui vai o print screen corrigido, ainda que os valores sejam parecidos. Espero que agora esteja tudo bem.
Páginas 4, 5 e 6 têm o preçário geral e o preçário DECO. Reparei agora que a comissão de amortização não tem execução, que a comissão de compra não tem mínimo e a comissão de juros é de 1% e não 2%.
Além disso detectei uma gralha no ficheiro, que não estava a tomar em linha de conta com a comissão de execução do negócio.
Aqui vai o print screen corrigido, ainda que os valores sejam parecidos. Espero que agora esteja tudo bem.
- Anexos
-
- YTM1.png (43.34 KiB) Visualizado 10224 vezes
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Olá Rui. A minha conta na GB foi aberta há uns anos, através do protocolo da DECO, apesar de nunca a ter utilizado a não ser agora para comprar umas OTs. Mas olha que o precário normal não era muito diferente deste. Andei a ver o Big e era mais caro, assim como o Best. O Invest não vi.
Vou só esperar para ver se mas alguém detecta algum erro e depois deixo o ficheiro para quem quiser.
Vou só esperar para ver se mas alguém detecta algum erro e depois deixo o ficheiro para quem quiser.
A GoBulling têm comissões mínimas de subscrição tão baixas? Estou surpreendido.
Eu já tenho dois simuladores em excel fornecidos pelo BiG e pelo Invest. Estive a comparar os valores com os do simulador do BiG e, fora as diferenças das comissões e do cálculo da mais-valia (porque em alguns casos nem é relevante), parecem-me valores bastante semelhantes.
Logo em princípio as contas estarão correctas.
Eu já tenho dois simuladores em excel fornecidos pelo BiG e pelo Invest. Estive a comparar os valores com os do simulador do BiG e, fora as diferenças das comissões e do cálculo da mais-valia (porque em alguns casos nem é relevante), parecem-me valores bastante semelhantes.
Logo em princípio as contas estarão correctas.
Fiz aqui uma folha de cálculo para dar automaticamente a YTM e simultaneamente calcular os detalhes do negócio (a ideia é preencher apenas os campos amarelos).
Podem p.f. dar uma vista de olhos e rever as contas, para ver se está OK e/ou dar sugestões ?
Se estiver OK depois deixo aqui o ficheiro excel para quem quiser utilizar.
Podem p.f. dar uma vista de olhos e rever as contas, para ver se está OK e/ou dar sugestões ?
Se estiver OK depois deixo aqui o ficheiro excel para quem quiser utilizar.
- Anexos
-
- YTM.png (43.42 KiB) Visualizado 10339 vezes
Sr_SNiper Escreveu:Se a YTM é de 3%, só não compensa se as comissões forem superiores a esse valor, a obrigação até pode estar a 200%, se a YTM for de 3% recebes dinheiro, não é por estar acima do par que não compensa.
Bom ponto Sniper.
Sr_SNiper Escreveu:A segunda questão é se podes ou não declarar como menos valia. Por exemplo, com compra abaixo do par e fica com elas até à maturidade, não costuma declarar essa diferença como mais valia...
Mas esta não é a tal área cinzenta em que há quem entenda que é preciso declarar a mais valia ? Eu estou a presumir isso, caso contrário a ideia não faz muito sentido, a não ser que compre acima do par e depois venda 1 ou 2 dias antes da maturidade.
Se eles aceitarem menos valias a quem venda 1 ou 2 dias antes da maturidade e não as aceitarem a quem leve até à maturidade é um tratamento fiscal brutalmente diferente (o mesmo se aplica a mais valias, claro).
Figueiraa1 Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:AutoMech Escreveu:Sniper e Rui, era esse mesmo o raciocínio !
Foi uma ideia que me surgiu quando andei a fazer filtros e encontrei várias obrigações acima do par.
E sim Rui, muito provavelmente tens razão quanto ao não compensar. Ontem estive aqui ocupado mas a ver se hoje consigo fazer umas contas concretas, com exemplos reais, e ver se tem há oportunidade para explorar.
Aparte disso ando a fazer uma folha de cálculo em Excel para ter as continhas todas detalhas. Depois deixo aqui print screen para verem se está tudo be calculado e, se estiver, anexo o ficheiro para quem quiser utilizar.
Atençao a duas coisas:
Se a YTM é de 3%, só não compensa se as comissões forem superiores a esse valor, a obrigação até pode estar a 200%, se a YTM for de 3% recebes dinheiro, não é por estar acima do par que não compensa.
A segunda questão é se podes ou não declarar como menos valia. Por exemplo, com compra abaixo do par e fica com elas até à maturidade, não costuma declarar essa diferença como mais valia...
Sr_Sniper
Boa tarde
Ou as férias não estão a ser do seu agrado ou então o vício é tal, que não consegue deixar de acompanhar o que por aqui se passa.
Boas férias,
Abraço,
Figueira
É como ver a novela.. um gajo não quer perder o fio à meada... Amanhã já não deve ser tão fácil.. não sei se na Rússia à net à borla no meu pc... Aqui em Helsinquia à net à borlix e gosto de cá vir ver como andam as coisas

Lose your opinion, not your money
Sr_SNiper Escreveu:AutoMech Escreveu:Sniper e Rui, era esse mesmo o raciocínio !
Foi uma ideia que me surgiu quando andei a fazer filtros e encontrei várias obrigações acima do par.
E sim Rui, muito provavelmente tens razão quanto ao não compensar. Ontem estive aqui ocupado mas a ver se hoje consigo fazer umas contas concretas, com exemplos reais, e ver se tem há oportunidade para explorar.
Aparte disso ando a fazer uma folha de cálculo em Excel para ter as continhas todas detalhas. Depois deixo aqui print screen para verem se está tudo be calculado e, se estiver, anexo o ficheiro para quem quiser utilizar.
Atençao a duas coisas:
Se a YTM é de 3%, só não compensa se as comissões forem superiores a esse valor, a obrigação até pode estar a 200%, se a YTM for de 3% recebes dinheiro, não é por estar acima do par que não compensa.
A segunda questão é se podes ou não declarar como menos valia. Por exemplo, com compra abaixo do par e fica com elas até à maturidade, não costuma declarar essa diferença como mais valia...
Sr_Sniper
Boa tarde
Ou as férias não estão a ser do seu agrado ou então o vício é tal, que não consegue deixar de acompanhar o que por aqui se passa.
Boas férias,
Abraço,
Figueira
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..
AutoMech Escreveu:Sniper e Rui, era esse mesmo o raciocínio !
Atençao a duas coisas:
Sniper e Rui, era esse mesmo o raciocínio !
Sr_SNiper Escreveu:Acho que à aqui um bocado de confusão, ou sou eu que estou equivocado...
A YTM não é os "juros" que vais ganhar nos 3 meses, mas sim os "juros" que ganharias se estivesses um ano com a obrigação. uma YTM de 3% a 4 meses é "igual" a um DP com TANB de 4% em que tem o DP durante 4 meses.
Assim só te interessa saber a YTM, nem interessa saber quanto está o cupão e a cotação da obrigação, porque a Yield já incorpora isso tudo.
Pois claro, que lapso o meu. É o que acontece quando se responde a coisas destas meio febril.
De qualquer forma, continua a não ser de caras encontrar obrigações com YTM de 3% acima do par a 3 meses da maturidade. Pegando no mesmo exemplo, uma YTM de 3% implicaria um "juro" de 3 meses de 0.75%.
O cupão pago teria de ser (C x 0.97)- 3 = 0.75,
dando mais ou menos Cupão = 3.865%
Dentro de obrigações soberanas penso que não se encontram condições assim. Uma vista rápida no Best mostra-me sempre rentabilidades inferiores ou até negativas (não esquecer o impacto das comissões, ainda por cima). Restam-nos portanto as empresas, onde quase sempre são necessários 50k. E mesmo assim não é simples. Geralmente em prazos tão curtos as YTMs são sempre inferiores, pois as cotações andam muitas vezes nos 11x% quando os cupões são elevados.
Será que vale a pena empatar tanto dinheiro para
abater mais valias de outros rendimentos?
De recordar que o imposto cobrado sobre as mais valias é uma percentagem do dinheiro ganho. Ou seja pegando nos 50k, na hipótese acima, tem-se um ganho de 0.75% brutos (375€), e uma menos valia de 1500€.
Assumindo que isso ia abater nas outras mais valias, como a taxa aplicada a esses ganhos vai passar a ser de 25%, salvo erro, o máximo que se pouparia nos impostos seria 375€. Ou seja, o ganho hipotético máximo seria de 750€.
Num DP a 6% a 3 meses, o juro bruto seria de 750€.
Portanto o valor ganho com uma coisa e outra seria na melhor das hipóteses idêntico. Pesando impostos e comissões, a balança seria mais a favor do DP.
Acrescendo a dificuldade em encontrar uma obrigação compatível e o maior risco subjacente, não me parece uma grande estratégia.
P.S - Isto funcionou assim para estes dados hipotéticos. Não garanto que com uma outra combinação de cotação/YTM não possa ser ligeiramente mais vantajoso.
ruicarlov Escreveu:AutoMech Escreveu:whitebala Escreveu:Não estou a perceber Automech!
Se está a 103 vais pagar 103 mas na maturidade só recebes 100!!!
Portanto terias logo ai uma perca de 3% de capital que não compensaria o 1% de juros.
Não é assim?
Se o cupão for 50% (um exagero) e for pago, compensa largamente
A questão é que o cupão precisa de ser mesmo grande para valer a pena. Pelas minhas contas de cabeça, pegando no exemplo a 3 meses da maturidade e com uma cotação de 103%, para se ter uma YTM de 3% precisaríamos de um cupão de >15%.
Não creio que haja assim tantos com essas características. Ou pelo menos, implicam um risco bastante grande.
Acho que à aqui um bocado de confusão, ou sou eu que estou equivocado...
A YTM não é os "juros" que vais ganhar nos 3 meses, mas sim os "juros" que ganharias se estivesses um ano com a obrigação. uma YTM de 3% a 4 meses é "igual" a um DP com TANB de 4% em que tem o DP durante 4 meses.
Assim só te interessa saber a YTM, nem interessa saber quanto está o cupão e a cotação da obrigação, porque a Yield já incorpora isso tudo.
A questão da menos valia, julgo que queres dizer o seguinte:
1- Vais ganhar uma Yield de X%, vai entrar dinheiro na conta e já liquido de impostos.
2- Mas como tu compras-te acima do par, compras-te a 103%, vais declarar 3% como menos valia ( aqui volta a velha questão de declarar ou não declarar rendimentos de obrigações detidas até à maturidade )
Assim, embora tenhas ganho X% de cupão, vais declarar uma menos valia de 3% porque compras-te acima do par.
Acertei? Ou estou eu confuso !!!
AutoMech Escreveu:whitebala Escreveu:Não estou a perceber Automech!
Portanto terias logo ai uma perca de 3% de capital que não compensaria o 1% de juros.
Não é assim?
A questão é que o cupão precisa de ser mesmo grande para valer a pena. Pelas minhas contas de cabeça, pegando no exemplo a 3 meses da maturidade e com uma cotação de 103%, para se ter uma YTM de 3% precisaríamos de um cupão de >15%.
Não creio que haja assim tantos com essas características. Ou pelo menos, implicam um risco bastante grande.
MKlop Escreveu:Bom dia,
estive a ver as obrigações da Alcatel-Lucent.
Estou a ver algo de errado ou os valores são:
Cotação (à data deste post): € 02.55
Cupão: 2.459
Maturidade: 01/01/2015
a yield seria de 276,63 ? está correcto?
Alguém me sabe dizer como é que consigo ver o montante mínimo de aquisição?
Alguém?
whitebala Escreveu:Não estou a perceber Automech!
Não é assim?

whitebala Escreveu:Nesse caso ao receber o cupão de 4ou 5% como na pratica é só de 2 ou 2.5% não compensara comprar a 103%.
Mas Bala, eu não disse que o cupão é 4 ou 5%. Eu falei foi em yield de 4 ou 5%. Para a yield ser de 3 ou 5% o cupão tem de ser bastante mais. Há inúmeros casos desses no marcado em que as obrigações estão acima do par a seis meses da maturidade e continuam a ser um bom negócio.
A questão é que, além da yield, parece-me interessante jogar com as menos valias.
Ou seja, em duas yields iguais provavelmente é melhor aquela onde temos menos valias.
Tenho de meter aqui contas concretas senão reconheço que isto é vago. Mais logo deixo aqui alguns cálculos para vocês comentarem.
Uma YTM de 4% a 3 meses da maturidade é basicamente o mesmo que um depósito a prazo com TANB de 4% a 3 meses (esquecendo aqui a particularidade das comissões, impostos, risco, etc). Recebe-se 1% brutos por esses 3 meses, contas simples.
Ora, uma obrigação a 3 meses da maturidade, pode perfeitamente ter uma YTM de 4% e um preço de 103 (o preço vai depender da taxa de cupão).
Dá a sensação que posso ter uma YTM de 4% (recebendo portanto 1% pelos 3 meses) e ainda consigo uma menos valia de 3 para abater às mais valias de outros activos. Isto é que me parece fácil demais.
Mais logo ou amanhã a ver se deixo aqui uma contas com exemplos concretos.
Ora, uma obrigação a 3 meses da maturidade, pode perfeitamente ter uma YTM de 4% e um preço de 103 (o preço vai depender da taxa de cupão).
Dá a sensação que posso ter uma YTM de 4% (recebendo portanto 1% pelos 3 meses) e ainda consigo uma menos valia de 3 para abater às mais valias de outros activos. Isto é que me parece fácil demais.
Mais logo ou amanhã a ver se deixo aqui uma contas com exemplos concretos.
AutoMech Escreveu:whitebala Escreveu:Recebe o cupão total se as tiver adquirido pelo menos um ano antes da maturidade. Se não receberá um proporcional ao tempo que as teve em seu poder!
O cupão recebe-se na totalidade. No momento da compra aquilo que fazes é pagar os juros corridos a quem te vendeu.
Claro que sim!!!!!
O que eu referia era que a rentabilidade global da obrigação é proporcional ao tempo de posse da mesma. Portanto ao comprar muito perto da maturidade (por exemplo a 6 meses) terá de pagar os juros dos 6 meses´.
Nesse caso ao receber o cupão de 4ou 5% como na pratica é só de 2 ou 2.5% não compensara comprar a 103%.
Let´s Cruise forever
AutoMech Escreveu:whitebala Escreveu:Recebe o cupão total se as tiver adquirido pelo menos um ano antes da maturidade. Se não receberá um proporcional ao tempo que as teve em seu poder!
O cupão recebe-se na totalidade. No momento da compra aquilo que fazes é pagar os juros corridos a quem te vendeu.
Obviamente que sim, e até recebes os impostos do tipo que te vende, agora a cotação costuma ser em percentagem...
whitebala Escreveu:Recebe o cupão total se as tiver adquirido pelo menos um ano antes da maturidade. Se não receberá um proporcional ao tempo que as teve em seu poder!
AutoMech Escreveu:ruicarlov Escreveu:Não estive a fazer contas, mas essa estratégia não deve trazer benefício nenhum. O dinheiro que poderia ganhar declarando menos valias é dinheiro perdido durante o investimento em obrigações. Comprar a 103% implica uma perda de 3% do capital total investido.
Dificilmente isso compensa os impostos que tem de pagar por mais valias de outros produtos.
Não necessariamente Rui. Comprar a 103 e levar até à maturidade implica, de facto, uma perda de 3 por cada 103, mas recebes o cupão na maturidade. Eu estou a presumir uma menos valia de 3, com uma Yield de 4 ou 5% por exemplo.
Recebe o cupão total se as tiver adquirido pelo menos um ano antes da maturidade. Se não receberá um proporcional ao tempo que as teve em seu poder!
Let´s Cruise forever
ruicarlov Escreveu:Não estive a fazer contas, mas essa estratégia não deve trazer benefício nenhum. O dinheiro que poderia ganhar declarando menos valias é dinheiro perdido durante o investimento em obrigações. Comprar a 103% implica uma perda de 3% do capital total investido.
Dificilmente isso compensa os impostos que tem de pagar por mais valias de outros produtos.
Não necessariamente Rui. Comprar a 103 e levar até à maturidade implica, de facto, uma perda de 3 por cada 103, mas recebes o cupão na maturidade. Eu estou a presumir uma menos valia de 3, com uma Yield de 4 ou 5% por exemplo.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: fosgass2020, Goya777, m-m, malakas, Manchini888, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, Olhar Leonino, Phil2014, Shimazaki_2, trend=friend e 132 visitantes