Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

uma ajuda sobre direitos bcp

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Deixa-lá que eu tb não percebi nada...

por Antunes » 10/12/2002 12:53

...a não ser que esses direitos davam uma boa shortada!!

Registado: 4/12/2002 11:16

Nao ha dileito...

por Jin-Achim-Sim » 10/12/2002 12:29

...com tanta conta fiquei de olho em bico e nao pelcebi nadinha.

Cumplimentos do Jin, dilectamente aqui do banho nas Maldivas...
Se plecisa de complas, Jin vende tudo balatinho.
Desde Motastock com duas lodas ate letlato da Pata-Hali

Registado: 5/11/2002 2:35

por Viana » 10/12/2002 9:16

Atendendo a cotaçäo de ontem (2.70 @ e 0.30 Dtº) o BCP a cotaçáo de hoje (2.63 @ e 0.24 Drtº) esta a cair 0.17€ ou seja, podemso considerar que o BCP esta a 2.53€.
Viana

Duelo de Gigantes

por PitBull Trader » 10/12/2002 4:02

É impossível calcular o valor teórico dos direitos, porque estão dependentes da média ponderada das cotações dos 4 últimos dias do período de subscrição.
Porém à actual cotação dos direitos, para quem acreditar numa recuperação do BCP até 2005, tem aqui uma boa oportunidade de investimento. A cotação dos direitos deveria subir com a descida das acções e vice-versa. Tal não está a acontecer por enquanto, pois temos um duelo de gigantes a decorrer. Vejamos quem sairá vencedor. Pessoalmente penso que não vai ser o BCP, pois, a meu ver, tem cometido demasiados erros estratégicos e, já era altura de os accionistas responsabilizarem e substituirem a actual administração. Se estivéssemos nos US o Sr. Engenheiro já estava na rua! Mas como estamos em Portugal, os direitos descem :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Registado: 10/12/2002 3:13

Masi

por Viana » 10/12/2002 1:21

Se tivermos em consideraçao o dia no dia de hoje e que estari o valor justo 2.70 a acçao e 0.30 o direito entáo podemso chegar as seguinte conclusóes:

1- para o direito valer 0.01 a cotaçao do BCP tinha de cotar nos 3.20 (aproximadamente)

2 - O BCP ao fecho de hoje 2.65€ o direito teria de valer 0.33€

3- O valor que o mercado esta atribuir ao BCP náo é os 2.65€ do fecho, uma vez que nao se cumpriu o valor do direito indicado na alinea anterior, mas sim 2.52. Ou seja:

2.70-[(0.30€*10/6.0368995+2.70)-(0.23€*10/6.0368995+2.65)]=2.53

Assim considero que o BCP se em dia de negociaçao sem direitos (negociaçao normal) tinah fechado a 2.53.

Evidentemente isto é só teoria, mas fico a pensar, será que os institucionais sabem o que andam a fazer ou querem castigar o BCP?
Viana

folah de calculo

por Viana » 10/12/2002 1:05

A media ponderada do caotaçao dos ultimos 4 dias de negociaçao de direitos serve apenas para fixar o preço das acçoes a tribuir. Por isso é que é impossivel determinar isto com certeza uma vez que o preço pelo qual vamos comprar E SEMPRE ACIMA DO PREÇO DO MERCADO. Ou seja e oq ue estamos a pagar pelos direitos. Táo simples quanto isso. POrque se a media ponderada vai ser o valor atribuido eu posso comprar ao valor da media ponderada desse dia e náo tenho que comprar direitos ou se os tiver posso vender. O PREçO DE SUBSCRIçAO VAI TER UM CUSTO SEMPRE MAIS ELEVADO QUE O PREçO DE MERCADO SE CONSIDERAMOS O PREçO PAGO PELO DIREITO (mesmo os que tem direitos em carteira pagaram por ele pois ao náo venderem e como se os tivessem comprado porque deixaram de realizar esse dinheir). Claro que para além disto há outros factores neste negocio táo complexo, que é o juro da das obrigaçoes.

Eu resumo (talvez mal) este negocio ao seguinte:

Quem compra as obrigaçoes convertiveis esta a fazer um emprestimo ao BCP de 5 Euros por cada obrigaçao e a receber 9% bruto de juros anuais (sisto se consideramos que se cumpre todas as permissas do contrato que diga-se que quase de certeza que sim). durante 3 anos. No final dos tres anos recebe esse dinheiro de volta ao preço que vai ser estipulado pela media ponderada.

agor avamos ver isto assim:

Isto tem interesse para quem queira comprar agora acçoes do BCP por um longo periodo de tempo, pelo menos 3 anos, e entretanto ganhar 9% bruto de juros sobre essa aplicaçao(cumprindo as permissas).

Ou seja um ivnestidor que neste momento pretende-se comprar acçoes do BCP (imaginemos que ao preço da media ponderada dos utlimos 4 dias de subscriçao de direitos) por um periodo de 3 anos, pode tentar ganhar esses 9% brutos. Podemos simplificar e dizer que para ter direito a fazer essa subscriçao de acçoes tem que pagar um bonus extra que é o preço dos direitos que lhe dáo acesso a essa subscriçao. É importante dizer que o cliente enquanto tem abrogaçoes náo tem dividendos (salvo erro).

Ainda outra ideia pratica.

Eu digo assim ao Manel. Vendo-te acçoes umas do BCP mas tens de me pagar o preço actual (iginemos que seja da media pondrada) + o preço do direito, so a podes vender daqui a 3 anos e náo tens direito a dividendo em contrarpartida dou-te (cumprindo as permissas estipuladas) 9% bruto ano. Esta explicaçao de uma forma muito muito grosseira. Mas que ao fim ao cabo náo é mais do que isto.

Eu até me poderia perninciar mais sobre o assunto e do movimento que espero para os proximos dias mas penso que náo o devo fazer até porque posso dizer asneira num assunto táo complexo (isto se já náo o disse)

Anexo uma folha de calculo para ajudar nnos direitos: -) Náo me é possivel anexar por isso quem a quiser pode enviar-me um mail para xtrend@tvtel.pt
Viana

por CAP » 9/12/2002 22:38

O Viana esta certo... certissimo... no seu raciocinio!!! Permitam-me "alertar" que os Grandes Institucionais ainda nao entraram... a vender... o que ira, forçosamente, fazer baixar o preço do direito, pois os compradores sao em numero e em valor inferior (refiro-me a CGD, EDP, por exemplo...)
Um abraço,

Registado: 23/11/2002 16:01

CONFUSÃO

por jotabil » 9/12/2002 22:06

Conseguiram que eu ficasse com os olhos em bico...........tinha entendido que só o quoiciente entre cinco euros e a média da cotação dos últimos quatro dias do período determenariam o factor de atribuição de obrigações e, por consequência os direitos inerentes.....mas vejo tanta certeza que fico assarapantado!!!!!!!!!!!!!!

Cumps

Registado: 7/11/2002 0:00

Uma ultima nota.

por Viana » 9/12/2002 21:02

Reparo que muitos investidores consideram que a subida do BCP implica a subida do direito. O que é falso (penso eu).

Se num normal aumento de capital isso acontece aqui é completamente diferente.

Vejamos o seguinte exemplo:

Aumento de capital da acçao XPTO

O preço de subscriçao dessa acçao é de 2 Euros por direito.
Cada acçao dà 1 direito que por sua vez permite subscrever 1 acçao a 2 Euros (estou a fazer 1 para 1 para ser mais simples).

Neste caso, no perido normal de negociaçao de direitos o valor do direito deverá ser o valor aproximado do spread entre o preço de exercicio e o valor da acçao naquele mesmo momento. EX: Se a acçao esta a 2.20 e o preço de exercio e 2 entáo temos um spread de 0.20 ou seja quem comprar direitos a 0.20 e shortar acçoes a 2.20 fica com a mesma posiçao pois esta a pagar 0.20 + 2 (preço de exercio) para exercer a compra de uma acçao que depois serve para cobri o curto aberto a esse mesmo valor. Num caso como estes é facil saber o preço dos direitos, assim como é facil fazer arbitgem caso os direitos estejam abaixo do spread entre o preço de exercicio e o da cotaçao.

No caso do BCP é tudo diferente principalmente porque quanto mais subir a cotaçao mais deve descer o direito e vice versa, entáo vejamos:

Entro neste momento no mercado. Náo tenho acçoes nem direitos e quero ir ao aumento de capital no BCP:

1 º coisa a fazer comprar direitos:

Compramos 10 direitos a 0.30 € e a cotaçao do papel esta a 2.70 (o que se passou hoje quase todo o dia) e vamos supor que este sera o preço da media das cotaçóes das acçoes pondera pelo volume (o náo sabemos por supomos um valor de referencia para tentar fazer este exercico).

Isto significa que estou a comprar um acçao do BCP em 2005 por 3.20€ =0.30*10/6+2.70 (0.30 +e o valor do diretio; 10 o numero de direitos; 6 o numeor de acçoes por cada 10 direitos; 2.70 e o valor da media pondera por isso o valor a que me vai ser atribuido essas acçoes.

Agora vamos ver o que acontece se a cotaçao subir para 2.80€ e vamos partir do principio que o direito nem sobe senáo ainda seria mais grave.

0.30*10/6+2.80=3.30 Se acçao do BCP subir eu estaria a pagar 3.30 (+0.10E do que na situaçao acima)ou seja, com a cotaçao do BCP a subir 0.10 o direito devia cair 0.06€.

Caso o BCP desça o direito deve subir porque vamos poder subscreve BCP mais barato. Ou seja se o BCP desce 0.10€ para os 2.60 o direito deve subir 0.06€ aproximadamente.

O que eu vejo é que toda a gente com que falo esta a fazer exactamente ao contrario.
Viana

Se vale efectivamente ou nao é uma coisa

por Viana » 9/12/2002 11:55

O valor teorico é sem duvida os 030€ valor a que esta a ser transacionado neste momento. Se vale ou náo vale depende de cada um e do seu plano de investimento. Eu náo compro porque para o meu perfil de ivnestidor náo serve no entatno há muita gente que tem interesse em comprar.

Mas um dica: Os direitos só sobem hoje porque os curtos tem de comprar para entregar a quem emprestou. Já tinha escrito isso aqui uns dias atras
Viana

Alguém sabe

por LastBull » 9/12/2002 11:35

onde se poder ver a cotação dos direitos?

Quanto ao valor estou mais inclinado para o do Ulisses. Se tivermos em conta que é um investimento obrigatoriamente a 3 anos e que ficamos "agarrados" à evolução do BCP eu não pagaria nem um cêntimo pelos direitos.

E acho que a negociação ao longo do período vai deslizar para 0.

32 cêntimos é um valor matemático que não tem em conta o prazo de 3 anos que é o que realmente interessa.
O mercado são milhões de pessoas. Para quê contrariá-las?

Registado: 27/11/2002 11:16

Náo me enganei.

por Viana » 9/12/2002 10:12

Caro Ulisses,

O preço teorico e o que foi considerado foram ralmentes os 0.30€. Náo me enganei a calcular é mesmo esse o valor (irrei por 2 centimos- é normal). O impacto deste valor na cota´çao é de 0.03€ uma vez que cada 10 acçoes da 1 direito. (eu ao principio também estva confuso porque estava, erradamente, a fazer a conta de 1 para 1 em vez de 1 para 1). Os 0.30€ foi o valor utilizado para a refrencia do dia de hoje.
Viana

por Ulisses Pereira » 9/12/2002 2:30

O valor dos direitos do BCP são impossíveis de calcular neste momento. Aliás, por força disso, tive bastante problemas em fchar a minha posição em BCP porque o arbitragista disse-me que não poderia tomar a contra parte do negócio, devido ao facto de ser completamente impossível determinar o preço dos direitos.

Apesar de ser impossível determinar com rigor o preço dos direitos, este valor que o Viana apresentou não pode estar correcto. Acredito até que ele se tenha enganado a teclar, pois se 0,32 euros é um valor exagerado, 0,032 poderá não andar muito longe da realidade. Amanhã veremos...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

O valor teorico

por Viana » 7/12/2002 2:14

O valor teorico caso a media ponderada nos ultimos dias fosse a que contasse era de 0.32€.
Viana

uma ajuda sobre direitos bcp

por DAYTRADER » 6/12/2002 19:14

eles começam a transacionar segunda-feira...mas alguém sabe o valor aproximado de cada direito? 1 euros? 0.5 cêntimos? 0.20 centimos? Obrigado.

Registado: 29/11/2002 18:12

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Carrancho_, Google [Bot], iniciado1, Luzemburg, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 55 visitantes