Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BES - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por VirtuaGod » 26/11/2011 22:13

sub-x Escreveu:sim mas nós não somos responsáveis pelos erros dos bancos! eles não nos podem retirar o capital assim de qualquer forma. com que credibilidade é que o bes se vai financiar se quando se financiou não pagou parte da divida a quem pos dinheiro no bes?!

Sempre tive uma dúvida. Quem é que assina um papel que tinha (suponho eu) em letras garrafais Obrigações Perpétuas? As pessoas não sabem o que Perpétuas quer dizer? :|
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por silviosilva2 » 26/11/2011 22:02

sim mas nós não somos responsáveis pelos erros dos bancos! eles não nos podem retirar o capital assim de qualquer forma. com que credibilidade é que o bes se vai financiar se quando se financiou não pagou parte da divida a quem pos dinheiro no bes?!

Registado: 23/9/2011 19:31

por gatofedorento » 26/11/2011 19:54

Zeb_PT Escreveu:As regras não mudaram...

Tens também uma terceira opção, de não trocar.

Sim, pode ficar com elas. Mas não lhe vão pagar juros porque estes são condicionados.

E as regras não foram mudadas, o que mudou foi mesmo a evolução de uma crise sem precedentes. Não há mão nisto.

Os bancos, fazem o que podem para manter a sua posição. Como já disse aqui, fez o BCP, BPI, ESFG, Santander e agora faz o BES.

Isto é uma crise onde todos nós perdemos capital, nós, os bancos, as empresas, todos sem excepção.

Se ainda mantemos o nosso trabalho temos que agradecer isso...

Registado: 18/2/2009 15:17

por Soma e segue » 26/11/2011 14:36

muadyb Escreveu:
Eu fui contacto pelo BES para proceder a troca da minha posição de valores mobiliarios perpétuos que tenho em carteira para acções....(com data de limite 25/11/2011).

Infelizmente, o valor de conversão para acções é de 1,80€ muito acima do valor de mercado da acção. (cotação dia 25/11/2011- 1.145€)

A informação dada, foi de que a conversão é obrigatória podendo esta ser feita para uma das seguintes opções:
1 - 100% em acções
2 - 80% acções + 20% obrigações (com valores tb muito acima do mercado).

Mais uma vez, a banca mudou as regras a meio da corrida...e quem fica lesado mais uma vez é o "zé povinho".

... por tudo isto é que cada vez gosto mais dos depósitos a prazo. Não se pode confiar em ninguém, e muito menos nos engravatados da banca :shame:

Registado: 15/1/2009 21:17

por Zeb_PT » 26/11/2011 13:39

As regras não mudaram...

Tens também uma terceira opção, de não trocar.
http://marketapprentice.wordpress.com

Para muito errar e muito mais aprender!

"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits

Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.

Registado: 9/3/2009 23:07

por muadyb » 26/11/2011 1:56

sub-x Escreveu:http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=521985

isto no santander não está a ser causado por uma situação identica á do BES? de troca de obrigações em que não vão pagar jurose que tornaram perpetuas em acções acima do valor de mercado.

Eu fui contacto pelo BES para proceder a troca da minha posição de valores mobiliarios perpétuos que tenho em carteira para acções....(com data de limite 25/11/2011).

Infelizmente, o valor de conversão para acções é de 1,80€ muito acima do valor de mercado da acção. (cotação dia 25/11/2011- 1.145€)

A informação dada, foi de que a conversão é obrigatória podendo esta ser feita para uma das seguintes opções:
1 - 100% em acções
2 - 80% acções + 20% obrigações (com valores tb muito acima do mercado).

Mais uma vez, a banca mudou as regras a meio da corrida...e quem fica lesado mais uma vez é o "zé povinho".

BN

Registado: 10/1/2008 17:18

por silviosilva2 » 25/11/2011 18:09

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=521985

isto no santander não está a ser causado por uma situação identica á do BES? de troca de obrigações em que não vão pagar jurose que tornaram perpetuas em acções acima do valor de mercado.

Registado: 23/9/2011 19:31

por Fenicio » 24/11/2011 22:47

BES – 24/11/2011

O fecho de hoje confirmou a quebra em baixa do seu suporte de curtíssimo prazo do € 1,20, o que serviu para afastar ainda mais a cotação da sua cada vez mais distante Linha de Tendência Descendente (Ltd) de médio prazo.

Trata-se de uma cotada completamente entregue aos mandos e desmandos dos bears e, neste momento, em autêntica queda livre (não há suportes abaixo do seu patamar actual).

Imagem

Imagem
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog

Registado: 20/1/2008 20:32

por Fenicio » 24/11/2011 22:43

artista Escreveu:Quantos dias faltarão para a banca estar toda abaixo de um euro?! É triste mas parece inevitável! :|

A continuar neste ritmo... :?
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

por artista_ » 24/11/2011 20:18

Quantos dias faltarão para a banca estar toda abaixo de um euro?! É triste mas parece inevitável! :|
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Fenicio » 22/11/2011 11:44

BES - 22/11/2011

O BES continua a transaccionar muito próximo do seu suporte de curtíssimo prazo do € 1,20. Como já referi, trata-se de uma zona muito pouco relevante mas que se quebrada em baixa poderá prenunciar uma nova aceleração das recentes quedas, talvez mesmo o afastamento definitivo da sua Linha de Tendência Descendente (LTd) de médio prazo (reparem nos gráficos em como a cotação já se encontra afastada dessa LTd).

Imagem

Imagem

por Fenicio » 21/11/2011 1:53

BES - 21/11/2011

Apesar da continuidade das quedas nos últimos dias, o BES parece seguir a consolidar um breve suporte de muito curto prazo no € 1,20. Para já trata-se de algo muito pouco relevante, mas a sua eventual quebra em baixa poderá representar um bom sinal para o reforço nas posições curtas (ou para o fecho de posições longas entretanto assumidas).

Imagem

Imagem

por Blue Epsilon » 20/11/2011 1:14

rasteiro Escreveu:Ok, OK.
É que ainda estou a aprender a trabalhar com a nova plataforma da OREY.
Será que tém esses derivados?

Abraços

Blue Epsilon Escreveu:
rasteiro Escreveu:Eu esta semana também tentei shortar esta ação e não me deixaram fazer, só dá o BCP nos bancos nacionais.

Um abraço

Caro Rasteiro,

Tens de utilizar derivados como Warrants ou Factor Certificates. Aí já não existe essa limitação.

Na Orey não sei. Penso que têm no Big, Activo e Best...

Pesquisa aqui:
http://www9.warrants.commerzbank.com/Products/ProductSearchAdvanced.aspx?pc=3440&c=1076290
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.

Registado: 29/11/2007 2:13

por rasteiro » 18/11/2011 20:34

Ok, OK.
É que ainda estou a aprender a trabalhar com a nova plataforma da OREY.
Será que tém esses derivados?

Abraços

Blue Epsilon Escreveu:
rasteiro Escreveu:Eu esta semana também tentei shortar esta ação e não me deixaram fazer, só dá o BCP nos bancos nacionais.

Um abraço

Caro Rasteiro,

Tens de utilizar derivados como Warrants ou Factor Certificates. Aí já não existe essa limitação.

Registado: 29/11/2007 12:24

por Blue Epsilon » 18/11/2011 19:49

Um abraço

Caro Rasteiro,

Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.

por rasteiro » 18/11/2011 19:37

Eu esta semana também tentei shortar esta ação e não me deixaram fazer, só dá o BCP nos bancos nacionais.

Um abraço

TRock Escreveu:
Blue Epsilon Escreveu:
TRock Escreveu:Era lindo que subisse até obrigar os gajos a fechar as posições e então depois estoirava para cima.

Depende da tua posição....
No meu caso era muito mau :mrgreen:

Mas estas posição curtas fortes no BES reforçam a ideia da tendência continuar, daí a minha posição curta ainda aberta.

Lol!
Não tenho posição no BES e a ultima vez que tentei ter foi para shortar, mas não é nada bom para nós todos que lhe aconteça o mesmo que ao BCP.

Registado: 29/11/2007 12:24

por aaugustobb_69 » 18/11/2011 19:27

Esses fundos têm uma posição um pouco superior a 1% do capital do banco...isso é pouco relevante...para além de que depois vão ter que as comprar novamente!!! :wink:

Registado: 29/11/2007 1:39

por TRock » 18/11/2011 19:20

Blue Epsilon Escreveu:
TRock Escreveu:Era lindo que subisse até obrigar os gajos a fechar as posições e então depois estoirava para cima.

Mas estas posição curtas fortes no BES reforçam a ideia da tendência continuar, daí a minha posição curta ainda aberta.

Lol!
Não tenho posição no BES e a ultima vez que tentei ter foi para shortar, mas não é nada bom para nós todos que lhe aconteça o mesmo que ao BCP.

Registado: 13/9/2011 22:45

por Blue Epsilon » 18/11/2011 19:14

por TRock » 18/11/2011 19:09

Era lindo que subisse até obrigar os gajos a fechar as posições e então depois estoirava para cima.

Registado: 13/9/2011 22:45

por Buzzz » 18/11/2011 18:53

Fundo britânico GLC aumenta aposta na queda das acções do BES18 Novembro 2011 | 16:45
Diogo Cavaleiro - diogocavaleiro@negocios.pt

GLC Global Investment não tinha uma posição a descoberto no BES superior a 0,5% do seu capital social desde 2009. Agora, em duas semanas, reforça-a até uma posição equivalente a 0,62%.
A gestora de fundos britânica GLC Global Investment reforçou a aposta na queda das acções do BES duas vezes em menos de uma semana. A gestora tem agora uma posição a descoberto equivalente a 0,62% do capital social do banco.

Posição curta equivalente a 0,5%

Hoje, o banco liderado por Ricardo Salgado comunicou à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que, no dia 11 de Novembro, a GLC vendeu 65.592 CFD (contracts for difference), um instrumento financeiro alavancado, que concede uma elevada exposição, a partir da qual se podem maximar facilmente os ganhos - e as perdas.

Essa venda de CFD levou a que a gestora britânica passasse a ter, através de seis fundos, uma posição a descoberto no capital social do BES de 0,5%. As posições a descoberto são posições no capital de empresas que apostam na perda de valor das respectivas acções.

A GLC Global Investment não comunicava uma alteração na posição a descoberto do BES desde o início de 2009, o que quer dizer que, a partir daí, tinha de ter uma posição curta inferior a 0,5% do capital social do BES, ou até não ter, de todo.

A comunicação referente às movimentações de dia 11 de Novembro indicam, precisamente, que a “barreira” de 0,5% foi ultrapassada, já que é a partir desta percentagem que as empresas são obrigadas a anunciar uma participação curta.

Posição curta equivalente a 0,62%

Mas a gestora de fundos não se ficou por aqui na aposta na desvalorização das acções do BES e aumentou, dias depois, a sua participação a descoberto no banco. A 16 de Novembro, a GLC vendeu 500.000 CFD, aumentando a posição curta para 0,62% do capital social do banco, ou seja, para 5,89 milhões de euros.

Tanto a dia 11 como a 16 de Novembro, os dias das acções de venda por parte da GLC, o banco português negociou na bolsa de Lisboa mais de 3 milhões de títulos, o que é superior à média diária de 2,7 milhões de títulos transaccionados.

Desde 11 de Novembro, o primeiro dia em que a GLC aumentou a aposta na queda dos títulos do banco comandado por Ricardo Salgado, as acções do BES caíram 4,28%. Encerraram hoje nos 1,23 euros, o valor mais baixo desde que está em bolsa.

Mais posições curtas no BES

O BES volta, assim, a ser alvo de “short selling” por parte da GLC Global Investment, dias depois de também a Elliott Advisors ter assumido uma posição curta equivalente a 0,55% do capital social do banco.

Não há fundo à vista......................

Registado: 11/5/2011 16:44

por analfabeto » 18/11/2011 18:36

Gtony84 Escreveu:
Nunooo Escreveu:
Gtony84 Escreveu:Uma duvida que tenho...

Quem tem essas obrigações perpetuas, e não aceite o que o BES propõe, o que pode vir a acontecer?

Sabe-se que não pagarão cupão, mas e no fim da maturidade em 2015? Será o capital totalmente devolvido?

Se sao perpetuas nao têm maturidade .... recebes quando o BES quiser.

.

Mas não tinham um prazo até 2015?

sim tinham mas podem continuar se assim o entenderem

Registado: 17/11/2011 11:01

por Gtony84 » 18/11/2011 14:23

Nunooo Escreveu:

Quem tem essas obrigações perpetuas, e não aceite o que o BES propõe, o que pode vir a acontecer?

Sabe-se que não pagarão cupão, mas e no fim da maturidade em 2015? Será o capital totalmente devolvido?

.

Mas não tinham um prazo até 2015?

Registado: 29/12/2009 12:44

por Nunooo » 18/11/2011 14:19

.

Registado: 1/4/2009 0:25

por Gtony84 » 18/11/2011 14:18

Uma duvida que tenho...

Sabe-se que não pagarão cupão, mas e no fim da maturidade em 2015? O capital será totalmente devolvido, certo?

Registado: 29/12/2009 12:44

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, bigest, Bing [Bot], PAULOJOAO e 103 visitantes