Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O que devemos fazer caso Portugal volte ao Escudo.

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Specialx » 19/11/2011 13:47

O Barclays também está a funcionar como o Deutsh Bank relativamente à segurança dos depósitos ?

cps

Registado: 11/5/2007 22:56

por VirtuaGod » 19/11/2011 13:41

Elias Escreveu:[size=18]mas antes da segurança de que, perante uma saída de Portugal do Euro, os depósitos não sejam automaticamente convertidos em “novos escudos” com as mais que previsíveis consequências ao nível da desvalorização da nova moeda face ao euro.

Discuti isso com uma amiga que trabalha no DB e ela disse-me que essa extrapolação que o "i" fez não é verdadeira.

O que mudou foi que os depósitos passaram a estar seguros pelo seguro de depositantes Alemão, não há NADA que se refira a uma possível saida de PT do euro e que os depósitos não são convertídos em "novos escudos"!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Elias » 19/11/2011 13:28

Deutsche Bank: Ter empréstimos em euros numa sucursal estrangeira pode revelar-se experiência muito amarga? (act.IV)

20/09/2011 by Monica

Uma das notícias financeiras do dia é esta do jornal i, “Depositantes nacionais procuram segurança no Deutsche Bank” que aborda a vantagem para depositantes no Deutsche Bank agora que os balcões existentes em Portugal passaram a incorporar um banco de direito alemão (até Agosto era português). A vantagem advirá não das taxas de juro que, segundo o jornal (e segundo a nossa pequena investigação) são mais baixas que as da generalidade dos bancos a operar em Portugal, mas antes da segurança de que, perante uma saída de Portugal do Euro, os depósitos não sejam automaticamente convertidos em “novos escudos” com as mais que previsíveis consequências ao nível da desvalorização da nova moeda face ao euro.

A notícia leva-nos, contudo, a um outro lado da moeda que, poderá ser ainda mais relevante em termos nacionais. Desde o início da escalada dos spreads, os bancos com suporte não nacional (sejam de direito português ou não) têm vindo a ser os que oferecem os melhores spreads e condições de recurso ao crédito, nomeadamente ao crédito à habitação. Ainda hoje, contactando agentes imobiliários, é comum estes recomendarem bancos como o Deutsche Bank como sendo dos “últimos redutos de crédito à habitação disponíveis”, ainda que exigentes quanto às garantias pedidas e ao perfil de rendimentos do devedor.

Ora se para os depósitos se admite como legítimo que um banco ao mudar de sede social fique livre de ter de respeitar a mudança de titularização de moeda de euros para escudos, supomos que o mesmo sucederá quanto aos empréstimos, podendo, nesse caso, a situação transformar-se num pesadelo para quem tem dívidas junto de sucursais de bancos não nacionais. Porquê? Porque se passar a receber rendimentos em escudos mas a sua dívida continuar em euros, de forma quase instantânea, verá a sua dívida disparar para valores que podem revelar-se incomportáveis. Se o escudo desvalorizar 30% (número aceite como provável), o empréstimo aumenta 30% em valor… Este raciocínio baseia-se no paralelismo feito tendo por base o artigo do I. Vamos tentar obter um esclarecimento junto do Banco de Portugal.
Seria interessante ter jornalistas profissionais a pedir um aclaramento desta situação.

http://economiafinancas.com/2011/09/deu ... to-amarga/

Registado: 5/11/2002 12:21

por VirtuaGod » 19/11/2011 13:26

Elias Escreveu:
ruicarlov Escreveu:Ainda que assim seja, abrir lá conta não é propriamente fácil para não-residentes, uma vez que é preciso nomear um representante residente.

Esse é problema com a maioria dos países, até na Suíça e no Luxemburgo exigem que a pessoa seja residente para abrir conta (ou pelo menos ha dificuldades acrescidas).

Na Alemanhã é difícil abrir conta? Ou dá-se um saltinho à Holanda e abre-se conta no Rabobank :mrgreen: :mrgreen:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por Elias » 19/11/2011 13:14

ruicarlov Escreveu:Ainda que assim seja, abrir lá conta não é propriamente fácil para não-residentes, uma vez que é preciso nomear um representante residente.

Esse é problema com a maioria dos países, até na Suíça e no Luxemburgo exigem que a pessoa seja residente para abrir conta (ou pelo menos ha dificuldades acrescidas).

por ruicarlov » 19/11/2011 13:10

Ainda que assim seja, abrir lá conta não é propriamente fácil para não-residentes, uma vez que é preciso nomear um representante residente.

Para além disso, existe o risco cambial.

Registado: 18/7/2011 11:04

por Elias » 19/11/2011 13:04

A-330 Escreveu:Brasil tem das mais altas taxas do mundo.

A330

Mas devemos ter sempre presente que taxas mais elevadas correspondem a maior risco.

por A330-300 » 19/11/2011 12:38

Brasil tem das mais altas taxas do mundo.

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por ruicarlov » 18/11/2011 17:24

Não há dúvida que a Alemanha é o mais seguro.
Mas se calhar preferia apostar noutro país da União europeia que desse umas taxas de juro melhorzinhas. Afinal, a inflacção é um adversário de peso.

Alguém sabe de um sítio onde se vejam as taxas médias dos depósitos praticados em vários países?

por Placebo » 18/11/2011 17:08

De facto depósitos a prazo na alemanha parece ser o mais seguro de momento, mas noto alguma desinformação de alguns "caldeireiros" sobre a saída de portugal do euro. A quase totalidade das pessoas considera que será uma saída tipo "à lá Argentina". O que para já não é o que está em cima da mesa nas conversas "à porta fechada na UE". Se a saída de portugal do euro fôr apoiada pela UE, as paridades cambiais serão apoiadas pelo BCE, e essa desvalorização do escudo de que se fala de 40% não será bem assim. E teremos provavelmente duas moedas em simultâneo Euro e escudo. Agora se sairmos do euro tipo "faz-te à vida e não te conheço" então sim teremos simplesmente de declarar a bancarrota.
Se calhar mais vale prevenir do remediar....não sei.
CPS

Registado: 29/9/2008 14:47

por ruicarlov » 18/11/2011 16:57

@vigorigus

Sim, isso aliás tem estado a ser discutido desde que foi sugerido pelo otangas e pelo VirtuaGod.
Os tais fundos de liquidez (Picket ou outro), que são comercializados pelo Best servem precisamente para isso.
Editado pela última vez por ruicarlov em 18/11/2011 17:22, num total de 1 vez.

por VirtuaGod » 18/11/2011 16:57

ruicarlov Escreveu:Pelo pouco que andei a ver lá pelo site, não sei se seria uma das melhores opções para quem não seja um investidor bastante activo.

Corrijam-me se estou enganado, mas eles não exigem umas tantas operações por mês, caso contrário cobram 10$ por mês?

Verdade. Por isso estou a pensar vir para PT, porque cada vez faço menos trasacções pois vou-me limitando a fazer o meu sistema de longo prazo trend follwing que só faz aí meia dúzia de trasacções por ano.

Mas quando trasaccionava muito era 5*. Não me lembro de pagar mais de 1 usd por transacção :wink:

por vitorigus » 18/11/2011 16:25

Ter as economias a prazo num banco a operar em Portugal, que tenha/seja correctora. Em caso extremo desmobiliza-se o deposito para a conta à odem e, em acto contínuo, investe-se em fundos, acções, etc..

Registado: 9/8/2005 11:17

por ruicarlov » 18/11/2011 15:32

Pelo pouco que andei a ver lá pelo site, não sei se seria uma das melhores opções para quem não seja um investidor bastante activo.

Corrijam-me se estou enganado, mas eles não exigem umas tantas operações por mês, caso contrário cobram 10$ por mês?

por VirtuaGod » 18/11/2011 14:38

ruicarlov Escreveu:Já agora, o que é a IB? Não consigo encontrar numa pesquisa no Google(por causa das suas letras)

"Interactive Brokers"... provavelmente a melhor correctora do mundo :lol:

por VirtuaGod » 18/11/2011 14:38

vset Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
bleiderraner Escreveu:Parabéns pelo teus post, que tem várias sugestões interessantes; mas não entendi uma coisa: perante a perspectiva de um regresso ao escudo, acompanhada de uma desvalorização de 30% ou mais nesse 1 milhão depositado num banco PT, como é que se poderia estar tranquilo?

É verdade, eu próprio pensei nisso depois de escrever (já na cama LOL). Era tarde e são tantos os tópicos do fim do mundo que eu já estava a falar mais das falências dos bancos do que de PT sair do Euro.

Tem toda a razão no que diz sim. Por isso transferência para a IB continua a ser válida. E acho que se tivermos uns 10 milhões o DB/Barclays não se farão muito rogados em o pôr a render fora de Portugal se explicarmos bem a situação :-)

VG,

porquê tanta confiança na IB?

tks

Porque é a minha correctora :lol: São das melhores correctoras do mundo e têm o capital bem disversificado! Diria que estão tão seguros como um bom banco digo eu! A verdade é que tenho também uma paixão porque quem gere $ em vês de o aplicarem eles. Se alguém perder $ é o cliente e não eles. Instituições assim bem geridas teoricamente NUNCA iriam à falência. (já se sabe que a realidade não é como a teoria mas acho que é suficientemente parecida para achar que o meu $ estaria seguro).

P.S. O mesmo é aplicável a qualquer outra grande correctora ;-)

por ruicarlov » 18/11/2011 13:46

VirtuaGod Escreveu:Essa situação é a MorningStar que deve pôr a subscrição mais alta válida em PT. No Best não tem qualquer custo de subscrição nem de resgate (como 99% dos fundos deles)!!

EDIT: http://tinyurl.com/74q8h2w

Ah, porreiro, assim já gosto mais .
:)

Já agora, o que é a IB? Não consigo encontrar numa pesquisa no Google(por causa das suas letras)

por vset » 18/11/2011 13:20

VirtuaGod Escreveu:
bleiderraner Escreveu:Parabéns pelo teus post, que tem várias sugestões interessantes; mas não entendi uma coisa: perante a perspectiva de um regresso ao escudo, acompanhada de uma desvalorização de 30% ou mais nesse 1 milhão depositado num banco PT, como é que se poderia estar tranquilo?

É verdade, eu próprio pensei nisso depois de escrever (já na cama LOL). Era tarde e são tantos os tópicos do fim do mundo que eu já estava a falar mais das falências dos bancos do que de PT sair do Euro.

Tem toda a razão no que diz sim. Por isso transferência para a IB continua a ser válida. E acho que se tivermos uns 10 milhões o DB/Barclays não se farão muito rogados em o pôr a render fora de Portugal se explicarmos bem a situação :-)

VG,

porquê tanta confiança na IB?

tks

Registado: 11/1/2004 13:37

por VirtuaGod » 18/11/2011 13:02

ruicarlov Escreveu:Essa ideia dos fundos não é má, mas esse da picket tem uma comissão de subscrição de 5%!

Não há aí nada do género mais "baratinho"?

Na lista da MorningStar para Merc. Monetário EUR há lá uns dos BNP Paribas e mais uns poucos que parece que não têm custos de subsrição. Que pensa deles?

Essa situação é a MorningStar que deve pôr a subscrição mais alta válida em PT. No Best não tem qualquer custo de subscrição nem de resgate (como 99% dos fundos deles)!!

EDIT: http://tinyurl.com/74q8h2w

por VirtuaGod » 18/11/2011 13:00

Editado pela última vez por VirtuaGod em 18/11/2011 13:09, num total de 1 vez.

por ruicarlov » 18/11/2011 10:46

Essa ideia dos fundos não é má, mas esse da picket tem uma comissão de subscrição de 5%!

Não há aí nada do género mais "baratinho"?

Na lista da MorningStar para Merc. Monetário EUR há lá uns dos BNP Paribas e mais uns poucos que parece que não têm custos de subsrição. Que pensa deles?

por bleiderraner » 18/11/2011 1:06

Parabéns pelo teus post, que tem várias sugestões interessantes; mas não entendi uma coisa: perante a perspectiva de um regresso ao escudo, acompanhada de uma desvalorização de 30% ou mais nesse 1 milhão depositado num banco PT, como é que se poderia estar tranquilo?

Registado: 29/11/2007 2:17

por VirtuaGod » 17/11/2011 0:49

vset Escreveu:Meterias no máx qt capital na IB?

Já pensaste que há pessoal com Biliões e onde eles o metem??? Lê/procura. Mete no Deutsch Bank, neste momento deve ser o banco mais seguro a funcionar em PT e tenho uma agência a 100 metros de casa :)

Se eu tivesse 1 milhão- Estava despreocupado num Grande banco PT (Ex: BES)

Se eu tivesse até 10 milhões - Estava despreocupado no barclays ou Deutsch Bank

Seu tivesse mais de 10 milhões - Comprava Obrigações Alemãs

Isto tendo em consideração que queria preservar o capital e estava na tua/vossa pele porque EU estaria a fazer trading/investimentos com ele LOL

No limite comprava dólares e fazia o hedging em euros mas isso já custava $.

Mas não podes querer TUDO, rentabilidade e segurança. Risco e Rentabilidade andam SEMPRE de costas voltadas. E é isso que me parece que está a fazer confusão a algumas pessoas.

EDIT: Teoricamente considero a IB tão segura como o Barclays ou o DB por isso até 10 milhões, respondendo à tua pergunta. 10 na IB, 10 no Barclays e 10 no DB já faz 30 milhões. Isso já dá para 99.999% dos Portugueses penso eu de que...

por vset » 17/11/2011 0:27

Meterias no máx qt capital na IB?

Registado: 11/1/2004 13:37

por VirtuaGod » 17/11/2011 0:16

e esse fundo é gerido por quem ?

Philippe Billot

a trabalhar para que entidade?

Pictet

esse gestor tem uma estratégia à prova de tudo?

Faz Depósitos a prazo. Se os bancos onde põe o $ falirem ele perde $.

essa instituição nao vai à falência como um banco?

A Pictet? Dificilmente. Aplica $ que não é dela. É gestora apenas. Não depositas o $ com a Pictet

ainda não percebi como é que se pode usar fundos para preservar capital. Apenas o vejo como meio de diversificação.

Acho que ainda não percebeste que tu não colocas o $ na entidade que gere o fundo. O fundo tem uma carteira de depósitos a prazo diversificada.

Nome do activo Sector País % de activos
Swiss Confederation Suíça 3.56
0 % Fms Wertmanag.(Ecp) 11/11 - 2.06
Swiss Confederation Suíça 2.03
Barclays Bk 4.25% Reino Unido 1.98
C.Pap. E.I.B. 050911 - 1.77
C.Pap. Banque Caisse Epargne 130911 - 1.77
C.Pap. Ka Finanz 200911 - 1.77
C.Pap. Erste Abwicklung. 260911 - 1.77
Koenigreich Der Niederlande Holanda 1.77
C.Pap. Bundesimmobilien 301111 - 1.76

Ou seja o fundo deve ter depósitos a prazo para aí em 20/30 bancos diferentes!

Se acham que portugal vai sair do euro porque não enviam o $ para uma correctora como a IB?? Até dá para abrir a conta online, sem stress e sem deslocações ao estrangeiro

não faço puto ideia pk o pessoal só complica, acho que escapa à maioria do pessoal questões básicas de gestão de $

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Jonas74, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, Shimazaki_2 e 389 visitantes