BCP - Tópico Geral
Boas,
Na minha modesta opinião, a situação vai melhorar...
Porque tem de melhorar!!!
As entidades mundiais, como já se viu antes, demoram a responder mas, quando apertadas, respondem... E vão faze-lo novamente...
O que eu quero dizer com isto é que, em termos de bolsa, os mercados vão continuar a subir, recuperando das recentes fortes quedas, precisamente porque vão aparecer, mais dia menos dia, soluções para os problemas... pese embora já devessem ter aparecido á semanas / meses...
Em Portugal e mais concretamente no que respeita ao BCP, acredito que a acção recupere... não para os 3 ou 4 € de anos atrás, mas para valores "respeitáveis"... Não acredito em falência do Banco, nem em interevenção / nacionalização do Estado... posso acreditar numa fusão com o BPi... Nada mais do que isso...
E acredito que os curtos e os compradores de acções a descoberto passem por um mau bocado... ou por momentos menos bons...
O BCP é o maior banco privado português. Pode ter neste momento muitos podres, internamente... Mas, se o estado pagasse o que deve, veriam o banco a limpar muitos desses podres e veriam a acção em valores mais reais - 0,50 € ou coisa do género.
Acredito que os próximos dias sejam decisivos!!!...
Na minha modesta opinião, a situação vai melhorar...
Porque tem de melhorar!!!
As entidades mundiais, como já se viu antes, demoram a responder mas, quando apertadas, respondem... E vão faze-lo novamente...
O que eu quero dizer com isto é que, em termos de bolsa, os mercados vão continuar a subir, recuperando das recentes fortes quedas, precisamente porque vão aparecer, mais dia menos dia, soluções para os problemas... pese embora já devessem ter aparecido á semanas / meses...
Em Portugal e mais concretamente no que respeita ao BCP, acredito que a acção recupere... não para os 3 ou 4 € de anos atrás, mas para valores "respeitáveis"... Não acredito em falência do Banco, nem em interevenção / nacionalização do Estado... posso acreditar numa fusão com o BPi... Nada mais do que isso...
E acredito que os curtos e os compradores de acções a descoberto passem por um mau bocado... ou por momentos menos bons...
O BCP é o maior banco privado português. Pode ter neste momento muitos podres, internamente... Mas, se o estado pagasse o que deve, veriam o banco a limpar muitos desses podres e veriam a acção em valores mais reais - 0,50 € ou coisa do género.
Acredito que os próximos dias sejam decisivos!!!...
- Registado: 6/10/2011 19:10
Shorts vs longs
A Marshall que se ponha a pau com as suas 35 milhões de acções vendidas a descoberto. Podem ganhar no máximo o capital investido (menos comissões). No entanto, não há um tecto para as perdas possíveis, se quando chegar a altura de as devolver for abrigada a comprá-las a preços muito superiores.
Apesar de improvável, é um senário que agrada a muitos dos participantes deste fórum. Os resultados do 3º trimestre serão publicados no dia 2 de novembro. É a data limite para saber quem investiu bem: os "shorts" ou os "longs". Até lá assistiremos a reuniões, cimeiras, G20, G2, e palpites mais ou menos disparatados a começar pelos do Durão Barroso, da Angela Merkel, do Sarko ou de mim próprio, o JCT.
Um abraço a todos!
Apesar de improvável, é um senário que agrada a muitos dos participantes deste fórum. Os resultados do 3º trimestre serão publicados no dia 2 de novembro. É a data limite para saber quem investiu bem: os "shorts" ou os "longs". Até lá assistiremos a reuniões, cimeiras, G20, G2, e palpites mais ou menos disparatados a começar pelos do Durão Barroso, da Angela Merkel, do Sarko ou de mim próprio, o JCT.
Um abraço a todos!

Editado pela última vez por Jean Claude Trichet em 16/10/2011 21:12, num total de 1 vez.
- Registado: 18/9/2011 10:50
Complementaridade
Ambas as afirmações são correctas. Parecem mas não são contraditórias. São antes complementares. Sistemas complexos têm com frequência vertentes que se completam apesar de à primeira vista parecer que se excluem.
Vejamos: se os créditos mal parados do BCP atingirem os 7,2 mil milhões de Euros (para facilitar as contas), 1 euro por acção, uma suposição que não se pode descartar, o valor real do título é - 1 euro. No entanto sendo o valor real -1, -10, -100 ou -1000 Euros, as acções nunca terão um valor negativo, ou seja < a 0,000.
Investidores do "long" nunca podem perder mais do que o capital investido, quando as acções atingem o zero, de lá não passam
Já os tipos dos "shorts" podem perder um valor ilimitado, muito superior ao capital investido. Por exemplo: compras 1.000.000 acções hoje a 17 cêntimos. As acções descem para 0.000 perdeste 170.000 Euros. Mas se vendes a descoberto 1.000.000 de acções à mesma cotação e elas sobem p.ex. para 1.17 (senário improvável) perdeste um Mega apesar do investimento inicial de apenas 170.000.
Vejamos: se os créditos mal parados do BCP atingirem os 7,2 mil milhões de Euros (para facilitar as contas), 1 euro por acção, uma suposição que não se pode descartar, o valor real do título é - 1 euro. No entanto sendo o valor real -1, -10, -100 ou -1000 Euros, as acções nunca terão um valor negativo, ou seja < a 0,000.
Investidores do "long" nunca podem perder mais do que o capital investido, quando as acções atingem o zero, de lá não passam
Já os tipos dos "shorts" podem perder um valor ilimitado, muito superior ao capital investido. Por exemplo: compras 1.000.000 acções hoje a 17 cêntimos. As acções descem para 0.000 perdeste 170.000 Euros. Mas se vendes a descoberto 1.000.000 de acções à mesma cotação e elas sobem p.ex. para 1.17 (senário improvável) perdeste um Mega apesar do investimento inicial de apenas 170.000.
Re: BCP 0,000
Jean Claude Trichet Escreveu:A capitalização bolsista actual é 1,2 mil milhões de euros equivalente ao preço do Bank Millennium. Isto significa que o mercado descontou o valor do BCP, excluindo a unidade polaca, para o mínimo possível, 0,000 euros ou seja 0,000 euros por acção. Seria preciso fazer um stock split de 100.000/1 para se poder ver um valor > 0!
O mercado até pode achar que o BCP vale menos que zero, uma empresa falida tem mais passivos que activos, logo vale menos que zero. Os investidores atribuiem neste momento o valor de 0.17€ por título, isso inclui tudo o que o BCP tem, incluíndo a posição na Polónia!
Estou apenas a dizer que é isto que devemos pensar, não estou a dizer que o BCP em portugal tem valor negativo ou positivo, não faço amínima idéia nem sequer tento saber, não vale a pena... mas é errado pensar que o mínimo que uma determinada participação pode valer é zero, pode valer menos que isso!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
BCP 0,000
A capitalização bolsista actual é 1,2 mil milhões de euros equivalente ao preço do Bank Millennium. Isto significa que o mercado descontou o valor do BCP, excluindo a unidade polaca, para o mínimo possível, 0,000 euros ou seja 0,000 euros por acção. Seria preciso fazer um inverse stock split de 100.000/1 para se poder ver um valor > 0! 

Editado pela última vez por Jean Claude Trichet em 16/10/2011 21:08, num total de 1 vez.
Re: BCP = Enron?
Jean Claude Trichet Escreveu:A Enron que chegou a cotar mais de 100 USD agonizou em valores próximos de 1 dollar, depois em alguns cêntimos antes da estucada final. A evolução do BCP parece, como no caso da Enron, esconder segredos evidentes apenas para alguns investidores. Acho estranho o silêncio dos principais accionistas (à excepção de Joe Berardo) e sobretudo a falta de estratégia do CEO Carlos Jorge Ramalho Santos Ferreira. Fica-se com a impressão que as cartas não estão todas na mesa. Transparência é uma noção que não deve fazer parte do seu vocabulário. Uma simples fusão com o BPI faria disparar as cotações de ambos pelo menos 30% (5 cêntimos no caso do BCP). Parece haver problemas que desconhecemos e soluções que a board do BCP não tem capacidade para encontrar. Resta uma consolação: do zero não passam.
Bastava só que existisse um reverse stock split de 10 para 1 e lá ganharia outro fôlego em direcção ao zero.

- Registado: 29/11/2007 11:03
BCP = Enron?
A Enron que chegou a cotar mais de 100 USD agonizou em valores próximos de 1 dollar, depois em alguns cêntimos antes da estucada final. A evolução do BCP parece, como no caso da Enron, esconder segredos evidentes apenas para alguns investidores. Acho estranho o silêncio dos principais accionistas (à excepção de Joe Berardo) e sobretudo a falta de estratégia do CEO Carlos Jorge Ramalho Santos Ferreira. Fica-se com a impressão que as cartas não estão todas na mesa. Transparência é uma noção que não deve fazer parte do seu vocabulário. Uma simples fusão com o BPI faria disparar as cotações de ambos pelo menos 30% (5 cêntimos no caso do BCP). Parece haver problemas que desconhecemos e soluções que a board do BCP não tem capacidade para encontrar. Resta uma consolação: do zero não passam. 

Marco Martins Escreveu:Marco Martins Escreveu:Vamos ver como correrá esta próxima semana... pela movimentação e insatisfação social, parece-me que haverão fortes manifestações e as referências mais sonantes dos causadores da crise poderão ser penalizados, como sejam as instituições bancárias.
Parece-me que após o primeiro ataque a uma agência, surjam bastantes mais...
Associado a estes possíveis conflitos, se a banca não começar a dar mostras de recuperação antes do final do ano, então acredito que assistiremos à falência de algum banco.
Motivo:
- para o ano preve-se o maior impacto de toda a austeridade e como tal todo um conjunto de falências e incumprimentos irão igual
mente disparar o que terá um impacto directo no crédito mal parados dos bancos.
Alguém sabe os valores de crédito mal parado dos bancos portugueses?[/
Boa noite, imagine que o credito mal parado andará perto de 10% do valor da divida ao estado! De quiser saber os valores estatísticos correctos deverá consultar o Banco de Portugal.
Agora imaginemos que a divida do estado á banca é 50 biliões de euros e por consequência o valor do credito mal parado na banca 5 mil milhões ! Porque afirmou que os verdadeiros responsáveis são a banca? Qual é a sua base de sustentação?
Relativamente á austeridade do novo orçamento de estado, acredito que algumas famílias tenham mais dificuldades em pagar empréstimos!
Agora no que toca a falências porque acha que tem mais impacto no credito mal parado do estado, em vez de na economia? Os bancos atê são dos mais previligiados nos casos de falências.
A empresa entra em falencia é nomeado um liquidatário judicial pelo estado, contas, bens, tudo fica sujeito aos procedimentos previstos na lei , é feito leilão e venda de bens, e é pago aos credores se houver dinheiro. Normalmente a banca nos empréstimos tem sempre garantias e defende-se muito bem!
Agora o que me preocupa é o estado não pagar as suas dividas, que no caso da banca portuguesa resolveria 80% do problemas verificados na banca e na economia!
Se um dos bancos grades portugueses falir o pais tem de falir muito primeiro!
Coma os melhores cumprimentos
Hallo
- Registado: 12/10/2011 2:12
Intesa reitera interesse no Bank Millennium e pode apresentar proposta
14 Outubro 2011 | 13:23
Diogo Cavaleiro - diogocavaleiro@negocios.pt
O CEO do banco italiano afirmou que, depois de analisar a operação, poderá vir a avançar com uma oferta sobre a unidade polaca do BCP.
O Intesa Sanpaolo continua a “olhar para” o Bank Millennium, unidade polaca do BCP, afirmou o administrador executivo do banco italiano, Corrado Passera, de acordo com a agência Bloomberg.
A instituição financeira de Itália reitera, assim, o interesse na subsidiária na Polónia do BCP, numa altura em que o processo para a sua venda está já mais avançado, dois meses e meio depois de ter sido avançada a possibilidade de alienação.
Contudo, só depois de concluir a análise à operação é que o Intesa vai decidir se lança ou não uma oferta sobre o Bank Millennium, indicou Passera, citado pela Bloomberg.
A 19 de Setembro, o banco liderado por Carlos dos Santos Ferreira confirmou a recepção de três propostas oficiais para a compra do seu negócio na Polónia que, segundo a Reuters, eram do francês BNP Paribas e dos polacos Bank Pekao e o PKO Bank. Adiantou, nessa data, que outros bancos tinham avançado também com manifestações verbais de interesse, sendo que o Intesa era um dos que eram indicados pelas agência noticiosa.
O Bank Millennium é o sexto maior banco do país de Leste em activos, contando com mais de 450 sucursais e 1,5 milhões de clientes.
O BCP anunciou que poderia vir a vendê-lo a 27 de Julho, quando dilvugou a nova estratégia, que incluía a possibilidade de desfazer-se da participação maioritária que tem nas unidades na Polónia e na Grécia.
Na bolsa de Varsóvia, o Bank Millennium avança 1,58% para 4,5 zlotys, depois de ontem ter recuado. Por sua vez, o BCP mantém-se inalterado nos 0,17 euros na praça de Lisboa.
14 Outubro 2011 | 13:23
Diogo Cavaleiro - diogocavaleiro@negocios.pt
O CEO do banco italiano afirmou que, depois de analisar a operação, poderá vir a avançar com uma oferta sobre a unidade polaca do BCP.
O Intesa Sanpaolo continua a “olhar para” o Bank Millennium, unidade polaca do BCP, afirmou o administrador executivo do banco italiano, Corrado Passera, de acordo com a agência Bloomberg.
A instituição financeira de Itália reitera, assim, o interesse na subsidiária na Polónia do BCP, numa altura em que o processo para a sua venda está já mais avançado, dois meses e meio depois de ter sido avançada a possibilidade de alienação.
Contudo, só depois de concluir a análise à operação é que o Intesa vai decidir se lança ou não uma oferta sobre o Bank Millennium, indicou Passera, citado pela Bloomberg.
A 19 de Setembro, o banco liderado por Carlos dos Santos Ferreira confirmou a recepção de três propostas oficiais para a compra do seu negócio na Polónia que, segundo a Reuters, eram do francês BNP Paribas e dos polacos Bank Pekao e o PKO Bank. Adiantou, nessa data, que outros bancos tinham avançado também com manifestações verbais de interesse, sendo que o Intesa era um dos que eram indicados pelas agência noticiosa.
O Bank Millennium é o sexto maior banco do país de Leste em activos, contando com mais de 450 sucursais e 1,5 milhões de clientes.
O BCP anunciou que poderia vir a vendê-lo a 27 de Julho, quando dilvugou a nova estratégia, que incluía a possibilidade de desfazer-se da participação maioritária que tem nas unidades na Polónia e na Grécia.
Na bolsa de Varsóvia, o Bank Millennium avança 1,58% para 4,5 zlotys, depois de ontem ter recuado. Por sua vez, o BCP mantém-se inalterado nos 0,17 euros na praça de Lisboa.
- Registado: 6/10/2011 19:10
Marco Martins Escreveu:Vamos ver como correrá esta próxima semana... pela movimentação e insatisfação social, parece-me que haverão fortes manifestações e as referências mais sonantes dos causadores da crise poderão ser penalizados, como sejam as instituições bancárias.
Parece-me que após o primeiro ataque a uma agência, surjam bastantes mais...
Associado a estes possíveis conflitos, se a banca não começar a dar mostras de recuperação antes do final do ano, então acredito que assistiremos à falência de algum banco.
Motivo:
- para o ano preve-se o maior impacto de toda a austeridade e como tal todo um conjunto de falências e incumprimentos irão igualmente disparar o que terá um impacto directo no crédito mal parados dos bancos.
Alguém sabe os valores de crédito mal parado dos bancos portugueses?
- Registado: 7/4/2007 17:13
olivervilmar Escreveu:carrancho Escreveu:olivervilmar Escreveu:carrancho Escreveu:No dia 10...olivervilmar Escreveu:Aurio.
Com a expectativa em torno de uma solução concreta para a crise da zona do euro,com a diminuição da exposição de grandes shorts ao BCP,pelo contrário grandes longos estão a entrar como é o caso do Norges Bank!penso que será mais fácil quebrar a barreira dos 0,20 do que a dos 0,169 novamente!Por um lado tens a AT que mostra tendência descendente,por outro lado tens a movimentação toda a volta como já referi que também é muito relevante.
... essa "movimentação toda" de que falas é apenas querer acreditar que se está agarrado a uma tábua de salvação. Olha que estás perto demais para perceber o que é, eu aqui de longe vejo-te agarrado a isto...
Não percebo esta reação!Estás rebater minhas opiniões pelo facto de estares a shortar no BCP!ve-se logo!cuidado com o que afirmas pois se realmente estiveres short mais tens tu a perder!Esta tua reacção é um sinal de medo de que a minha opinião na verdade pode ser mais verdade do que uma mera opinião!
Quando falei em fantasmas, não tinha percebido que eu também éra um![]()
Acredites ou não... eu NUNCA SHORTEI NADA!!!
Com essa perspicácia toda... isso deve ser mesmo uma bigorna!!!
Pois se calhar deves ser destes que não tem um "tusto"!para garantir um short!desculpe devo ter me enganado
Oliver estás a baixar muito o nível...assim isto deixa de ter interesse...
- Registado: 29/9/2011 15:02
carrancho Escreveu:olivervilmar Escreveu:Deixa de estar!daqui a 1 ou 2 semanas falamos!e veremos quem vai estar agarrado a isto!Por exemplo se tu tropeças e cais do chão não passas!Pensa la nisso!e deixa de ser mal criado
Olha lá... onde é que fui mal criado?
Contigo acabou se a conversa aqui!já não respondo mais posts teus!tchau

carrancho Escreveu:olivervilmar Escreveu:carrancho Escreveu:No dia 10...olivervilmar Escreveu:Aurio.
Com a expectativa em torno de uma solução concreta para a crise da zona do euro,com a diminuição da exposição de grandes shorts ao BCP,pelo contrário grandes longos estão a entrar como é o caso do Norges Bank!penso que será mais fácil quebrar a barreira dos 0,20 do que a dos 0,169 novamente!Por um lado tens a AT que mostra tendência descendente,por outro lado tens a movimentação toda a volta como já referi que também é muito relevante.
... essa "movimentação toda" de que falas é apenas querer acreditar que se está agarrado a uma tábua de salvação. Olha que estás perto demais para perceber o que é, eu aqui de longe vejo-te agarrado a isto...
Não percebo esta reação!Estás rebater minhas opiniões pelo facto de estares a shortar no BCP!ve-se logo!cuidado com o que afirmas pois se realmente estiveres short mais tens tu a perder!Esta tua reacção é um sinal de medo de que a minha opinião na verdade pode ser mais verdade do que uma mera opinião!
Quando falei em fantasmas, não tinha percebido que eu também éra um![]()
Pois se calhar deves ser destes que não tem um "tusto"!para garantir um short!desculpe devo ter me enganado

olivervilmar Escreveu:carrancho Escreveu:No dia 10...olivervilmar Escreveu:Aurio.
Quando falei em fantasmas, não tinha percebido que eu também éra um

Abraço,
Carrancho
Carrancho
carrancho Escreveu:No dia 10...olivervilmar Escreveu:Aurio.

No dia 10...
olivervilmar Escreveu:Aurio.
- Anexos
-
- bigorna.jpg (14.7 KiB) Visualizado 3448 vezes
Abraço,
Carrancho
Carrancho
carrancho Escreveu:O volume tem vindo a diminuir cada dia!e a cotação a manter-se nos 0,17?Será que a Marshall Wace tem vindo gradualmente a diminuir a exposição a descoberto?Geralmente quando fazem estas comunicações ao regulador?Tem de o fazer logo no dia em que diminuem a exposição ou não são obrigados a fazerem isso logo na altura?Alguém saber dizer me isto?
Deixa lá a Marshall Wace que não interessa para nada.
Olha para o que está a acontecer e esquece os fantasmas porque por mais que procures, as respostas que eventualmente venhas a encontrar vão já ser passado.
Mesmo que se aguente, penso que o peso do BCP no psi20 vai cair gradualmente, provávelmente perdendo ainda muito mais valor e acabando por ser uma cotada completamente desinteressante para os investidores, por muito tempo.
Hoje mais dois record´s, minimo histórico absoluto e minimo histórico em fecho semanal.
Pois mas mesmo assim fechou nos 0,17 outra vez!e não tenho visto tanta força para derrubar a cotação como via antes!O mínimo histórico de fecho continua fixado nos 0,17!mesmo assim houve poucos negócios nos 0,167/0,168 tendo se acumulado mais nos 0,169/0,17!Poderá estar se a criar um suporte nos 0,17?o mercado em geral tem demonstrado pontos de inflecção e mesmo com o diz e não diz dos últimos dias os mercados já não tem reagido em queda como a 2 semanas atrás!
O volume tem vindo a diminuir cada dia!e a cotação a manter-se nos 0,17?Será que a Marshall Wace tem vindo gradualmente a diminuir a exposição a descoberto?Geralmente quando fazem estas comunicações ao regulador?Tem de o fazer logo no dia em que diminuem a exposição ou não são obrigados a fazerem isso logo na altura?Alguém saber dizer me isto?
Deixa lá a Marshall Wace que não interessa para nada.
Olha para o que está a acontecer e esquece os fantasmas porque por mais que procures, as respostas que eventualmente venhas a encontrar vão já ser passado.
Mesmo que se aguente, penso que o peso do BCP no psi20 vai cair gradualmente, provávelmente perdendo ainda muito mais valor e acabando por ser uma cotada completamente desinteressante para os investidores, por muito tempo.
Hoje mais dois record´s, minimo histórico absoluto e minimo histórico em fecho semanal.
Abraço,
Carrancho
Carrancho
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, Bar38, Google [Bot], m-m, malakas, OCTAMA, Olhar Leonino, PAULOJOAO, Phil2014, PiFer, Rafael Abreu, Shimazaki_2 e 182 visitantes