Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por cesar1967 » 16/10/2011 15:18

Boas,
Na minha modesta opinião, a situação vai melhorar...
Porque tem de melhorar!!!
As entidades mundiais, como já se viu antes, demoram a responder mas, quando apertadas, respondem... E vão faze-lo novamente...
O que eu quero dizer com isto é que, em termos de bolsa, os mercados vão continuar a subir, recuperando das recentes fortes quedas, precisamente porque vão aparecer, mais dia menos dia, soluções para os problemas... pese embora já devessem ter aparecido á semanas / meses...
Em Portugal e mais concretamente no que respeita ao BCP, acredito que a acção recupere... não para os 3 ou 4 € de anos atrás, mas para valores "respeitáveis"... Não acredito em falência do Banco, nem em interevenção / nacionalização do Estado... posso acreditar numa fusão com o BPi... Nada mais do que isso...
E acredito que os curtos e os compradores de acções a descoberto passem por um mau bocado... ou por momentos menos bons...
O BCP é o maior banco privado português. Pode ter neste momento muitos podres, internamente... Mas, se o estado pagasse o que deve, veriam o banco a limpar muitos desses podres e veriam a acção em valores mais reais - 0,50 € ou coisa do género.
Acredito que os próximos dias sejam decisivos!!!...

Registado: 6/10/2011 19:10

Shorts vs longs

por Jean Claude Trichet » 16/10/2011 14:20

A Marshall que se ponha a pau com as suas 35 milhões de acções vendidas a descoberto. Podem ganhar no máximo o capital investido (menos comissões). No entanto, não há um tecto para as perdas possíveis, se quando chegar a altura de as devolver for abrigada a comprá-las a preços muito superiores.

Apesar de improvável, é um senário que agrada a muitos dos participantes deste fórum. Os resultados do 3º trimestre serão publicados no dia 2 de novembro. É a data limite para saber quem investiu bem: os "shorts" ou os "longs". Até lá assistiremos a reuniões, cimeiras, G20, G2, e palpites mais ou menos disparatados a começar pelos do Durão Barroso, da Angela Merkel, do Sarko ou de mim próprio, o JCT.

Um abraço a todos! 8-)
Editado pela última vez por Jean Claude Trichet em 16/10/2011 21:12, num total de 1 vez.

Registado: 18/9/2011 10:50

Complementaridade

por Jean Claude Trichet » 16/10/2011 13:45

Ambas as afirmações são correctas. Parecem mas não são contraditórias. São antes complementares. Sistemas complexos têm com frequência vertentes que se completam apesar de à primeira vista parecer que se excluem.

Vejamos: se os créditos mal parados do BCP atingirem os 7,2 mil milhões de Euros (para facilitar as contas), 1 euro por acção, uma suposição que não se pode descartar, o valor real do título é - 1 euro. No entanto sendo o valor real -1, -10, -100 ou -1000 Euros, as acções nunca terão um valor negativo, ou seja < a 0,000.

Investidores do "long" nunca podem perder mais do que o capital investido, quando as acções atingem o zero, de lá não passam

Já os tipos dos "shorts" podem perder um valor ilimitado, muito superior ao capital investido. Por exemplo: compras 1.000.000 acções hoje a 17 cêntimos. As acções descem para 0.000 perdeste 170.000 Euros. Mas se vendes a descoberto 1.000.000 de acções à mesma cotação e elas sobem p.ex. para 1.17 (senário improvável) perdeste um Mega apesar do investimento inicial de apenas 170.000.

Re: BCP 0,000

por artista_ » 16/10/2011 12:15

Jean Claude Trichet Escreveu:A capitalização bolsista actual é 1,2 mil milhões de euros equivalente ao preço do Bank Millennium. Isto significa que o mercado descontou o valor do BCP, excluindo a unidade polaca, para o mínimo possível, 0,000 euros ou seja 0,000 euros por acção. Seria preciso fazer um stock split de 100.000/1 para se poder ver um valor > 0! 8-)

O mercado até pode achar que o BCP vale menos que zero, uma empresa falida tem mais passivos que activos, logo vale menos que zero. Os investidores atribuiem neste momento o valor de 0.17€ por título, isso inclui tudo o que o BCP tem, incluíndo a posição na Polónia!

Estou apenas a dizer que é isto que devemos pensar, não estou a dizer que o BCP em portugal tem valor negativo ou positivo, não faço amínima idéia nem sequer tento saber, não vale a pena... mas é errado pensar que o mínimo que uma determinada participação pode valer é zero, pode valer menos que isso!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por cesar1967 » 16/10/2011 12:07

Alguém me pode informar se está prevista alguma data para a venda do Banco na Polónia? Obrigado...

BCP 0,000

por Jean Claude Trichet » 16/10/2011 10:26

A capitalização bolsista actual é 1,2 mil milhões de euros equivalente ao preço do Bank Millennium. Isto significa que o mercado descontou o valor do BCP, excluindo a unidade polaca, para o mínimo possível, 0,000 euros ou seja 0,000 euros por acção. Seria preciso fazer um inverse stock split de 100.000/1 para se poder ver um valor > 0! 8-)
Editado pela última vez por Jean Claude Trichet em 16/10/2011 21:08, num total de 1 vez.

Re: BCP = Enron?

por ninja1200 » 16/10/2011 2:51

Jean Claude Trichet Escreveu:A Enron que chegou a cotar mais de 100 USD agonizou em valores próximos de 1 dollar, depois em alguns cêntimos antes da estucada final. A evolução do BCP parece, como no caso da Enron, esconder segredos evidentes apenas para alguns investidores. Acho estranho o silêncio dos principais accionistas (à excepção de Joe Berardo) e sobretudo a falta de estratégia do CEO Carlos Jorge Ramalho Santos Ferreira. Fica-se com a impressão que as cartas não estão todas na mesa. Transparência é uma noção que não deve fazer parte do seu vocabulário. Uma simples fusão com o BPI faria disparar as cotações de ambos pelo menos 30% (5 cêntimos no caso do BCP). Parece haver problemas que desconhecemos e soluções que a board do BCP não tem capacidade para encontrar. Resta uma consolação: do zero não passam. 8-)

Bastava só que existisse um reverse stock split de 10 para 1 e lá ganharia outro fôlego em direcção ao zero. ;)

Registado: 29/11/2007 11:03

BCP = Enron?

por Jean Claude Trichet » 15/10/2011 22:40

A Enron que chegou a cotar mais de 100 USD agonizou em valores próximos de 1 dollar, depois em alguns cêntimos antes da estucada final. A evolução do BCP parece, como no caso da Enron, esconder segredos evidentes apenas para alguns investidores. Acho estranho o silêncio dos principais accionistas (à excepção de Joe Berardo) e sobretudo a falta de estratégia do CEO Carlos Jorge Ramalho Santos Ferreira. Fica-se com a impressão que as cartas não estão todas na mesa. Transparência é uma noção que não deve fazer parte do seu vocabulário. Uma simples fusão com o BPI faria disparar as cotações de ambos pelo menos 30% (5 cêntimos no caso do BCP). Parece haver problemas que desconhecemos e soluções que a board do BCP não tem capacidade para encontrar. Resta uma consolação: do zero não passam. 8-)

por hallo » 15/10/2011 1:42

Marco Martins Escreveu:
Marco Martins Escreveu:Vamos ver como correrá esta próxima semana... pela movimentação e insatisfação social, parece-me que haverão fortes manifestações e as referências mais sonantes dos causadores da crise poderão ser penalizados, como sejam as instituições bancárias.

Parece-me que após o primeiro ataque a uma agência, surjam bastantes mais...

Associado a estes possíveis conflitos, se a banca não começar a dar mostras de recuperação antes do final do ano, então acredito que assistiremos à falência de algum banco.

Motivo:
- para o ano preve-se o maior impacto de toda a austeridade e como tal todo um conjunto de falências e incumprimentos irão igual
mente disparar o que terá um impacto directo no crédito mal parados dos bancos.

Alguém sabe os valores de crédito mal parado dos bancos portugueses?[/

Boa noite, imagine que o credito mal parado andará perto de 10% do valor da divida ao estado! De quiser saber os valores estatísticos correctos deverá consultar o Banco de Portugal.

Agora imaginemos que a divida do estado á banca é 50 biliões de euros e por consequência o valor do credito mal parado na banca 5 mil milhões ! Porque afirmou que os verdadeiros responsáveis são a banca? Qual é a sua base de sustentação?

Relativamente á austeridade do novo orçamento de estado, acredito que algumas famílias tenham mais dificuldades em pagar empréstimos!

Agora no que toca a falências porque acha que tem mais impacto no credito mal parado do estado, em vez de na economia? Os bancos atê são dos mais previligiados nos casos de falências.

A empresa entra em falencia é nomeado um liquidatário judicial pelo estado, contas, bens, tudo fica sujeito aos procedimentos previstos na lei , é feito leilão e venda de bens, e é pago aos credores se houver dinheiro. Normalmente a banca nos empréstimos tem sempre garantias e defende-se muito bem!

Agora o que me preocupa é o estado não pagar as suas dividas, que no caso da banca portuguesa resolveria 80% do problemas verificados na banca e na economia!

Se um dos bancos grades portugueses falir o pais tem de falir muito primeiro!

Coma os melhores cumprimentos
Hallo

Registado: 12/10/2011 2:12

por cesar1967 » 14/10/2011 21:11

Intesa reitera interesse no Bank Millennium e pode apresentar proposta
14 Outubro 2011 | 13:23
Diogo Cavaleiro - diogocavaleiro@negocios.pt
O CEO do banco italiano afirmou que, depois de analisar a operação, poderá vir a avançar com uma oferta sobre a unidade polaca do BCP.
O Intesa Sanpaolo continua a “olhar para” o Bank Millennium, unidade polaca do BCP, afirmou o administrador executivo do banco italiano, Corrado Passera, de acordo com a agência Bloomberg.
A instituição financeira de Itália reitera, assim, o interesse na subsidiária na Polónia do BCP, numa altura em que o processo para a sua venda está já mais avançado, dois meses e meio depois de ter sido avançada a possibilidade de alienação.
Contudo, só depois de concluir a análise à operação é que o Intesa vai decidir se lança ou não uma oferta sobre o Bank Millennium, indicou Passera, citado pela Bloomberg.
A 19 de Setembro, o banco liderado por Carlos dos Santos Ferreira confirmou a recepção de três propostas oficiais para a compra do seu negócio na Polónia que, segundo a Reuters, eram do francês BNP Paribas e dos polacos Bank Pekao e o PKO Bank. Adiantou, nessa data, que outros bancos tinham avançado também com manifestações verbais de interesse, sendo que o Intesa era um dos que eram indicados pelas agência noticiosa.
O Bank Millennium é o sexto maior banco do país de Leste em activos, contando com mais de 450 sucursais e 1,5 milhões de clientes.
O BCP anunciou que poderia vir a vendê-lo a 27 de Julho, quando dilvugou a nova estratégia, que incluía a possibilidade de desfazer-se da participação maioritária que tem nas unidades na Polónia e na Grécia.
Na bolsa de Varsóvia, o Bank Millennium avança 1,58% para 4,5 zlotys, depois de ontem ter recuado. Por sua vez, o BCP mantém-se inalterado nos 0,17 euros na praça de Lisboa.

por Marco Martins » 14/10/2011 21:05

Marco Martins Escreveu:Vamos ver como correrá esta próxima semana... pela movimentação e insatisfação social, parece-me que haverão fortes manifestações e as referências mais sonantes dos causadores da crise poderão ser penalizados, como sejam as instituições bancárias.

Parece-me que após o primeiro ataque a uma agência, surjam bastantes mais...

Associado a estes possíveis conflitos, se a banca não começar a dar mostras de recuperação antes do final do ano, então acredito que assistiremos à falência de algum banco.

Motivo:
- para o ano preve-se o maior impacto de toda a austeridade e como tal todo um conjunto de falências e incumprimentos irão igualmente disparar o que terá um impacto directo no crédito mal parados dos bancos.

Alguém sabe os valores de crédito mal parado dos bancos portugueses?

Registado: 7/4/2007 17:13

por AurioI » 14/10/2011 19:51

Passada uma semana o plano continua,
mas nenhuma entrada se verificou.
Fica o grafico.
Anexos
bcp2.jpg
bcp2.jpg (86.77 KiB) Visualizado 3129 vezes

Registado: 17/3/2009 20:38

por AurioI » 14/10/2011 19:47

AurioI Escreveu:Olá a todos,cá vai um gráfico que irá sendo
atualizado se me for possivel com a descrição
dos acontecimentos dos possiveis trades.

Conta 10.000€
Perca máxima 2% = 200€

Vou investir 2000€ com stop loss de 10% = 200€.
Anexos
bbccpp.jpg
bbccpp.jpg (102.56 KiB) Visualizado 3139 vezes

Registado: 17/3/2009 20:38

por francisco lopes » 14/10/2011 18:10

CARRANCHO axo que essa conversa ja esta a um nivel baixo demais e nao tens necessidade de te envolveres com pesseoas dessa indole pois tu es m dos consagrados users deste forum

Registado: 31/1/2008 10:55

por Ulisses Pereira » 14/10/2011 18:10

Oliver, depois de inúmeros posts teus apagados, de inúmeras mensagens de aviso e de um constante desrespeito às regras do fórum, és banido do fórum.

Lamento mas nunca quiseste perceber as regras e os limites do fórum.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por jlavra » 14/10/2011 18:09

olivervilmar Escreveu:
carrancho Escreveu:
olivervilmar Escreveu:
carrancho Escreveu:No dia 10...

olivervilmar Escreveu:Aurio.
Com a expectativa em torno de uma solução concreta para a crise da zona do euro,com a diminuição da exposição de grandes shorts ao BCP,pelo contrário grandes longos estão a entrar como é o caso do Norges Bank!penso que será mais fácil quebrar a barreira dos 0,20 do que a dos 0,169 novamente!Por um lado tens a AT que mostra tendência descendente,por outro lado tens a movimentação toda a volta como já referi que também é muito relevante.

... essa "movimentação toda" de que falas é apenas querer acreditar que se está agarrado a uma tábua de salvação. Olha que estás perto demais para perceber o que é, eu aqui de longe vejo-te agarrado a isto...

Não percebo esta reação!Estás rebater minhas opiniões pelo facto de estares a shortar no BCP!ve-se logo!cuidado com o que afirmas pois se realmente estiveres short mais tens tu a perder!Esta tua reacção é um sinal de medo de que a minha opinião na verdade pode ser mais verdade do que uma mera opinião! :wink:

Quando falei em fantasmas, não tinha percebido que eu também éra um :oh:

Acredites ou não... eu NUNCA SHORTEI NADA!!!

Com essa perspicácia toda... isso deve ser mesmo uma bigorna!!! :wink:

Pois se calhar deves ser destes que não tem um "tusto"!para garantir um short!desculpe devo ter me enganado :mrgreen:

Oliver estás a baixar muito o nível...assim isto deixa de ter interesse...

Registado: 29/9/2011 15:02

por olivervilmar » 14/10/2011 18:08

carrancho Escreveu:
olivervilmar Escreveu:Deixa de estar!daqui a 1 ou 2 semanas falamos!e veremos quem vai estar agarrado a isto!Por exemplo se tu tropeças e cais do chão não passas!Pensa la nisso!e deixa de ser mal criado :lol:

Olha lá... onde é que fui mal criado?

Contigo acabou se a conversa aqui!já não respondo mais posts teus!tchau :mrgreen:

Registado: 29/11/2007 11:20

por carrancho » 14/10/2011 18:07

olivervilmar Escreveu:Deixa de estar!daqui a 1 ou 2 semanas falamos!e veremos quem vai estar agarrado a isto!Por exemplo se tu tropeças e cais do chão não passas!Pensa la nisso!e deixa de ser mal criado :lol:

Olha lá... onde é que fui mal criado?
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por olivervilmar » 14/10/2011 18:06

carrancho Escreveu:
olivervilmar Escreveu:

Com a expectativa em torno de uma solução concreta para a crise da zona do euro,com a diminuição da exposição de grandes shorts ao BCP,pelo contrário grandes longos estão a entrar como é o caso do Norges Bank!penso que será mais fácil quebrar a barreira dos 0,20 do que a dos 0,169 novamente!Por um lado tens a AT que mostra tendência descendente,por outro lado tens a movimentação toda a volta como já referi que também é muito relevante.

... essa "movimentação toda" de que falas é apenas querer acreditar que se está agarrado a uma tábua de salvação. Olha que estás perto demais para perceber o que é, eu aqui de longe vejo-te agarrado a isto...

Não percebo esta reação!Estás rebater minhas opiniões pelo facto de estares a shortar no BCP!ve-se logo!cuidado com o que afirmas pois se realmente estiveres short mais tens tu a perder!Esta tua reacção é um sinal de medo de que a minha opinião na verdade pode ser mais verdade do que uma mera opinião! :wink:

Pois se calhar deves ser destes que não tem um "tusto"!para garantir um short!desculpe devo ter me enganado :mrgreen:

por carrancho » 14/10/2011 17:52

olivervilmar Escreveu:

Abraço,
Carrancho

por olivervilmar » 14/10/2011 17:49

Deixa de estar!daqui a 1 ou 2 semanas falamos!e veremos quem vai estar agarrado a isto!Por exemplo se tu tropeças e cais do chão não passas!Pensa la nisso!e deixa de ser mal criado :lol:

por olivervilmar » 14/10/2011 17:46

por carrancho » 14/10/2011 17:36

No dia 10...

Anexos
bigorna.jpg
bigorna.jpg (14.7 KiB) Visualizado 3450 vezes
Abraço,
Carrancho

por olivervilmar » 14/10/2011 17:33

carrancho Escreveu:
O volume tem vindo a diminuir cada dia!e a cotação a manter-se nos 0,17?Será que a Marshall Wace tem vindo gradualmente a diminuir a exposição a descoberto?Geralmente quando fazem estas comunicações ao regulador?Tem de o fazer logo no dia em que diminuem a exposição ou não são obrigados a fazerem isso logo na altura?Alguém saber dizer me isto?

Deixa lá a Marshall Wace que não interessa para nada.

Olha para o que está a acontecer e esquece os fantasmas porque por mais que procures, as respostas que eventualmente venhas a encontrar vão já ser passado.

Mesmo que se aguente, penso que o peso do BCP no psi20 vai cair gradualmente, provávelmente perdendo ainda muito mais valor e acabando por ser uma cotada completamente desinteressante para os investidores, por muito tempo.

Hoje mais dois record´s, minimo histórico absoluto e minimo histórico em fecho semanal.

Pois mas mesmo assim fechou nos 0,17 outra vez!e não tenho visto tanta força para derrubar a cotação como via antes!O mínimo histórico de fecho continua fixado nos 0,17!mesmo assim houve poucos negócios nos 0,167/0,168 tendo se acumulado mais nos 0,169/0,17!Poderá estar se a criar um suporte nos 0,17?o mercado em geral tem demonstrado pontos de inflecção e mesmo com o diz e não diz dos últimos dias os mercados já não tem reagido em queda como a 2 semanas atrás!

por carrancho » 14/10/2011 17:20

O volume tem vindo a diminuir cada dia!e a cotação a manter-se nos 0,17?Será que a Marshall Wace tem vindo gradualmente a diminuir a exposição a descoberto?Geralmente quando fazem estas comunicações ao regulador?Tem de o fazer logo no dia em que diminuem a exposição ou não são obrigados a fazerem isso logo na altura?Alguém saber dizer me isto?

Deixa lá a Marshall Wace que não interessa para nada.

Olha para o que está a acontecer e esquece os fantasmas porque por mais que procures, as respostas que eventualmente venhas a encontrar vão já ser passado.

Mesmo que se aguente, penso que o peso do BCP no psi20 vai cair gradualmente, provávelmente perdendo ainda muito mais valor e acabando por ser uma cotada completamente desinteressante para os investidores, por muito tempo.

Hoje mais dois record´s, minimo histórico absoluto e minimo histórico em fecho semanal.
Abraço,
Carrancho

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Jonas74, PAULOJOAO, Phil2014, PMP69, Shimazaki_2, trilhos2006, Àlvaro e 259 visitantes