Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sr. Marco ou Sr. Ulisses

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por CAP » 20/10/2003 21:11

Marco Antonio,
Percebi perfeitamente o que diz no que refere à análise técnica... e à complexidade inerente...
Eu devia estar, efectivamente, com mais atenção, pois notícias e rumores nada têm a ver com a referida análise...
As minhas desculpas...
Aguardo pelo seu desenvolvimento, nomeadamente no que se refere à "junção" dos títulos referidos...
Um abraço,
CAP

Registado: 23/11/2002 16:01

por MarcoAntonio » 20/10/2003 21:05

CAP Escreveu:Caro Marco Antonio,
A cotação da Sonae SGPS (que, como sabe, neste momento me interessa muito, devido a forte investimento) está correlacionado com a cotação da Portucel... ou não? E em que direcção? Quando uma sobe... sobe a outra... ou quando sobe uma... desce a outra?
Já agora, em termos técnicos, estamos de acordo... mas estamos a falar de uma acção que neste momento está em cima de um "barril de pólvora", ou seja, qualqueu notícia a faz "abanar". O que espera, realmente, que aconteça com toda a novela que estamos a viver? E, com a realização da assembleia geral da Portucel? E com a notícia vinda hoje a público de que a privatização da Portucel tinha ou virá a ter um cariz político?
Tantas perguntas... uma resposta que lhe peço: qual é a sua opinião do que vai efectivamente acontecer á cotação da SONAE SGPS?
Um abraço,
CAP

CAP, eu não me canso de referir que eu simplesmente ignoro notícias, rumores, fundamentais, price targets, recomendações, etc...

O meu objecto de trabalho é apenas o gráfico. Sublinho que entendo que são todas essas coisas que fazem mover o mercado. Não é a AT que faz mover o mercado... A AT é <i>shortcut</i> (atalho) que permite reunir tudo isso numa análise sem nos preocuparmos com os «como», «quem» e «porquê»... ficamo-nos pelo «quando» e o «onde». Todos esses aspectos que fazem mover os títulos acabam por se reflectir no gráfico de uma forma ou de outra. Ora, para mim (não quer dizer que o mesmo se aplica a todos os investidores) é-me mais fácil efectuar uma análise objectiva com base no gráfico do que com base naqueles outros aspectos. E não me limito a ignorá-los, faço questão de ignorá-los... pois temo a intereferência que a tentativa da interpretação das notícias pode ter na objectividade da análise (objectividade essa que é um desafio em si).

Quanto ao que eu penso que poderá acontecer à SON, creio que já deixei transparecer nestes últimos comentários. Depois de uma consolidação creio que ainda poderá ter um novo arranque (com menos momentum provavelmente) que vá testar a próxima resistência. Mas é uma mera possibilidade com base no conhecimento empírico dos comportamentos típicos.

No último update da semana passada tenho também assinalados os suportes que considero mais importantes e que deverão estar, em minha opinião, debaixo de olho.

Para finalizar e voltando à questão inicial, eu tenho a perfeita consciencia da falibilidade da AT (em certas ocasiões bastante falível até). No entanto, no global, é uma ferramenta de que não abdico pois até agora não encontrei método melhor (mais eficaz a detectar sinais e momentos de entrada e saída e/ou a determinar targets prováveis para os movimentos).

Ainda, em relação à relação entre a PTI e a SON, é sempre um exercício interessante. Daqui a pouco (assim que possível) vou construir um gráfico com os dois activos e colocá-lo aqui no Caldeirão e depois tiramos as conclusões em conjunto...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por CAP » 20/10/2003 20:50

Caro Marco Antonio,
A cotação da Sonae SGPS (que, como sabe, neste momento me interessa muito, devido a forte investimento) está correlacionado com a cotação da Portucel... ou não? E em que direcção? Quando uma sobe... sobe a outra... ou quando sobe uma... desce a outra?
Já agora, em termos técnicos, estamos de acordo... mas estamos a falar de uma acção que neste momento está em cima de um "barril de pólvora", ou seja, qualqueu notícia a faz "abanar". O que espera, realmente, que aconteça com toda a novela que estamos a viver? E, com a realização da assembleia geral da Portucel? E com a notícia vinda hoje a público de que a privatização da Portucel tinha ou virá a ter um cariz político?
Tantas perguntas... uma resposta que lhe peço: qual é a sua opinião do que vai efectivamente acontecer á cotação da SONAE SGPS?
Um abraço,
CAP

Registado: 23/11/2002 16:01

por Abel » 20/10/2003 20:50

Obrigado pela disponibilidade.
Abel

por MarcoAntonio » 20/10/2003 20:33

Creio que não há muito a dizer sobre a SON neste momento. Depois de um movimento verdadeiramente explosivo, o título encontra-se a consolidar com quebra na volatilidade e nos volumes...

Tudo perfeitamente normal nas actuais circunstâncias. Penso que depois de uma correcção técnica, a SON poderá ir ainda testar os 0.69/0.70€...

A meu último <i>update</i> penso que ainda está actualizado. Deixo o link: http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... 5&start=25
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Sr. Marco ou Sr. Ulisses

por Abel » 20/10/2003 20:21

Agradecia, se possível um breve comentário ao comportamento de hoje da sonae sgps.

Obrigado.
Abel

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], trilhos2006 e 301 visitantes