Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Dúvidas IRS 2011

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Placebo » 14/4/2011 22:36

Correcto Laomil, estou a falar somente de entrega do irs por internet.

cps

Registado: 29/9/2008 14:47

por LOAMIL » 14/4/2011 19:38

Placebo Escreveu:Boa Tarde pmpcpinto,

Sim, pelo menos em 2009 a declaração de IRS tinha limite de linhas para pôr as mais-menos valias bolsistas. E sim, podes agregar dentro das linhas existentes da forma que mais te der jeito. Se o fisco tiver dúvidas, o que dúvido, logo te contacta e levas os extractos que os bancos te fornecem e que somam o que reportaste na declaração e resolve-se a situação. Tive o mesmo problema e esta foi a sugestão da DGCI, pois estas declaração são feitas por informáticos e não por fiscalistas.... :wink:

Cps

Atenção que as listagens enviadas pelos bancos com as operações de compra e venda realizadas, devem ser entregues juntamente (se for em papel) com a declaração de IRS ou enviadas (se for for pela internet) pelos ctts, para a repartição de finanças da área do domicilio fiscal.

Um abraço
ml
"Sorte é o que acontece quando a preparação encontra a oportunidade."
Elmer Letterman"

Registado: 11/12/2007 13:34

por Placebo » 14/4/2011 18:23

Boa Tarde pmpcpinto,

Sim, pelo menos em 2009 a declaração de IRS tinha limite de linhas para pôr as mais-menos valias bolsistas. E sim, podes agregar dentro das linhas existentes da forma que mais te der jeito. Se o fisco tiver dúvidas, o que dúvido, logo te contacta e levas os extractos que os bancos te fornecem e que somam o que reportaste na declaração e resolve-se a situação. Tive o mesmo problema e esta foi a sugestão da DGCI, pois estas declaração são feitas por informáticos e não por fiscalistas.... :wink:

Cps

duvida despesas compra

por Zl4t4n » 14/4/2011 14:43

Se eu fizerer muitos negócios num ano, as únicas despesas que vou poder declarar são as despesas de venda? li num tópico aqui do caldeirão que poderíamos juntar as despesas de compra ao valor de aquisição, isto é verdade? Grato desde já pelas respostas

Registado: 31/5/2004 15:03

por Zezezinho » 13/4/2011 19:25

vitocosta, o valor de compra corresponde ao valor de compra do lote mais velho, portanto que compraste em primeiro lugar.

Registado: 30/6/2010 0:10

Duvida IRS-Anexo G

por vitcosta » 13/4/2011 19:13

Comprei 14000 acções SONI em 2009
(4000 de uma vez+4000+6000)

Mas dessas vendi 3000 em 2010.

Vou agora declarar essas 3000. Qual foi o valor de compra uma vez que comprei em quantidades distintas?
Faço a diferenças entre o que custaram as 14000 (compra) com as 11000 (que vendi em 2009). E esse valor passa a ser o valor de compra das 3000?

Obrigado,
Vitor

Registado: 29/11/2007 14:17

Re: pergunta sobre obrigações

por Automech » 11/4/2011 17:32

Dragão Escreveu:Boa tarde

vendi umas obrigações em 2010, com mais valias.
o Banco enviou doc. a evidenciar as mesmas.
Qual o tratamente deste "produto" em sede de iRS ?

Obg

São também valores mobiliários logo é igual às mais valias de acções. Anexo G na 2a fase.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

pergunta sobre obrigações

por Dragão » 11/4/2011 17:27

Boa tarde

vendi umas obrigações em 2010, com mais valias.
o Banco enviou doc. a evidenciar as mesmas.
Qual o tratamente deste "produto" em sede de iRS ?

Obg

Registado: 14/11/2007 23:23

por pmpcpinto » 11/4/2011 16:24

Tenho que descriminar todas as vendas de acções, ou posso agrupá-las por empresa?

O campo 8 do modelo G tem limite de linhas?

Pedro

Registado: 25/5/2009 10:34

por Placebo » 11/4/2011 12:51

<Meus amigos ó meu caso é o seguinte.
A minha mãe que já estava viúva faleceu no passado mês de Março, pergunto:

Como a minha mãe tinha 87 anos eu desde há muito que lhe faço o IRS, e este ano tenho de fazer o de 2010 á mesma, agora a minha duvida é se para o ano tenho de fazer o IRS, uma vez que só tem 3 meses?

Agradecia o favor de me esclarecerem.

O meus cumprimentos. >

Boa Tarde.
Sim, desde que tenha havido qualquer tipo de rendimento nesses 3 meses, pensões incluídas. Assim, também poderás incluir as respectivas despesas ocorridas para esse período de 3 meses.

Cumprimentos,

por zekinha1 » 10/4/2011 22:02

Ok, já entendi.

Pensei que funciona-se como os juros dos depósitos a prazo e como já tínhamos pago a retenção, não fosse necessário declarar.

Registado: 19/10/2010 13:30

por tonirai » 10/4/2011 21:04

zekinha1 Escreveu:1 - Sempre que se compra e venda acções tem que se declarar no final do ano?

Mais precisamente... sempre que se VENDE, sim.

zekinha1 Escreveu:2 - E se tiver tido apenas menos valias e quiser englobar é que tenho que avisar o banco da opção de englobamento, certo? (se não o fizer já não poderei englobar...)

Sim, exactamente (normalmente, costuma ser até ao fim do mês de Janeiro).

Registado: 19/4/2007 18:26

por zekinha1 » 10/4/2011 19:10

tonirai Escreveu:
zekinha1 Escreveu:Só poderá apresentar o anexo G se se tiver comunicado ao banco a intenção de englobamento, certo?

Não tem nada a ver - apresenta anexo G quem tem movimentos a declarar (com ou sem englobamento).

1 - Sempre que se compra e venda acções tem que se declarar no final do ano?

2 - E se tiver tido apenas menos valias e quiser englobar é que tenho que avisar o banco da opção de englobamento, certo? (se não o fizer já não poderei englobar...)

por JAPO » 10/4/2011 18:54

De facto, essa é a resposta lógica e aquela que eu penso correcta. De qualquer forma, nestas coisas é sempre
melhor confirmar com alguém ;)

Obrigado.

Registado: 11/7/2009 19:38

por tonirai » 10/4/2011 18:49

zekinha1 Escreveu:Só poderá apresentar o anexo G se se tiver comunicado ao banco a intenção de englobamento, certo?

Não tem nada a ver - apresenta anexo G quem tem movimentos a declarar (com ou sem englobamento).

JAPO Escreveu:Boa tarde,

A minha dúvida este ano relativamente à declaração de IRS é que, em 2010, apenas comprei posições longas e
ainda não as vendi.

Por não ter tido ainda qualquer rendimento com essas posições, devo entregar a declaração em Maio (omitindo a
compra das mesmas no Anexo G) ou terei de entrega-la em Maio, declarando apenas a compra dessas posições?

Obrigado.

E não vendeste nada em 2010, que tivesses comprado por exemplo em anos anteriores?
Se sim, declaras essas vendas;

Se não vendeste nada, não tens nada a declarar - só se declara quando se alienar as posições.

Registado: 19/4/2007 18:26

por JAPO » 10/4/2011 18:26

Boa tarde,

A minha dúvida este ano relativamente à declaração de IRS é que, em 2010, apenas comprei posições longas e
ainda não as vendi.

Por não ter tido ainda qualquer rendimento com essas posições, devo entregar a declaração em Maio (omitindo a
compra das mesmas no Anexo G) ou terei de entrega-la em Maio, declarando apenas a compra dessas posições?

Obrigado.

Registado: 11/7/2009 19:38

por zekinha1 » 10/4/2011 16:58

yabadoo Escreveu:
e-finance Escreveu:Quero preencher o IRS mas o anexo G não está disponível. Alguém sabe quando vai estar? Eu tive prejuízos, se não declarar nada relativo a bolsa posso ser penalizado?

Cumps.

O Anexo G é um anexo da 2ª fase. Via Internet só está disponível a partir de Maio

Só poderá apresentar o anexo G se se tiver comunicado ao banco a intenção de englobamento, certo?

Mais uma pergunta sobre o IRS

por buli » 10/4/2011 10:10

Meus amigos ó meu caso é o seguinte.
A minha mãe que já estava viúva faleceu no passado mês de Março, pergunto:

Como a minha mãe tinha 87 anos eu desde há muito que lhe faço o IRS, e este ano tenho de fazer o de 2010 á mesma, agora a minha duvida é se para o ano tenho de fazer o IRS, uma vez que só tem 3 meses?

Agradecia o favor de me esclarecerem.

O meus cumprimentos.

Registado: 13/11/2004 11:43

por e-finance » 9/4/2011 15:42

Obrigado pelas respostas yabadoo :)
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff

Registado: 20/8/2010 21:23

por yabadoo » 9/4/2011 15:40

e-finance Escreveu:
yabadoo Escreveu:
e-finance Escreveu:Quero preencher o IRS mas o anexo G não está disponível. Alguém sabe quando vai estar? Eu tive prejuízos, se não declarar nada relativo a bolsa posso ser penalizado?

Cumps.

O Anexo G é um anexo da 2ª fase. Via Internet só está disponível a partir de Maio

Isso quer dizer que só tenho de preencher a declaração de irs em maio ou que acrescento em maio esse anexo à declaração preenchida agora?

Cumps

Que preenches em Maio a declaração (via Internet).
Preencher agora e acrescentar depois um anexo G, não existe. Tinhas que fazer uma declaração de substituição.
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." (Fernando Pessoa)

Registado: 5/3/2010 17:06

por e-finance » 9/4/2011 15:33

yabadoo Escreveu:

Cumps.

Isso quer dizer que só tenho de preencher a declaração de irs em maio ou que acrescento em maio esse anexo à declaração preenchida agora?

Cumps
Turney Duff

por yabadoo » 9/4/2011 15:27

Cumps.

"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." (Fernando Pessoa)

Registado: 5/3/2010 17:06

por e-finance » 9/4/2011 15:14

Quero preencher o IRS mas o anexo G não está disponível. Alguém sabe quando vai estar? Eu tive prejuízos, se não declarar nada relativo a bolsa posso ser penalizado?

Cumps.
Turney Duff

por Krupper » 22/3/2011 13:25

Vou aproveitar este tópico para não criar um novo off-topic.

Tenho, também eu, uma dúvida relacionada com a declaração de IRS, um pouco mais genérica neste caso.

Se eu comprar uma casa para minha habitação própria permanente em regime de co-propriedade com uma pessoa que já tem uma casa de habitação própria permanente e no caso de fazermos declarações de IRS separadas, podemos deduzir as despesas com juros das duas casas (cada um deduz as despesas com juros da sua habitação própria permanente)?

Registado: 30/9/2010 13:54

Dúvidas IRS 2011

por jjrb » 20/3/2011 12:54

Boa gente tenho umas dúvidas que espero que me saibam elucidar. Estive a ver o prazo de entrega do irs 2011 e é este:

•1ª Fase – Março, para quem apenas auferiu rendimentos do trabalho dependente ou pensões;
•2ª Fase – Abril, sempre que tenham sido obtidos rendimentos de outra(s) natureza(s);
Entregas via internet:

•1ª Fase – Abril, para quem apenas auferiu rendimentos do trabalho dependente ou pensões;
•2ª Fase – Maio, sempre que tenham sido obtidos rendimentos de outra(s) natureza(s);

A minha dúvida é como negociei apenas turbo warrants em 2010, tenho que apresentar o anexo G. Então só posso entregar via net na segunda fase mesmo que tenha tido só menos valias?
E o valor das menos valias é colocado no campo 9 do anexo G em operações relativas a warrants autónomos?? ou em operaçoes relativas a instrumentos financeiros derivados? É que sao turbos, não sao os warrants normais lol. E dá para colocar as despesas de venda como nas acções? E se sim onde as coloco? É que só tem para colocar no campo 8 das acções... :(

Agradecia quem tivesse experiência já nestes campos me elucidasse.

Obrigado! :)

Registado: 29/11/2007 4:14

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, Heldroo, karaya75, OCTAMA, Pmart 1, Shimazaki_2, slbnnbobadela, Tiago2006, trilhos2006 e 205 visitantes