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Caldeirão da Bolsa

Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 8/4/2011 15:12

MarcoAntonio Escreveu:Se recuares umas páginas eu falo disso mais atrás.



Pocoyo, aqui fica um dos posts onde falo dele:


MarcoAntonio Escreveu:(...)

Tb uma actualização à informação de cima em relação à Volvo: a versão comercial será, anuncia a marca, uma V60 que alegadamente terá os tais 1.9L/100 de consumo. Terá 3 modos de funcionamento, algo na linha do que começa a ser a nova tendência nos Híbridos:

- Funcionamento como puro eléctrico, enquanto for possivel (leia-se, enquanto a carga das baterias se mantém acima de determinado nível); com carga completa poderá chegar a 50Km de autonomia no modo eléctrico puro;

- Funcionamento no modo híbrido, com o motor diesel a ser utilizado para a locomoção auxiliado pelo motor eléctrico num funcionamento idêntico aos actuais Prius ou Civic híbridos; a autonomia neste modo é da ordem dos 1200Km;

- Modo Power, supõe-se que para situações de exigência, combina os dois motores por forma a disponibilizar um total de 285CV, que permite por exemplo o veículo acelerar dos 0 aos 100Km/h em 6.9s!

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A Volvo planeia colocá-la no mercado lá para 2012...



Eu não acredito que o consumo real (em condições reais de normal utilização) vá ser aquele que a Volvo anuncia.

:lol:
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FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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por MarcoAntonio » 8/4/2011 15:08

pocoyo Escreveu:E porque é que não há hibridos a diesel?


Deverá surgir em breve no mercado um Volvo, como já referi. E concepts já apareceram alguns...

O problema é o custo de fabrico adicional: um híbrido já fica mais caro que um "simples" combustão interna e um híbrido diesel ainda fica mais caro que um híbrido gasolina. Isto retira-lhe potencial comercial, ainda para mais quando um "simples" diesel já é mais eficiente energeticamente que um "simples" gasolina.

Vamos ver a que preço vai surgir o Volvo, qual o desempenho, consumos, etc. Eles (a Volvo) prometem consumos fantásticos mas logo é que se vê...

Se recuares umas páginas eu falo disso mais atrás.
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por pocoyo » 8/4/2011 15:02

E porque é que não há hibridos a diesel?
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por Jolly Roger » 8/4/2011 14:49

Ok, acho que percebi a ideia. Obrigado Joao e Marco.

:wink:
..
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por MarcoAntonio » 8/4/2011 14:45

Jolly Roger Escreveu:Marco, uma última pergunta sobre o tema.

Um dos problemas dos eléctricos puros é a longevidade das baterias e o seu preço elevado.

As baterias usadas nos híbridos não sofrem do mesmo mal? Não são também elas caras, pesadas e de longevidade limitada?


Sim.

Mas são mais pequenas, têm muito menos capacidade.

Logo, inflacionam menos o preço e a prazo representarão um custo mais pequeno quando se esgotarem.

Acresce ainda que, dependendo da tipologia, a utilização/desgaste por quilómetro da bateria pode ser inferior. Isto é particularmente verdade para o Prius por exemplo mas não irá ser verdade para o Volt em princípio pois a utilização da bateria é maximizada.



Jolly Roger Escreveu:E se são, isso não coloca um híbrido com 200.000 kms numa dor de cabeça a curto prazo dada a necessidade de troca de baterias? Qual é a tua opinião sobre isso?


O Nissan LEAF por exemplo tem uma bateria de 24KWh de capacidade.

O Toyota Prius tem uma bateria de 1.3kWh, o Honda Insight tem uma bateria de 0.9kWh de capacidade.

Não tenho valores exactos mas, por estimativa uma bateria destas deve custar umas centenas de euros. Troca-la deve ser o correspondente a um jogo novo de pneus, talvez um pouco mais.

Eu julgo que a bateria se paga a ela própria em comparação com um automóvel a gasolina mas não se paga a ela própria em comparação com um diesel.

Para um europeu e como o híbrido não tem as ajudas fiscais que tem um eléctrico, o diesel é muito apetecível. O híbrido é atraente se se está a pensar adquirir um automóvel a gasolina.
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por joao bravo » 8/4/2011 14:37

No caso híbrido (que não seja Plug-in) os packs de baterias têm muito menos baterias (menos energia e menos autonomia eléctrica) quando comparado com um eléctrico puro.
É por isso muito mais barata a sua substituição no caso híbrido. A estratégia de controlo da utilização do pack de baterias, no caso híbrido, é baseada numa no nivelamento do estado de carga que a permite adicionalmente ter um tempo de vida maior que no caso do veiculo eléctrico puro (que está sujeita a cargas/discargas completas).
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por Jolly Roger » 8/4/2011 14:26

MarcoAntonio Escreveu:
Deixo as vendas até Março de alguns modelos:

Toyota Prius - 42779
Honda Insight - 6058
Lexus CT300h - 2199
Chevrolet Volt - 1210
Nissan Leaf - 432

Isto são alguns dos modelos mais expressivos naquele que é o maior mercado de Híbridos e Eléctricos, os Estados Unidos.


O Nissan LEAF é um puro eléctrico e deixo-o ali para comparação com o mercado dos híbridos.



Marco, uma última pergunta sobre o tema.

Um dos problemas dos eléctricos puros é a longevidade das baterias e o seu preço elevado.

As baterias usadas nos híbridos não sofrem do mesmo mal? Não são também elas caras, pesadas e de longevidade limitada?

E se são, isso não coloca um híbrido com 200.000 kms numa dor de cabeça a curto prazo dada a necessidade de troca de baterias? Qual é a tua opinião sobre isso?


Obrigado mais uma vez.


.
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por MarcoAntonio » 8/4/2011 2:58

AutoMech Escreveu:Isto é um carro electrico certo ? O consumo nos electricos continua a ser indicado assim ?


O Lexus CT200h é um híbrido com uma tipologia idêntica à do Toyota Prius (dai ter-lhe chamado o "prius de luxo").


Mas também vais encontrar "consumos equivalentes" para os puros eléctricos.

Por exemplo, nos Estados Unidos, o LEAF está homologado como tendo um consumo equivalente a 2.4L/100 (99MPGe, ou seja, equivalente a 99 milhas por galão).
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por Automech » 8/4/2011 2:56

MarcoAntonio Escreveu:Consumo médio anunciado de 3.8L/100


Isto é um carro electrico certo ? O consumo nos electricos continua a ser indicado assim ?
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por MarcoAntonio » 8/4/2011 2:36

Já agora, deixo esta peça sobre um utilizador que já conduziu o famigerado EV1 em tempos (de um amigo), que participou no programa do Mini E durante um ano e que presentemente tem um Prius e um Volt:

http://www.plugincars.com/experienced-e ... 06950.html

:lol:
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2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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por MarcoAntonio » 8/4/2011 2:16

Jolly Roger Escreveu:Já agora, permite-me uma pergunta Marco e desculpa se por acaso já mencionaste isso, mas eu percorri o tópico na diagonal e não o li na totalidade.

Dos vários hibridos quer os que já existem quer os que estão na forja, tens opinião formada sobre qual o mais vantajoso em termos de utilização normal?

Não pretendo saber uma marca e modelo específico, mas mais uma tipologia.

Obrigado.


.


É um bocado complicado dizê-lo neste momento. Até aqui o mercado dos híbridos era totalmente dominado pelos "híbridos em paralelo", com a Toyota à frente do campeonato.

Em termos de concepts, tem surgido muito coisa (muitas propostas) de "híbridos em série" a prometer consumos fantásticos.

Mas o único que chegou ao mercado até agora foi o Volt e está a acabar de chegar. Para já, tem consumos médios anunciados não muito diferentes do Prius (mas bem melhores que os restantes híbridos). Chega também ao mercado com um preço algo alto, o que tem de ser considerado também (porque reflecte custos de fabrico elevados).



Deixo as vendas até Março de alguns modelos:

Toyota Prius - 42779
Honda Insight - 6058
Lexus CT300h - 2199
Chevrolet Volt - 1210
Nissan Leaf - 432

Isto são alguns dos modelos mais expressivos naquele que é o maior mercado de Híbridos e Eléctricos, os Estados Unidos.


O Nissan LEAF é um puro eléctrico e deixo-o ali para comparação com o mercado dos híbridos.

O Chevrolet Volt funciona durante alguns quilometros como puro eléctrico, depois disso é um series hybrid (isto é, o motor de combustão interna nunca é utilizado para locomoção mas apenas para recarregar as baterias). Os restantes híbridos utilizam o motor de combustão interna para locomoção também e por enquanto é a tipologia que domina o mercado.

Eu não detenho nenhum híbrido e não posso dar uma opinião pessoal em termos de utilização prática. Mas os clientes quer dos Prius (já um mercado maduro) quer dos primeiros Volt de uma forma geral mostram-se satisfeitos, pelo que leio.
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2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
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por Jolly Roger » 8/4/2011 1:38

Já agora, permite-me uma pergunta Marco e desculpa se por acaso já mencionaste isso, mas eu percorri o tópico na diagonal e não o li na totalidade.

Dos vários hibridos quer os que já existem quer os que estão na forja, tens opinião formada sobre qual o mais vantajoso em termos de utilização normal?

Não pretendo saber uma marca e modelo específico, mas mais uma tipologia.

Obrigado.


.
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por MarcoAntonio » 8/4/2011 1:28

Ah, sim. É algo semelhante. Mas não é equivalente porque a volatilidade não é da mesma ordem de grandeza: quando os preços da gasolina estavam fixados por lei e os preços da matéria-prima começarm a tornar-se mais voláteis, aquilo começou a gerar uma instabilidade e incerteza nas receitas do Orçamento de Estado brutais e que se tornou incomportável, mesmo numa escala de tempo bem mais pequena.

E depois disso, ainda ter-se-ia tornado pior porque entretanto o petróleo nos anos seguintes ainda ficou mais volátil. Isso e as crescentes dificuldades orçamentais que entretanto surgiram e se agravaram, era uma questão de tempo até o Governo ter de andar a rever preços da Gasolina ao mês ou quase!


Digamos que dadas as características da evolução dos preços/custos da electricidade, ainda vai sendo viável manter, por exemplo, tarifas revistas anualmente.

Mas o problema de fundo e as distorções existem sim e são algo similares...
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por Jolly Roger » 8/4/2011 1:09

MarcoAntonio Escreveu:Equivale a congelar o preço da gasolina? Como assim?


No passado o preço dos combustiveis esteve congelado salvo erro durante cerca de 3 anos no governo do Guterres. Enquanto isso o petróleo e os produtos refinados seguiram o seu percurso nos mercados, isto é, subiram.

Como os custos dessa subida não foram reflectidos no consumidor durante o tempo em que o congelamento durou, eles refletiram-se no contribuinte. Não há outra forma.

O que descreves é semelhante, não é? Se os consumidores que usam carros eléctricos não pagam o custo efectivo desse consumo, o défice eléctrico que mencionas é atirado para cima do contribuinte. A electricidade não nasce nas árvores.

O que me espanta, é que isto para mim é tão evidente que não compreendo o que está na génese de uma política destas, a não ser o benefício dos fabricantes de carros eléctricos e o prejuizo dos contribuintes em geral. Isto só dura enquanto dura porque a prazo vai dar asneira. É um pouco como a história das SCUT - tomem lá agora que é de borla, mas uns anos depois desculpem lá qualquer coisinha, mas agora se querem vão ter de pagar.


.
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por MarcoAntonio » 8/4/2011 0:47

Jolly Roger Escreveu:
A prazo isto dá asneira. Equivale a o governo dizer que congela o preço da gasolina enquanto o petróleo sobe nos mercados. Já se fez no passado e depois quando deixou de ser possivel continuar a festa os combustiveis subiram bastante de uma vez só. (governo Guterres).

Como é que é possível que as pessoas aceitem isso é que me faz confusão.



Equivale a congelar o preço da gasolina? Como assim?
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por Jolly Roger » 7/4/2011 20:25

MarcoAntonio Escreveu:Do outro lado tens um condutor a meter 1 euro e qualquer coisa de electricidade numa bateria que custa muitos milhares de euros e que dura, talvez, uns 250 mil kilometros. Sendo que a electricidade está a ser cobrada abaixo do preço de custo, gerando déficit eléctrico que é suportado pelos contribuintes.

Objectivamente, é isto que se passa...


A prazo isto dá asneira. Equivale a o governo dizer que congela o preço da gasolina enquanto o petróleo sobe nos mercados. Já se fez no passado e depois quando deixou de ser possivel continuar a festa os combustiveis subiram bastante de uma vez só. (governo Guterres).

Como é que é possível que as pessoas aceitem isso é que me faz confusão.

.
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por Tridion » 7/4/2011 19:49

já o vi ao vivo....é feiiiiiiooooooo!
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por carf2007 » 7/4/2011 18:29

Ia colocar um post mas o Marco antecipou-se ...

Parece-me muito interessante.

http://www.lexus.pt/range/ct/ct-200h/de ... -data.aspx
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por MarcoAntonio » 7/4/2011 18:23

O "prius de luxo" já chegou:

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Preços de entrada a rondar os 31 mil euros.

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por Automech » 7/4/2011 11:32

migluso Escreveu:Obrigado ao Marco e ao Atomez pelos posts bastante informativos.


+1. Obrigado aos dois pela paciência em resumirem o que já tinha sido explicado. Sempre me poupou o tempo de andar a 'lamber' as páginas do tópico e fiquei com uma ideia geral da coisa. :wink:
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por migluso » 6/4/2011 20:52

Bem, aqui só se fala de impostos e de subsídios... Que horror...

Agora a sério, um imposto sobre a poluição faz todo o sentido para subsidiar investigação e desenvolvimento de tecnologias alternativas limpas.

Mas apenas para isto e nada mais. Aliás, este é um princípio que defendo. Que todo e qualquer imposto tenha uma finalidade definida e conhecida pelos contribuintes.

Obrigado ao Marco e ao Atomez pelos posts bastante informativos.

Cumps

P.S.
Atomez, a tua assinatura está brutal... 8-)
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por MarcoAntonio » 6/4/2011 19:30

Note-se que as empresas estão a produzir eléctricos com ajudas várias e com o braço amigo dos Estados. Estado esse que nos cobra em impostos (e de que maneira) para sustentar isso...

Não contabilizar isso é erro crasso!

A prazo, é plausível que a situação vá inverter. E eu não tenho nada contra um dia andarmos todos de automóvel eléctrico, entenda-se bem...
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por atomez » 6/4/2011 19:28

AutoMech Escreveu:A manutenção não é inferior nos veículos elétricos, compensando parcialmente o desgaste da bateria ?

É inferior sim porque mecanicamente é mais simples, mas o custo de manutenção é uma fração muito pequena do custo total, a diferença é insignificante.

O custo de amortização da bateria é muito maior.

As baterias li-ion, neste momento, custam cerca de 400€ /kWh, a bateria do Leaf custa portanto à volta de 12.000€ ... (IVA incluído)
Editado pela última vez por atomez em 6/4/2011 19:33, num total de 1 vez.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
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por MarcoAntonio » 6/4/2011 19:28

AutoMech Escreveu:A manutenção não é inferior nos veículos elétricos, compensando parcialmente o desgaste da bateria ?


Sim, compensa parcialmente. Poupas em óleo, filtros, etc e isso reduz parte da diferença sim.

Mas lê os meus posts todos porque as duas tecnologias não estão sequer no mesmo campeonato...

Tu metes 3 euros de gasolina e pagas outro tanto em impostos.

Na electricidade é o contrário, pagas menos do que ela custa e o resto está a ser suportado com os teus impostos.

Se desatarmos todos a andar de carro eléctrico, nem a subir para 30% o IVA chegava para cobrir...

:lol:
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por Automech » 6/4/2011 19:24

MarcoAntonio Escreveu:
Mas...

não é a forma correcta de medir o consumo porque existem outros gastos adicionais: a bateria tem custos (encarece o carro) e tem desgaste (um depósito de latão para armazenar gasolina/gasóleo não tem). Ora, a bateria custa tanto como o resto do automóvel todo!

Amortizados os custos associados à bateria, por kilómetro, acaba a sair mais caro!



A manutenção não é inferior nos veículos elétricos, compensando parcialmente o desgaste da bateria ?
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