Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
MarcoAntonio Escreveu:Não é um tema que me tenha interessado e também não fui ler o tópico todo, mas um amigo meu referiu-me um valor de consumo dos carros elétricos, em percurso citadino, de 1,30 euros por cada 100Kms.
Vocês que têm acompanhado o tema, isto está aproximado à realidade ?
Ainda e para completar o meu post anterior, recordo que um automóvel comparável a diesel, gasta uns 6 euros aos 100 mesmo aos preços actuais.
E que metade desses 6 euros são impostos!
Na verdade, um condutor só está a meter 3 euros de combustível para dentro de um depósito de latão que não se desgaste.
Do outro lado tens um condutor a meter 1 euro e qualquer coisa de electricidade numa bateria que custa muitos milhares de euros e que dura, talvez, uns 250 mil kilometros. Sendo que a electricidade está a ser cobrada abaixo do preço de custo, gerando déficit eléctrico que é suportado pelos contribuintes.
Objectivamente, é isto que se passa...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 6/4/2011 19:24, num total de 1 vez.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
AutoMech Escreveu:Não é um tema que me tenha interessado e também não fui ler o tópico todo, mas um amigo meu referiu-me um valor de consumo dos carros elétricos, em percurso citadino, de 1,30 euros por cada 100Kms.
Vocês que têm acompanhado o tema, isto está aproximado à realidade ?
Esse valor é plausível, sim.
No caso do Nissan Leaf tem uma bateria de 24 kWh que dá para 170 km, o kWh em tarifa bihorária à noite custa 0.0778 + 6% IVA = 0.0825€, portanto uma carga da bateria custa 2€ o que dá 1.176€ / 100 km
Para comparação, um carro a gasóleo a gastar 5 litros/100 custa 7.25€
Isto é válido nesta altura em que ainda não inventaram um imposto de circulação especial para carros elétricos ou outro qualquer para compensar a quebra de receitas nos impostos sobre combustíveis...
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
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AutoMech Escreveu:Não é um tema que me tenha interessado e também não fui ler o tópico todo, mas um amigo meu referiu-me um valor de consumo dos carros elétricos, em percurso citadino, de 1,30 euros por cada 100Kms.
Vocês que têm acompanhado o tema, isto está aproximado à realidade ?
Sim, está.
Em consumo estrito (isto é, o gasto na conta de electricidade) é dessa ordem de grandeza sim.
Mas...
não é a forma correcta de medir o consumo porque existem outros gastos adicionais: a bateria tem custos (encarece o carro) e tem desgaste (um depósito de latão para armazenar gasolina/gasóleo não tem). Ora, a bateria custa tanto como o resto do automóvel todo!
Amortizados os custos associados à bateria, por kilómetro, acaba a sair mais caro!
Ainda, convém notar que mesmo na conta da electricidade metade da diferença é impostos. A prazo, com toda a probabilidade, isso vai-se alterar. Já o alerto há muito e inclusivamente ainda há dias começaram a surgir as notícias de proposta de taxação específica para os eléctricos nos Estados Unidos. É inevitável, é uma questão de tempo...
Portanto, na óptica do utilizador: só sai mais barato fazendo mal as contas (ie, só contabilizando uma parte dos custos, a parte da conta da EDP); numa óptica nacional: gera um prejuízo ainda maior porque em termos económicos, de balança comercial, etc os impostos têm de ser tirados fora das contas e é aí que está uma grande parte daquele diferencial.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 6/4/2011 19:17, num total de 1 vez.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
AutoMech Escreveu:Vocês que têm acompanhado o tema, isto está aproximado à realidade ?
Não faço a mais pequena ideia AM... Também não acompanho o sector nem a evolução tecnológica. Apenas achei interessante postar uma análise de um blogue que sigo.
Mas também eu fiquei curioso por saber a resposta à tua questão...
SL

"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
Não é um tema que me tenha interessado e também não fui ler o tópico todo, mas um amigo meu referiu-me um valor de consumo dos carros elétricos, em percurso citadino, de 1,30 euros por cada 100Kms.
Vocês que têm acompanhado o tema, isto está aproximado à realidade ?
Vocês que têm acompanhado o tema, isto está aproximado à realidade ?
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Um artigo com dados interessantes de uma experiência de dois anos ao volante do Mini E:
Artigo completo aqui:
http://www.plugincars.com/mini-e-going- ... 07004.html
O quadro mostra a autonomia média (em milhas) em função a temperatura e para o primeiro e segundo ano.
Mini E Going Strong After 1,000 Recharges
One of the cool things about being in the Mini E trial lease program is that I can basically do what I want with the car. When the program ends this fall, I just hand back the keys and I’m not liable for anything. That’s allowed me to do things with the car that I wouldn’t necessarily do if I owned it, like: frequent deep discharges; driving it when the battery temperature was extremely high; racking up 54,000 miles in 22 months; and charging it constantly.
(...)
Artigo completo aqui:
http://www.plugincars.com/mini-e-going- ... 07004.html

O quadro mostra a autonomia média (em milhas) em função a temperatura e para o primeiro e segundo ano.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Sim, já passou por aqui. É uma teoria da conspiração e o documentário tem a qualidade típica e apresenta a parcialidade típico dos documentários feitos para promover uma teoria da conspiração.
A decisão de destruir os EV1 tem, na sua essência, uma explicação bem simples: o EV1 estava a dar um prejuízo tremendo.
Obrigado pelo alerta.
Como disse, não tive oportunidade de ver o documentário, mas como a fonte foi um blogue que aprecio muito e considero sério, decidi postar o vídeo...
cumps
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
migluso Escreveu:
Provavelmente já aqui foi postado (ainda não tive oportunidade de ver):
Sim, já passou por aqui. É uma teoria da conspiração e o documentário tem a qualidade típica e apresenta a parcialidade típico dos documentários feitos para promover uma teoria da conspiração.
A decisão de destruir os EV1 tem, na sua essência, uma explicação bem simples: o EV1 estava a dar um prejuízo tremendo.
Os conspiracionistas contra-argumentam que não foi dada a hipótese de compra aos locatários (o EV1 era alugado, não era vendido). Bom, isto não altera nada: os locatários quererem continuar com eles porque gostavam das condições anteriores (que geravam prejuízo à GM) é natural. Mas isto, em particular no mercado automóvel, não é vender e acabou!
É preciso continuar a produzir componentes, é preciso continuar a dar assistência, etc. E é preciso vender a um preço razoável para os custos que tinham e esse preço nada tinha que ver com o preço anterior que estava a dar um prejuízo enorme. A esse preço, os locatários já não quereriam comprar nada...
Para referência e para apenas umas centenas de automóveis, a GM gastou mais de 1 bilião (dos americanos) de dolares em poucos anos.
A opção de enterrar um projecto que era ele próprio um enterranço para a empresa (ou já se esqueceram do buraco financeiro onde se meteu a GM para o qual o EV1 deu uma ajuda) não é assim tão incompreensível e não é preciso recorrer a nenhuma teoria da conspiração para explicá-la...
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
One major difference between what Tesla is doing and what others like Nissan's leaf, GM's Volt and others are doing is rebuilding the car from scratch. Induction motors which don't use rare earth metals and are easier to cool are used in preference of direct drive, there is no backup power generation which obviates the need for any engine or fuel tank and most other parts are largely off the rack
Tesla seems to be doing a lot of clever things right now and may remake the auto industry - if only because all the majors cannot bring themselves to start off with a clean sheet of paper. For slightly more low beta way to play this theme it is probably better to just catch the trend in lithium miners and chemical producers as there is probably going to be a lot of competition between battery chemistries and the intermediate parts of the industry. One thing is for sure though - if this is the way it goes the whole internal combustion supply chain is going to get gutted faster than Blockbuster was by Netflix and Apple TV.
http://macro-man.blogspot.com/2011/04/m ... ction.html
Provavelmente já aqui foi postado (ainda não tive oportunidade de ver):
<iframe title="YouTube video player" width="640" height="390" src="http://www.youtube.com/embed/nsJAlrYjGz8" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
Um Rolls elétrico!
Bateria de 71 kWh ... autonomia de 200 km ... tempo de carga de 8 horas ... preço: $3 milhões!
É mesmo este que eu quero!
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Mares Escreveu:
15:42
|ACÇÕES - USA| Tesla Motors Inc (TSLA:xnas) sobem 20.79% para os $28.64 após a Morgan Stanley subir a sua recomendação de "equal weight" para "overweight".
gobulling
Sinceramente estou tentado, em entrar em TSLA, mas teria q fazer hedge ao USD. A gobulling funciona bem em forex e em ordens nos states? Qual a corretora q funciona melhor em forex e US Markets aqui do burgo? Entrar em ações cotadadas em usd sem hedge acho perigoso.
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- Registado: 28/4/2010 9:02
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Para que fique claro: o ganho de eficiência não é o mesmo em auto-estrada e (tendencialmente) velocidade cruzeiro e num percurso citadino, nem pouco mais ou menos.
Em percurso citadino o ganho de eficiência num eléctrico ou num híbrido mesmo é muito superior.
Portanto, não é o mesmo gastar a bateria na auto-estrada ou nos quarteirões de uma cidade...
Em percurso citadino o ganho de eficiência num eléctrico ou num híbrido mesmo é muito superior.
Portanto, não é o mesmo gastar a bateria na auto-estrada ou nos quarteirões de uma cidade...
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Automech, provavelmente é limitada (propositadamente). Trata-se de um híbrido e vai utilizar o modo "só eléctrico" em percursos pequenos e faz sentido que o faça preferencialmente nos percursos citadinos, onde não pode de qq das formas atingir velocidades muito elevadas.
Não faz sentido um híbrido em plena auto-estrada sem limite de velocidade (tipo autobahn) usar o modo eléctrico e circular a todo "electrão" (para não dizer "gás"): é um desperdício pois chegavas ao fim da recta sem bateria e depois, quando chegasses à cidade, onde essa bateria poderia ser útil e iria representar uma poupança tremenda... estava depleta.
É uma forma inteligente de forçar consumos mais racionais, modelando a forma como vais optar por um ou outro modo.
Não faz sentido um híbrido em plena auto-estrada sem limite de velocidade (tipo autobahn) usar o modo eléctrico e circular a todo "electrão" (para não dizer "gás"): é um desperdício pois chegavas ao fim da recta sem bateria e depois, quando chegasses à cidade, onde essa bateria poderia ser útil e iria representar uma poupança tremenda... estava depleta.
É uma forma inteligente de forçar consumos mais racionais, modelando a forma como vais optar por um ou outro modo.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
AutoMech Escreveu:uma velocidade máxima de 320 km/h, valor que desce para os 150 km/h quando impulsionado apenas pelos motores eléctricos.
Epá, assim perde a piada
Menos velocidade ---> menos aceleras ---> menos autuações ---> menos receitas das multas ---> menos receita do Estado ---> aumento do défice
Conclusão: quando chegarem os carros eléctricos, o IVA aumenta para 27% para equilibrar as contas públicas

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- Registado: 5/11/2002 12:21
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Há que ser criativo: a Volvo inventou um híbrido que não é híbrido mas que também não é um puro eléctrico!
Quer extender a autonomia da bateria?
Então use ethanol para aquecer-se...
http://www.plugincars.com/volvo-c30-ele ... 06987.html
Nota: o artigo contém algumas incorrecções no que diz respeito à eficiência, penso (o autor também deixa claro que não é propriamente um especialista).
Quer extender a autonomia da bateria?
Então use ethanol para aquecer-se...

Volvo C30 Electric Uses Ethanol For Passenger Cabin Heat
In a bit of an odd twist, Volvo has decided that their fully electric C30—set to be leased on a limited basis starting next year for a whopping $2,100 per month—will carry around a 3.8 gallon (14.5 liter) tank of ethanol.
This tank isn't for fueling a back up generator or a way to make a strange statement on what you are not burning by driving an electric car. Rather, according to Volvo the ethanol will be used to run the car's passenger cabin heater—which the company says "makes it possible to get comfortable heating in cold winter conditions without compromising the battery driving range."
The C30 electric can generate cabin heat with electricity as well. Volvo says that drivers of the C30 will be able to choose which kind of heating they want to use. "The driver can program and control the climate unit to suit the trip," said Lennart Stegland, director of Volvo Cars' Special Vehicles. "Ethanol is the default mode that is used when the battery capacity is needed for driving extend mobility to its maximum. However, on shorter distances electricity can be used to power the climate system."
Volvo is not clear on how the ethanol generates heat (burning? catalytic reaction?), but the effort seems a bit gimmicky given that electric resistance heating is probably a few times more efficient than burning ethanol to generate heat. A catalytic reaction of some sort could be more efficient, but I'm not a good enough chemist to know. Yes you could save yourself some range by not running the electric heater from the battery, but even in the coldest weather it will likely only be a difference of 10% range. Any engineers out there care to take a stab at this one?
Another issue: ethanol may be easy to come by in Sweden (?), but in the U.S. finding even E85 (85% ethanol/15% gasoline) is next to impossible. Volvo doesn't make it clear if the heater could be run off of gasoline too, but if it is tuned to work only with ethanol it could be a tricky sell.
The company also says the C30 is equipped with two more climate control systems besides the novel ethanol-powered cabin heat: a battery cooling/heating system, as well as water-cooled motor and power electronics. Volvo is currently testing all the heating and cooling systems in the frigid north of Sweden. "We must ensure that the C30 Electric performs as intended when driving, parking and charging in a variety of conditions, from normal to very cold or hot," said Stegland. "Northern Sweden is the perfect place to do sub-zero temperature testing."
http://www.plugincars.com/volvo-c30-ele ... 06987.html
Nota: o artigo contém algumas incorrecções no que diz respeito à eficiência, penso (o autor também deixa claro que não é propriamente um especialista).
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
E paciência...
Se a notícia está correcta, esperar mais de 3 anos pelo carro não é para qualquer um!

Se a notícia está correcta, esperar mais de 3 anos pelo carro não é para qualquer um!

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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
carf2007 Escreveu:Já podem encomendar o Híbrido da Porsche ...
http://www.gadgetsportugal.com/porsche- ... -30l100km/
Porreiroooo.
Agora só falta o dinheiro

Melhores cumprimentos,
Helder Magalhães
Helder Magalhães
Dado que o participante que abriu o tópico já não está activo há bastante tempo e o tópico é mantido por vários outros participantes há longo tempo com um debate relativamente alargado que o vai mantendo actual, parece-me relativamente bem mudar o título (uma vez que criar um novo parece-me fora de questão).
Que tal este?
Que tal este?
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Não é que eu tenha "alertado" poucas vezes...
Mas pronto, os políticos já começam a por a boca no trombone!
in http://www.plugincars.com/
Mas pronto, os políticos já começam a por a boca no trombone!
States Consider Taxing Electric Cars to Make Up For Lost Gas Tax Revenue
Politicians in at least three states are reportedly considering the creation of plug-in car taxes. The new fees would be intended to fill the budgetary void created by falling gas tax revenue as drivers gradually abandon oil for electric drive. But state governments may have difficulty convincing citizens that GPS monitoring of their driving habits doesn't infringe too far upon privacy.
in http://www.plugincars.com/
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2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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