Pedro Passos Coelho
Elias Escreveu:habanero04 Escreveu:Achas isso possivel de acontecer em Portugal? A lei eleitoral nunca vai ser alterada no sentido que tu e o Marco falam, pelo menos a mim parece-me que não, simplesmente porque isso não interessa aos partidos da tal partidocracia e da rotatividade de governação. Se são eles que fazem as leis, as quais são as que mais interessam ao seu grupo de interesses, então vão mudá-las para quê? Era bom, era! mas não me parece que seja coisa que eles queiram pôr em cima da mesa...
Acho improvável, mas nota que isto não tem nada a ver com a lei eleitoral.
Pronto! Tá bem! pensei uma coisa e escrevi outra...
MarcoAntonio Escreveu:Este é o último barómetro da intenção da Marktest:
http://www.marktest.com/wap/a/n/id~1725.aspx
Só de notar que este foi feito a 17 e 18, 21 a 23 de Fevereiro de 2011, ou seja há quase um mês. Entretanto já tivemos a apresentação do PEC4 e estas trapalhadas e guerras todas.
Não me surpreenderia que o Expresso encomendasse uma sondagem para publicar já esta semana. Tinha curiosidade para ver a posição atual.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Desabafo
Este homem vai ter o meu voto e de toda a minha família.
Temo que com este só as moscas mudam e quem se lixa é o mexilhão. A meu ver podiam ter se abstido na votação do PEC IV com a condição que depois da reunião de Bruxelas, e de uma alternativa credível com medidas que fossem viáveis, o governo se demitiria. A questão que fica é: E agora?
- Registado: 29/11/2007 9:40
habanero04 Escreveu:Achas isso possivel de acontecer em Portugal? A lei eleitoral nunca vai ser alterada no sentido que tu e o Marco falam, pelo menos a mim parece-me que não, simplesmente porque isso não interessa aos partidos da tal partidocracia e da rotatividade de governação. Se são eles que fazem as leis, as quais são as que mais interessam ao seu grupo de interesses, então vão mudá-las para quê? Era bom, era! mas não me parece que seja coisa que eles queiram pôr em cima da mesa...
Acho improvável, mas nota que isto não tem nada a ver com a lei eleitoral.
- Registado: 5/11/2002 12:21
Elias Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:Atomez Escreveu:Mas os elementos (deputados) do legislativo (assembleia) são nomeados pelos partidos... na prática o que temos é uma partidocracia.
Gosto do termo, que é bem cunhado...
Acho que é uma boa descrição para este modelo a que estamos submetidos, que para mim é disfuncional no que aos interesses nacionais (económicos e sociais) diz respeito!
Precisamente. Eu sou da opinião (que já expressei noutros posts) que se devia acabar com a disciplina de voto e que os deputados pudessem agir em representação daqueles que o elegeram.
Achas isso possivel de acontecer em Portugal? A lei eleitoral nunca vai ser alterada no sentido que tu e o Marco falam, pelo menos a mim parece-me que não, simplesmente porque isso não interessa aos partidos da tal partidocracia e da rotatividade de governação. Se são eles que fazem as leis, as quais são as que mais interessam ao seu grupo de interesses, então vão mudá-las para quê? Era bom, era! mas não me parece que seja coisa que eles queiram pôr em cima da mesa...
MarcoAntonio Escreveu:Atomez Escreveu:Mas os elementos (deputados) do legislativo (assembleia) são nomeados pelos partidos... na prática o que temos é uma partidocracia.
Acho que é uma boa descrição para este modelo a que estamos submetidos, que para mim é disfuncional no que aos interesses nacionais (económicos e sociais) diz respeito!
Precisamente. Eu sou da opinião (que já expressei noutros posts) que se devia acabar com a disciplina de voto e que os deputados pudessem agir em representação daqueles que o elegeram.
Atomez Escreveu:Mas os elementos (deputados) do legislativo (assembleia) são nomeados pelos partidos... na prática o que temos é uma partidocracia.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
- Registado: 30/6/2008 20:42
Elias Escreveu:Na prática a assembleia da república, perante a qual o governo devia responder, é que faz o jogo do governo (o poder legislativo verga-se perante o poder executivo), sendo esta a principal razão pela qual eu engrosso as fileiras da abstenção.
Precisamente.
Cá não existe de facto separação de poderes. O executivo (governo) é nomeado pelo legislativo (assembleia) e o judicial é nomeado por ambos.
Mas os elementos (deputados) do legislativo (assembleia) são nomeados pelos partidos... na prática o que temos é uma partidocracia.
E como dentro do partido quem manda é o seu lider, quer dizer que o lider do partido mais votado, e em especial se tiver maioria absoluta, é uma espécie de monarca, ou ditador se quiser ser mauzinho, durante 4 anos...
Bem preferia um sistema político como o americano em que os vários poderes -- executivo, legislativo, judicial -- são eleitos em separado e têm poderes de controlo uns sobre os outros.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
MarcoAntonio Escreveu:O método de Hondt não é exacto (a vantagem é ser tremendamente processualmente simples) mas a divergência se a votação fosse directa era pequena. É o facto de esta votação ser dividida em votações parcelares que aumenta consideravelmente o efeito, ao ponto que se a votação fosse directa um determinado partido poderia conseguir lugares na assembleia com base na votação nacional globlal e com a divisão em regiões fica virtualmente barrado de o conseguir.
Exacto, se houvesse um único círculo nacional, os pequenos partidos tinham mais hipótese de representação (e quiçá um MRPP poderia no limite ser o fiel da balança

Sim, eu sei Elias.
O facto de a representação não ser proporcional resulta do método de Hondt, cujo o efeito é aumentado em particular quando a votação é sub-dividida em regiões (cada uma com uma alocação reduzida de lugares).
O método de Hondt não é exacto (a vantagem é ser tremendamente processualmente simples) mas a divergência se a votação fosse directa era pequena. É o facto de esta votação ser dividida em votações parcelares que aumenta consideravelmente o efeito, ao ponto que se a votação fosse directa um determinado partido poderia conseguir lugares na assembleia com base na votação nacional globlal e com a divisão em regiões fica virtualmente barrado de o conseguir.
O facto de a representação não ser proporcional resulta do método de Hondt, cujo o efeito é aumentado em particular quando a votação é sub-dividida em regiões (cada uma com uma alocação reduzida de lugares).
O método de Hondt não é exacto (a vantagem é ser tremendamente processualmente simples) mas a divergência se a votação fosse directa era pequena. É o facto de esta votação ser dividida em votações parcelares que aumenta consideravelmente o efeito, ao ponto que se a votação fosse directa um determinado partido poderia conseguir lugares na assembleia com base na votação nacional globlal e com a divisão em regiões fica virtualmente barrado de o conseguir.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
PequenoInvest Escreveu:Claro, até porque não se sabe quem é a cabeça principal de cada partido (apesar de não se votar num homem).
Isso acontece porque existe a ideia de que se vota para o primeiro-ministro. Ora isto não é bem assim. As eleições não são para o governo e sim para a assembleia da república.
Na prática a assembleia da república, perante a qual o governo devia responder, é que faz o jogo do governo (o poder legislativo verga-se perante o poder executivo), sendo esta a principal razão pela qual eu engrosso as fileiras da abstenção.
MarcoAntonio Escreveu:PequenoInvest Escreveu:Está quase, portanto
Tecnicamente, já estaria. Pelo método de hondt (que favorece indirectamente os partidos com mais votos) isto em princípio resulta em maioria absoluta na Assembleia da República...
Claro que isto é uma sondagem sobre a intenção de voto e eleições mesmo só daqui a uns meses.
Claro, até porque não se sabe quem é a cabeça principal de cada partido (apesar de não se votar num homem).
Mas dá para ter um ideia.
- Registado: 24/7/2009 12:13
Em regra as sondagens apresentam apenas a percentagem global dos votos (ou melhor, das intenções de voto).
Contudo, o que pode dar uma maioria parlamentar não é uma determinada percentagem de votos e sim a forma como esses votos se distribuem. Normalmente o limite para obter uma maioria absoluta anda em torno dos 45%.
Em eleições recentes tivemos:
- em 1995 o PS teve 43,8% mas não teve maioria absoluta.
- em 1999 o PS teve 44,1% mas não teve maioria absoluta.
- em 2005 o PS teve 45,0% e teve maioria absoluta.
Editado pela última vez por Elias em 23/3/2011 23:12, num total de 1 vez.
PequenoInvest Escreveu:Está quase, portanto
Tecnicamente, já estaria. Pelo método de hondt (que favorece indirectamente os partidos com mais votos) isto em princípio resulta em maioria absoluta na Assembleia da República...
Claro que isto é uma sondagem sobre a intenção de voto e eleições mesmo só daqui a uns meses.
A tendência é aparentemente de bipolarização...
Está quase, portanto

- Registado: 24/7/2009 12:13
rate Escreveu:Alguém pode colocar aqui o percurso profissional deste senhor? ...
Vê os resumos no(s) wikipedia(s):
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_Passos_Coelho
http://en.wikipedia.org/wiki/Pedro_Passos_Coelho
maioria nem pensar ??
Boa noite
Maioria absoluta não vai ter de certeza ! e que tenha cuidado que ainda fica atras do socrates
O homen falou mas não disse nada...
Não sei onde vamos parar...
obs. o meu voto não tem
Maioria absoluta não vai ter de certeza ! e que tenha cuidado que ainda fica atras do socrates
O homen falou mas não disse nada...
Não sei onde vamos parar...
obs. o meu voto não tem
um abraço e bons negócios
Sequeira
Sequeira
- Registado: 11/9/2007 10:22
Este é o último barómetro da intenção da Marktest:

Editado pela última vez por MarcoAntonio em 23/3/2011 22:57, num total de 1 vez.
Elias Escreveu:PequenoInvest Escreveu:Mares Escreveu:PequenoInvest Escreveu:O futuro primeiro ministro.
E já começou... com uma irresponsabilidade sem medir as consequências e que amanhã os portuguêses já irão sentir...
Mas antes de poder chegar ao almejado "pote" vai ter de passar pela avaliação do povo... e aí, as coisas poderão ser bem diferentes...
Sim, só falta saber se ganha com ou sem maioria absoluta.
Não acredito que tenha maioria absoluta (para isso precisa de pelo menos 46%).
E mesmo com o CDS não são favas contadas...
Verêmos manifestações espontâneas, típicas de quem está longe da governação faz muito tempo. Nesses casos, uma derrota dos outros é sempre considerada como uma grande vitória...
A realidade os chamará às responsabilidades, mas que no final não serão mais que meras declarações sem fundamento ou interesse para o país.
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.
PequenoInvest Escreveu:Mares Escreveu:PequenoInvest Escreveu:O futuro primeiro ministro.
E já começou... com uma irresponsabilidade sem medir as consequências e que amanhã os portuguêses já irão sentir...
Mas antes de poder chegar ao almejado "pote" vai ter de passar pela avaliação do povo... e aí, as coisas poderão ser bem diferentes...
Sim, só falta saber se ganha com ou sem maioria absoluta.
Não acredito que tenha maioria absoluta (para isso precisa de pelo menos 46%).
E mesmo com o CDS não são favas contadas...
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Esquinas3, Google [Bot], latbal, m-m, malakas, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Pmart 1, Shimazaki_2 e 377 visitantes