Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Pedro Passos Coelho

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por JMHP » 24/3/2011 1:17

Registado: 19/5/2009 18:26

por habanero04 » 24/3/2011 0:49

Elias Escreveu:
habanero04 Escreveu:Achas isso possivel de acontecer em Portugal? A lei eleitoral nunca vai ser alterada no sentido que tu e o Marco falam, pelo menos a mim parece-me que não, simplesmente porque isso não interessa aos partidos da tal partidocracia e da rotatividade de governação. Se são eles que fazem as leis, as quais são as que mais interessam ao seu grupo de interesses, então vão mudá-las para quê? Era bom, era! mas não me parece que seja coisa que eles queiram pôr em cima da mesa...

Acho improvável, mas nota que isto não tem nada a ver com a lei eleitoral.

Pronto! Tá bem! pensei uma coisa e escrevi outra...

Registado: 8/11/2007 17:14

por Automech » 24/3/2011 0:49

MarcoAntonio Escreveu:Este é o último barómetro da intenção da Marktest:

http://www.marktest.com/wap/a/n/id~1725.aspx

Só de notar que este foi feito a 17 e 18, 21 a 23 de Fevereiro de 2011, ou seja há quase um mês. Entretanto já tivemos a apresentação do PEC4 e estas trapalhadas e guerras todas.

Não me surpreenderia que o Expresso encomendasse uma sondagem para publicar já esta semana. Tinha curiosidade para ver a posição atual.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

Desabafo

por eviruxa » 24/3/2011 0:44

Este homem vai ter o meu voto e de toda a minha família.

Temo que com este só as moscas mudam e quem se lixa é o mexilhão. A meu ver podiam ter se abstido na votação do PEC IV com a condição que depois da reunião de Bruxelas, e de uma alternativa credível com medidas que fossem viáveis, o governo se demitiria. A questão que fica é: E agora?

Registado: 29/11/2007 9:40

por Elias » 24/3/2011 0:35

habanero04 Escreveu:Achas isso possivel de acontecer em Portugal? A lei eleitoral nunca vai ser alterada no sentido que tu e o Marco falam, pelo menos a mim parece-me que não, simplesmente porque isso não interessa aos partidos da tal partidocracia e da rotatividade de governação. Se são eles que fazem as leis, as quais são as que mais interessam ao seu grupo de interesses, então vão mudá-las para quê? Era bom, era! mas não me parece que seja coisa que eles queiram pôr em cima da mesa...

Acho improvável, mas nota que isto não tem nada a ver com a lei eleitoral.

Registado: 5/11/2002 12:21

por habanero04 » 24/3/2011 0:31

Elias Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:
Atomez Escreveu:Mas os elementos (deputados) do legislativo (assembleia) são nomeados pelos partidos... na prática o que temos é uma partidocracia.

Gosto do termo, que é bem cunhado...

Acho que é uma boa descrição para este modelo a que estamos submetidos, que para mim é disfuncional no que aos interesses nacionais (económicos e sociais) diz respeito!

Precisamente. Eu sou da opinião (que já expressei noutros posts) que se devia acabar com a disciplina de voto e que os deputados pudessem agir em representação daqueles que o elegeram.

Achas isso possivel de acontecer em Portugal? A lei eleitoral nunca vai ser alterada no sentido que tu e o Marco falam, pelo menos a mim parece-me que não, simplesmente porque isso não interessa aos partidos da tal partidocracia e da rotatividade de governação. Se são eles que fazem as leis, as quais são as que mais interessam ao seu grupo de interesses, então vão mudá-las para quê? Era bom, era! mas não me parece que seja coisa que eles queiram pôr em cima da mesa...

Registado: 8/11/2007 17:14

por Valete » 23/3/2011 23:58

Drecksack Escreveu:Este homem vai ter o meu voto e de toda a minha família.

Não era mais prudente esperar pelo programa de governação que ele vai apresentar, comparar com os outros e depois escolher?
In God we trust, all others bring data.

Registado: 2/10/2006 17:40

por Elias » 23/3/2011 23:43

MarcoAntonio Escreveu:
Atomez Escreveu:Mas os elementos (deputados) do legislativo (assembleia) são nomeados pelos partidos... na prática o que temos é uma partidocracia.

Acho que é uma boa descrição para este modelo a que estamos submetidos, que para mim é disfuncional no que aos interesses nacionais (económicos e sociais) diz respeito!

Precisamente. Eu sou da opinião (que já expressei noutros posts) que se devia acabar com a disciplina de voto e que os deputados pudessem agir em representação daqueles que o elegeram.

por MarcoAntonio » 23/3/2011 23:39

Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MatildeSerrano » 23/3/2011 23:36

Este homem vai ter o meu voto e de toda a minha família.

Registado: 30/6/2008 20:42

por atomez » 23/3/2011 23:34

Elias Escreveu:Na prática a assembleia da república, perante a qual o governo devia responder, é que faz o jogo do governo (o poder legislativo verga-se perante o poder executivo), sendo esta a principal razão pela qual eu engrosso as fileiras da abstenção.

Precisamente.

Cá não existe de facto separação de poderes. O executivo (governo) é nomeado pelo legislativo (assembleia) e o judicial é nomeado por ambos.

Mas os elementos (deputados) do legislativo (assembleia) são nomeados pelos partidos... na prática o que temos é uma partidocracia.

E como dentro do partido quem manda é o seu lider, quer dizer que o lider do partido mais votado, e em especial se tiver maioria absoluta, é uma espécie de monarca, ou ditador se quiser ser mauzinho, durante 4 anos...

Bem preferia um sistema político como o americano em que os vários poderes -- executivo, legislativo, judicial -- são eleitos em separado e têm poderes de controlo uns sobre os outros.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por Elias » 23/3/2011 23:20

MarcoAntonio Escreveu:O método de Hondt não é exacto (a vantagem é ser tremendamente processualmente simples) mas a divergência se a votação fosse directa era pequena. É o facto de esta votação ser dividida em votações parcelares que aumenta consideravelmente o efeito, ao ponto que se a votação fosse directa um determinado partido poderia conseguir lugares na assembleia com base na votação nacional globlal e com a divisão em regiões fica virtualmente barrado de o conseguir.

Exacto, se houvesse um único círculo nacional, os pequenos partidos tinham mais hipótese de representação (e quiçá um MRPP poderia no limite ser o fiel da balança :lol:), em contrapartida 45% não chegariam para uma maioria absoluta, provavelmente eram precisos 50%.

por MarcoAntonio » 23/3/2011 23:17

Sim, eu sei Elias.

O facto de a representação não ser proporcional resulta do método de Hondt, cujo o efeito é aumentado em particular quando a votação é sub-dividida em regiões (cada uma com uma alocação reduzida de lugares).

O método de Hondt não é exacto (a vantagem é ser tremendamente processualmente simples) mas a divergência se a votação fosse directa era pequena. É o facto de esta votação ser dividida em votações parcelares que aumenta consideravelmente o efeito, ao ponto que se a votação fosse directa um determinado partido poderia conseguir lugares na assembleia com base na votação nacional globlal e com a divisão em regiões fica virtualmente barrado de o conseguir.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Elias » 23/3/2011 23:14

PequenoInvest Escreveu:Claro, até porque não se sabe quem é a cabeça principal de cada partido (apesar de não se votar num homem).

Isso acontece porque existe a ideia de que se vota para o primeiro-ministro. Ora isto não é bem assim. As eleições não são para o governo e sim para a assembleia da república.

Na prática a assembleia da república, perante a qual o governo devia responder, é que faz o jogo do governo (o poder legislativo verga-se perante o poder executivo), sendo esta a principal razão pela qual eu engrosso as fileiras da abstenção.

por PequenoInvest » 23/3/2011 23:11

MarcoAntonio Escreveu:
PequenoInvest Escreveu:Está quase, portanto :)

Tecnicamente, já estaria. Pelo método de hondt (que favorece indirectamente os partidos com mais votos) isto em princípio resulta em maioria absoluta na Assembleia da República...

Claro que isto é uma sondagem sobre a intenção de voto e eleições mesmo só daqui a uns meses.

Claro, até porque não se sabe quem é a cabeça principal de cada partido (apesar de não se votar num homem).
Mas dá para ter um ideia.

Registado: 24/7/2009 12:13

por Elias » 23/3/2011 23:10

Em regra as sondagens apresentam apenas a percentagem global dos votos (ou melhor, das intenções de voto).

Contudo, o que pode dar uma maioria parlamentar não é uma determinada percentagem de votos e sim a forma como esses votos se distribuem. Normalmente o limite para obter uma maioria absoluta anda em torno dos 45%.

Em eleições recentes tivemos:

- em 1995 o PS teve 43,8% mas não teve maioria absoluta.

- em 1999 o PS teve 44,1% mas não teve maioria absoluta.

- em 2005 o PS teve 45,0% e teve maioria absoluta.
Editado pela última vez por Elias em 23/3/2011 23:12, num total de 1 vez.

por Sinner » 23/3/2011 23:09

rate Escreveu:Alguém pode colocar aqui o percurso profissional deste senhor? ...

Isso é o mais facil, aqui vai:

:!:

Registado: 18/8/2009 22:17

por MarcoAntonio » 23/3/2011 23:06

PequenoInvest Escreveu:Está quase, portanto :)

Tecnicamente, já estaria. Pelo método de hondt (que favorece indirectamente os partidos com mais votos) isto em princípio resulta em maioria absoluta na Assembleia da República...

Claro que isto é uma sondagem sobre a intenção de voto e eleições mesmo só daqui a uns meses.
Imagem

Administrador Fórum

por PequenoInvest » 23/3/2011 23:05

Imagem

Imagem

A tendência é aparentemente de bipolarização...

Está quase, portanto :)

Registado: 24/7/2009 12:13

por MarcoAntonio » 23/3/2011 23:00

rate Escreveu:Alguém pode colocar aqui o percurso profissional deste senhor? ...

Vê os resumos no(s) wikipedia(s):

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_Passos_Coelho

http://en.wikipedia.org/wiki/Pedro_Passos_Coelho
Imagem

Administrador Fórum

por rate » 23/3/2011 22:58

Alguém pode colocar aqui o percurso profissional deste senhor? ...

Registado: 8/12/2007 12:39

maioria nem pensar ??

por sequeira » 23/3/2011 22:57

Boa noite

Maioria absoluta não vai ter de certeza ! e que tenha cuidado que ainda fica atras do socrates

O homen falou mas não disse nada...

Não sei onde vamos parar...

obs. o meu voto não tem
um abraço e bons negócios

Sequeira

Registado: 11/9/2007 10:22

por MarcoAntonio » 23/3/2011 22:56

Este é o último barómetro da intenção da Marktest:

Imagem

Imagem

A tendência é aparentemente de bipolarização...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 23/3/2011 22:57, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por Mares » 23/3/2011 22:53

Elias Escreveu:
PequenoInvest Escreveu:
Mares Escreveu:
PequenoInvest Escreveu:O futuro primeiro ministro.

E já começou... com uma irresponsabilidade sem medir as consequências e que amanhã os portuguêses já irão sentir...

Mas antes de poder chegar ao almejado "pote" vai ter de passar pela avaliação do povo... e aí, as coisas poderão ser bem diferentes...

Sim, só falta saber se ganha com ou sem maioria absoluta.

Não acredito que tenha maioria absoluta (para isso precisa de pelo menos 46%).

E mesmo com o CDS não são favas contadas...

Verêmos manifestações espontâneas, típicas de quem está longe da governação faz muito tempo. Nesses casos, uma derrota dos outros é sempre considerada como uma grande vitória...

A realidade os chamará às responsabilidades, mas que no final não serão mais que meras declarações sem fundamento ou interesse para o país.
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.

Registado: 20/10/2010 17:33

por Elias » 23/3/2011 22:48

PequenoInvest Escreveu:
Mares Escreveu:
PequenoInvest Escreveu:O futuro primeiro ministro.

E já começou... com uma irresponsabilidade sem medir as consequências e que amanhã os portuguêses já irão sentir...

Mas antes de poder chegar ao almejado "pote" vai ter de passar pela avaliação do povo... e aí, as coisas poderão ser bem diferentes...

Sim, só falta saber se ganha com ou sem maioria absoluta.

Não acredito que tenha maioria absoluta (para isso precisa de pelo menos 46%).

E mesmo com o CDS não são favas contadas...

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: danielme1962, Google Adsense [Bot], iniciado1, latbal, m-m, malakas, Mr.Warrior, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Pmart 1, Shimazaki_2, trilhos2006 e 335 visitantes