Banif - Tópico Geral
Quero actualizar todos os meus comentários anteriores, dado que estão errados porque partiram de uma premissa errada.
Não há dúvida que informação é poder e ter opiniões sem informação completa normalmente dá disparate.
Os direitos estão a negociar à milésima e não à centésima, o que significa que as novas acções, a quem compre milhares de novos direiros a quem não os vai exercer.....ficam apenas em 1,007€ mais comissões.
Sendo assim, tudo o que eu pensava acerca da cotação a 1,07€......transforma-se actumaticamente em 1,007€, ou seja 1€
Não há dúvida que informação é poder e ter opiniões sem informação completa normalmente dá disparate.
Os direitos estão a negociar à milésima e não à centésima, o que significa que as novas acções, a quem compre milhares de novos direiros a quem não os vai exercer.....ficam apenas em 1,007€ mais comissões.
Sendo assim, tudo o que eu pensava acerca da cotação a 1,07€......transforma-se actumaticamente em 1,007€, ou seja 1€
- Registado: 3/2/2009 12:21
1. A acção já ajustou no pressuposto da existência das novas acções/direitos sob aacções. Não ajusta mais.
2. Ou exerces os direitos (cada 7 dá uma acção que podes comprar por 1€) ou vendes os direitos durante este período. No fim deixam de existir.
3. Claro que estando a acção abaixo de 1€, querendo tu aumentar a posição e sendo um pequeno investidor, o melhor é comprar mais umas acções, e venderes os direitos ao melhor.
4. Por outro lado, quem tem direito a tão poucas novas acções, provavelmente a comissão de compra faz com que as novas acções fiquem demasiado caras. Também pode acontecer que o melhor é não fazer nada, excepto vender os direitos.
Cabe-te a ti escolher.
2. Ou exerces os direitos (cada 7 dá uma acção que podes comprar por 1€) ou vendes os direitos durante este período. No fim deixam de existir.
3. Claro que estando a acção abaixo de 1€, querendo tu aumentar a posição e sendo um pequeno investidor, o melhor é comprar mais umas acções, e venderes os direitos ao melhor.
4. Por outro lado, quem tem direito a tão poucas novas acções, provavelmente a comissão de compra faz com que as novas acções fiquem demasiado caras. Também pode acontecer que o melhor é não fazer nada, excepto vender os direitos.
Cabe-te a ti escolher.
Re: Aumento de capital...
NGRO Escreveu:PJ.Gomes Escreveu:Olá a todos, estando eu de regresso a estas lides, após um "retiro" meio prolongado depois da pancada que tenho levado, pedia apoio agora aos mais sabedores, pois nunca participei ou tive acções que fossem sujeitas a aumentos de capital, daí perguntar qual será a melhor opção neste momento sendo que tenho 2050 acções a um preço bem mais alto que o actual é claro...
- Deverei exercer os direitos ou não?
- Se não exercer os direitos que acontecerá?
- Terei que fazer alguma operação para manifestar o meu interesee ou desinteress?
Penso que vais receber 2 € plos direitos e pagar provavelmente mais de comissões!
Eu tenho 1050 e não vou exercer a menos que chegem pelo menos a 0.01.
Sim, neste momento tenho 2,05€ nos direitos, depois receberei esses direitos à cotação que finalizarem? terei que fazer alguma coisa com esses direitos? ou depois o nº de acções é ajustado automaticamente após aumento do capital?
Re: Aumento de capital...
PJ.Gomes Escreveu:Olá a todos, estando eu de regresso a estas lides, após um "retiro" meio prolongado depois da pancada que tenho levado, pedia apoio agora aos mais sabedores, pois nunca participei ou tive acções que fossem sujeitas a aumentos de capital, daí perguntar qual será a melhor opção neste momento sendo que tenho 2050 acções a um preço bem mais alto que o actual é claro...
- Terei que fazer alguma operação para manifestar o meu interesee ou desinteress?
Penso que vais receber 2 € plos direitos e pagar provavelmente mais de comissões!
Eu tenho 1050 e não vou exercer a menos que chegem pelo menos a 0.01.
- Registado: 29/11/2007 11:02
Aumento de capital...
Olá a todos, estando eu de regresso a estas lides, após um "retiro" meio prolongado depois da pancada que tenho levado, pedia apoio agora aos mais sabedores, pois nunca participei ou tive acções que fossem sujeitas a aumentos de capital, daí perguntar qual será a melhor opção neste momento sendo que tenho 2050 acções a um preço bem mais alto que o actual é claro...
Email que recebi:
Estimado cliente,
Assunto:
Banif, SGPS, S.A.
Aumento de Capital de 490.000.000 Euros para até 570.000.000 Euros
Subscrição reservada a accionistas
De acordo com as condições abaixo definidas, o BANIF vai proceder à emissão de 80.000.000 novas acções ordinárias, escriturais
e nominativas com valor nominal de 1,00 Euro cada por subscrição reservada aos actuais accionistas.
Preço de Subscrição – 1,00 Euro por cada acção
Proporção – 1 nova acção por cada 7 direitos detidos
Prazo de subscrição – 02 de a de 16 de Dezembro de 2010 às 15h00
Revogação de Ordens de subscrição até 10 de Dezembro de 2010
Negociação de direitos em bolsa de 02 a 10 de Dezembro de 2010
DEADLINE – 16 DE DEZEMBRO DE 2010 ATÉ ÀS 15:00 HORAS
Email que recebi:
Estimado cliente,
Assunto:
Banif, SGPS, S.A.
Aumento de Capital de 490.000.000 Euros para até 570.000.000 Euros
Subscrição reservada a accionistas
De acordo com as condições abaixo definidas, o BANIF vai proceder à emissão de 80.000.000 novas acções ordinárias, escriturais
e nominativas com valor nominal de 1,00 Euro cada por subscrição reservada aos actuais accionistas.
Preço de Subscrição – 1,00 Euro por cada acção
Proporção – 1 nova acção por cada 7 direitos detidos
Prazo de subscrição – 02 de a de 16 de Dezembro de 2010 às 15h00
Revogação de Ordens de subscrição até 10 de Dezembro de 2010
Negociação de direitos em bolsa de 02 a 10 de Dezembro de 2010
DEADLINE – 16 DE DEZEMBRO DE 2010 ATÉ ÀS 15:00 HORAS
Editado pela última vez por PJ.Gomes em 3/12/2010 10:32, num total de 1 vez.
- Registado: 29/11/2007 1:44
SMALL1969 Escreveu:É que parece que vai ser mais fácil comprar milhões de direitos a 0,01 (todos os vão vender a esse preço, porque é melhor que nada)...do que um mesmo respectivo igual volume em acções abaixo de 1,07, sem que estas subam acima de 1,07, faço-me entender?
Pois é. E melhor ainda é manter a acção abaixo de 1,07. Como os direitos não serão exercidos, os milhões de novas acções, para quem for ao rateio, ficarão a custar 1€.
Depois, com mais meia dúzia de trocos, fazem a cotação voltar a subir até ao final do ano. Foi tão fácil fazerem-no dos 0,80 até a 1,20, imaginem a 0,97
E ainda falta a UBS vir dizer que com a operçaão do Finibanco com sucesso, o Banif vai poupar não sei quanto em provisões, mais não sei o quê.
Ulisses Pereira Escreveu:Elias, acredita que uma acção como o Banif se aparecer um comprador que queira comprar 30 milhões, a menos que demore muitos meses a comprar, a cotação voa.
Um abraço,
Ulisses
Sim é verdade. Não sei porquê tinha lido 30 mil no post do Blennius, daí o meu comentário anterior. Só agora reparei que li mal e é claro que com 30 milhões a situação é muito diferente.
De qualquer forma continuo a interrogar-me sobre o interesse em ir a um aumento de capital a preço acima do mercado.
- Registado: 5/11/2002 12:21
Para não fazeres disparar a cotação terias de espaçar as tuas compras.
e isso poderia demorar vários meses.
assim fazes o mesmo de uma vez só.
my point.
manipular a cotação foi fazê-la subir de 0,85 para 1,2 antes do anúncio do aumento de capital. e isso teve de vir de dentro do banco.
quem vai comprar a 1eur? quem não se pode dar ao luxo de não garantir a viabilidade financeira da empresa - os grandes accionistas.
O Core Tier 1 está abaixo dos 8% pelo que tem obrigatoriamente de aumentar a base de capital (Basel III dixit). E isso não se faz comprando acções abaixo do valor nominal (só aumenta a tua posição mas não traz vantagem nenhuma à empresa, é, mal comparado teres mais acções de um navio encalhado), mas faz-se com entradas reais de dinheiro fresco (para o desencalhar).
para quem está com o banco (os grandes, pois os pequenos podem sempre sair...) é de certa maneira win-win, garante a liquidez que a empresa precisa e aumenta a posição, reduzindo o custo médio por acção.
podes dizer que poderia comprar abaixo. pois podia. mas não entrava dinheiro fresco para o cálculo do Core Tier 1 nem Tier 1 e por isso teria de emitir perpétuas ou outros instrumentos com o mesmo fim.
e isso poderia demorar vários meses.
assim fazes o mesmo de uma vez só.
my point.
manipular a cotação foi fazê-la subir de 0,85 para 1,2 antes do anúncio do aumento de capital. e isso teve de vir de dentro do banco.
quem vai comprar a 1eur? quem não se pode dar ao luxo de não garantir a viabilidade financeira da empresa - os grandes accionistas.
O Core Tier 1 está abaixo dos 8% pelo que tem obrigatoriamente de aumentar a base de capital (Basel III dixit). E isso não se faz comprando acções abaixo do valor nominal (só aumenta a tua posição mas não traz vantagem nenhuma à empresa, é, mal comparado teres mais acções de um navio encalhado), mas faz-se com entradas reais de dinheiro fresco (para o desencalhar).
para quem está com o banco (os grandes, pois os pequenos podem sempre sair...) é de certa maneira win-win, garante a liquidez que a empresa precisa e aumenta a posição, reduzindo o custo médio por acção.
podes dizer que poderia comprar abaixo. pois podia. mas não entrava dinheiro fresco para o cálculo do Core Tier 1 nem Tier 1 e por isso teria de emitir perpétuas ou outros instrumentos com o mesmo fim.
When the going gets tough, the tough get going...
- Registado: 30/9/2009 13:23
Blennius Escreveu:sim Elias, se eu for ao mercado comprar 30 milhões de acções de uma acção que negoceia num dia bom 100 mil acções, a cotação vai disparar.
Não necessariamente. Normalmente uma subida súbita do preço vai atrair vendedores que travam essa subida. A subida só terá continuação se o interesse comprador se mantiver. Além disso o volume habitual do Banif não é 100 mil, sendo regulares os dias com meio milhão ou mais.
Blennius Escreveu:se eu quiser fazer a mesma operação a preços controlados sabendo quanto vou pagar, faço um aumento de capital e compro direitos ou fico com os que ninguém quiser.
e aumento a minha posição, sem manipular a cotação, nem gastar muito dinheiro que preciso para caso venha o FMI...
Manipular? Mas quem é que falou em manipular a cotação?
E quem é que no seu perfeito juízo vai comprar no aumento de capital a um preço superior ao do mercado?
sim Elias, se eu for ao mercado comprar 30 milhões de acções de uma acção que negoceia num dia bom 100 mil acções, a cotação vai disparar.
se eu quiser fazer a mesma operação a preços controlados sabendo quanto vou pagar, faço um aumento de capital e compro direitos ou fico com os que ninguém quiser.
e aumento a minha posição, sem manipular a cotação, nem gastar muito dinheiro que preciso para caso venha o FMI...
se eu quiser fazer a mesma operação a preços controlados sabendo quanto vou pagar, faço um aumento de capital e compro direitos ou fico com os que ninguém quiser.
Blennius Escreveu:se ninguém exercer os direitos ao aumento não há entrada de dinheiro e por isso o aumento não se realiza.
se houver accionistas que comprem todos os direitos que ninguém quiser, aí terás aumento na mesma. e esses accionistas compram muitos milhões de acções a preços reduzidos - se calhar melhor que ir ao mercado comprá-los directamente.
como nas OPVs há rateio das acções quando a procura é imensa, também pode suceder o contrário, não haver procura generalizada mas haver um sebastião que fica com todas.
e não precisa de ser compra, pois os direitos não exercidos caducam e são atribuídos a quem tiver manifestado que quer ficar com mais.
Blennius Escreveu:se houver accionistas que comprem todos os direitos que ninguém quiser, aí terás aumento na mesma.
como assim? se os direitos não forem exercidos, como é que tens aumento?
Blennius Escreveu:e esses accionistas compram muitos milhões de acções a preços reduzidos - se calhar melhor que ir ao mercado comprá-los directamente.
A preços reduzidos? Mais caro que no mercado?
Elias, desculpa intrometer-me mas quem as vai comprar a 1 Euro , é:
Herança Indevisa do Senhor Horacio Roque
AutoIndustrial
E mais um ou dois accionistas
Todos eles prepararam este AC e só eles controlam mais de 75% do grupo tudo resto nao interessa.
Herança Indevisa do Senhor Horacio Roque
AutoIndustrial
E mais um ou dois accionistas
Todos eles prepararam este AC e só eles controlam mais de 75% do grupo tudo resto nao interessa.
se ninguém exercer os direitos ao aumento não há entrada de dinheiro e por isso o aumento não se realiza.
se houver accionistas que comprem todos os direitos que ninguém quiser, aí terás aumento na mesma. e esses accionistas compram muitos milhões de acções a preços reduzidos - se calhar melhor que ir ao mercado comprá-los directamente.
como nas OPVs há rateio das acções quando a procura é imensa, também pode suceder o contrário, não haver procura generalizada mas haver um sebastião que fica com todas.
Editado pela última vez por Blennius em 30/11/2010 22:26, num total de 1 vez.
SMALL1969 Escreveu:Não, não compensa nada. Mas parece que o aumento já está garantido, portanto sabemos quem vai aumentar posição e votos no Banco.
Garantido? Como garantido?
Agora não percebi... se as acções estão abaixo de 1 euro... quem é que as vai comprar no aumento?
Quero dizer, imagina que ninguém exerce os direitos... o que acontece?
Vender os direitos não compensa porque não tem valor algum, valem zero, exerce-los também não vai ser vantajoso porque se podem comprar acções mais baratas se o valor de mercado se mantiver assim abaixo de 1 euro.
De quem é a culpa?
É dos Senhores Administradores, eles nesta conjuntura não desistem e não abrem mão do grupo, mesmo perdendo valor todos os dias , deve ser mais importante ter posse, mandar e ser dono , em vez de vender.
Pena é, que vai acontecer o mesmo que aconteceu ao Finibanco, depois de sucessivos aumentos de capital a valores irrecuperáveis, acaba-se um dia por vender a um preço ruim.
E depois, depois não existe solução, depois pode-se dizer e acusar de má gestão mas isso, isso… de nada vale.
De quem é a culpa?
É dos Senhores Administradores, eles nesta conjuntura não desistem e não abrem mão do grupo, mesmo perdendo valor todos os dias , deve ser mais importante ter posse, mandar e ser dono , em vez de vender.
Pena é, que vai acontecer o mesmo que aconteceu ao Finibanco, depois de sucessivos aumentos de capital a valores irrecuperáveis, acaba-se um dia por vender a um preço ruim.
E depois, depois não existe solução, depois pode-se dizer e acusar de má gestão mas isso, isso… de nada vale.
Elias Escreveu:Se a acção não subir acima dos valores actuais, ninguém ou quase ninguém conseguirá vender direitos.
Agora eu pergunto: se todos ficarem com os direitos na mão e a acção continuar abaixo de 1 euro, também não compensa exercê-los, ou compensa?
Não, não compensa nada. Mas parece que o aumento já está garantido, portanto sabemos quem vai aumentar posição e votos no Banco.
o aumento só é desinteressante para quem:
1- se queria desfazer das acções numa fabulosa "corrida ao ouro" ou
2- fazer algum dinheiro com os direitos.
para o banco parece ser essencial.
e tem interesse para quem tem muitas acções. ficar com mais sem mexer muito na cotação.
e quando voltará o sentimento bullish ao sector financeiro? nunca?
1- se queria desfazer das acções numa fabulosa "corrida ao ouro" ou
2- fazer algum dinheiro com os direitos.
para o banco parece ser essencial.
e tem interesse para quem tem muitas acções. ficar com mais sem mexer muito na cotação.
e quando voltará o sentimento bullish ao sector financeiro? nunca?
Se a acção não subir acima dos valores actuais, ninguém ou quase ninguém conseguirá vender direitos.
Agora eu pergunto: se todos ficarem com os direitos na mão e a acção continuar abaixo de 1 euro, também não compensa exercê-los, ou compensa?
Se existirem dias de cotação acima de 1€, será durante o aumento de capital. É a minha opinião.
A menos que ocorra o cenário aberrante de alguém comprar direitos a 0,01, e a cotação se mantenha abaixo de 1,07.
Já acredito em tudo.
É que parece que vai ser mais fácil comprar milhões de direitos a 0,01 (todos os vão vender a esse preço, porque é melhor que nada)...do que um mesmo respectivo igual volume em acções abaixo de 1,07, sem que estas subum acima de 1,07, faço-me entender?
A menos que ocorra o cenário aberrante de alguém comprar direitos a 0,01, e a cotação se mantenha abaixo de 1,07.
Já acredito em tudo.
É que parece que vai ser mais fácil comprar milhões de direitos a 0,01 (todos os vão vender a esse preço, porque é melhor que nada)...do que um mesmo respectivo igual volume em acções abaixo de 1,07, sem que estas subum acima de 1,07, faço-me entender?
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Opcard33 e 308 visitantes