Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Banif - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Zezezinho » 6/12/2010 13:09

Qual o ticker dos direitos para ver no streamer do BEST ?
Qual a cotação actual ?
Presumo que seja 0, pois a cotação actual está abaixo de 1,00 €.

Alguém já conseguiu vender os direitos ?

Registado: 30/6/2010 0:10

por SMALL1969 » 6/12/2010 13:06

Quero actualizar todos os meus comentários anteriores, dado que estão errados porque partiram de uma premissa errada.

Não há dúvida que informação é poder e ter opiniões sem informação completa normalmente dá disparate.

Os direitos estão a negociar à milésima e não à centésima, o que significa que as novas acções, a quem compre milhares de novos direiros a quem não os vai exercer.....ficam apenas em 1,007€ mais comissões.

Sendo assim, tudo o que eu pensava acerca da cotação a 1,07€......transforma-se actumaticamente em 1,007€, ou seja 1€

Registado: 3/2/2009 12:21

por SMALL1969 » 3/12/2010 12:25

1. A acção já ajustou no pressuposto da existência das novas acções/direitos sob aacções. Não ajusta mais.

2. Ou exerces os direitos (cada 7 dá uma acção que podes comprar por 1€) ou vendes os direitos durante este período. No fim deixam de existir.

3. Claro que estando a acção abaixo de 1€, querendo tu aumentar a posição e sendo um pequeno investidor, o melhor é comprar mais umas acções, e venderes os direitos ao melhor.

4. Por outro lado, quem tem direito a tão poucas novas acções, provavelmente a comissão de compra faz com que as novas acções fiquem demasiado caras. Também pode acontecer que o melhor é não fazer nada, excepto vender os direitos.

Cabe-te a ti escolher.

Re: Aumento de capital...

por PJ.Gomes » 3/12/2010 10:41

NGRO Escreveu:
PJ.Gomes Escreveu:Olá a todos, estando eu de regresso a estas lides, após um "retiro" meio prolongado depois da pancada que tenho levado, pedia apoio agora aos mais sabedores, pois nunca participei ou tive acções que fossem sujeitas a aumentos de capital, daí perguntar qual será a melhor opção neste momento sendo que tenho 2050 acções a um preço bem mais alto que o actual é claro...

- Deverei exercer os direitos ou não?
- Se não exercer os direitos que acontecerá?
- Terei que fazer alguma operação para manifestar o meu interesee ou desinteress?

Penso que vais receber 2 € plos direitos e pagar provavelmente mais de comissões!

Eu tenho 1050 e não vou exercer a menos que chegem pelo menos a 0.01.

Sim, neste momento tenho 2,05€ nos direitos, depois receberei esses direitos à cotação que finalizarem? terei que fazer alguma coisa com esses direitos? ou depois o nº de acções é ajustado automaticamente após aumento do capital?

Registado: 10/8/2009 14:20

Re: Aumento de capital...

por NGRO » 3/12/2010 10:32

PJ.Gomes Escreveu:Olá a todos, estando eu de regresso a estas lides, após um "retiro" meio prolongado depois da pancada que tenho levado, pedia apoio agora aos mais sabedores, pois nunca participei ou tive acções que fossem sujeitas a aumentos de capital, daí perguntar qual será a melhor opção neste momento sendo que tenho 2050 acções a um preço bem mais alto que o actual é claro...

- Terei que fazer alguma operação para manifestar o meu interesee ou desinteress?

Penso que vais receber 2 € plos direitos e pagar provavelmente mais de comissões!

Eu tenho 1050 e não vou exercer a menos que chegem pelo menos a 0.01.

Registado: 29/11/2007 11:02

por lcaldei1 » 3/12/2010 10:28

Qual a opção no menu Best para negociação dos direitos?
Consigo ver que eles estão lá mas não os consigo negociar, quando clico sobre eles, em negociar, aparece-me Altri e não os direitos.
Obg

Registado: 18/2/2008 9:13

Aumento de capital...

por PJ.Gomes » 3/12/2010 10:24

Olá a todos, estando eu de regresso a estas lides, após um "retiro" meio prolongado depois da pancada que tenho levado, pedia apoio agora aos mais sabedores, pois nunca participei ou tive acções que fossem sujeitas a aumentos de capital, daí perguntar qual será a melhor opção neste momento sendo que tenho 2050 acções a um preço bem mais alto que o actual é claro...

Email que recebi:

Estimado cliente,

Assunto:
Banif, SGPS, S.A.

Aumento de Capital de 490.000.000 Euros para até 570.000.000 Euros

Subscrição reservada a accionistas

De acordo com as condições abaixo definidas, o BANIF vai proceder à emissão de 80.000.000 novas acções ordinárias, escriturais

e nominativas com valor nominal de 1,00 Euro cada por subscrição reservada aos actuais accionistas.

Preço de Subscrição – 1,00 Euro por cada acção

Proporção – 1 nova acção por cada 7 direitos detidos

Prazo de subscrição – 02 de a de 16 de Dezembro de 2010 às 15h00

Revogação de Ordens de subscrição até 10 de Dezembro de 2010

Negociação de direitos em bolsa de 02 a 10 de Dezembro de 2010

DEADLINE – 16 DE DEZEMBRO DE 2010 ATÉ ÀS 15:00 HORAS
Editado pela última vez por PJ.Gomes em 3/12/2010 10:32, num total de 1 vez.

Registado: 10/8/2009 14:20

por ANONIMO111 » 2/12/2010 22:36

A cotaçao do direitos fechou hoje a 0.001 Euros.

Registado: 29/11/2007 1:44

por SMALL1969 » 2/12/2010 11:52

SMALL1969 Escreveu:É que parece que vai ser mais fácil comprar milhões de direitos a 0,01 (todos os vão vender a esse preço, porque é melhor que nada)...do que um mesmo respectivo igual volume em acções abaixo de 1,07, sem que estas subam acima de 1,07, faço-me entender?

Pois é. E melhor ainda é manter a acção abaixo de 1,07. Como os direitos não serão exercidos, os milhões de novas acções, para quem for ao rateio, ficarão a custar 1€.

Depois, com mais meia dúzia de trocos, fazem a cotação voltar a subir até ao final do ano. Foi tão fácil fazerem-no dos 0,80 até a 1,20, imaginem a 0,97

E ainda falta a UBS vir dizer que com a operçaão do Finibanco com sucesso, o Banif vai poupar não sei quanto em provisões, mais não sei o quê.

por Ulisses Pereira » 1/12/2010 13:42

O interesse para um pequeno investidor é zero. Para alguém que quer comprar milhões de acções, conseguirá, desta forma, um melhor preço do que conseguiria se tivesse que ir buscar todas essas acções ao mercado.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Elias » 1/12/2010 13:41

Ulisses Pereira Escreveu:Elias, acredita que uma acção como o Banif se aparecer um comprador que queira comprar 30 milhões, a menos que demore muitos meses a comprar, a cotação voa.

Um abraço,
Ulisses

Sim é verdade. Não sei porquê tinha lido 30 mil no post do Blennius, daí o meu comentário anterior. Só agora reparei que li mal e é claro que com 30 milhões a situação é muito diferente.

De qualquer forma continuo a interrogar-me sobre o interesse em ir a um aumento de capital a preço acima do mercado.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Ulisses Pereira » 1/12/2010 13:32

Elias, acredita que uma acção como o Banif se aparecer um comprador que queira comprar 30 milhões, a menos que demore muitos meses a comprar, a cotação voa.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Blennius » 1/12/2010 10:39

Para não fazeres disparar a cotação terias de espaçar as tuas compras.
e isso poderia demorar vários meses.
assim fazes o mesmo de uma vez só.
my point.

manipular a cotação foi fazê-la subir de 0,85 para 1,2 antes do anúncio do aumento de capital. e isso teve de vir de dentro do banco.

quem vai comprar a 1eur? quem não se pode dar ao luxo de não garantir a viabilidade financeira da empresa - os grandes accionistas.

O Core Tier 1 está abaixo dos 8% pelo que tem obrigatoriamente de aumentar a base de capital (Basel III dixit). E isso não se faz comprando acções abaixo do valor nominal (só aumenta a tua posição mas não traz vantagem nenhuma à empresa, é, mal comparado teres mais acções de um navio encalhado), mas faz-se com entradas reais de dinheiro fresco (para o desencalhar).

para quem está com o banco (os grandes, pois os pequenos podem sempre sair...) é de certa maneira win-win, garante a liquidez que a empresa precisa e aumenta a posição, reduzindo o custo médio por acção.

podes dizer que poderia comprar abaixo. pois podia. mas não entrava dinheiro fresco para o cálculo do Core Tier 1 nem Tier 1 e por isso teria de emitir perpétuas ou outros instrumentos com o mesmo fim.
When the going gets tough, the tough get going...

Registado: 30/9/2009 13:23

por Elias » 1/12/2010 9:58

Blennius Escreveu:sim Elias, se eu for ao mercado comprar 30 milhões de acções de uma acção que negoceia num dia bom 100 mil acções, a cotação vai disparar.

Não necessariamente. Normalmente uma subida súbita do preço vai atrair vendedores que travam essa subida. A subida só terá continuação se o interesse comprador se mantiver. Além disso o volume habitual do Banif não é 100 mil, sendo regulares os dias com meio milhão ou mais.

Blennius Escreveu:se eu quiser fazer a mesma operação a preços controlados sabendo quanto vou pagar, faço um aumento de capital e compro direitos ou fico com os que ninguém quiser.

e aumento a minha posição, sem manipular a cotação, nem gastar muito dinheiro que preciso para caso venha o FMI...

Manipular? Mas quem é que falou em manipular a cotação?
E quem é que no seu perfeito juízo vai comprar no aumento de capital a um preço superior ao do mercado?

por Blennius » 30/11/2010 22:32

sim Elias, se eu for ao mercado comprar 30 milhões de acções de uma acção que negoceia num dia bom 100 mil acções, a cotação vai disparar.

se eu quiser fazer a mesma operação a preços controlados sabendo quanto vou pagar, faço um aumento de capital e compro direitos ou fico com os que ninguém quiser.

e aumento a minha posição, sem manipular a cotação, nem gastar muito dinheiro que preciso para caso venha o FMI...

por Blennius » 30/11/2010 22:28

Blennius Escreveu:se ninguém exercer os direitos ao aumento não há entrada de dinheiro e por isso o aumento não se realiza.

se houver accionistas que comprem todos os direitos que ninguém quiser, aí terás aumento na mesma. e esses accionistas compram muitos milhões de acções a preços reduzidos - se calhar melhor que ir ao mercado comprá-los directamente.

como nas OPVs há rateio das acções quando a procura é imensa, também pode suceder o contrário, não haver procura generalizada mas haver um sebastião que fica com todas.

e não precisa de ser compra, pois os direitos não exercidos caducam e são atribuídos a quem tiver manifestado que quer ficar com mais.

por Elias » 30/11/2010 22:27

Blennius Escreveu:se houver accionistas que comprem todos os direitos que ninguém quiser, aí terás aumento na mesma.

como assim? se os direitos não forem exercidos, como é que tens aumento?

Blennius Escreveu:e esses accionistas compram muitos milhões de acções a preços reduzidos - se calhar melhor que ir ao mercado comprá-los directamente.

A preços reduzidos? Mais caro que no mercado?

por ANONIMO111 » 30/11/2010 22:25

Elias, desculpa intrometer-me mas quem as vai comprar a 1 Euro , é:
Herança Indevisa do Senhor Horacio Roque
AutoIndustrial
E mais um ou dois accionistas
Todos eles prepararam este AC e só eles controlam mais de 75% do grupo tudo resto nao interessa.

por Blennius » 30/11/2010 22:24

se ninguém exercer os direitos ao aumento não há entrada de dinheiro e por isso o aumento não se realiza.

se houver accionistas que comprem todos os direitos que ninguém quiser, aí terás aumento na mesma. e esses accionistas compram muitos milhões de acções a preços reduzidos - se calhar melhor que ir ao mercado comprá-los directamente.

como nas OPVs há rateio das acções quando a procura é imensa, também pode suceder o contrário, não haver procura generalizada mas haver um sebastião que fica com todas.
Editado pela última vez por Blennius em 30/11/2010 22:26, num total de 1 vez.

por Elias » 30/11/2010 22:19

SMALL1969 Escreveu:Não, não compensa nada. Mas parece que o aumento já está garantido, portanto sabemos quem vai aumentar posição e votos no Banco.

Garantido? Como garantido?

Agora não percebi... se as acções estão abaixo de 1 euro... quem é que as vai comprar no aumento?

Quero dizer, imagina que ninguém exerce os direitos... o que acontece?

por ANONIMO111 » 30/11/2010 22:19

Vender os direitos não compensa porque não tem valor algum, valem zero, exerce-los também não vai ser vantajoso porque se podem comprar acções mais baratas se o valor de mercado se mantiver assim abaixo de 1 euro.
De quem é a culpa?
É dos Senhores Administradores, eles nesta conjuntura não desistem e não abrem mão do grupo, mesmo perdendo valor todos os dias , deve ser mais importante ter posse, mandar e ser dono , em vez de vender.
Pena é, que vai acontecer o mesmo que aconteceu ao Finibanco, depois de sucessivos aumentos de capital a valores irrecuperáveis, acaba-se um dia por vender a um preço ruim.
E depois, depois não existe solução, depois pode-se dizer e acusar de má gestão mas isso, isso… de nada vale.

por SMALL1969 » 30/11/2010 22:16

Elias Escreveu:Se a acção não subir acima dos valores actuais, ninguém ou quase ninguém conseguirá vender direitos.

Agora eu pergunto: se todos ficarem com os direitos na mão e a acção continuar abaixo de 1 euro, também não compensa exercê-los, ou compensa?

Não, não compensa nada. Mas parece que o aumento já está garantido, portanto sabemos quem vai aumentar posição e votos no Banco.

por Blennius » 30/11/2010 22:06

o aumento só é desinteressante para quem:
1- se queria desfazer das acções numa fabulosa "corrida ao ouro" ou
2- fazer algum dinheiro com os direitos.

para o banco parece ser essencial.
e tem interesse para quem tem muitas acções. ficar com mais sem mexer muito na cotação.

e quando voltará o sentimento bullish ao sector financeiro? nunca?

por Elias » 30/11/2010 21:57

Se a acção não subir acima dos valores actuais, ninguém ou quase ninguém conseguirá vender direitos.

Agora eu pergunto: se todos ficarem com os direitos na mão e a acção continuar abaixo de 1 euro, também não compensa exercê-los, ou compensa?

por SMALL1969 » 30/11/2010 21:55

Se existirem dias de cotação acima de 1€, será durante o aumento de capital. É a minha opinião.

A menos que ocorra o cenário aberrante de alguém comprar direitos a 0,01, e a cotação se mantenha abaixo de 1,07.

Já acredito em tudo.

É que parece que vai ser mais fácil comprar milhões de direitos a 0,01 (todos os vão vender a esse preço, porque é melhor que nada)...do que um mesmo respectivo igual volume em acções abaixo de 1,07, sem que estas subum acima de 1,07, faço-me entender?

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 114 visitantes