Jerónimo Martins - Tópico Geral
Re: JMT
Elias Escreveu:Clinico Escreveu:Então amanha dão a primeira parte do dividendo. A segunda dão dia 27/12. E mesmo assim, olha que queda hoje! Amanha já abrirá em ex-dividendo penso eu...
(NOTA: não tenho JM)
Abraços
Clinico
Clinico,
Tens a certeza que é amanhã a data do ex-dividendo? Pergunto isto porque a cotação dos warrants à data de fecho de hoje não sugere nada disso...
1 abraço,
Elias
Jerónimo Martins vai remunerar os accionistas ainda durante este ano.
A remuneração será paga em duas fases. A primeira tranche, de 26,39 milhões de euros, ou 4,2 cêntimos por acção, será paga a 30 de Novembro e diz respeito ao adiantamento de 50% dos lucros obtidos nos primeiros nove meses do ano.
A segunda, de 105,5 milhões de euros, ou 16,8 cêntimos, será paga a 27 de Dezembro, a escassos dias de ocorrer um agravamento na tributação dos dividendos em Portugal.
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=454899
Cumpts.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
Re: JMT
Clinico Escreveu:Então amanha dão a primeira parte do dividendo. A segunda dão dia 27/12. E mesmo assim, olha que queda hoje! Amanha já abrirá em ex-dividendo penso eu...
(NOTA: não tenho JM)
Abraços
Clinico
Clinico,
Tens a certeza que é amanhã a data do ex-dividendo? Pergunto isto porque a cotação dos warrants à data de fecho de hoje não sugere nada disso...
1 abraço,
Elias
- Registado: 5/11/2002 12:21
Leitura interessante para quem está interessado na JM:
http://www.marketwatch.com/story/jeroni ... 2010-11-29
http://www.marketwatch.com/story/jeroni ... 2010-11-29
rfm73 Escreveu:FilRib Escreveu:Grande descida. Cheira-me que está a correr os STOPs...
a mim cheira-me que ela com um PER de 30 é bem capaz de estar já um pouco cara... mas cada um sabe de si...
Também partilho dessa ideia. Um PER acima de 30 é bastante elevado o que espelha uma confiança muito grande no potencial de crescimento da JM. Hesito também em entrar com uma posição longa com um PER de 30. Mas é apenas a minha opinião.
FilRib Escreveu:Grande descida. Cheira-me que está a correr os STOPs...
Sim é uma técnica: fazer disparar STOPS (frequentemente abaixo das décimas) para comprar.
Eu nao o faço, mas aproveito os "disparos" para COMPRAR(fiz mais umas compras aproveitando o disparo dos STOPS)
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
rfm73 Escreveu:Champignon Escreveu:Aurio o melhor que fazes é calcular o PER provisional para o final do ano. Isto porque o PER feito pelos resultados do ano passado já nada te vai indicar.
Sugiro então que estimes os resultados finais. Já tens todos exceptuando o último trimestre. Tens duas hipóteses: Estimas tu os resultados do últimos trimestre ou então anualizas os anteriores. Ou seja somas os dos 3 trimestres e multiplicas por 1.25.
Depois divides esses resultados pelo nº de acções que é de 629.293.220. Com isto tens o EPS da JMT. Divides a cotação actual pelo EPS e voilá..tens o PER.
Desculpa não te dar um valor mas ainda não o calculei. E como não acredito nos que vejo por aí calculados que normalmente são feitos com resultados dos anos transactos e sem excluir item extraordinários, nada como calcular por nós mesmos.
Em março avaliei a JMT em 12 euros, agora vou ter que fazer nova análise. Confesso que não estava à espera que fosse tão depressa.
Espero ter sido útil.
fazendo as contas:
RL 2010 = 193,9ME(RL3ºTRIM) x 1,25 = 242,375ME
Agora, 242,375ME : 629293220 = 0,385
portanto, PER = 11,80 : 0,385 = 30,65
Sim, grosso modo é isso.
O último trimestre é sempre mais forte em termos de vendas por ser altura do natal, por isso o PER real para o final do ano deve ser pouco abaixo desse valor que calculaste. A JM, à primeira vista, já não está barata.
"In this business if you're good, you're right six times out of ten. You're never going to be right nine times out of ten." by Peter Lynch
http://fundamentalmentebolsa.blogspot.com/
Champignon Escreveu:Aurio o melhor que fazes é calcular o PER provisional para o final do ano. Isto porque o PER feito pelos resultados do ano passado já nada te vai indicar.
Sugiro então que estimes os resultados finais. Já tens todos exceptuando o último trimestre. Tens duas hipóteses: Estimas tu os resultados do últimos trimestre ou então anualizas os anteriores. Ou seja somas os dos 3 trimestres e multiplicas por 1.25.
Depois divides esses resultados pelo nº de acções que é de 629.293.220. Com isto tens o EPS da JMT. Divides a cotação actual pelo EPS e voilá..tens o PER.
Desculpa não te dar um valor mas ainda não o calculei. E como não acredito nos que vejo por aí calculados que normalmente são feitos com resultados dos anos transactos e sem excluir item extraordinários, nada como calcular por nós mesmos.
Em março avaliei a JMT em 12 euros, agora vou ter que fazer nova análise. Confesso que não estava à espera que fosse tão depressa.
Espero ter sido útil.
fazendo as contas:
RL 2010 = 193,9ME(RL3ºTRIM) x 1,25 = 242,375ME
Agora, 242,375ME : 629293220 = 0,385
portanto, PER = 11,80 : 0,385 = 30,65
joao bravo Escreveu:Penso que o mercado está a contar com a continuação de um forte crescimento nos lucros e portanto a cotação começa a incluir fortes expectativas.
O PER é mais elevado que os 'peers' da distribuiçao devido ao facto que uma parte significativa da actividade esta num pais em forte crescimento: POLONIA
Cada "retracement" (como o de hoje) é normalmente uma oportunidade de compra.
Assim estou COMPRAR......

... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
Cuidado com esta menina.
Posso estar redondamente enganado, mas esta acção está muito cara. O PER dela nos últimos 7 anos andou na ordem dos 15/20. Só em 2007 é que atingiu um Per de 26. Reparem que ela depois de 2007 teve uma brutal correcção, como aconteceu em todos os mercados.
Olhando para estes anos todos ela teve um crescimento médio anual dos lucros de 14%. A única explicação que eu vejo para ela estar a subir, é o facto de se prever que este ano ela vá ter um crescimento dos lucros de 35%. Devido à valorização da moeda Polaca, que é onde ela tem a maior parte dos proveitos.
Eu acho que ela para estar mesmo barata para comprar deveria ir aos 7/8 Euros.
Eu tenho sérias duvidas que ela vá continuar a ter um crescimento anual de 35% dos lucros, para isso o Euro terá que continuar a desvalorizar perante o Zloty.
Mas para finalizar, eu continuo a achar que esta é a melhor empresa a nível fundamental do PSI 20.
Posso estar redondamente enganado, mas esta acção está muito cara. O PER dela nos últimos 7 anos andou na ordem dos 15/20. Só em 2007 é que atingiu um Per de 26. Reparem que ela depois de 2007 teve uma brutal correcção, como aconteceu em todos os mercados.
Olhando para estes anos todos ela teve um crescimento médio anual dos lucros de 14%. A única explicação que eu vejo para ela estar a subir, é o facto de se prever que este ano ela vá ter um crescimento dos lucros de 35%. Devido à valorização da moeda Polaca, que é onde ela tem a maior parte dos proveitos.
Eu acho que ela para estar mesmo barata para comprar deveria ir aos 7/8 Euros.
Eu tenho sérias duvidas que ela vá continuar a ter um crescimento anual de 35% dos lucros, para isso o Euro terá que continuar a desvalorizar perante o Zloty.
Mas para finalizar, eu continuo a achar que esta é a melhor empresa a nível fundamental do PSI 20.
- Registado: 14/6/2009 14:17
Sinceramente ainda nao te sei responder.
Brevemente vou fazer outra analise visto que ja atingiu o meu target. Mas e complicado os fundamentais terem melhorado muito (ja eram muito bons) em tão curto espaço de tempo. Mas em breve farei outra analise e vou rever todos os pontos.
Cumps,
Champignon
Brevemente vou fazer outra analise visto que ja atingiu o meu target. Mas e complicado os fundamentais terem melhorado muito (ja eram muito bons) em tão curto espaço de tempo. Mas em breve farei outra analise e vou rever todos os pontos.
Cumps,
Champignon
"In this business if you're good, you're right six times out of ten. You're never going to be right nine times out of ten." by Peter Lynch
Champignon,obrigado muito util mesmo.
Parabens pela analise de Março.
A minha duvida era tentar perceber se em termos fundamentais,(area que não domino),a JM ainda terá
muita margem para subir?
Não que queira investir,mas para perceber um pouco
mais,pois neste caso o valor a que a ação chegou veio
dar 100% razão aos fundamentais...mas será que começa a ficar no ponto de venda para alguns?,ou os fundamentais também foram melhorando ainda mais?,e a ação não ficará só por aqui???
Ficam estes pensamentos.....um abraço.
Parabens pela analise de Março.
A minha duvida era tentar perceber se em termos fundamentais,(area que não domino),a JM ainda terá
muita margem para subir?
Não que queira investir,mas para perceber um pouco
mais,pois neste caso o valor a que a ação chegou veio
dar 100% razão aos fundamentais...mas será que começa a ficar no ponto de venda para alguns?,ou os fundamentais também foram melhorando ainda mais?,e a ação não ficará só por aqui???
Ficam estes pensamentos.....um abraço.
Aurio o melhor que fazes é calcular o PER provisional para o final do ano. Isto porque o PER feito pelos resultados do ano passado já nada te vai indicar.
Espero ter sido útil.
Espero ter sido útil.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Bing [Bot], cftomas, dragom, HFCA, latbal, m-m, malakas, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, PXYC, SalvaFP, Shimazaki_2, trilhos2006 e 212 visitantes