Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

NOVO ARTIGO - BCP - O Sinal...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

BCP a 1,75

por FastMind » 25/9/2003 16:01

Ora boas a todos,

entrei hoje no BCP a 1,75 com um feeling que só as vou vender acima de 1,90 !
O q axam ?

Cpts

FM
FastMind

por MarcoAntonio » 25/9/2003 15:00

Gráfico actualizado...
Anexos
bcp-20030925a.png
bcp-20030925a.png (17.76 KiB) Visualizado 1328 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Pois é ...

por Guzziman » 25/9/2003 14:05

Infelizmente só vendi uma parte ontem... que pena!

Hoje já entrei e reforcei. Agora uma pergunta ...

O secar de liquidez na vossa perspectiva quanto tempo poderá levar ?

Face à retoma do título, não será algo lógico esperar que este período seja bem curto ?

Tal como têm referido, no intraday ela tem feito alguma consolidação, pois se testa novos máximos também é certo que naõ tem fechado em topo, para abrir na manhã seguinte em nova subida... mas ?

Pessoalmente julgo que o título nem vai arrefecer a galopada! e pq ? Seguindo "apenas" aquilo que será o valor contabilistico do título, a envolvente no mercado sectorial em que está inserido, o passado da cotação e as expectativas, o título está muito apetecível.

Outros argumentos se podem adicionar , muita gente tem acções a 5 euros !!! e se a isto juntarmos uma certeza que apenas varia na data de anúncio(seguros e pensões em termos de venda), poderemos ter um comportamento de consolidação curto, pois claramente parece que ninguém tem dúvidas que mesmo sem expeculação à mistura em 31-12-2003 a acção estará a 2 euros.

Pessoalmente, acredito que a visibilidade do título é importante e num mercado evoluído não temos acções de bancos a 1 euros correcto ? (não conheço, VER DOW, CAC, OU DAX).

Não vos querendo maçar e pq neste post nenhum know how está a ser passado, apenas ideias para debate e para dar que pensar, fica um abraço e sempre bull em BCP

Guzziman
"A iliteracia do século XXI, não se refere àqueles que não sabem ler e escrever, mas àqueles que não sabem, aprender, desaprender e reaprender".
Alvin Toffler

Registado: 16/9/2003 22:39

por MarcoAntonio » 25/9/2003 13:36

BCP a retrair e com volume, a comportar-se para já dentro do esperado...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Mais valias !! são sempre bem vindas...

por Guzziman » 25/9/2003 1:07

Hoje já deu para a água, luz e gáz hehehe.

Infelizmente decidi voltar a colocar lotes à venda tarde demais e ainda por cima caros !

Só vendi 20% da posição.
Ora com o fecho nas Américas a este nível, agora sim acredito finalmente na correcção, só tenho pena de não ter saido logo pela manhã chuaff!

Amanhã abre a 1.76 e não vendo mesmo.
Guzziman
"A iliteracia do século XXI, não se refere àqueles que não sabem ler e escrever, mas àqueles que não sabem, aprender, desaprender e reaprender".
Alvin Toffler

por MarcoAntonio » 24/9/2003 20:18

Pois, nisso tens toda a razão: não ligo nenhuma aos boatos...
:mrgreen:
Imagem

Administrador Fórum

BCP

por JAS » 24/9/2003 20:14

No médio prazo estamos em sintonia.
No curto-prazo admito que tanto pode acontecer uma correção como pode continuar a subida sem paragem.

Relativamente ao curto-prazo estou mais preocupado em determinar o ponto mais favorável para a recompra do que propriamente com um ponto de venda.

Sei que tu não ligas nenhuma aos boatos e às notícias mas elas influenciam os gráficos porque os insiders se antecipam e iniciam os movimentos.
E, neste momento, correm boatos.
Para mim, que estou dentro, sair poderia significar perder grande parte do próximo movimento de subida que pode ser ultra-rápido.
Sobretudo porque não o vou poder acompanhar durante os próximos 15 dias.

Um abraço,
JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

Re: BCP

por MarcoAntonio » 24/9/2003 19:21

JAS Escreveu:Eu ontem tinha uma ordrm de compra a 1,70 e uma ordem de venda a 1,77. Daquelas que meto na base do "pode ser que pegue".
Com o BCP a 1,73 /1,74 estava muito tranquilo e nem olhei mais para ele pois tive que sair.
Ao regressar a minha ordem a 1,77 estava já parcialmente comida e eu deixei que comessem o resto.

Mas se leres o meu post "BCP- E agora?" verás que a minha "meditação" nocturna me levou a tomar a decisão de recomprar essa fatia hoje.

Acontece que meditei até tarde demais pois hoje desliguei o despertador sem acordar... E quando acordei já o BCP estava muito lá em cima.

Com a evolução ao longo do dia achei melhor esperar para ver o que acontecia.
A correcção é plausível mas, por outro lado, há muitos sinais de que a subida ainda pode continuar.

Continuo na dúvida.
Se não tomar amanhã a decisão... tomo depois.
Nos trópicos também há internet.

Um abraço,
JAS

Mas JAS, é por isso mesmo que me parece que estamos em sintonia. No teu post-scriptum dizes que uma retracção era bem vinda e que aproveitarias para recomprar. Ontem parecias decidido a recomprar hoje e após esta subida já ficaste indeciso. Portanto, estamos em sintonia (se passaste para indeciso é porque já não estás tão certo que vá subir já... a partir destes níveis). Eu tb acredito que o BCP tem potencial para subir no médio prazo (ou mesmo no curto-prazo). Mas no curtíssimo-prazo parece-me cada vez mais arriscado e para quem estiver nesse plano temporal, arrecadar lucros (ou parte deles) não me parece má ideia, principalmente em sessões como a de hoje...
Imagem

Administrador Fórum

BCP

por JAS » 24/9/2003 19:16

Esqueci-me de falar num ponto que é o valor de suporte.
Nota que a MME.5 anda a funcionar muito bem como suporte desde o início de Agosto.
Se assim continuar será difícil que venha abaixo do 1,74.
O 1,60 podes arquivar...

JAS

por MarcoAntonio » 24/9/2003 19:12

Não digo que não. O BCP continua com óptimo aspecto para o médio-prazo. As minhas últimas análises têm-se referido ao curtíssimo-prazo, conforme tenho sublinhado...
Imagem

Administrador Fórum

BCP

por JAS » 24/9/2003 19:11

Eu ontem tinha uma ordrm de compra a 1,70 e uma ordem de venda a 1,77. Daquelas que meto na base do "pode ser que pegue".
Com o BCP a 1,73 /1,74 estava muito tranquilo e nem olhei mais para ele pois tive que sair.
Ao regressar a minha ordem a 1,77 estava já parcialmente comida e eu deixei que comessem o resto.

Mas se leres o meu post "BCP- E agora?" verás que a minha "meditação" nocturna me levou a tomar a decisão de recomprar essa fatia hoje.

Acontece que meditei até tarde demais pois hoje desliguei o despertador sem acordar... E quando acordei já o BCP estava muito lá em cima.

Com a evolução ao longo do dia achei melhor esperar para ver o que acontecia.
A correcção é plausível mas, por outro lado, há muitos sinais de que a subida ainda pode continuar.

Continuo na dúvida.
Se não tomar amanhã a decisão... tomo depois.
Nos trópicos também há internet.

Um abraço,
JAS

Re: marco..

por JCS » 24/9/2003 19:06

luis lobo Escreveu:agora dava jeito uma bola de cristal
enfim ...
bcp acima dos 2 euros deve ter melhor aparencia no exterior ?
nao fica bem um banco destes abaixo de 2 euros))
acho eu

Acredito que possa passar esse valor (€2,00)lá para o final do ano... A ver vamos.
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por MarcoAntonio » 24/9/2003 18:54

JAS, pelo que percebi então do teu <i>Post Scriptum</i>, estamos em sintonia...

Se falas em recomprar, então é porque vendeste, pelo menos uma parte...
:lol:

Refiro ainda que o descalabro dos mercados internacionais é na sua maior parte posterior ao fecho da Euronext Lisbon e que a retracção dos 1.82 aos 1.78 já (mais do que) reflectia o estado dos mercados à hora do fecho da Euronext.

Tal com na sexta-feira, a hipótese de topo de curtíssimo-prazo volta a colocar-se e agora com mais força: a vela é ainda mais marcada e entretanto o meu target mais optimista foi atingido milimetricamente, pelo que considero o potencial de curtíssimo-prazo esgotado...

Volto a frizar, esta análise de curtíssimo-prazo está longe de interferir, para enquanto, com a análise de médio-prazo que é ainda <i>bullish</i>.

Entretanto, a zona dos 1.70-1.71 passou a ser, em minha opinião, o suporte do curtíssimo-prazo a ter mais em conta. Em termos de médio-prazo, acima dos 1.60 o BCP parece-me seguro...
Imagem

Administrador Fórum

BCP

por JAS » 24/9/2003 18:36

A vela de hoje é muito parecida com a de 6ª feira.
Com os States a perderem 1 a 2% e o Dax a perder 3% o fecho pouco "famoso" do BCP acaba por ser muito agradável...

Na 6ª feira, com um fecho a 1,74, toda gente pensou que poderia ser um topo (1,78 no intraday) e que se seguiria uma correcção.

Na 2ª feira até tivémos uma queda(fecho 1,71) mas, a posteriori, dá ideia que foi mais por simpatia com as grandes quedas de todos os mercados do que propriamente pelo título por si.

Na terça subiu 2,9% e fechou a 1,76.

Hoje fechou a 1,78, ganhando mais 1,14%, e tendo feito um máximo a 1,82.

Anda a fazer correcções no próprio intraday, pois isso já aconteceu em 3 sessões quase seguidas, ou estamos em presença de mais uma "hipótese de correcção"?

Entre as "hipóteses" a galinha vai enchendo o papo grão a grão.

JAS

P.S. - Hoje acordei muito depois da abertura e era tarde demais para recomprar. A correcção até me dava jeito...

por MarcoAntonio » 24/9/2003 16:37

O gráfico actualizado do BCP já com o fecho, nada famoso, de hoje...
Anexos
bcp-20030924c.png
bcp-20030924c.png (18.54 KiB) Visualizado 666 vezes
Imagem

Administrador Fórum

marco..

por luis lobo » 24/9/2003 13:35

agora dava jeito uma bola de cristal
enfim ...
bcp acima dos 2 euros deve ter melhor aparencia no exterior ?
nao fica bem um banco destes abaixo de 2 euros))
acho eu

Registado: 17/7/2003 15:20

por MarcoAntonio » 24/9/2003 13:19

Bem, já está esclarecido...
:mrgreen:

Era uma consolidação de curtíssimo-prazo e já tinha terminado. Agora já não serve de muito, fica a constatação do facto...
:lol:

Entretanto o BCP foi visitar rapidamente os 1.82€ que era o meu segundo <i>target</i>, o mais optimista. A partir daqui o comportamento do BCP é para mim uma incógnita, penso que o <i>upside</i> de curtíssimo-prazo se encontra esgotado e que uma consolidação ou retracção, por estes níveis, mais prolongada, para digerir estas subidas e mais tarde retomar a tendência de médio-prazo, sería saudável.
Anexos
bcp-20030924a.png
bcp-20030924a.png (19.25 KiB) Visualizado 715 vezes
bcp-20030924b.png
bcp-20030924b.png (18.38 KiB) Visualizado 708 vezes
Imagem

Administrador Fórum

Dúvidas de shortista!

por Guzziman » 23/9/2003 17:03

Pois eu tenho ordens de venda a 1.78, a 1.79, a 1.80 e a 1.82 ...(para os mais gulosos!)

Mas até tenho medo de vender ...

Parece-me que o facto de o titulo estar a perder 20% em relaçao a 1 de Janeiro e as restantes instituicoes estarem a valores de 1 Janeiro está a tomar preponderância... (movimento emocional?).

Terá sido pedido um esforço aos accionistas de referência por forma a não perder o controlo do capital ?

Será estratégia de enchimento de fundos ? (não tenho acesso a essa info).

Serão gestores de fortunas do próprio banco !!!

tantos ses !!!
Guzziman
Alvin Toffler

por MarcoAntonio » 23/9/2003 16:53

Que o BCP tem estado a corrigir tecnicamente, consolidando o forte movimento dos dias 17/18/19...

Na sexta-feira tinha deixado aqui um alerta porque, apesar de bullish no curto e médio-prazo, me parecia que o BCP tinha esgotado o potencial de curtíssimo-prazo e apoiei a minha opinião em três pontos, essencialmente (encontra-se neste tópico já mais lá para trás).

Este movimento enquadra-se nessa situação e para já parece-me saudável.

No entanto, se o BCP continuar a fazer grandes volumes sem conseguir quebrar o range da vela de sexta-feira, começarei a ponderar a hipótese de distribuição...
Imagem

Administrador Fórum

Marco

por Teso » 23/9/2003 16:38

Quais as consequências/interpretações analíticas da tua afirmação
PS: Faço notar que o movimento destas duas sessões se insere praticamente todo ele no range da sessão de sexta-feira e que ontem apenas por breves momentos saiu desse range...

Um abraço
Teso

Registado: 30/11/2002 16:42

por MarcoAntonio » 23/9/2003 16:16

Bem, se é uma consolidação inclinada para cima, o BCP perde «apelo» e o cenário começa a inclinar-se para distribuição... o que não é nada favorável para o BCP :!:

Por seu turno, poderá tratar-se de uma consolidação de curtíssimo-prazo e que já terminou, regressando o <i>momentum</i> ao título. O fecho poderá ajudar a esclarecer...

Mas a bem do BCP, é preferível que não seja uma consolidação inclinada para cima...
:wink:

<i>PS: Faço notar que o movimento destas duas sessões se insere praticamente todo ele no range da sessão de sexta-feira e que ontem apenas por breves momentos saiu desse range</i>...
Imagem

Administrador Fórum

Consolidação?

por JAS » 23/9/2003 16:10

MarcoAntonio Escreveu:Ainda é um pouco cedo (a vela de hoje não está completa) mas o comportamento do BCP começa a encaminhar-se para uma consolidação, o que é um movimento relativamente favorável (leia-se <i>bullish</i>) nesta altura.

É uma consolidação um bocado inclinada... para cima.

JAS

por MarcoAntonio » 23/9/2003 12:47

Ainda é um pouco cedo (a vela de hoje não está completa) mas o comportamento do BCP começa a encaminhar-se para uma consolidação, o que é um movimento relativamente favorável (leia-se <i>bullish</i>) nesta altura.
Anexos
bcp-20030923a.png
bcp-20030923a.png (18.45 KiB) Visualizado 821 vezes
Imagem

Administrador Fórum

Jas

por Teso » 23/9/2003 12:00

Como sabes, desde há muito tempo, me tenho manifestado (consubstanciado em muitos dos meus posts) relativamente a esta acção, como uma das melhores e mais seguras da praça - inclusive costumo dizer que em vez dos PPR, investiria em BCP -! A minha carteira, quanto a BCP, tem variado entre os 25-40% de peso relativo, aproveitando as variações que ocorrem, com um saldo global muito positivo! Neste momento estou com 30% da carteira em BCP e, naturalmente, continuo a acreditar, quase de "olhos fechados" (atenção, digo quase...) na sua permanente valorização! No entanto penso que depois deste enorme impulso na cotação em 3 sessões, será saudável uma consolidação das cotações durante algum tempo para a subida ser sempre bem suportada... sinceramente prefiro esse comportamento a um que me deixe o coração "aos pulos"!
Vou continuar nos meus "trades" de capitalização crescente em BCP (já tenho uma ordem de venda que só por mero "azar" - é claro, tenho que ser um pouco autocomplacente... cheguei tarde ao mercado (preguiçoso/dorminhoco :oops: ... mas tenho uma diferença horária de 1 h... estou nos Açores) - não foi vendida ontem para recomprar no final da sessão!
Como costumo dizer "Sempre In em BCP"!

Um abraço

Teso

Registado: 30/11/2002 16:42

BCP

por JAS » 23/9/2003 8:40

A questão do retracement foi interessante e o allen falhou por pouco. Foi a 1,70 no intraday.

A situação é contudo muito pouco usual se atendermos a que fez o pico de 1,78 na 6ª feira, o pico do retracement na sessão seguinte e hoje abriu cheio de força...

Em resultado, em vez de ver realizada uma compra a 1,70, vi ser engolida uma ordem de venda a 1,74.

Acabou a retração e temos já subida?
Algum palpite sobre a evolução que se segue?

JAS

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: carlosdsousa, Google [Bot], Kury Yozo, Pmart 1, trend=friend e 219 visitantes