NOVO ARTIGO - BCP - O Sinal...
BCP a 1,75
Ora boas a todos,
entrei hoje no BCP a 1,75 com um feeling que só as vou vender acima de 1,90 !
O q axam ?
Cpts
FM
entrei hoje no BCP a 1,75 com um feeling que só as vou vender acima de 1,90 !
O q axam ?
Cpts
FM
-
FastMind
Gráfico actualizado...
- Anexos
-
- bcp-20030925a.png (17.76 KiB) Visualizado 1329 vezes
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Pois é ...
Infelizmente só vendi uma parte ontem... que pena!
Hoje já entrei e reforcei. Agora uma pergunta ...
O secar de liquidez na vossa perspectiva quanto tempo poderá levar ?
Face à retoma do título, não será algo lógico esperar que este período seja bem curto ?
Tal como têm referido, no intraday ela tem feito alguma consolidação, pois se testa novos máximos também é certo que naõ tem fechado em topo, para abrir na manhã seguinte em nova subida... mas ?
Pessoalmente julgo que o título nem vai arrefecer a galopada! e pq ? Seguindo "apenas" aquilo que será o valor contabilistico do título, a envolvente no mercado sectorial em que está inserido, o passado da cotação e as expectativas, o título está muito apetecível.
Outros argumentos se podem adicionar , muita gente tem acções a 5 euros !!! e se a isto juntarmos uma certeza que apenas varia na data de anúncio(seguros e pensões em termos de venda), poderemos ter um comportamento de consolidação curto, pois claramente parece que ninguém tem dúvidas que mesmo sem expeculação à mistura em 31-12-2003 a acção estará a 2 euros.
Pessoalmente, acredito que a visibilidade do título é importante e num mercado evoluído não temos acções de bancos a 1 euros correcto ? (não conheço, VER DOW, CAC, OU DAX).
Não vos querendo maçar e pq neste post nenhum know how está a ser passado, apenas ideias para debate e para dar que pensar, fica um abraço e sempre bull em BCP
Guzziman
Hoje já entrei e reforcei. Agora uma pergunta ...
O secar de liquidez na vossa perspectiva quanto tempo poderá levar ?
Face à retoma do título, não será algo lógico esperar que este período seja bem curto ?
Tal como têm referido, no intraday ela tem feito alguma consolidação, pois se testa novos máximos também é certo que naõ tem fechado em topo, para abrir na manhã seguinte em nova subida... mas ?
Pessoalmente julgo que o título nem vai arrefecer a galopada! e pq ? Seguindo "apenas" aquilo que será o valor contabilistico do título, a envolvente no mercado sectorial em que está inserido, o passado da cotação e as expectativas, o título está muito apetecível.
Outros argumentos se podem adicionar , muita gente tem acções a 5 euros !!! e se a isto juntarmos uma certeza que apenas varia na data de anúncio(seguros e pensões em termos de venda), poderemos ter um comportamento de consolidação curto, pois claramente parece que ninguém tem dúvidas que mesmo sem expeculação à mistura em 31-12-2003 a acção estará a 2 euros.
Pessoalmente, acredito que a visibilidade do título é importante e num mercado evoluído não temos acções de bancos a 1 euros correcto ? (não conheço, VER DOW, CAC, OU DAX).
Não vos querendo maçar e pq neste post nenhum know how está a ser passado, apenas ideias para debate e para dar que pensar, fica um abraço e sempre bull em BCP
Guzziman
"A iliteracia do século XXI, não se refere àqueles que não sabem ler e escrever, mas àqueles que não sabem, aprender, desaprender e reaprender".
Alvin Toffler
Alvin Toffler
BCP a retrair e com volume, a comportar-se para já dentro do esperado...
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Mais valias !! são sempre bem vindas...
Hoje já deu para a água, luz e gáz hehehe.
Infelizmente decidi voltar a colocar lotes à venda tarde demais e ainda por cima caros !
Só vendi 20% da posição.
Ora com o fecho nas Américas a este nível, agora sim acredito finalmente na correcção, só tenho pena de não ter saido logo pela manhã chuaff!
Amanhã abre a 1.76 e não vendo mesmo.
Guzziman
Infelizmente decidi voltar a colocar lotes à venda tarde demais e ainda por cima caros !
Só vendi 20% da posição.
Ora com o fecho nas Américas a este nível, agora sim acredito finalmente na correcção, só tenho pena de não ter saido logo pela manhã chuaff!
Amanhã abre a 1.76 e não vendo mesmo.
Guzziman
"A iliteracia do século XXI, não se refere àqueles que não sabem ler e escrever, mas àqueles que não sabem, aprender, desaprender e reaprender".
Alvin Toffler
Alvin Toffler
Pois, nisso tens toda a razão: não ligo nenhuma aos boatos...

BCP
No médio prazo estamos em sintonia.
No curto-prazo admito que tanto pode acontecer uma correção como pode continuar a subida sem paragem.
Relativamente ao curto-prazo estou mais preocupado em determinar o ponto mais favorável para a recompra do que propriamente com um ponto de venda.
Sei que tu não ligas nenhuma aos boatos e às notícias mas elas influenciam os gráficos porque os insiders se antecipam e iniciam os movimentos.
E, neste momento, correm boatos.
Para mim, que estou dentro, sair poderia significar perder grande parte do próximo movimento de subida que pode ser ultra-rápido.
Sobretudo porque não o vou poder acompanhar durante os próximos 15 dias.
Um abraço,
JAS
No curto-prazo admito que tanto pode acontecer uma correção como pode continuar a subida sem paragem.
Relativamente ao curto-prazo estou mais preocupado em determinar o ponto mais favorável para a recompra do que propriamente com um ponto de venda.
Sei que tu não ligas nenhuma aos boatos e às notícias mas elas influenciam os gráficos porque os insiders se antecipam e iniciam os movimentos.
E, neste momento, correm boatos.
Para mim, que estou dentro, sair poderia significar perder grande parte do próximo movimento de subida que pode ser ultra-rápido.
Sobretudo porque não o vou poder acompanhar durante os próximos 15 dias.
Um abraço,
JAS
Re: BCP
JAS Escreveu:Eu ontem tinha uma ordrm de compra a 1,70 e uma ordem de venda a 1,77. Daquelas que meto na base do "pode ser que pegue".
Com o BCP a 1,73 /1,74 estava muito tranquilo e nem olhei mais para ele pois tive que sair.
Ao regressar a minha ordem a 1,77 estava já parcialmente comida e eu deixei que comessem o resto.
Mas se leres o meu post "BCP- E agora?" verás que a minha "meditação" nocturna me levou a tomar a decisão de recomprar essa fatia hoje.
Acontece que meditei até tarde demais pois hoje desliguei o despertador sem acordar... E quando acordei já o BCP estava muito lá em cima.
Com a evolução ao longo do dia achei melhor esperar para ver o que acontecia.
A correcção é plausível mas, por outro lado, há muitos sinais de que a subida ainda pode continuar.
Continuo na dúvida.
Se não tomar amanhã a decisão... tomo depois.
Nos trópicos também há internet.
Um abraço,
JAS
Mas JAS, é por isso mesmo que me parece que estamos em sintonia. No teu post-scriptum dizes que uma retracção era bem vinda e que aproveitarias para recomprar. Ontem parecias decidido a recomprar hoje e após esta subida já ficaste indeciso. Portanto, estamos em sintonia (se passaste para indeciso é porque já não estás tão certo que vá subir já... a partir destes níveis). Eu tb acredito que o BCP tem potencial para subir no médio prazo (ou mesmo no curto-prazo). Mas no curtíssimo-prazo parece-me cada vez mais arriscado e para quem estiver nesse plano temporal, arrecadar lucros (ou parte deles) não me parece má ideia, principalmente em sessões como a de hoje...
Não digo que não. O BCP continua com óptimo aspecto para o médio-prazo. As minhas últimas análises têm-se referido ao curtíssimo-prazo, conforme tenho sublinhado...
BCP
Eu ontem tinha uma ordrm de compra a 1,70 e uma ordem de venda a 1,77. Daquelas que meto na base do "pode ser que pegue".
Com o BCP a 1,73 /1,74 estava muito tranquilo e nem olhei mais para ele pois tive que sair.
Ao regressar a minha ordem a 1,77 estava já parcialmente comida e eu deixei que comessem o resto.
Mas se leres o meu post "BCP- E agora?" verás que a minha "meditação" nocturna me levou a tomar a decisão de recomprar essa fatia hoje.
Acontece que meditei até tarde demais pois hoje desliguei o despertador sem acordar... E quando acordei já o BCP estava muito lá em cima.
A correcção é plausível mas, por outro lado, há muitos sinais de que a subida ainda pode continuar.
Continuo na dúvida.
Um abraço,
JAS
Continuo na dúvida.
Um abraço,
JAS
Re: marco..
luis lobo Escreveu:agora dava jeito uma bola de cristal
enfim ...
bcp acima dos 2 euros deve ter melhor aparencia no exterior ?
nao fica bem um banco destes abaixo de 2 euros))
acho eu
Acredito que possa passar esse valor (€2,00)lá para o final do ano... A ver vamos.
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
JAS, pelo que percebi então do teu <i>Post Scriptum</i>, estamos em sintonia...
Se falas em recomprar, então é porque vendeste, pelo menos uma parte...
Refiro ainda que o descalabro dos mercados internacionais é na sua maior parte posterior ao fecho da Euronext Lisbon e que a retracção dos 1.82 aos 1.78 já (mais do que) reflectia o estado dos mercados à hora do fecho da Euronext.
Tal com na sexta-feira, a hipótese de topo de curtíssimo-prazo volta a colocar-se e agora com mais força: a vela é ainda mais marcada e entretanto o meu target mais optimista foi atingido milimetricamente, pelo que considero o potencial de curtíssimo-prazo esgotado...
Volto a frizar, esta análise de curtíssimo-prazo está longe de interferir, para enquanto, com a análise de médio-prazo que é ainda <i>bullish</i>.
Entretanto, a zona dos 1.70-1.71 passou a ser, em minha opinião, o suporte do curtíssimo-prazo a ter mais em conta. Em termos de médio-prazo, acima dos 1.60 o BCP parece-me seguro...
Se falas em recomprar, então é porque vendeste, pelo menos uma parte...

Refiro ainda que o descalabro dos mercados internacionais é na sua maior parte posterior ao fecho da Euronext Lisbon e que a retracção dos 1.82 aos 1.78 já (mais do que) reflectia o estado dos mercados à hora do fecho da Euronext.
Tal com na sexta-feira, a hipótese de topo de curtíssimo-prazo volta a colocar-se e agora com mais força: a vela é ainda mais marcada e entretanto o meu target mais optimista foi atingido milimetricamente, pelo que considero o potencial de curtíssimo-prazo esgotado...
Volto a frizar, esta análise de curtíssimo-prazo está longe de interferir, para enquanto, com a análise de médio-prazo que é ainda <i>bullish</i>.
Entretanto, a zona dos 1.70-1.71 passou a ser, em minha opinião, o suporte do curtíssimo-prazo a ter mais em conta. Em termos de médio-prazo, acima dos 1.60 o BCP parece-me seguro...
BCP
A vela de hoje é muito parecida com a de 6ª feira.
Com os States a perderem 1 a 2% e o Dax a perder 3% o fecho pouco "famoso" do BCP acaba por ser muito agradável...
Na 6ª feira, com um fecho a 1,74, toda gente pensou que poderia ser um topo (1,78 no intraday) e que se seguiria uma correcção.
Na 2ª feira até tivémos uma queda(fecho 1,71) mas, a posteriori, dá ideia que foi mais por simpatia com as grandes quedas de todos os mercados do que propriamente pelo título por si.
Na terça subiu 2,9% e fechou a 1,76.
Hoje fechou a 1,78, ganhando mais 1,14%, e tendo feito um máximo a 1,82.
Anda a fazer correcções no próprio intraday, pois isso já aconteceu em 3 sessões quase seguidas, ou estamos em presença de mais uma "hipótese de correcção"?
Entre as "hipóteses" a galinha vai enchendo o papo grão a grão.
JAS
P.S. - Hoje acordei muito depois da abertura e era tarde demais para recomprar. A correcção até me dava jeito...
Com os States a perderem 1 a 2% e o Dax a perder 3% o fecho pouco "famoso" do BCP acaba por ser muito agradável...
Na 6ª feira, com um fecho a 1,74, toda gente pensou que poderia ser um topo (1,78 no intraday) e que se seguiria uma correcção.
Na 2ª feira até tivémos uma queda(fecho 1,71) mas, a posteriori, dá ideia que foi mais por simpatia com as grandes quedas de todos os mercados do que propriamente pelo título por si.
Na terça subiu 2,9% e fechou a 1,76.
Hoje fechou a 1,78, ganhando mais 1,14%, e tendo feito um máximo a 1,82.
Anda a fazer correcções no próprio intraday, pois isso já aconteceu em 3 sessões quase seguidas, ou estamos em presença de mais uma "hipótese de correcção"?
Entre as "hipóteses" a galinha vai enchendo o papo grão a grão.
JAS
P.S. - Hoje acordei muito depois da abertura e era tarde demais para recomprar. A correcção até me dava jeito...
O gráfico actualizado do BCP já com o fecho, nada famoso, de hoje...
- Anexos
-
- bcp-20030924c.png (18.54 KiB) Visualizado 667 vezes
Bem, já está esclarecido...
Era uma consolidação de curtíssimo-prazo e já tinha terminado. Agora já não serve de muito, fica a constatação do facto...
Entretanto o BCP foi visitar rapidamente os 1.82€ que era o meu segundo <i>target</i>, o mais optimista. A partir daqui o comportamento do BCP é para mim uma incógnita, penso que o <i>upside</i> de curtíssimo-prazo se encontra esgotado e que uma consolidação ou retracção, por estes níveis, mais prolongada, para digerir estas subidas e mais tarde retomar a tendência de médio-prazo, sería saudável.

Era uma consolidação de curtíssimo-prazo e já tinha terminado. Agora já não serve de muito, fica a constatação do facto...

Entretanto o BCP foi visitar rapidamente os 1.82€ que era o meu segundo <i>target</i>, o mais optimista. A partir daqui o comportamento do BCP é para mim uma incógnita, penso que o <i>upside</i> de curtíssimo-prazo se encontra esgotado e que uma consolidação ou retracção, por estes níveis, mais prolongada, para digerir estas subidas e mais tarde retomar a tendência de médio-prazo, sería saudável.
- Anexos
-
- bcp-20030924a.png (19.25 KiB) Visualizado 716 vezes
-
- bcp-20030924b.png (18.38 KiB) Visualizado 709 vezes
Dúvidas de shortista!
Pois eu tenho ordens de venda a 1.78, a 1.79, a 1.80 e a 1.82 ...(para os mais gulosos!)
Mas até tenho medo de vender ...
Parece-me que o facto de o titulo estar a perder 20% em relaçao a 1 de Janeiro e as restantes instituicoes estarem a valores de 1 Janeiro está a tomar preponderância... (movimento emocional?).
Terá sido pedido um esforço aos accionistas de referência por forma a não perder o controlo do capital ?
Será estratégia de enchimento de fundos ? (não tenho acesso a essa info).
Serão gestores de fortunas do próprio banco !!!
tantos ses !!!
Guzziman
Mas até tenho medo de vender ...
Parece-me que o facto de o titulo estar a perder 20% em relaçao a 1 de Janeiro e as restantes instituicoes estarem a valores de 1 Janeiro está a tomar preponderância... (movimento emocional?).
Terá sido pedido um esforço aos accionistas de referência por forma a não perder o controlo do capital ?
Será estratégia de enchimento de fundos ? (não tenho acesso a essa info).
Serão gestores de fortunas do próprio banco !!!
tantos ses !!!
Guzziman
Alvin Toffler
Alvin Toffler
Que o BCP tem estado a corrigir tecnicamente, consolidando o forte movimento dos dias 17/18/19...
Na sexta-feira tinha deixado aqui um alerta porque, apesar de bullish no curto e médio-prazo, me parecia que o BCP tinha esgotado o potencial de curtíssimo-prazo e apoiei a minha opinião em três pontos, essencialmente (encontra-se neste tópico já mais lá para trás).
Este movimento enquadra-se nessa situação e para já parece-me saudável.
No entanto, se o BCP continuar a fazer grandes volumes sem conseguir quebrar o range da vela de sexta-feira, começarei a ponderar a hipótese de distribuição...
Na sexta-feira tinha deixado aqui um alerta porque, apesar de bullish no curto e médio-prazo, me parecia que o BCP tinha esgotado o potencial de curtíssimo-prazo e apoiei a minha opinião em três pontos, essencialmente (encontra-se neste tópico já mais lá para trás).
Este movimento enquadra-se nessa situação e para já parece-me saudável.
No entanto, se o BCP continuar a fazer grandes volumes sem conseguir quebrar o range da vela de sexta-feira, começarei a ponderar a hipótese de distribuição...
Marco
Quais as consequências/interpretações analíticas da tua afirmação
Um abraço
Teso
PS: Faço notar que o movimento destas duas sessões se insere praticamente todo ele no range da sessão de sexta-feira e que ontem apenas por breves momentos saiu desse range...
Um abraço
Teso
- Registado: 30/11/2002 16:42
Bem, se é uma consolidação inclinada para cima, o BCP perde «apelo» e o cenário começa a inclinar-se para distribuição... o que não é nada favorável para o BCP
Por seu turno, poderá tratar-se de uma consolidação de curtíssimo-prazo e que já terminou, regressando o <i>momentum</i> ao título. O fecho poderá ajudar a esclarecer...
Mas a bem do BCP, é preferível que não seja uma consolidação inclinada para cima...
<i>PS: Faço notar que o movimento destas duas sessões se insere praticamente todo ele no range da sessão de sexta-feira e que ontem apenas por breves momentos saiu desse range</i>...

Por seu turno, poderá tratar-se de uma consolidação de curtíssimo-prazo e que já terminou, regressando o <i>momentum</i> ao título. O fecho poderá ajudar a esclarecer...
Mas a bem do BCP, é preferível que não seja uma consolidação inclinada para cima...

<i>PS: Faço notar que o movimento destas duas sessões se insere praticamente todo ele no range da sessão de sexta-feira e que ontem apenas por breves momentos saiu desse range</i>...
Consolidação?
MarcoAntonio Escreveu:Ainda é um pouco cedo (a vela de hoje não está completa) mas o comportamento do BCP começa a encaminhar-se para uma consolidação, o que é um movimento relativamente favorável (leia-se <i>bullish</i>) nesta altura.
É uma consolidação um bocado inclinada... para cima.
JAS
Ainda é um pouco cedo (a vela de hoje não está completa) mas o comportamento do BCP começa a encaminhar-se para uma consolidação, o que é um movimento relativamente favorável (leia-se <i>bullish</i>) nesta altura.
- Anexos
-
- bcp-20030923a.png (18.45 KiB) Visualizado 822 vezes
Jas
Como sabes, desde há muito tempo, me tenho manifestado (consubstanciado em muitos dos meus posts) relativamente a esta acção, como uma das melhores e mais seguras da praça - inclusive costumo dizer que em vez dos PPR, investiria em BCP -! A minha carteira, quanto a BCP, tem variado entre os 25-40% de peso relativo, aproveitando as variações que ocorrem, com um saldo global muito positivo! Neste momento estou com 30% da carteira em BCP e, naturalmente, continuo a acreditar, quase de "olhos fechados" (atenção, digo quase...) na sua permanente valorização! No entanto penso que depois deste enorme impulso na cotação em 3 sessões, será saudável uma consolidação das cotações durante algum tempo para a subida ser sempre bem suportada... sinceramente prefiro esse comportamento a um que me deixe o coração "aos pulos"!
Vou continuar nos meus "trades" de capitalização crescente em BCP (já tenho uma ordem de venda que só por mero "azar" - é claro, tenho que ser um pouco autocomplacente... cheguei tarde ao mercado (preguiçoso/dorminhoco
... mas tenho uma diferença horária de 1 h... estou nos Açores) - não foi vendida ontem para recomprar no final da sessão!
Como costumo dizer "Sempre In em BCP"!
Um abraço
Teso
Vou continuar nos meus "trades" de capitalização crescente em BCP (já tenho uma ordem de venda que só por mero "azar" - é claro, tenho que ser um pouco autocomplacente... cheguei tarde ao mercado (preguiçoso/dorminhoco

Como costumo dizer "Sempre In em BCP"!
Um abraço
Teso
- Registado: 30/11/2002 16:42
BCP
A questão do retracement foi interessante e o allen falhou por pouco. Foi a 1,70 no intraday.
A situação é contudo muito pouco usual se atendermos a que fez o pico de 1,78 na 6ª feira, o pico do retracement na sessão seguinte e hoje abriu cheio de força...
Em resultado, em vez de ver realizada uma compra a 1,70, vi ser engolida uma ordem de venda a 1,74.
Acabou a retração e temos já subida?
Algum palpite sobre a evolução que se segue?
JAS
A situação é contudo muito pouco usual se atendermos a que fez o pico de 1,78 na 6ª feira, o pico do retracement na sessão seguinte e hoje abriu cheio de força...
Em resultado, em vez de ver realizada uma compra a 1,70, vi ser engolida uma ordem de venda a 1,74.
Acabou a retração e temos já subida?
Algum palpite sobre a evolução que se segue?
JAS