Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off-topic: A minha geração

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Alladin Broker » 11/10/2010 19:41

<object width="480" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/1tkkZLc7uRk?fs=1&hl=pt_BR"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/1tkkZLc7uRk?fs=1&hl=pt_BR" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>

Não é playback!! é mesmo uma geração que canta...

Nasci em Dezembro de 1974, nove meses depois de Abril de 74.
Sou por isso fruto de um sonho, de amor e liberdade.

Cresci a ouvir os vinis de Zeca Afonso que o meu pai guardava religiosamente desde os tempos da guerra, quando estava em Moçambique.

Não existindo computador, ainda aprendi a fazer a caligrafia "bem feitinha" numa folha de duas linhas. Cheguei a levar palmadas da professora por dar um simples erro de ortografia, ou por a letra estar torta!! :), só porque saía das sagradas linhas.

Lembro que comprava a revista "super som" que trazia as pautas e os acordes das últimas canções de sucesso, assim, dava para aprender a tocar viola cantando.

O meu primeiro PC foi um TIMEX 2068 com cartidge, grande avanço :) onde comecei a programar por livre iniciativa em basic. Assim nasceu o gosto pela programação, pela informática, pelos jogos (Pacman, bomb jack, comandos, :))

Gostava de desmontar os electrodomésticos, para ver como eram feitos por dentro, porque até isso era uma novidade, nascendo aí o bichinho pela engenharia electrónica, curso que viria mais tarde a tirar na faculdade.

Tudo era uma descoberta, tudo era de uma simplicidade e de uma pureza, uma busca constante da perfeição.

Sendo filho de um sonho de liberdade e de ideais tão nobres, recuso-me a deixar de sonhar, a deixar de cantar, a deixar de descobrir, a deixar de criar. Se isto choca a monotonia, com toda a humildade, eu também sou filho da esperança.

Abraço

Registado: 15/6/2010 20:09

por MarcoAntonio » 11/10/2010 19:41

minos Escreveu:Pois é deveras estranho (ou não!). Por norma é quando as pessoas (da geração anterior) chegam para aí aos 50 que começam a ter saudades da infância, mas nós aos 20/30 já estávamos com saudades da nossa infância. Provavelmente não deve ser muito bom. Talvez porque o nosso Mundo mudou tão rapidamente em tão poucos anos que fomos arrancados do nosso refúgio temporal, e do nosso zx spectrum muito abruptamente...

Cumprimentos,
Minos

Penso que uma das razões porque isso ocorre é mencionada no próprio documentário: somos de uma geração de património colectivo muito identificável. Todos assistiamos às mesmas coisas (só havia um ou dois canais) e tinhamos as mesmas coisas e que note-se, foi a primeira - em Portugal - a tê-lo em liberdade. Porque a geração anterior também assistia toda ao Festival da Canção. O clima cultural e político era porém outro (o que lhes dá uma noção de nostalgia algo diferente, também abordada no documentário: era a nostalgia do "no nosso tempo é que era, as coisas custavam e davamos valor às coisas"). Já a geração seguinte esteve e está a viver uma multiplicidade de valores tal que se torna mais difícil auto-identificar-se. Existem "demasiadas coisas" e mudam "demasiado depressa"...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 11/10/2010 19:45, num total de 1 vez.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por minos » 11/10/2010 19:34

Pois é deveras estranho (ou não!). Por norma é quando as pessoas (da geração anterior) chegam para aí aos 50 que começam a ter saudades da infância, mas nós aos 20/30 já estávamos com saudades da nossa infância. Provavelmente não deve ser muito bom. Talvez porque o nosso Mundo mudou tão rapidamente em tão poucos anos que fomos arrancados do nosso refúgio temporal, e do nosso zx spectrum muito abruptamente...

Cumprimentos,
Minos

Registado: 12/9/2007 14:14

por PequenoInvest » 11/10/2010 18:57

minos Escreveu:Destaco aquele momento em que se chega à conclusão, que somos uma geração precocemente nostálgica.

Isto é tãaaao verdade que por vezes tenho dificuldade em pensar que isso possa ser bom :(

Registado: 24/7/2009 12:13

por MarcoAntonio » 11/10/2010 18:47

É um documento muito interessante. Interessará particularmente a nós, ao dessa geração. Um pouco aos da anterior se a quiserem compreender melhor... aos da seguinte, presumo que dirá muito pouco (talvez mais tarde se quiserem entender melhor a geração anterior).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por minos » 11/10/2010 17:10

Espectacular.

Destaco aquele momento em que se chega à conclusão, que somos uma geração precocemente nostálgica.

Parece-me o melhor "rótulo". Por "nós" o tempo teria passado muito mais devagar quando tínhamos 10 anos, coisa que só agora os nossos pais sentem...

Muito bom!

Registado: 12/9/2007 14:14

Off-topic: A minha geração

por Ulisses Pereira » 11/10/2010 14:49

Quem acompanha há muitos anos o Caldeirão sabe que é raro eu criar um off-topic. Não porque ache que a vida é só Bolsa (bem pelo contrário!) mas porque acho que isso merece uma certa contenção.

O facto de abrir hoje este off-topic mostra bem o quão gostei disto. Este é um documentário sobre uma geração. Eu diria que quem nasceu entre 1970 e 1985 decerto ficará apaixonado pelo que vai ver. A nossa vida parece que está ali.

Quando tiverem uma hora, vejam as duas partes do documentário. Vale muito, muito a pena.

http://www.icicom.up.pt/~ava/bravoditadura.html

Um abraço,
Ulisses
Editado pela última vez por Ulisses Pereira em 12/10/2010 0:31, num total de 1 vez.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Anterior

Quem está ligado: