Pedro Passos Coelho
Quico Escreveu:Primvs Escreveu:O Governo, pelo Socrates, fez uma proposta ao Passos.
Proposta? Alguém conhece o orçamento de estado que o Governo prepõe?
O que se tem assistido para já é o governo a dizer que se demite se não lhe aprovarem o orçamento, ponto final.
Orçamento esse que ninguém sabe qual é.
Arrogância a mais para quem governa em minoria. Não era suposto, quando se forma um governo em minoria procurar consensos?
Ou então, estão já a vitimizar-se (é o que me parece) para se porem na alheta? Pelo menos o Guterres, quando fugiu do "pântano", assumiu que fugia...
Aliás a vitimização já está a ser preparada há uns tempos. De repente lembraram-se que são um governo minoritário, e "tadinhos de nós que é tão dificil governar com um governo miniritário"!
Hoje a TSF (radio que mais parece uma agência de informação do governo), na introdução do tema para o seu "fórum" utilizou em 5 minutos a palavra "minoritário" n vezes (desisti de contar às 30). Sempre a invocar a dificuldade de se governar em minoria, com o mote a ser dado pelo lambe botas oficial, Pedro Adão e Silva. (Quem ouvisse, aliás, parecia que a culpa do estado a que isto chegou era dos sucessivos líderes da oposição, ao que parece, foram pouco colaborativos... ridículo! E assim se vai intoxicando a opinião pública; depois admirem-se das sondagens...)
Preparem-se: os gajos estão-se a preparar para dar de fosques, e a ir para o camarote da oposição rirem-se à gargalhada dos desgraçados a quem tocar pôr isto no sítio...
Segundo vem na comunicação social, o Governo tentou acordar principios para a negociaçao do Orçamento, que legitimamente foram recusados pelo PSD. Nao deturpes as coisas...
É da vida...
- Registado: 6/2/2007 16:36
tiopatinhas Escreveu:Mas, entendo que é necessário um aumento de impostos. Isto porque, o aumento do IVA permite retrair as importações e é ainda uma colecta de dinheiros imediata e assima de tudo justa ou igualitária.
Retrai as importações e a produção nacional (porque o consumo cai), o que não é necessariamente saudável neste momento. Senão o nosso défice comercial tinha resolução simples: aumentava-se o IVA para 50% ou mais.
Quanto à justiça do IVA, já reparaste que um quilo de laranjas custa por exemplo 1,21€ (que inclui 0,21€ de IVA) ? E que pagamos todos os mesmo, sejas tu, eu, o tipo que mora numa barraca, o Belmiro de Azevedo ou o Cristiano Ronaldo ?
Primvs Escreveu:O Governo, pelo Socrates, fez uma proposta ao Passos. O Passos nao concordou (está no seu direito). Agora, se tem sentido de Estado, faz uma contra-proposta. O objectivo, segundo disse o Teixeira dos Santos, é poupar 4,5 mil milhoes €. Se o Passos nao quer aumento de impostos, tem de dizer onde se deve cortar.É obvio!
Depois o Governo, na sua legitimidade, diz se concorda ou não, faz contra-proposta e por aí adiante até se chegar a um entendimento (ou não).
Pelo menos é assim que funciona uma negociação onde ambas as partes querem fazer um acordo, mesmo que no final, não cheguem a um entendimento.
Primus, esta "negociação", como lhe quer chamar tem história e é bom não esquecê-la.
O que foi dito na última aprovação de OE (aliás, vem sendo dito desde as eleições) foi que não haveria mais aumento de impostos. A consolidação em 2011 seria feita pela redução da despesa.
Vem agora o Governo "negociar" outra coisa e tem como resposta da oposição "o aumento dos impostos é inegociável".
Ora aplicando o seu sentido de Estado cabe ao Governo governar e apresentar alternativas, mas para isso precisaria querer aplicá-las, coisa que este já deu mostra de não querer.
Pode dar-lhe as voltas que quiser, mas até o Governo não apresentar um OE em que haja redução da despesa, como havia prometido, nunca terá a razão, nem formal nem política.
- Registado: 4/1/2004 22:32
ok, vejamos no rigor da coisa:
"... CAPÍTULO II
Procedimentos para a elaboração e organização do Orçamento do Estado
Artigo 9.º
Proposta de orçamento
1 - O Governo deve apresentar à Assembleia da República, até 15 de Outubro, uma proposta de orçamento para o ano económico seguinte, elaborada de harmonia com a proposta das opções do plano anual.
2 - Na elaboração da proposta de orçamento deve ser dada prioridade às obrigações decorrentes de lei ou de contrato e à política de investimento e desenvolvimento, devendo o Governo propor à Assembleia as restantes prioridades orçamentais, tendo em conta os objectivos económicos e financeiros que pretende prosseguir e a necessária correlação entre as previsões orçamentais e a evolução provável da conjuntura.
..."
trata-se da Lei de enquadramento do Orçamento do Estado
Ainda está a tempo... mas é sem dúvida nenhuma ao Governo que compete apresentar o Orçamento
...e tanto quanto sei ainda ninguém viu nada!!!
só (muita) conversa e ruído com ameaças à mistura
"... CAPÍTULO II
Procedimentos para a elaboração e organização do Orçamento do Estado
Artigo 9.º
Proposta de orçamento
1 - O Governo deve apresentar à Assembleia da República, até 15 de Outubro, uma proposta de orçamento para o ano económico seguinte, elaborada de harmonia com a proposta das opções do plano anual.
2 - Na elaboração da proposta de orçamento deve ser dada prioridade às obrigações decorrentes de lei ou de contrato e à política de investimento e desenvolvimento, devendo o Governo propor à Assembleia as restantes prioridades orçamentais, tendo em conta os objectivos económicos e financeiros que pretende prosseguir e a necessária correlação entre as previsões orçamentais e a evolução provável da conjuntura.
..."
trata-se da Lei de enquadramento do Orçamento do Estado
Ainda está a tempo... mas é sem dúvida nenhuma ao Governo que compete apresentar o Orçamento
...e tanto quanto sei ainda ninguém viu nada!!!
só (muita) conversa e ruído com ameaças à mistura

"Não há ventos favoráveis para o barco que não conhece o rumo" Séneca
tavaverquenao2 Escreveu:Tens andado por cá?![]()
Essa afirmação do Socrates é uma resposta ao Paços.
Entre dizer que "não se aprova" e que "não se aprova, se não houver redução na despesa" vai uma diferença.
Mas OK, querem continuar a esmiuçar todas as minudências para defender os gajos, que vos faça bom proveito.

Abraço.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
mais_um Escreveu:tiopatinhas Escreveu:Eu entendo que é fundamental que o estado corte nas despesas, mas que estes incidam sobra gastos desnecessários ou supérfluos quer ao estado quer às empresas. Mas, entendo que é necessário um aumento de impostos. Isto porque, o aumento do IVA permite retrair as importações e é ainda uma colecta de dinheiros imediata e assima de tudo justa ou igualitária.
Hoje, o relatório da OCDE, vem dar razão ao governo e dá uma palmadinha no rabinho do PPC. Toma lá que é para a prenderes. Ai Pedro, Pedro
andas mal aconselhado... ou mudas o discurso ou não vais lá... acredita naqueles que estão no terreno e ouvem as pessoas.
Os gajos da OCDE são militantes do PS....![]()
![]()
![]()
E citando alguém que escreveu na página 9 deste tópico "Há quem só tenha partidos na cabeça"

P.S.- Teclado "made in Mexico", desculpem a falta de acentuacao.
Você pode ter todo o dinheiro do mundo, mas há algo que jamais poderá comprar: um dinossauro
Você pode ter todo o dinheiro do mundo, mas há algo que jamais poderá comprar: um dinossauro
Primvs Escreveu:O Governo, pelo Socrates, fez uma proposta ao Passos.
Proposta? Alguém conhece o orçamento de estado que o Governo prepõe?
O que se tem assistido para já é o governo a dizer que se demite se não lhe aprovarem o orçamento, ponto final.
Orçamento esse que ninguém sabe qual é.
Arrogância a mais para quem governa em minoria. Não era suposto, quando se forma um governo em minoria procurar consensos?
Ou então, estão já a vitimizar-se (é o que me parece) para se porem na alheta? Pelo menos o Guterres, quando fugiu do "pântano", assumiu que fugia...
Aliás a vitimização já está a ser preparada há uns tempos. De repente lembraram-se que são um governo minoritário, e "tadinhos de nós que é tão dificil governar com um governo miniritário"!
Hoje a TSF (radio que mais parece uma agência de informação do governo), na introdução do tema para o seu "fórum" utilizou em 5 minutos a palavra "minoritário" n vezes (desisti de contar às 30). Sempre a invocar a dificuldade de se governar em minoria, com o mote a ser dado pelo lambe botas oficial, Pedro Adão e Silva. (Quem ouvisse, aliás, parecia que a culpa do estado a que isto chegou era dos sucessivos líderes da oposição, ao que parece, foram pouco colaborativos... ridículo! E assim se vai intoxicando a opinião pública; depois admirem-se das sondagens...)
Preparem-se: os gajos estão-se a preparar para dar de fosques, e a ir para o camarote da oposição rirem-se à gargalhada dos desgraçados a quem tocar pôr isto no sítio...
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
tiopatinhas Escreveu:Eu entendo que é fundamental que o estado corte nas despesas, mas que estes incidam sobra gastos desnecessários ou supérfluos quer ao estado quer às empresas. Mas, entendo que é necessário um aumento de impostos. Isto porque, o aumento do IVA permite retrair as importações e é ainda uma colecta de dinheiros imediata e assima de tudo justa ou igualitária.
Hoje, o relatório da OCDE, vem dar razão ao governo e dá uma palmadinha no rabinho do PPC. Toma lá que é para a prenderes. Ai Pedro, Pedro
andas mal aconselhado... ou mudas o discurso ou não vais lá... acredita naqueles que estão no terreno e ouvem as pessoas.
Os gajos da OCDE são militantes do PS....

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Eu entendo que é fundamental que o estado corte nas despesas, mas que estes incidam sobra gastos desnecessários ou supérfluos quer ao estado quer às empresas. Mas, entendo que é necessário um aumento de impostos. Isto porque, o aumento do IVA permite retrair as importações e é ainda uma colecta de dinheiros imediata e assima de tudo justa ou igualitária.
Hoje, o relatório da OCDE, vem dar razão ao governo e dá uma palmadinha no rabinho do PPC. Toma lá que é para a prenderes
. Ai Pedro, Pedro
Hoje, o relatório da OCDE, vem dar razão ao governo e dá uma palmadinha no rabinho do PPC. Toma lá que é para a prenderes

Muffin Escreveu:Primvs Escreveu:radiohead Escreveu:Elias Escreveu:mais_um Escreveu:
o PPC demonstra que é possivel atingir os objectivos para reduzir o defice sem subir impostos, chumba o orçamento e sai em ombros...;
ou
o PPC não consegue demonstrar como consegue reduzir o defice sem subir impostos, chumba o orçamento e caso outro partido não aprove, fica em maus lençois porque lança o país ainda mais no abismo.
Eu ainda não percebi como é que o PPC quer cortar na despesa...
Então mas não foram teixeira dos santos e sócrates que CRIARAM o déficit? quem melhor do que eles sabe onde reduzir?
Eu quando vejo o ministro das finanças no parlamento a perguntar indignado à oposição onde quer cortar...pergunto-me se este país existe mesmo.
Mas parece que para muito boa gente, em Portugal quem governa é a oposição e quem inaugura é o governo
Já existem défices orçamentais consecutivos em Portugal desde a decada de 50.
Porque não pode o ministro perguntar à oposição onde se deve cortar, se a oposição diz que se deve cortar?
Eu quando digo porque se deve fazer "x ou y", explico o porque de se fazer as coisas de determinada maneira. Postas de pescada todos mandam, até o msfr1980. É preciso dizer como!
O Governo nao tem maioria parlamentar, logo tem de conseguir fazer passar o orçamento com uma proposta que vá de acordo com a maioria no parlamento.Das duas uma, ou a oposição deixa o Governo governar e os cidadãos julgam esse desempenho nas urnas e deixam passar os diplomas, ou então assumem que querem ver reflectidas as suas ideias no documento e nos vários diplomas e fazem propostas para se chegar um entendimento.
Nunca vi ninguem chegar a um entendimento sobre alguma coisa, sem propostas ou contra propostas até se chegar a um ponto de equilibrio.
Ha responsabilidades de toda a gente. Se o Pais quis que o PS nao tivesse maioria absoluta, foi para dividir a responsabilidade de Governação pelos vários partidos e todos têm que assumir essa responsabilidade, nas coisas boas e nas coisas más
Caro Primus, sem me querer repetir já antes tinha dito ao Elias, que se eu bem percebo destas coisas, quem tem que cortar nas despesas é o governo, não é a oposição.
Ninguém está a dizer onde o Governo tem de cortar. O que está claro por promessas anteriores é que não pode aumentar os impostos. No demais, que governe, que é coisa que não tem feito, com ou sem maioria que a única condição que a oposição pôs foi que nao haveria aumento de impostos.
O Governo, pelo Socrates, fez uma proposta ao Passos. O Passos nao concordou (está no seu direito). Agora, se tem sentido de Estado, faz uma contra-proposta. O objectivo, segundo disse o Teixeira dos Santos, é poupar 4,5 mil milhoes €. Se o Passos nao quer aumento de impostos, tem de dizer onde se deve cortar.É obvio!
Depois o Governo, na sua legitimidade, diz se concorda ou não, faz contra-proposta e por aí adiante até se chegar a um entendimento (ou não).
Pelo menos é assim que funciona uma negociação onde ambas as partes querem fazer um acordo, mesmo que no final, não cheguem a um entendimento.
É da vida...
Primvs Escreveu:radiohead Escreveu:Elias Escreveu:mais_um Escreveu:
o PPC demonstra que é possivel atingir os objectivos para reduzir o defice sem subir impostos, chumba o orçamento e sai em ombros...;
ou
o PPC não consegue demonstrar como consegue reduzir o defice sem subir impostos, chumba o orçamento e caso outro partido não aprove, fica em maus lençois porque lança o país ainda mais no abismo.
Então mas não foram teixeira dos santos e sócrates que CRIARAM o déficit? quem melhor do que eles sabe onde reduzir?
Eu quando vejo o ministro das finanças no parlamento a perguntar indignado à oposição onde quer cortar...pergunto-me se este país existe mesmo.
Mas parece que para muito boa gente, em Portugal quem governa é a oposição e quem inaugura é o governo
Porque não pode o ministro perguntar à oposição onde se deve cortar, se a oposição diz que se deve cortar?
Eu quando digo porque se deve fazer "x ou y", explico o porque de se fazer as coisas de determinada maneira. Postas de pescada todos mandam, até o msfr1980. É preciso dizer como!
O Governo nao tem maioria parlamentar, logo tem de conseguir fazer passar o orçamento com uma proposta que vá de acordo com a maioria no parlamento.Das duas uma, ou a oposição deixa o Governo governar e os cidadãos julgam esse desempenho nas urnas e deixam passar os diplomas, ou então assumem que querem ver reflectidas as suas ideias no documento e nos vários diplomas e fazem propostas para se chegar um entendimento.
Nunca vi ninguem chegar a um entendimento sobre alguma coisa, sem propostas ou contra propostas até se chegar a um ponto de equilibrio.
Ha responsabilidades de toda a gente. Se o Pais quis que o PS nao tivesse maioria absoluta, foi para dividir a responsabilidade de Governação pelos vários partidos e todos têm que assumir essa responsabilidade, nas coisas boas e nas coisas más
Caro Primus, sem me querer repetir já antes tinha dito ao Elias, que se eu bem percebo destas coisas, quem tem que cortar nas despesas é o governo, não é a oposição.
Ninguém está a dizer onde o Governo tem de cortar. O que está claro por promessas anteriores é que não pode aumentar os impostos. No demais, que governe, que é coisa que não tem feito, com ou sem maioria que a única condição que a oposição pôs foi que nao haveria aumento de impostos.
- Registado: 4/1/2004 22:32
mais_um Escreveu:Eu ainda não percebi como é que o PPC quer cortar na despesa...
Nem tu nem ninguém...[/quote]
Provavelmente nem vamos saber...
Estão todos borrados (desculpem a expressão mas não há melhor), porque aquele que disser onde se tem de cortar despesa é trucidado pela opinião publica.
Imaginem um gajo vir dizer que é preciso despedir X mil funcionários públicos ou que este ano não se paga o subs de Natal.
Por isso é que não estou convencido que isto não é uma encenação dos dois partidos para justificar a vinda do FMI fazer aquilo que nenhum deles tem coragem.
radiohead Escreveu:Elias Escreveu:mais_um Escreveu:
ou
É da vida...
radiohead Escreveu: Eu quando vejo o ministro das finanças no parlamento a perguntar indignado à oposição onde quer cortar...pergunto-me se este país existe mesmo.
Quando vejo no CdB alguém a dizer isto:
radiohead Escreveu: Então mas não foram teixeira dos santos e sócrates que CRIARAM o déficit?
Pergunto-me se este país existe mesmo.
Haja paciência.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Recomecemos por um ponto que acho fundamental...
Toda a gente viu a campanha das últimas legislativas, onde, confrontado com a Dra. Manuela Ferreira Leite, o dito negou, jurou que o país estava com as contas sólidas, o défice controlado, os indicadores ecenómicos excelentes, que não aumentava impostos porque não era necessário, os grandes empeendimentos públicos, essenciais para o país iriam ser concretizados porque os fectores mencionados atrás o justificavam... etc.etc.etc.
Acho que toda a gente sabe que o Sr. Sócrates e o seu sideshow Santos sabiam perfeitamente como stava a situação REAL do País e omitiram essa verdade em favor do partido e deles próprios. Agoram não me venham dizer que em qualquer outro País civilizado isto não era razão para que o governo tivesse, no mínimo, uma atitude mais construtiva em prol da nação? MAs o que aconteceu foi mais um lance político com o governo a fazer de lobo em pele de cordeiro até se acabar o prazo para o Presidente Cavaco poder dissolver o Parlamento... passado o prazo, despiu a pele de cordeiro e arreganhou os dentes para seguir a estratégia de sempre, conseguir o poder a qualquer custo.. É por isso que tenho vergonha do nosso aparelho de estado. Para mim, deste governo só aproveitava o Dr. Rui Pereira, que faz o seu trabalho, longe do smog partidário. Isso sim, é política.
Acho que toda a gente sabe que o Sr. Sócrates e o seu sideshow Santos sabiam perfeitamente como stava a situação REAL do País e omitiram essa verdade em favor do partido e deles próprios. Agoram não me venham dizer que em qualquer outro País civilizado isto não era razão para que o governo tivesse, no mínimo, uma atitude mais construtiva em prol da nação? MAs o que aconteceu foi mais um lance político com o governo a fazer de lobo em pele de cordeiro até se acabar o prazo para o Presidente Cavaco poder dissolver o Parlamento... passado o prazo, despiu a pele de cordeiro e arreganhou os dentes para seguir a estratégia de sempre, conseguir o poder a qualquer custo.. É por isso que tenho vergonha do nosso aparelho de estado. Para mim, deste governo só aproveitava o Dr. Rui Pereira, que faz o seu trabalho, longe do smog partidário. Isso sim, é política.
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar
Pudd'nhead Wilson's New Calendar
Elias Escreveu:mais_um Escreveu:
ou
- Registado: 18/10/2009 15:37
mfsr1980 Escreveu:voçês sempre a dizer que "isso não resolveria o problema das finanças públicas"!
Isso é uma generalização abusiva. Quem são esses "vocês" e que casos são esses que referes?
mfsr1980 Escreveu:Claro que um "caso" não resolveria o problema de finanças públicas mas não é um, são imensos os casos de dinheiro desbaratado e AÍ SIM, RESOLVERIAMOS O PROBLEMA!
Continuas a generalizar, sem nunca concretizar nada...

- Registado: 5/11/2002 12:21
Ó Elias,
Desde há uns anos para cá que oiço barbaridades de dinheiro mal gasto e desbaratado e voçês sempre a dizer que "isso não resolveria o problema das finanças públicas"!
Claro que um "caso" não resolveria o problema de finanças públicas mas não é um, são imensos os casos de dinheiro desbaratado e AÍ SIM, RESOLVERIAMOS O PROBLEMA!
Desde há uns anos para cá que oiço barbaridades de dinheiro mal gasto e desbaratado e voçês sempre a dizer que "isso não resolveria o problema das finanças públicas"!
Claro que um "caso" não resolveria o problema de finanças públicas mas não é um, são imensos os casos de dinheiro desbaratado e AÍ SIM, RESOLVERIAMOS O PROBLEMA!
- Registado: 3/5/2007 13:55
mfsr1980 Escreveu:Não é ódio ao Mário Soares!
Pois, eu compreendo mas os ódios pessoais não vão resolver os problemas das finanças públicas.
mfsr1980 Escreveu:Eu preferia que se formasse um governo de salvação nacional que à margem dos partidos cumpriria com os objectivos de cortar a despesa com o minimo de custos sociais,
Sim, sim, cortar nas fundações privadas e nos institutos que nem sabes quais são...

- Registado: 5/11/2002 12:21
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], Jonas74, PAULOJOAO, Phil2014, PMP69, Shimazaki_2, trilhos2006 e 246 visitantes