Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças pessoais - como reduzir custos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Jonhnd » 21/7/2010 0:24

Usar o computador portátil em vez do computador fixo, este gasta muita mais energia.

Registado: 3/3/2010 17:42

por Automech » 21/7/2010 0:23

Lion_Heart Escreveu:
Em vez de jantar fora, comer com os amigos em casa (mesmo indo a take away compensa e muito)

Se estiverem para comer pizza e a pizzaria for perto (geralmente é) então vale bem a pena ir lá buscar (e não mandar vir) por causa das habituais promoções tipo pague 1 e leve duas.

Claro que isto num dia em que se está a ver futebol ou a chover a cântaros não apetece nada. :wink:

Registado: 4/6/2010 12:12

por Lion_Heart » 21/7/2010 0:20

E Facil.

No Meu caso evito bares e discotecas (fico pelo café até as 02h30) . Ja ando a ficar velho tb.

Em vez de jantar fora, comer com os amigos em casa (mesmo indo a take away compensa e muito)

Compro produtos Nacionais para ajudar a economia e pela qualidade.

Não andar a passear pelos shoppings (desporto nacional do tuga) pois para alem de não gostar de confusões evito o consumismo desnecessario.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Automech » 21/7/2010 0:17

Comprar livros usados em vez de novos.

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=73971

por Automech » 20/7/2010 23:54

Elias Escreveu:Usar o telefone fixo sempre que possível - hoje em dia há montes de planos com chamadas gratuitas. Se as chamadas só forem gratuitas a partir de certa hora, adiar todas as chamadas não urgentes para o período gratuito.

Exacto. E no caso de serem números 808 e 707 (que são sempre pagos) procurar no site se eles tem alguma coisa tipo "Para ligar do estrangeiro ligue XXXXXXX".

Por exemplo os bancos têm sempre um número desses tipo 21xxx para onde se pode ligar com os planos que o Elias refere sem pagar nada.

A segurança social também tem, o que é óptimo naquelas esperas de 15 miutos ou mais
:roll:

por Automech » 20/7/2010 23:42

Isto é mais para zonas tipo Lisboa, onde há muitos concessionários de uma marca.

Nas revisões regulares do carro (se ainda forem à marca, como por exemplo nos 2 primeiros anos) telefonar para vários concessionarios, perguntar o valor de mão de obra e pedir orçamento estimativo.

Há diferenças abissais dentro da mesma marca e em sitios relativamente próximos (tipo 170 ou 180 euros em vez de 250 ou 260) e com qualidade igual ou superior.

por Elias » 20/7/2010 23:38

Evitar usar o telemóvel em chamadas longas, pois pode ser um sorvedouro.

Usar o telefone fixo sempre que possível - hoje em dia há montes de planos com chamadas gratuitas. Se as chamadas só forem gratuitas a partir de certa hora, adiar todas as chamadas não urgentes para o período gratuito.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Automech » 20/7/2010 23:35

Esta já quase toda a gente sabe mas vale a pena recordar. Olhar sempre para a prateleira mais baixa do supermercado onde muitas vezes estão produtos mais baratos.

por Automech » 20/7/2010 23:34

Muita atenção no supermercado ao preço por unidade.

Por exemplo já vi muitas vezes azeite em frascos de 2 litros em que o preço por litro era superior ao preço por litro das garrafas de 0.75l.

Ou seja é mais barato (por litro de azeite) levar 2 ou 3 das garrafas pequenas do que uma das grandes.

Não tem lógica mas acontece muitas vezes (a marcas sabem que a malta está distraida e que pensa que, por comprar mais, está a poupar).

Verificar, por isso, sempre preço por unidade, preço por litro, preço por kilo. É chato mas poupa-se alguma coisa.

por Automech » 20/7/2010 23:28

No calçado confesso que me devem achar maluco mas quando encontro uns sapatos que gosto a muito muito bom preço, compro logo 2 ou 3 pares. Em principio já não cresço mais :wink: e pouco me importa se andar 6 anos com sapatos iguais.

Então nos sapatos de correr e sapatos para jogar ténis, que são coisas mais específicas, isso compensa e de que maneira. É uma poupança brutal.

por Automech » 20/7/2010 23:26

Eu em termos de vestuário nunca saí de casa para ir às compras, a não ser quando preciso de comprar um fato.

Uso duas técnicas:
1. Quando vejo uma peça de vestuário que preciso e que está com um super preço, compro. Toda a minha roupa, se tivesse ido de proposito comprá-la, tinha-me custado muito mais do que o dobro. É uma questão de nunca deixar chegar as coisas à última (ou de não engordar muito :wink: )

2. Como me estou nas tintas para a moda geralmente compro a roupa nos saldos para o ano que vem.

por Elias » 20/7/2010 23:22

Aproveitar as promoções cruzadas entre supermercados e gasolineiras, sempre se poupa uns euritos em cada compra. Tudo somado ainda dá umas massas.

por Charlie-PT » 20/7/2010 23:22

Eu o que faço para poupar essencialmente é na alimentação.

Trabalho e tenho que almoçar fora, poupo em média 3€/dia em relação aos meus colegas.

Eu faço normalmente uma deslocação de 20min de metro para poupar os 3€ relativamente aos meus colegas que almoçam junto ao escritório. não é muito, mas num mês são 60€, num ano mais de 600€... Sei que é uma estafa do catano todos os dias, mas o que interessa é o saldo no final do mês... 8-)

Registado: 27/4/2010 14:27

por Automech » 20/7/2010 23:20

Sobretudo para quem tem espaço ou arrecadações, aproveitar os descontos para 'açambarcar' aquilo que não se estraga e que se sabe que vai consumir ao lono de meses.

Eu por exemplo compro sempre bacalhau congelado ou detergentes em maiores quantidades quando há promoção, porque são valores unitários altos e uma % de desconto representa um valor significativo.

É diferente um desconto de 50% num pacote de esparguete do que 50% numa frasco de Skip, por exemplo.

por Automech » 20/7/2010 23:17

Experimentar todas as marcas brancas possiveis e verificar as que são boas e as que não valem a pena.

Há coisas onde é mais fácil (açucar em principio é açucar, farinha, esparguete, arroz, etc).

Noutras será mais dificil como por exemplo detergentes ou artigos de limpeza em que nem sempre o resultado é bom.

por Automech » 20/7/2010 23:12

Estar atento ao final do periodo de fidelidade da Zon, Cabovisão, etc. e ligar a dizer que se quer desistir. Geralmente prolongam as condições, fazem mais desconto ou oferecem mais coisas (esta ultima não será propriamente poupar mas ter mais pelo mesmo dinheiro).

por mais_um » 20/7/2010 23:11

Utilizar transportes publicos em vez de utilizar o automovel.

No meu caso significou passar de 600€/mês para 300€/mês, só em combustivel e portagens. Se contabilizar o desgate e manutenção do automovel então a poupança é enorme, só em pneus era 100€/mês.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por tonirai » 20/7/2010 23:01

Bem, não devo ser a melhor pessoa para falar nisto, pois como alguns já devem ter lido noutros tópicos, sou alguém que sempre economizou muito... relembro que nunca tive TVcabo, tenho a net mais barata, tenho bi-horário há anos, apago as luzes sempre que saio de uma divisão, saio muitíssimo pouco, tenho uma condução económica, etc, etc.

No entanto, fiz uma melhoria há alguns meses - o catalizador para a mesma foi ter visto o rendimento real baixar, devido a algum tempo em lay-off, ao fim de subsídios de produção, e a não ter aumentos há 3 anos:

Passei a partilhar carro para o trabalho sempre que possível (isto porque nem sempre dá, devido a variação de horários), com 1 ou 2 colegas que moram num raio de 3 km.
Faço 70 km por dia para trabalhar (ir e vir), que passaram a ser divididos por 2 ou 3 carros.

Registado: 19/4/2007 18:26

Finanças pessoais - como reduzir custos

por Elias » 20/7/2010 22:40

Numa altura em que se fala de reduzir custos (no Estado e nas empresas), numa altura em que toda a gente se queixa dos baixos salários e do elevado custo de vida, é importante que cada um identifique formas de reduzir a sua própria despesa. Não estou a falar de consumir menos (embora essa seja naturalmente uma opção), mas sim de gastar menos para consumir o mesmo, ou seja pagar menos pela mesma quantidade de um determinado bem ou serviço.

Deixo desde já um exemplo concreto: a energia eléctrica. Optando por um contador bi-horário, a energia é mais barata à noite; se os aparelhos que consomem mais energia (como a máquina de lavar louça) só forem postos a trabalhar no período económico, gastam a mesma quantidade de energia mas essa energia é mais barata. Com esta medida é possível poupar alguns euros por mês, o que corresponde a algumas dezenas de euros por ano.

Oportunamente colocarei aqui outros exemplos de aspectos em que é possível reduzir custos. Se entretanto alguém quiser contribuir, faça favor :)

Nota: estou deliberadamente a evitar usar o verbo poupar, pois não estamos a falar de poupança no sentido de aforro.

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: GamesOver, Luzemburg, Opcard33, PAULOJOAO, PXYC, Rolling_Trader, Shimazaki_2 e 135 visitantes