Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O meu olhar sobre o PSI20

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por pdcarrico » 7/7/2010 14:42

Comparar EUA e Europa é à partida perigoso. Em primeiro lugar porque tradicionalmente os défices são maiores em Governos Republicanos por causa da alta despesa pública militar e pelo afrouchamento da carga fiscal.

Em duas vezes - Reagan/Bush e Bush Junior - ocorreram simultaneamente dois efeitos - desoneração fiscal e investimento militar (guerra das estrelas nos anos 80 e Iraque/Afeganistão depois). Houve ganhos no princípio das duas eras, mas a crise nas finanças públicas acabou a participar nos problemas quando os mandatos já iam avançados.

A Europa não tem a mesma tradição na despesa militar e talvez hajam outros factores que tornem as coisas diferentes.

Em relação à crise do petróleo de 74', teria sido um problema para qual mandato, pois a origem era exterior.
Pedro Carriço

Registado: 29/11/2007 11:42

por Ulisses Pereira » 7/7/2010 14:41

A conclusão de que os "Bear Markets" trazerm instabilidade política é completamente falsa. A maior parte da instabilidade política em Portugal deu-se em Bull Markets.

E o primeiro governo duradouro em Portugal enfrentou um dos maiores "crashs" da História.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por EuroVerde » 7/7/2010 14:34

Ulisses Pereira Escreveu:Estás a falar de Bolsa em 1974? Acho que nem vou dizer nada... :roll:

Depois falas de 1980, do FMI e afins e que o Governo saltou fora. Mas não estamos a falar de Bolsa?

E em 1987 lembras-te o que aconteceu quando Cavaco Silva chegou ao poder?

Eu não te estou a pedir para tirarmos qualquer conclusão. Estou a pedir-te que não tires conclusões precipitada e que não apresentes algo como um facto comprovado quando está muito longe de o ser.

É que quem te ler, corre o risco de acreditar.

Um abraço,
Ulisses

Não aceito que ponhas em causa a minha veracidade. Quero discutir isto mas com respeito. E nunca disse para as pessoas não acreditarem em ti, ao contrário do que já disseste, para me dúvidarem!

Referi apenas 3 exemplos que não estão muito longe de ser "facto comprovado" como tu o dizes.
Na realidade foram factos comprovados que se deram na altura e as conclusões que tiro não estão a ser inventadas Ulisses!!! Está à vista de todos nós.
Não se trata de tirar conclusões precipitadas.
As pessoas sabem que não precisão de acreditar no EuroVerde porque basta recuar um pouco atrás no tempo e verificar essa realção da bolsa com a política.

Em alturas de bear market há mais instabilidade política. O caso actual é excepção como disse desde o início.

Registado: 29/11/2007 11:19

por Quimporta » 7/7/2010 14:32

Ulisses Pereira Escreveu:E em 1987 lembras-te o que aconteceu quando Cavaco Silva chegou ao poder?

Se me lembro bem o Cavaco falou em "gato por lebre", querendo dizer que cotações estavam exageradas relativamente ao valor das empresas cotadas. Estava Bear, portanto...
E foi um tombo do caneco, que fez os "Berardos" da altura arrancar cabelos.

O que não daria para saber o que realmente pensa hoje o Cavaco sobre as cotações de alguns títulos do PSI 20... Como os bancos por exemplo...
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg

Registado: 9/5/2009 18:57

por Ulisses Pereira » 7/7/2010 14:12

Estás a falar de Bolsa em 1974? Acho que nem vou dizer nada... :roll:

Depois falas de 1980, do FMI e afins e que o Governo saltou fora. Mas não estamos a falar de Bolsa?

E em 1987 lembras-te o que aconteceu quando Cavaco Silva chegou ao poder?

Eu não te estou a pedir para tirarmos qualquer conclusão. Estou a pedir-te que não tires conclusões precipitada e que não apresentes algo como um facto comprovado quando está muito longe de o ser.

É que quem te ler, corre o risco de acreditar.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por EuroVerde » 7/7/2010 14:05

Ulisses, falo de uma forma geral não só em Portugal ou dos EUA.
Falei no caso da América porque vi essa noticia. Mais frequentemente bear market quando os Republicanos no poder e bull market com Democratas. Pode haver um caso em que os republicanos tivessem no poder no auge do bull, mas de seguida veio o bear com estes últimos no poder.

Mas sem ir ver o que disseste, basta-me relembrar e refiro assim por alto o ano de 1974 (crise) instabilidade política, governo sai fora. lol

O Periodo nos anos 80 em que o FMI cá veio e o Mário Soares sai fora. lol

Periodo de crise de 2000 a 2003 o PSD foi substituido pelo PS por haver eleições antecipadas.

A actual crise está sendo um caso único.

por AxeRiver » 7/7/2010 13:32

Estive a confirmar e os máximos históricos do SP500 e Dow Jones acontecerem precisamente quando um Repúblicano estava no poder ( George Bush ). A bolha.com iniciou-se quando Clinton esteve no poder. Não creio que exista uma relação entre Democrata/Bull, Republicano/Bear.
"You want to know a little about a lot"

Registado: 17/8/2009 18:36

por Ulisses Pereira » 7/7/2010 13:26

Factos são factos, e contra factos não há argumentos!

Euroverde, tu estás a falar de Portugal e agora justificas com factos dos Estados Unidos? Eu até te apresentei um facto português. Volto a dizer-te: Os Governos que mais duraram em Portugal aconteceram quando os mercados viveram situações difíceis.

Se queres contrariar isso, com dados dos Estados Unidos, estás à vontade. Mas faz um favor: Vai ver quais os Governos que mais duraram em Portugal e vê o que aconteceu à Bolsa portuguesa nessa altura. Depois diz-me se há alguma correlação possível a retirar disso.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por EuroVerde » 7/7/2010 13:16

Não tenho um estudo dessa relação, Ulisses, mas li numa notícia já há tempo, nos EUA no século XX, a bolsa subiu sempre mais quando estavam os Democratas no poder e as crises deram-se quase sempre por Republicanos à frente do país. Factos são factos, e contra factos não há argumentos!

Mas parece-me que quando o mercado sobe tudo vai a favor dos politicos não só em Portugal, nomeadamente as classes médias/baixas podem ver alguma ligeira melhoria.

Se uma economia já vai mal e há eleições, e logo após as eleições se dá um crash, é mais provável que o novo governo se mantenha. (era o que o PSD queria provocar, umas eleições antecipadas para depois mesmo com crise se manter...)

Se o crash se dá vindo de um governo que já está algum tempo no poder, então é mais provável haver eleições antecipadas. Caso de 1974, ou anos 80 quando veio cá o FMI.
No entanto a actual crise foi uma excepção!
O governo não caiu!
E se não caiu já dificilmente cairá quando o PSI20 quebrar os 8900 em alta.

Claro que a opinião do TP1 conta, mas é apenas mais uma entre milhares de portugueses, e sabemos que nem todos pensamos da mesma forma.
Nota: Não sou do PS.

Constatamos todos ao ver PSD a inventar e arranjar 1001 maneiras legais e ilegais de derrubar Sócrates (não perco tempo a enumera-las) então porque se aguentou no poleiro até aqui?

O actual governo vai ser um caso à parte, por estar no Poder com 2 mandatos e muito provávelmente um 3ª mandato, caso o PSD continue a querer derrubar o PS.

O problema de Portugal é de 4 em 4 anos o governo mudar. Tirar o Sócrates e o PS do governo agora seria desresponsabilizá-lo de todas a boas/más políticas que têm elegido para o país condicionados em parte pelo exterior.

por TP1 » 7/7/2010 12:21

EuroVerde Escreveu:
jeuros Escreveu:Até aos 8900 temos que comer muita papa....
cumps

É verdade, por mais que gastem dinheiro em campanhas e por mais que inventem situações p tramar o governo, os mercado é que mandam!

O mercado é favorável estabilidade politica.
Caso o mercado esteja desfavoravel, há destabilidade política. Creio que 2009 foi uma grande excepção.
Se o governo passou este teste, então não há nada que o derrube daqui para a frente, a não ser o Socrates no último momento perca fé.
Se ele for inteligente o suficiente, aperceber-se-á que é altura de se aproveitar da situação a proclamar ao povo com um sorriso a tal "missão cumprida"!

Nem com o Psi nos 20000 pontos, o Sócrates lá chega. Estou totalmente convencido, que a sociedade portuguesa, vai finalmente fazer juizo de carácter.

Registado: 30/11/2007 21:13

por Ulisses Pereira » 7/7/2010 11:32

Euroverde, tens algum estudo que indicie que as eleições em Portugal ganham-se em Bolsa? Sinceramente, empiricamente não me parece haver qualquer relação. Mais... o início de um dos Governos mais longos português deu-se com um crash.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por EuroVerde » 7/7/2010 10:00

jeuros Escreveu:Até aos 8900 temos que comer muita papa....
cumps

É verdade, por mais que gastem dinheiro em campanhas e por mais que inventem situações p tramar o governo, os mercado é que mandam!

O mercado é favorável estabilidade politica.
Caso o mercado esteja desfavoravel, há destabilidade política. Creio que 2009 foi uma grande excepção.
Se o governo passou este teste, então não há nada que o derrube daqui para a frente, a não ser o Socrates no último momento perca fé.
Se ele for inteligente o suficiente, aperceber-se-á que é altura de se aproveitar da situação a proclamar ao povo com um sorriso a tal "missão cumprida"!

por jeuros » 7/7/2010 1:55

Até aos 8900 temos que comer muita papa....
cumps

Registado: 9/7/2009 5:00

por EuroVerde » 7/7/2010 1:12

O governo do PS vai ganhar as próxima eleições caso nos próximos 2 anos os mercados recuperem e levem a economia a crescer?

Quando a bolsa subir para patamares superiores aos verificados no inicio do ano, o público começa a investir e Socrates dirá aos portugueses "missão cumprida" com um sorriso vitorioso.

O pior disto tudo, é que mesmo que a nossa bolsa quebre os tais 8900pontos, isso será sol de pouca dura, um bull market artificialmente criado, pois o défice estará longe dos 3%.
Isso significará, não necessidade de FMI mas continuação de esforços adicionais.

psi 20.

por rilha » 27/6/2010 18:04

boa tarde a todos.

deixo aqui a minha visão do índice com os aspectos que considero bullish e bearish.

um abraço.

rilha.
Anexos
psi.jpg
psi.jpg (161.21 KiB) Visualizado 6905 vezes

Registado: 15/3/2009 0:09

por Marco Martins » 26/6/2010 21:39

Acho que neste momento o PSI20 tem tendência para começar a subir até Dezembro (situação normal dos outros anos), porém estará bastante dependente de como correrem as reformas na Grécia e mesmo cá em Portugal.

Temos de ver quantas empresas vão fechar depois das férias, se Espanha entra ou não em recessão e se o clima de "guerrilhas/atentados" na Grécia aumenta ou não.

Registado: 7/4/2007 17:13

proxima semana

por rodrigooo » 26/6/2010 17:08

Olá a todos,
Esta semana foi uma decepção para mim, esperava que fosse verde e os mercados em geral , foram em sentido contrario das minhas expectativas.Será que esta semana vai ser melhor? Há a reunião no canadá e não sei se haverá algo mais importante. Dia 30 temos tambem a AG da Pt , qual a vossa opinião sobre a venda da participação na vivo, vai vender ou não?
Previsões para a proxima semana,
Obrigado :idea:

Registado: 19/3/2009 23:10

por pocoyo » 25/6/2010 12:09

O teste foi feito, não foi milimetrico, mas quase.
Agora sim é dificil prever o proximo movimento, mas agora estou longo.
Anexos
PSI20.jpg
PSI20.jpg (41.49 KiB) Visualizado 7466 vezes

Registado: 15/1/2010 15:30

por jrnabolsa » 25/6/2010 10:56

Pasteur Escreveu:
jrnabolsa Escreveu:
jrnabolsa Escreveu:
albrib Escreveu:Sim estava a esquecer-me desse grande pormenor, claro que sim. Já agora o que dizem os "futuros" para a bolsa dos EUA, Sabe? cumpts

Podes seguir aqui em real time
http://www.forexpros.com.pt/indices/%C3 ... de-futuros
braço

Obrigado. cumpts
Já agora, sabem onde acompanhar o PSI 20 em tempo real gratuitamente? Estou a pagar ao BES para o conseguir. Obrigad

Não é grande coisa mas é o único que conheço: http://www.lecho.be/bourses/euronext-lisbonne/psi20

ok. Obrigado

Registado: 4/1/2010 15:57

por Pasteur » 25/6/2010 10:28

jrnabolsa Escreveu:
jrnabolsa Escreveu:
albrib Escreveu:Sim estava a esquecer-me desse grande pormenor, claro que sim. Já agora o que dizem os "futuros" para a bolsa dos EUA, Sabe? cumpts

braço

Obrigado. cumpts
Já agora, sabem onde acompanhar o PSI 20 em tempo real gratuitamente? Estou a pagar ao BES para o conseguir. Obrigad

Não é grande coisa mas é o único que conheço: http://www.lecho.be/bourses/euronext-lisbonne/psi20

Registado: 10/2/2006 2:10

por Trisquel » 25/6/2010 10:25

jrnabolsa Escreveu:Já agora, sabem onde acompanhar o PSI 20 em tempo real gratuitamente? Estou a pagar ao BES para o conseguir. Obrigad

Millennium Bcp - Stremer em tempo real e com possibilidade de negociação.
Cumpts.
Trisquel

A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.

Registado: 17/3/2009 11:05

por jrnabolsa » 25/6/2010 10:14

jrnabolsa Escreveu:

braço

Obrigado. cumpts[/quote]

por jrnabolsa » 25/6/2010 10:00

braço[/quote]

Obrigado. cumpts

por pocoyo » 25/6/2010 9:54

Fica atento aos 7141 pontos.

por pocoyo » 25/6/2010 9:46

Olha para o grafico, a resistencia está a vermelho, quando a cotação se aproximou dessa linha o sentimento era bastante optimista, mas as regras de AT (pelo menos as minhas ) dizem vender na resitencia.

Hoje estamos no suporte, compro.

Se quebrar o suporte vendo...
Dá trabalho como caraças, é a vida...

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, cali010201, Dragon56, Google [Bot], iniciado1, niceboy, OCTAMA, paul_invest, PAULOJOAO e 115 visitantes