O meu olhar sobre o PSI20
Comparar EUA e Europa é à partida perigoso. Em primeiro lugar porque tradicionalmente os défices são maiores em Governos Republicanos por causa da alta despesa pública militar e pelo afrouchamento da carga fiscal.
Em duas vezes - Reagan/Bush e Bush Junior - ocorreram simultaneamente dois efeitos - desoneração fiscal e investimento militar (guerra das estrelas nos anos 80 e Iraque/Afeganistão depois). Houve ganhos no princípio das duas eras, mas a crise nas finanças públicas acabou a participar nos problemas quando os mandatos já iam avançados.
A Europa não tem a mesma tradição na despesa militar e talvez hajam outros factores que tornem as coisas diferentes.
Em relação à crise do petróleo de 74', teria sido um problema para qual mandato, pois a origem era exterior.
Em duas vezes - Reagan/Bush e Bush Junior - ocorreram simultaneamente dois efeitos - desoneração fiscal e investimento militar (guerra das estrelas nos anos 80 e Iraque/Afeganistão depois). Houve ganhos no princípio das duas eras, mas a crise nas finanças públicas acabou a participar nos problemas quando os mandatos já iam avançados.
A Europa não tem a mesma tradição na despesa militar e talvez hajam outros factores que tornem as coisas diferentes.
Em relação à crise do petróleo de 74', teria sido um problema para qual mandato, pois a origem era exterior.
Pedro Carriço
Ulisses Pereira Escreveu:Estás a falar de Bolsa em 1974? Acho que nem vou dizer nada...![]()
Depois falas de 1980, do FMI e afins e que o Governo saltou fora. Mas não estamos a falar de Bolsa?
E em 1987 lembras-te o que aconteceu quando Cavaco Silva chegou ao poder?
Eu não te estou a pedir para tirarmos qualquer conclusão. Estou a pedir-te que não tires conclusões precipitada e que não apresentes algo como um facto comprovado quando está muito longe de o ser.
É que quem te ler, corre o risco de acreditar.
Um abraço,
Ulisses
Não aceito que ponhas em causa a minha veracidade. Quero discutir isto mas com respeito. E nunca disse para as pessoas não acreditarem em ti, ao contrário do que já disseste, para me dúvidarem!
Referi apenas 3 exemplos que não estão muito longe de ser "facto comprovado" como tu o dizes.
Na realidade foram factos comprovados que se deram na altura e as conclusões que tiro não estão a ser inventadas Ulisses!!! Está à vista de todos nós.
Não se trata de tirar conclusões precipitadas.
As pessoas sabem que não precisão de acreditar no EuroVerde porque basta recuar um pouco atrás no tempo e verificar essa realção da bolsa com a política.
Em alturas de bear market há mais instabilidade política. O caso actual é excepção como disse desde o início.
Ulisses Pereira Escreveu:E em 1987 lembras-te o que aconteceu quando Cavaco Silva chegou ao poder?
Se me lembro bem o Cavaco falou em "gato por lebre", querendo dizer que cotações estavam exageradas relativamente ao valor das empresas cotadas. Estava Bear, portanto...
E foi um tombo do caneco, que fez os "Berardos" da altura arrancar cabelos.
O que não daria para saber o que realmente pensa hoje o Cavaco sobre as cotações de alguns títulos do PSI 20... Como os bancos por exemplo...
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg
Estás a falar de Bolsa em 1974? Acho que nem vou dizer nada...
Depois falas de 1980, do FMI e afins e que o Governo saltou fora. Mas não estamos a falar de Bolsa?
Eu não te estou a pedir para tirarmos qualquer conclusão. Estou a pedir-te que não tires conclusões precipitada e que não apresentes algo como um facto comprovado quando está muito longe de o ser.
Um abraço,
Ulisses

Um abraço,
Ulisses
Ulisses, falo de uma forma geral não só em Portugal ou dos EUA.
Falei no caso da América porque vi essa noticia. Mais frequentemente bear market quando os Republicanos no poder e bull market com Democratas. Pode haver um caso em que os republicanos tivessem no poder no auge do bull, mas de seguida veio o bear com estes últimos no poder.
Mas sem ir ver o que disseste, basta-me relembrar e refiro assim por alto o ano de 1974 (crise) instabilidade política, governo sai fora. lol
O Periodo nos anos 80 em que o FMI cá veio e o Mário Soares sai fora. lol
Periodo de crise de 2000 a 2003 o PSD foi substituido pelo PS por haver eleições antecipadas.
A actual crise está sendo um caso único.
Falei no caso da América porque vi essa noticia. Mais frequentemente bear market quando os Republicanos no poder e bull market com Democratas. Pode haver um caso em que os republicanos tivessem no poder no auge do bull, mas de seguida veio o bear com estes últimos no poder.
Mas sem ir ver o que disseste, basta-me relembrar e refiro assim por alto o ano de 1974 (crise) instabilidade política, governo sai fora. lol
O Periodo nos anos 80 em que o FMI cá veio e o Mário Soares sai fora. lol
Periodo de crise de 2000 a 2003 o PSD foi substituido pelo PS por haver eleições antecipadas.
A actual crise está sendo um caso único.
Estive a confirmar e os máximos históricos do SP500 e Dow Jones acontecerem precisamente quando um Repúblicano estava no poder ( George Bush ). A bolha.com iniciou-se quando Clinton esteve no poder. Não creio que exista uma relação entre Democrata/Bull, Republicano/Bear.
"You want to know a little about a lot"
Factos são factos, e contra factos não há argumentos!
Euroverde, tu estás a falar de Portugal e agora justificas com factos dos Estados Unidos? Eu até te apresentei um facto português. Volto a dizer-te: Os Governos que mais duraram em Portugal aconteceram quando os mercados viveram situações difíceis.
Se queres contrariar isso, com dados dos Estados Unidos, estás à vontade. Mas faz um favor: Vai ver quais os Governos que mais duraram em Portugal e vê o que aconteceu à Bolsa portuguesa nessa altura. Depois diz-me se há alguma correlação possível a retirar disso.
Um abraço,
Ulisses
Não tenho um estudo dessa relação, Ulisses, mas li numa notícia já há tempo, nos EUA no século XX, a bolsa subiu sempre mais quando estavam os Democratas no poder e as crises deram-se quase sempre por Republicanos à frente do país. Factos são factos, e contra factos não há argumentos!
Mas parece-me que quando o mercado sobe tudo vai a favor dos politicos não só em Portugal, nomeadamente as classes médias/baixas podem ver alguma ligeira melhoria.
Se uma economia já vai mal e há eleições, e logo após as eleições se dá um crash, é mais provável que o novo governo se mantenha. (era o que o PSD queria provocar, umas eleições antecipadas para depois mesmo com crise se manter...)
Se o crash se dá vindo de um governo que já está algum tempo no poder, então é mais provável haver eleições antecipadas. Caso de 1974, ou anos 80 quando veio cá o FMI.
No entanto a actual crise foi uma excepção!
O governo não caiu!
E se não caiu já dificilmente cairá quando o PSI20 quebrar os 8900 em alta.
Claro que a opinião do TP1 conta, mas é apenas mais uma entre milhares de portugueses, e sabemos que nem todos pensamos da mesma forma.
Nota: Não sou do PS.
Constatamos todos ao ver PSD a inventar e arranjar 1001 maneiras legais e ilegais de derrubar Sócrates (não perco tempo a enumera-las) então porque se aguentou no poleiro até aqui?
O actual governo vai ser um caso à parte, por estar no Poder com 2 mandatos e muito provávelmente um 3ª mandato, caso o PSD continue a querer derrubar o PS.
O problema de Portugal é de 4 em 4 anos o governo mudar. Tirar o Sócrates e o PS do governo agora seria desresponsabilizá-lo de todas a boas/más políticas que têm elegido para o país condicionados em parte pelo exterior.
Mas parece-me que quando o mercado sobe tudo vai a favor dos politicos não só em Portugal, nomeadamente as classes médias/baixas podem ver alguma ligeira melhoria.
Se uma economia já vai mal e há eleições, e logo após as eleições se dá um crash, é mais provável que o novo governo se mantenha. (era o que o PSD queria provocar, umas eleições antecipadas para depois mesmo com crise se manter...)
Se o crash se dá vindo de um governo que já está algum tempo no poder, então é mais provável haver eleições antecipadas. Caso de 1974, ou anos 80 quando veio cá o FMI.
No entanto a actual crise foi uma excepção!
O governo não caiu!
E se não caiu já dificilmente cairá quando o PSI20 quebrar os 8900 em alta.
Claro que a opinião do TP1 conta, mas é apenas mais uma entre milhares de portugueses, e sabemos que nem todos pensamos da mesma forma.
Nota: Não sou do PS.
Constatamos todos ao ver PSD a inventar e arranjar 1001 maneiras legais e ilegais de derrubar Sócrates (não perco tempo a enumera-las) então porque se aguentou no poleiro até aqui?
O actual governo vai ser um caso à parte, por estar no Poder com 2 mandatos e muito provávelmente um 3ª mandato, caso o PSD continue a querer derrubar o PS.
O problema de Portugal é de 4 em 4 anos o governo mudar. Tirar o Sócrates e o PS do governo agora seria desresponsabilizá-lo de todas a boas/más políticas que têm elegido para o país condicionados em parte pelo exterior.
EuroVerde Escreveu:jeuros Escreveu:Até aos 8900 temos que comer muita papa....
cumps
É verdade, por mais que gastem dinheiro em campanhas e por mais que inventem situações p tramar o governo, os mercado é que mandam!
O mercado é favorável estabilidade politica.
Caso o mercado esteja desfavoravel, há destabilidade política. Creio que 2009 foi uma grande excepção.
Se o governo passou este teste, então não há nada que o derrube daqui para a frente, a não ser o Socrates no último momento perca fé.
Se ele for inteligente o suficiente, aperceber-se-á que é altura de se aproveitar da situação a proclamar ao povo com um sorriso a tal "missão cumprida"!
Nem com o Psi nos 20000 pontos, o Sócrates lá chega. Estou totalmente convencido, que a sociedade portuguesa, vai finalmente fazer juizo de carácter.
jeuros Escreveu:Até aos 8900 temos que comer muita papa....
cumps
É verdade, por mais que gastem dinheiro em campanhas e por mais que inventem situações p tramar o governo, os mercado é que mandam!
O mercado é favorável estabilidade politica.
Caso o mercado esteja desfavoravel, há destabilidade política. Creio que 2009 foi uma grande excepção.
Se o governo passou este teste, então não há nada que o derrube daqui para a frente, a não ser o Socrates no último momento perca fé.
Se ele for inteligente o suficiente, aperceber-se-á que é altura de se aproveitar da situação a proclamar ao povo com um sorriso a tal "missão cumprida"!
O governo do PS vai ganhar as próxima eleições caso nos próximos 2 anos os mercados recuperem e levem a economia a crescer?
Quando a bolsa subir para patamares superiores aos verificados no inicio do ano, o público começa a investir e Socrates dirá aos portugueses "missão cumprida" com um sorriso vitorioso.
O pior disto tudo, é que mesmo que a nossa bolsa quebre os tais 8900pontos, isso será sol de pouca dura, um bull market artificialmente criado, pois o défice estará longe dos 3%.
Isso significará, não necessidade de FMI mas continuação de esforços adicionais.
Quando a bolsa subir para patamares superiores aos verificados no inicio do ano, o público começa a investir e Socrates dirá aos portugueses "missão cumprida" com um sorriso vitorioso.
O pior disto tudo, é que mesmo que a nossa bolsa quebre os tais 8900pontos, isso será sol de pouca dura, um bull market artificialmente criado, pois o défice estará longe dos 3%.
Isso significará, não necessidade de FMI mas continuação de esforços adicionais.
Acho que neste momento o PSI20 tem tendência para começar a subir até Dezembro (situação normal dos outros anos), porém estará bastante dependente de como correrem as reformas na Grécia e mesmo cá em Portugal.
Temos de ver quantas empresas vão fechar depois das férias, se Espanha entra ou não em recessão e se o clima de "guerrilhas/atentados" na Grécia aumenta ou não.
Temos de ver quantas empresas vão fechar depois das férias, se Espanha entra ou não em recessão e se o clima de "guerrilhas/atentados" na Grécia aumenta ou não.
- Registado: 7/4/2007 17:13
proxima semana
Olá a todos,
Esta semana foi uma decepção para mim, esperava que fosse verde e os mercados em geral , foram em sentido contrario das minhas expectativas.Será que esta semana vai ser melhor? Há a reunião no canadá e não sei se haverá algo mais importante. Dia 30 temos tambem a AG da Pt , qual a vossa opinião sobre a venda da participação na vivo, vai vender ou não?
Previsões para a proxima semana,
Obrigado
Esta semana foi uma decepção para mim, esperava que fosse verde e os mercados em geral , foram em sentido contrario das minhas expectativas.Será que esta semana vai ser melhor? Há a reunião no canadá e não sei se haverá algo mais importante. Dia 30 temos tambem a AG da Pt , qual a vossa opinião sobre a venda da participação na vivo, vai vender ou não?
Previsões para a proxima semana,
Obrigado

- Registado: 19/3/2009 23:10
Pasteur Escreveu:jrnabolsa Escreveu:jrnabolsa Escreveu:albrib Escreveu:Sim estava a esquecer-me desse grande pormenor, claro que sim. Já agora o que dizem os "futuros" para a bolsa dos EUA, Sabe? cumpts
Podes seguir aqui em real time
http://www.forexpros.com.pt/indices/%C3 ... de-futuros
braço
Obrigado. cumpts
Já agora, sabem onde acompanhar o PSI 20 em tempo real gratuitamente? Estou a pagar ao BES para o conseguir. Obrigad
Não é grande coisa mas é o único que conheço: http://www.lecho.be/bourses/euronext-lisbonne/psi20
ok. Obrigado
jrnabolsa Escreveu:jrnabolsa Escreveu:albrib Escreveu:Sim estava a esquecer-me desse grande pormenor, claro que sim. Já agora o que dizem os "futuros" para a bolsa dos EUA, Sabe? cumpts
braço
Obrigado. cumpts
Já agora, sabem onde acompanhar o PSI 20 em tempo real gratuitamente? Estou a pagar ao BES para o conseguir. Obrigad
Não é grande coisa mas é o único que conheço: http://www.lecho.be/bourses/euronext-lisbonne/psi20
jrnabolsa Escreveu:Já agora, sabem onde acompanhar o PSI 20 em tempo real gratuitamente? Estou a pagar ao BES para o conseguir. Obrigad
Millennium Bcp - Stremer em tempo real e com possibilidade de negociação.
Cumpts.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
jrnabolsa Escreveu:albrib Escreveu:Sim estava a esquecer-me desse grande pormenor, claro que sim. Já agora o que dizem os "futuros" para a bolsa dos EUA, Sabe? cumpts
braço
Obrigado. cumpts[/quote]
albrib Escreveu:Sim estava a esquecer-me desse grande pormenor, claro que sim. Já agora o que dizem os "futuros" para a bolsa dos EUA, Sabe? cumpts
braço[/quote]
Obrigado. cumpts
Olha para o grafico, a resistencia está a vermelho, quando a cotação se aproximou dessa linha o sentimento era bastante optimista, mas as regras de AT (pelo menos as minhas ) dizem vender na resitencia.
Hoje estamos no suporte, compro.
Se quebrar o suporte vendo...
Dá trabalho como caraças, é a vida...
Hoje estamos no suporte, compro.
Se quebrar o suporte vendo...
Dá trabalho como caraças, é a vida...
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, cali010201, Dragon56, Ferreiratrade, Google [Bot], iniciado1, Jonas74, niceboy, OCTAMA, paul_invest, PAULOJOAO e 115 visitantes