Off-topic - Continente: quando 50% são 33%
Trisquel Escreveu:
A história é sempre a mesma, copo meio cheio ou meio vazio, depende da perspectiva!
1 - Gasto 10 euros e compro 15 tenho uma margem de 50% sobre os 10 euros.
2 - Compro 15 euros e gasto 10 euros e tenho uma margem de 33% sobre os 15 euros.
A perspectiva de quem compra e quem vende, quem vende sabe que dá 33% quem compra pensa que ganha 50%.
Discução eterna sobre o valor de venda ou custo!![]()
Na verdade existe sempre uma mais valia, se a pessoa tivesse de comprar os dois produtos sem desconto era pior.
(...)
A questão não é essa, Trisquel.
Independentemente do prisma em que colocares, o valor que o cliente poupa é sempre o mesmo: esse valor é 33% do total da despesa.
O Continente sabe isso. Aliás, inicialmente estas promoções começaram por ser apresentadas simplesmente como "descontos de 50%". Mais tarde começaram a assinalar mais claramente que era um um "desconto de 50% em cartão".
Ao dizer desconto de 50%, muitos individuos interpretarão como o produto ficando a metade do preço. Inclusivamente, fazem esse exercício de dividir o preço por dois para comparar quer com o preço normal quer com o preço praticado noutros locais. Eu próprio já esclareci várias pessoas sobre esse erro ao vê-las cometê-lo (pessoas familiares e amigos, naturalmente)... normalmente com uma enorme resistência das pessoas em aceitar o facto, o que acha deveras curioso!
Ainda mais chamo a atenção para o facto de já ter encontrado produtos com desconto de 50% em cartão que na verdade saiam ainda assim a preço mais elevado do que estavam noutros supermercados concorrentes sem desconto nenhum (o que só quem fizer o cálculo correcto se aperceberá). E noto ainda, na mesma linha, que alguns dos produtos são previamente "inflacionados" pelo que o desconto de 33% na verdade corresponde na prática a um desconto ainda mais pequeno... e nalguns casos... a desconto nenhum.
Portanto, o esclarecimento que o Elias colocou é pertinente e não é meramente "uma questão de perspectiva"...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Trisquel Escreveu:Elias Escreveu:souEu Escreveu:Elias, parece-me estares a cair numa confusão: na verdade, para o Cliente são mesmo 50% de desconto (o desconto é anunciado num produto, não nos dois; e se imaginares receberes os 5€ em dinheiro e ires lá no dia seguinte gastá-los, o desconto não deixou de ser 50%...); para o Continente é que os 50% são "amenizados" pelo facto do Cliente ser forçado a gastar o desconto lá mesmo.
Olha que não. Repara que para usufruires do desconto tens mesmo de ir lá gastar os 5 euros. Se não os gastares, não tens desconto nenhum, uma vez que os 10 euros já marcharam...
A história é sempre a mesma, copo meio cheio ou meio vazio, depende da perspectiva!
1 - Gasto 10 euros e compro 15 tenho uma margem de 50% sobre os 10 euros.
2 - Compro 15 euros e gasto 10 euros e tenho uma margem de 33% sobre os 15 euros.
A perspectiva de quem compra e quem vende, quem vende sabe que dá 33% quem compra pensa que ganha 50%.
Discução eterna sobre o valor de venda ou custo!![]()
Na verdade existe sempre uma mais valia, se a pessoa tivesse de comprar os dois produtos sem desconto era pior.
O objectivo dos hipermercados é que a pessoa nem sempre compra o que pensa que vai comprar (planeamento nas compras) acaba por comprar mais que o necessário, por isso estes hipermercados também tem como nome lojas ancora, o importante é haver gente na área!!!!!
Penso que não é necessário complicar... O desconto é de 50%sobre o valor da compra. O facto deste valor poder ser apenas redimido numa segunda compra (que o Elias truncou como de valor único, e igual ao desconto) lança a confusão.
Parece evidente que o cliente ter um desconto de 5€ na segunda compra equivale a metade do valor efectuado na 1ª compra (10€).
Uma vez que usufruto do desconto é fixo, o valor comprado para activá-lo não deverá entrar para o cálculo deste.
No limite, se o cliente comprasse 1000€ na segunda compra, o desconto seria de 5/1005 = 0,49% o que é um evidente contracenso.
beijinhos e abraços...

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Elias Escreveu:souEu Escreveu:Elias, parece-me estares a cair numa confusão: na verdade, para o Cliente são mesmo 50% de desconto (o desconto é anunciado num produto, não nos dois; e se imaginares receberes os 5€ em dinheiro e ires lá no dia seguinte gastá-los, o desconto não deixou de ser 50%...); para o Continente é que os 50% são "amenizados" pelo facto do Cliente ser forçado a gastar o desconto lá mesmo.
Olha que não. Repara que para usufruires do desconto tens mesmo de ir lá gastar os 5 euros. Se não os gastares, não tens desconto nenhum, uma vez que os 10 euros já marcharam...
A história é sempre a mesma, copo meio cheio ou meio vazio, depende da perspectiva!
1 - Gasto 10 euros e compro 15 tenho uma margem de 50% sobre os 10 euros.
2 - Compro 15 euros e gasto 10 euros e tenho uma margem de 33% sobre os 15 euros.
A perspectiva de quem compra e quem vende, quem vende sabe que dá 33% quem compra pensa que ganha 50%.
Discução eterna sobre o valor de venda ou custo!

Na verdade existe sempre uma mais valia, se a pessoa tivesse de comprar os dois produtos sem desconto era pior.
O objectivo dos hipermercados é que a pessoa nem sempre compra o que pensa que vai comprar (planeamento nas compras) acaba por comprar mais que o necessário, por isso estes hipermercados também tem como nome lojas ancora, o importante é haver gente na área!!!!!
Cumpts.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
Trisquel
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Re: respeitinho
atosk Escreveu:muito respeitinho caro Elias. Parece-me que és funcionário do Continente....!
Ai sim? E já agora porque é que te parece isso?
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respeitinho
muito respeitinho caro Elias. Parece-me que és funcionário do Continente....!
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Elias Escreveu:souEu Escreveu:Elias, parece-me estares a cair numa confusão: na verdade, para o Cliente são mesmo 50% de desconto (o desconto é anunciado num produto, não nos dois; e se imaginares receberes os 5€ em dinheiro e ires lá no dia seguinte gastá-los, o desconto não deixou de ser 50%...); para o Continente é que os 50% são "amenizados" pelo facto do Cliente ser forçado a gastar o desconto lá mesmo.
Olha que não. Repara que para usufruires do desconto tens mesmo de ir lá gastar os 5 euros. Se não os gastares, não tens desconto nenhum, uma vez que os 10 euros já marcharam...
Exacto.
Se não voltar tem 0%.
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souEu Escreveu:Elias, parece-me estares a cair numa confusão: na verdade, para o Cliente são mesmo 50% de desconto (o desconto é anunciado num produto, não nos dois; e se imaginares receberes os 5€ em dinheiro e ires lá no dia seguinte gastá-los, o desconto não deixou de ser 50%...); para o Continente é que os 50% são "amenizados" pelo facto do Cliente ser forçado a gastar o desconto lá mesmo.
Olha que não. Repara que para usufruires do desconto tens mesmo de ir lá gastar os 5 euros. Se não os gastares, não tens desconto nenhum, uma vez que os 10 euros já marcharam...
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Elias, parece-me estares a cair numa confusão: na verdade, para o Cliente são mesmo 50% de desconto (o desconto é anunciado num produto, não nos dois; e se imaginares receberes os 5€ em dinheiro e ires lá no dia seguinte gastá-los, o desconto não deixou de ser 50%...); para o Continente é que os 50% são "amenizados" pelo facto do Cliente ser forçado a gastar o desconto lá mesmo.
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Pois mas sem o cartãozinho, não tens nunhum descontinho
E mesmo que não seja em dinheiro, ou que seja apenas 33% um gajo tem de lá voltar continuadamente a buscar as minis e outras cenas menos importantes para a mulher fazer o tacho
Quando o meu puto nasceu, comprei um carrinho de bébé no continente em Aveiro, por 300 euros, e os gajos deram-me 150 euritos no cartão. Já deu para mais umas fraldas, cama de viagem e outras cenas, tais como uns biberons para ele... e para mim... (as minis claro)


Quando o meu puto nasceu, comprei um carrinho de bébé no continente em Aveiro, por 300 euros, e os gajos deram-me 150 euritos no cartão. Já deu para mais umas fraldas, cama de viagem e outras cenas, tais como uns biberons para ele... e para mim... (as minis claro)

Off-topic - Continente: quando 50% são 33%
Este post refere-se a uma curiosidade numérica.
Quem usa o "cartão Continente" certamente conhece a promoção que surge com frequência e que se denomina "Grandes Marcas com 50% de desconto em cartão"
A promoção funciona assim: o produto X (que está em promoção) custa 10 euros. O cliente apresenta o cartão e paga 10 euros, sendo-lhe creditado metade desse valor (5 euros) em cartão, os quais poderá gastar a partir do dia seguinte (esse valor em caso algum é dado em dinheiro).
Ora analisando esta promoção com atenção verificamos que nem tudo o que parece, é. O desconto concedido é de 33% e não de 50% E porquê?
Vejamos:
- no primeiro dia o cliente gastou 10 euros no produto X e recebeu 5 euros de saldo no cartão.
- no segundo dia o cliente adquire o produto Y, que custa 5 euros e não gasta nada, uma vez que vai usar o saldo do cartão.
É verdade que o desconto sobre o produto X foi de 50% mas como o desconto não é dado em dinheiro, o valor correspondente terá de ser usado para comprar o produto Y (ou outro qualquer).
No total, ele gastou 10 euros para comprar produtos no valor de 15 euros. Logo, teve um desconto de 33%.

Quem usa o "cartão Continente" certamente conhece a promoção que surge com frequência e que se denomina "Grandes Marcas com 50% de desconto em cartão"
A promoção funciona assim: o produto X (que está em promoção) custa 10 euros. O cliente apresenta o cartão e paga 10 euros, sendo-lhe creditado metade desse valor (5 euros) em cartão, os quais poderá gastar a partir do dia seguinte (esse valor em caso algum é dado em dinheiro).
Ora analisando esta promoção com atenção verificamos que nem tudo o que parece, é. O desconto concedido é de 33% e não de 50% E porquê?
Vejamos:
- no primeiro dia o cliente gastou 10 euros no produto X e recebeu 5 euros de saldo no cartão.
- no segundo dia o cliente adquire o produto Y, que custa 5 euros e não gasta nada, uma vez que vai usar o saldo do cartão.
É verdade que o desconto sobre o produto X foi de 50% mas como o desconto não é dado em dinheiro, o valor correspondente terá de ser usado para comprar o produto Y (ou outro qualquer).
No total, ele gastou 10 euros para comprar produtos no valor de 15 euros. Logo, teve um desconto de 33%.

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