Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off-topic - Continente: quando 50% são 33%

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 28/5/2010 23:35

Trisquel Escreveu:
A história é sempre a mesma, copo meio cheio ou meio vazio, depende da perspectiva!

1 - Gasto 10 euros e compro 15 tenho uma margem de 50% sobre os 10 euros.

2 - Compro 15 euros e gasto 10 euros e tenho uma margem de 33% sobre os 15 euros.

A perspectiva de quem compra e quem vende, quem vende sabe que dá 33% quem compra pensa que ganha 50%.

Discução eterna sobre o valor de venda ou custo! 8-)

Na verdade existe sempre uma mais valia, se a pessoa tivesse de comprar os dois produtos sem desconto era pior.

(...)

A questão não é essa, Trisquel.

Independentemente do prisma em que colocares, o valor que o cliente poupa é sempre o mesmo: esse valor é 33% do total da despesa.

O Continente sabe isso. Aliás, inicialmente estas promoções começaram por ser apresentadas simplesmente como "descontos de 50%". Mais tarde começaram a assinalar mais claramente que era um um "desconto de 50% em cartão".

Ao dizer desconto de 50%, muitos individuos interpretarão como o produto ficando a metade do preço. Inclusivamente, fazem esse exercício de dividir o preço por dois para comparar quer com o preço normal quer com o preço praticado noutros locais. Eu próprio já esclareci várias pessoas sobre esse erro ao vê-las cometê-lo (pessoas familiares e amigos, naturalmente)... normalmente com uma enorme resistência das pessoas em aceitar o facto, o que acha deveras curioso!

Ainda mais chamo a atenção para o facto de já ter encontrado produtos com desconto de 50% em cartão que na verdade saiam ainda assim a preço mais elevado do que estavam noutros supermercados concorrentes sem desconto nenhum (o que só quem fizer o cálculo correcto se aperceberá). E noto ainda, na mesma linha, que alguns dos produtos são previamente "inflacionados" pelo que o desconto de 33% na verdade corresponde na prática a um desconto ainda mais pequeno... e nalguns casos... a desconto nenhum.

Portanto, o esclarecimento que o Elias colocou é pertinente e não é meramente "uma questão de perspectiva"...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Pantone » 28/5/2010 23:31

Trisquel Escreveu:
Elias Escreveu:
souEu Escreveu:Elias, parece-me estares a cair numa confusão: na verdade, para o Cliente são mesmo 50% de desconto (o desconto é anunciado num produto, não nos dois; e se imaginares receberes os 5€ em dinheiro e ires lá no dia seguinte gastá-los, o desconto não deixou de ser 50%...); para o Continente é que os 50% são "amenizados" pelo facto do Cliente ser forçado a gastar o desconto lá mesmo.

Olha que não. Repara que para usufruires do desconto tens mesmo de ir lá gastar os 5 euros. Se não os gastares, não tens desconto nenhum, uma vez que os 10 euros já marcharam...

A história é sempre a mesma, copo meio cheio ou meio vazio, depende da perspectiva!

2 - Compro 15 euros e gasto 10 euros e tenho uma margem de 33% sobre os 15 euros.

A perspectiva de quem compra e quem vende, quem vende sabe que dá 33% quem compra pensa que ganha 50%.

Na verdade existe sempre uma mais valia, se a pessoa tivesse de comprar os dois produtos sem desconto era pior.

O objectivo dos hipermercados é que a pessoa nem sempre compra o que pensa que vai comprar (planeamento nas compras) acaba por comprar mais que o necessário, por isso estes hipermercados também tem como nome lojas ancora, o importante é haver gente na área!!!!!

Penso que não é necessário complicar... O desconto é de 50%sobre o valor da compra. O facto deste valor poder ser apenas redimido numa segunda compra (que o Elias truncou como de valor único, e igual ao desconto) lança a confusão.

Parece evidente que o cliente ter um desconto de 5€ na segunda compra equivale a metade do valor efectuado na 1ª compra (10€).

Uma vez que usufruto do desconto é fixo, o valor comprado para activá-lo não deverá entrar para o cálculo deste.

No limite, se o cliente comprasse 1000€ na segunda compra, o desconto seria de 5/1005 = 0,49% o que é um evidente contracenso.

beijinhos e abraços... :P

Registado: 4/1/2004 22:32

por Trisquel » 28/5/2010 23:16

Elias Escreveu:
souEu Escreveu:Elias, parece-me estares a cair numa confusão: na verdade, para o Cliente são mesmo 50% de desconto (o desconto é anunciado num produto, não nos dois; e se imaginares receberes os 5€ em dinheiro e ires lá no dia seguinte gastá-los, o desconto não deixou de ser 50%...); para o Continente é que os 50% são "amenizados" pelo facto do Cliente ser forçado a gastar o desconto lá mesmo.

Olha que não. Repara que para usufruires do desconto tens mesmo de ir lá gastar os 5 euros. Se não os gastares, não tens desconto nenhum, uma vez que os 10 euros já marcharam...

O objectivo dos hipermercados é que a pessoa nem sempre compra o que pensa que vai comprar (planeamento nas compras) acaba por comprar mais que o necessário, por isso estes hipermercados também tem como nome lojas ancora, o importante é haver gente na área!!!!!
Cumpts.
Trisquel

A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.

Registado: 17/3/2009 11:05

Re: respeitinho

por Elias » 28/5/2010 23:11

atosk Escreveu:muito respeitinho caro Elias. Parece-me que és funcionário do Continente....!

Ai sim? E já agora porque é que te parece isso?

Registado: 5/11/2002 12:21

por Euromilhoes » 28/5/2010 23:09

Informo que até dia 1/6 vão estar os brinquedos com 50%.
Ou serão 33%?
Quero ter uma bela reforma

Registado: 19/4/2008 22:20

respeitinho

por atosk » 28/5/2010 23:09

muito respeitinho caro Elias. Parece-me que és funcionário do Continente....!

Registado: 29/12/2009 15:10

por moppie85 » 28/5/2010 23:06

Elias Escreveu:

Exacto.
Se não voltar tem 0%.

Registado: 15/4/2008 14:12

por Elias » 28/5/2010 22:59

por souEu » 28/5/2010 22:57

Elias, parece-me estares a cair numa confusão: na verdade, para o Cliente são mesmo 50% de desconto (o desconto é anunciado num produto, não nos dois; e se imaginares receberes os 5€ em dinheiro e ires lá no dia seguinte gastá-los, o desconto não deixou de ser 50%...); para o Continente é que os 50% são "amenizados" pelo facto do Cliente ser forçado a gastar o desconto lá mesmo.

Registado: 21/11/2002 1:34

por mquinaz » 28/5/2010 22:16

Pois mas sem o cartãozinho, não tens nunhum descontinho :lol: E mesmo que não seja em dinheiro, ou que seja apenas 33% um gajo tem de lá voltar continuadamente a buscar as minis e outras cenas menos importantes para a mulher fazer o tacho :lol:

Quando o meu puto nasceu, comprei um carrinho de bébé no continente em Aveiro, por 300 euros, e os gajos deram-me 150 euritos no cartão. Já deu para mais umas fraldas, cama de viagem e outras cenas, tais como uns biberons para ele... e para mim... (as minis claro) :mrgreen:
Carteira mquinaz

Se me interesso rápidamente sei... Prof. Salete

Bons Negócios e melhor Saúde
mquinaz

Registado: 11/2/2008 18:54

por moppie85 » 28/5/2010 22:02

No Jumbo agora é:

"Poupe 50% na segunda embalagem"....

ou seja: 0,5/2 = 25% de desconto (e obriga a comprares 2)...

Registado: 15/4/2008 14:12

Off-topic - Continente: quando 50% são 33%

por Elias » 28/5/2010 21:58

Este post refere-se a uma curiosidade numérica.

Quem usa o "cartão Continente" certamente conhece a promoção que surge com frequência e que se denomina "Grandes Marcas com 50% de desconto em cartão"

A promoção funciona assim: o produto X (que está em promoção) custa 10 euros. O cliente apresenta o cartão e paga 10 euros, sendo-lhe creditado metade desse valor (5 euros) em cartão, os quais poderá gastar a partir do dia seguinte (esse valor em caso algum é dado em dinheiro).

Ora analisando esta promoção com atenção verificamos que nem tudo o que parece, é. O desconto concedido é de 33% e não de 50% E porquê?

Vejamos:
- no primeiro dia o cliente gastou 10 euros no produto X e recebeu 5 euros de saldo no cartão.
- no segundo dia o cliente adquire o produto Y, que custa 5 euros e não gasta nada, uma vez que vai usar o saldo do cartão.

É verdade que o desconto sobre o produto X foi de 50% mas como o desconto não é dado em dinheiro, o valor correspondente terá de ser usado para comprar o produto Y (ou outro qualquer).

No total, ele gastou 10 euros para comprar produtos no valor de 15 euros. Logo, teve um desconto de 33%.

:P

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 281 visitantes