Caldeirão da Bolsa

Martifer - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Champignon » 29/4/2010 19:18

helderjsm Escreveu:
Champignon Escreveu:Qualquer aumento de capital representa um aumento do número de acções e consequente diluição do valor do accionista. Não vejo em que medida este aumento de capital vá beneficiar significativamente a Martifer em termos de competitividade no futuro, por isso vejo isto apenas pelo lado negativo.

No entanto, estou a comentar isto apenas pela notícia que está no tópico. Há alguma razão específica para este aumento de capital ou é apenas necessidade de angariar mais capital sem fins previamente anunciados?

Mas se as razões forem investimento. Não quer isso dizer que a empresa vai aumentar o seu valor (gradualmente)? Ou seja mais investimento significa (em principio mais lucros).
Só seria mau caso a empresa estivesse com falta de liquidez.

Ou estou a ver mal a coisa? :roll:

Estás. Daí eu ter feito esta distinção.

"No entanto, estou a comentar isto apenas pela notícia que está no tópico. Há alguma razão específica para este aumento de capital ou é apenas necessidade de angariar mais capital sem fins previamente anunciados?[/quote]"

No caso de ser investimento só será positivo se for garantia de sucesso. Garantia essa que, infelizmente, a Martifer não tem dado nos seus mais recentes investimentos.

Como leigo, não fazia mais sentido não terem avançado com os dividendos ao invés de avançarem para o aumento de capital?

Faria. Mesmo que fosse preciso recorrer na mesma ao aumento de capital, seria um sinal de boa gestão. Ainda para mais os dividendos são quase na totalidade de lucros não recorrentes.

Mas tendo os irmãos Martins uma boa fatia das acções podia-lhes dar jeito receber os dividendos e não subscrever o aumento de capital (mas isto sou eu a especular a 100%)
"In this business if you're good, you're right six times out of ten. You're never going to be right nine times out of ten." by Peter Lynch

http://fundamentalmentebolsa.blogspot.com/

Registado: 2/4/2009 12:51

por PequenoInvest » 29/4/2010 19:04

Como leigo, não fazia mais sentido não terem avançado com os dividendos ao invés de avançarem para o aumento de capital?

Registado: 24/7/2009 12:13

por helderjsm » 29/4/2010 18:33

Champignon Escreveu:Qualquer aumento de capital representa um aumento do número de acções e consequente diluição do valor do accionista. Não vejo em que medida este aumento de capital vá beneficiar significativamente a Martifer em termos de competitividade no futuro, por isso vejo isto apenas pelo lado negativo.

No entanto, estou a comentar isto apenas pela notícia que está no tópico. Há alguma razão específica para este aumento de capital ou é apenas necessidade de angariar mais capital sem fins previamente anunciados?

Mas se as razões forem investimento. Não quer isso dizer que a empresa vai aumentar o seu valor (gradualmente)? Ou seja mais investimento significa (em principio mais lucros).
Só seria mau caso a empresa estivesse com falta de liquidez.

Ou estou a ver mal a coisa? :roll:

Registado: 23/10/2009 8:52

por Champignon » 29/4/2010 18:29

Qualquer aumento de capital representa um aumento do número de acções e consequente diluição do valor do accionista. Não vejo em que medida este aumento de capital vá beneficiar significativamente a Martifer em termos de competitividade no futuro, por isso vejo isto apenas pelo lado negativo.

"In this business if you're good, you're right six times out of ten. You're never going to be right nine times out of ten." by Peter Lynch

http://fundamentalmentebolsa.blogspot.com/

Registado: 2/4/2009 12:51

Re: Martifer Solar aumenta capital de 15 para 50 milhões

por helderjsm » 29/4/2010 18:27

Mac123 Escreveu:
alet Escreveu:(2010-04-29 17:20 )

"A Martifer Solar vai aumentar o seu capital social dos actuais 15 para 50 milhões de euros, anunciou a casa mãe, a Martifer, em comunicado.

«Este aumento de capital, a realizar gradualmente nos próximos dois anos para responder às necessidades de investimento da empresa, será proporcionalmente subscrito pelos seus accionistas», disse a empresa.

A Martifer garante ainda que este aumento de capital está estruturado de forma a não comprometer os compromissos assumidos pelo grupo em termos de rácios de endividamento.

A Martifer controla actualmente 75% da Martifer Solar, depois de ter reforçado a sua posição em 20 pontos percentuais em 2008."

fONTE:
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/emp ... -1728.html

Boa tardes a todos

Que impacto terá esta notícia na Martifer?

Um abraço e BN

Segundo sei, o mesmo impacto que qualquer Aumento de Capital. Ou seja. Desceeee :? Também à quantidade de projectos que temos ouvido falar, das duas uma ou se endividava mais ou então fazia o aumento de capital. Penso que os mercados não vão gostar muito inicialmente, mas a longo prazo parece-me uma boa medida.

Re: Martifer Solar aumenta capital de 15 para 50 milhões

por 1_Mac_3 » 29/4/2010 18:21

alet Escreveu:(2010-04-29 17:20 )

"A Martifer Solar vai aumentar o seu capital social dos actuais 15 para 50 milhões de euros, anunciou a casa mãe, a Martifer, em comunicado.

«Este aumento de capital, a realizar gradualmente nos próximos dois anos para responder às necessidades de investimento da empresa, será proporcionalmente subscrito pelos seus accionistas», disse a empresa.

A Martifer garante ainda que este aumento de capital está estruturado de forma a não comprometer os compromissos assumidos pelo grupo em termos de rácios de endividamento.

A Martifer controla actualmente 75% da Martifer Solar, depois de ter reforçado a sua posição em 20 pontos percentuais em 2008."

fONTE:

Boa tardes a todos

Que impacto terá esta notícia na Martifer?

Um abraço e BN

Registado: 28/7/2009 14:54

Martifer Solar aumenta capital de 15 para 50 milhões

por Manuel Maria do Bocage » 29/4/2010 17:48

(2010-04-29 17:20 )

fONTE:

Registado: 29/11/2007 1:49

California Veteran Solar Works e Martifer

por Manuel Maria do Bocage » 29/4/2010 0:28

(Date: 2010-04-27)

"(...)Additionally, we are working with Martifer Solar USA a global renewables company that has been in business for over 20 years(...)"

FONTE: http://sfbay.craigslist.org/sfc/hss/1713396681.html
http://www.calvetsolarworks.com./

400 torres por ano a partir de 2013!

por Manuel Maria do Bocage » 29/4/2010 0:23

Martifer Energy Systems e Hirschfeld Industries criam Joint Venture
22 de Junho de 2009 às 05:30:00 por Pedro Luis Vieira

A Martifer Energy Systems, sub-holding da Martifer para a área dos equipamentos para energia, e a Hirschfeld Wind Energy Solutions, detida pela Hirschfeld Industries, anunciaram a criação de uma joint venture para a produção de componentes para energia eólica nos Estados Unidos da América, para abastecer os mercados da América do Norte.
A joint venture, Martifer-Hirschfeld Energy Systems LLC, será detida em partes iguais pela Martifer e pela Hirschfeld, sendo que, numa fase inicial, irá desenvolver uma fábrica para a produção de torres eólicas em San Angelo, Texas, num investimento total de cerca de 40 milhões de dólares (cerca de 28,7 milhões de euros) e a criação de 225 postos de trabalho.
Na sua fase mais avançada, as empresas têm a expectativa de que a fábrica atinja uma capacidade de produção de 400 torres por ano a partir de 2013.
Conforme revela o CEO da Martifer Energy Systems e Administrador Executivo da Martifer,
António Pontes, "estamos muito satisfeitos com este acordo. A Hirschfeld traz para este projecto uma grande experiência. Estão baseados em San Angelo e por isso possuem um vasto conhecimento local e de mercado, o que poderá acelerar o arranque da produção. Este acordo permitir-nos-á explorar ao máximo o forte desenvolvimento do sector da energia eólica nos Estados Unidos que se verifica hoje."

http://www.construir.pt/2009/06/22/mart ... t-venture/

Martifer diz I'M reforça para 41,67 pct

por Manuel Maria do Bocage » 29/4/2010 0:04

"Martifer diz I'M reforça para 41,67 pct do capital
A I'M SGPS, holding de Carlos Martins e Jorge Martins, adquiriu 44,071 acções da Martifer, passando assim a deter 41,67 pct do capital social da empresa, anunciou a Martifer.

Após estas transacções, a sociedade I'M SGPS, S.A., passou a ser titular de 41.699.025 acções representativas do capital social da Martifer SGPS, S.A. correspondentes a 41,67 pct do capital social e dos direitos de voto, refere em comunicado enviado à CMVM.

Negociaram-se 308.037 acções da Martifer, que encerraram a descer 7,95 pct para 2,20 euros.
Fonte: Reuters 2010/04/28 17:51:00h "

FONTE:
http://www.finibanco.pt/portal/F_Merc_d ... aram=36642

por marafado » 28/4/2010 12:40

20MAI Apresentação dos Resultados
do 1 º Trimestre de 2010 (esperado)

Martifer paga dividendo de 0,10 euros a partir de 6 de Maio

Data de Pagamento: 2010-05-06
Negociação sem Dividendo (ex-dividend): 2010-05-03
Moeda de Referência: EUR
Dividendo Líquido: .08
Dividendo Bruto: .1

Registado: 5/10/2004 16:59

Sete parques eólicos a instalar em 2010 no Brasil!

por Manuel Maria do Bocage » 27/4/2010 17:40

Novos parques eólicos serão implantados nas cidades de Trairi e Amontada, ambas no Litoral Oeste. Outras duas unidades serão instaladas, pelo mesmo grupo, em Areia Branca, no Rio Grande do Norte

Mais sete parques eólicos começam a ser instalados no Estado ainda este ano, assegura o presidente da Martifer, Armando Abreu. O grupo português tem dois parques em funcionamento há 16 meses, no Litoral Leste, e deve ampliar sua atuação para o Litoral Oeste.

Os dois primeiros parques eólicos da Martifer foram instalados e implantados em novembro do ano retrasado, em Canoa Quebrada e Lagoa do Mato, ambos em Aracati, no Litoral Leste, a 160 quilômetros de Fortaleza. Armando Abreu lembra que o investimento foi em torno de R$ 60 milhões, com potencial total de 14,7 megawatts.

O grupo português venceu ainda o leilão para mais nove parques - sete no Ceará e dois no Rio Grande do Norte. De acordo com Armando Abreu, a instalação de todas as unidades será feita simultaneamente, entre o fim de 2010 e início do próximo ano.

Os próximos parques eólicos da Martifer no Ceará serão todos no Litoral Oeste. Armando explica que Trairi, a 180 quilômetros de Fortaleza, deve receber seis unidades. Distante 124 quilômetros da Capital, Amontada está inclusa no pacote, com um parque eólico.

Já no Rio Grande do Norte os dois parques serão instalados em Areia Branca, a 322 quilômetros da capital Natal, no Litoral Oeste potiguar. De acordo com o grupo português, o investimentos em novos parques é de R$ 900 milhões. Armando Abreu detalha ainda que o potencial é de 217 megawatts nas nove novas unidades.

A produção da Martifer é vendida à Eletrobrás e injetada na Companhia Energética do Ceará (Coelce).

Leilão
Está previsto para o próximo mês de junho um novo leilão eólico. A Martifer pretende concorrer para sete novos parques, com potencial total de 160 megawatts. Em 15 de abril devem ser conhecidos os concorrentes.

De acordo com Armando Abreu, são três parques eólicos no Piauí e mais quatro no Ceará. As novas unidades devem ser instaladas nas cidades vizinhas de Aracati e Icapuí, no Litoral Leste, e Paraipaba, no Litoral Oeste, a 93 quilômetros de Fortaleza.

Mesmo com um novo leilão próximo, o presidente da Martifer aponta que o potencial eólico do Ceará e regiões próximas ainda está subutilizado. “Faltam regras mais claras (para a instalação de parques) e também há falta de mais leilões”, diz Armando.

NÚMEROS

25
MIL MEGAWATTS É O POTENCIAL EÓLICO ON SHORE (TERRA) DO CEARÁ

10
MIL MEGAWATTS É O POTENCIAL OFF SHORE (MAR), CONFORME A SEINFRA

Fonte: Jornal O Povo
http://www.braselco.com.br/index.php?op ... =4&lang=pt

Calendário dos dividendos da Martifer 2010:

por Manuel Maria do Bocage » 27/4/2010 17:19

Emitente: MARTIFER SGPS
Operação de Capital: Pagamento de dividendos
Data de Pagamento: 2010-05-06
Negociação sem Dividendo (ex-dividend): 2010-05-03
Moeda de Referência: EUR
Dividendo Líquido: .08
Dividendo Bruto: .1

Martifer patrocina

por Manuel Maria do Bocage » 27/4/2010 16:36

"Orange County, Califórnia, 21 de abril de 2010:

A Expo Verde e Parques do Condado de Orange e Lazer, em comemoração ao 40 º Dia da Terra.

MARTIFER Solar USA, will be sponsoring the event by providing a Pure Power Distribution (PPD) solar generator, that will power the stage by utilizing clean energy from the SUN.

Martifer Solar E.U.A., estará patrocinando o evento, proporcionando um Pure Power Distribution (PPD) do gerador solar, que o poder será o palco, utilizando energia limpa do sol.

Eight (8) bands have been selected to play at the event on Saturday and Sunday, April 24th - 25th, 2010 at Mile Square Park in Fountain Valley, Orange County, California from 9:30am to 6:30 pm.

Oito (8) as bandas foram selecionadas para tocar no evento no sábado e domingo, 24-25 abril, 2010 em Mile Square Park em Fountain Valley, Orange County, na Califórnia 09h30 - 18:30.

(...)

A Expo Verde congratula-se com expositores de produtos verdes e serviços relacionados à eficiência energética, energia renovável, edifício verde, vida saudável, oportunidades de emprego, educação verdes, transporte e mudanças climáticas.

The expos will travel through several regions in California during 2010. As exposições vão percorrer várias regiões da Califórnia em 2010. "

FONTE:
http://www.martifersolarusa.com/blog/ea ... reen-expo/

por helderjsm » 26/4/2010 11:49

Continua a fazer novos mínimos. Alguém sabe para quando os resultados do primeiro trimestre?

Cumprimentos

por EuroVerde » 25/4/2010 23:45

Ulisses Pereira Escreveu:Como é que desenhas essa linha castanha, Euroverde? Tem algum método por detrás ou é u mmero exercício de desenho? Elucida-nos para percebermos o teu raciocínio.

Um abraço,
Ulisses

Olá Ulisses,

Eu desenhei (bem desenhado) uma LTD que vai passando pelos minimos sucessivos que a Martifer foi fazendo desde que está cotada. Tracei também uma LTD que passa pelo máximos. E tracei uma outra que tem menos declive que passa também por máximos.

Dada a conjuntura actual da empresa e o momento onde os indices americanos se encontram actualmente, algo terá que corrigir e existem empresas que já vêm à frente.
Também não é favoravel um dividendo nesta altura em que a empresa precisa de capital. Para quê distribuir dividendo se depois terá que endividar-se ou vender activos?
A empresa tem vindo nos ultimos anos a desfocar-se, e não a focar-se num ramo de actividade e digo-vos sinceramente: não gosto de como as coisas estão a dar-se dentro da empresa.
Que retornos os investimentos feitos na Martifer a longo prazo?
Daí eu colocar a hipotese bem colocada de poder vir a dar-se uma descrença total e o mercado subavaliá-la ao ponto de até quebrar em baixa a LTD que passa pelos minimos.

Registado: 29/11/2007 11:19

por canguru » 24/4/2010 13:42

A testar o ténue suporte
Anexos
MARTIFER.png
MARTIFER.png (16.87 KiB) Visualizado 9188 vezes

Registado: 6/4/2008 22:41

Re: Martifer

por Marco Martins » 24/4/2010 5:09

globe Escreveu:Relativamente à tua questão e também como o disse em posts anteriores no que diz respeito a este meu investimento em particular e num espaço temporal de 10 anos que quero manter em carteira a Martifer não me importa que a minha média seja de 3,50 ou 2,20. É para manter a lono prazo.
O que disseste já o fiz em outras acções e que deu resultado.

Abraço

P.S. Penso que mais cedo ou mais tarde a Martifer irá juntar-se a outra empresa.

Até que seria simpático se a Efacec a comprasse :)

Registado: 7/4/2007 17:13

por Ulisses Pereira » 24/4/2010 2:13

Como é que desenhas essa linha castanha, Euroverde? Tem algum método por detrás ou é u mmero exercício de desenho? Elucida-nos para percebermos o teu raciocínio.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por EuroVerde » 23/4/2010 23:02

Deixo aqui também a minha previsão para a Martifer que será um dia uma das minhas favoritas para o longo prazo.

O meu argumento é de que ela foi posta em bolsa muito cara e que a cotação tem vindo a aguentar-se e ainda fará um novo minimo absoluto na casa dos 0,9 aproximadamente.

Um dividendo não é pera doce numa altura em que a empresa precisa de capital e está a expandir-se demasiado rápido sem haver certezas dos retornos que os investimentos feitos vão gerar/zerar.
Anexos
MARTIFER.png
MARTIFER.png (31.06 KiB) Visualizado 6360 vezes

Registado: 29/11/2007 11:19

Martifer

por globe » 22/4/2010 14:44

Apesar de investir na bolsa sou um investidor muito moderado.
Só invisto aquilo que não me faz falta e os meus investimentos de risco nunca ultrapassam os 25% do total investido. Tudo o resto é retorno garantido.
Ficará de certeza em carteira.
Abraço

Registado: 11/3/2010 12:02

por majomo » 22/4/2010 14:19

globe Escreveu:Relativamente à tua questão e também como o disse em posts anteriores no que diz respeito a este meu investimento em particular e num espaço temporal de 10 anos que quero manter em carteira a Martifer não me importa que a minha média seja de 3,50 ou 2,20. É para manter a lono prazo.

Abraço

P.S. Penso que mais cedo ou mais tarde a Martifer irá juntar-se a outra empresa.

Espero que "aguentes" a tua estratégia... porque muitas vezes estamos no longo prazo, mas depois olhamos para a carteira e não aguentamos a pressão e lá se vai a nossa estratégia.

O problema é que a situação grega está aí por resolver e até lá é preciso ter nervos de ferro.

Boa sorte!
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

Martifer

por globe » 22/4/2010 14:12

Relativamente à tua questão e também como o disse em posts anteriores no que diz respeito a este meu investimento em particular e num espaço temporal de 10 anos que quero manter em carteira a Martifer não me importa que a minha média seja de 3,50 ou 2,20. É para manter a lono prazo.

Abraço

por majomo » 22/4/2010 14:07

globe Escreveu:Neste forum mencionei aqui a alguns dias atrás que o valor iria bater os 2,50 e cá estamos.
Neste momento acho que com a aproximação da distribuição dos dividendos e sua correcção o valor irá chegar aos 2,20 nos próximos tempos.
Portanto irei esperar esses valores para reforçar a minha carteira.
Continuo a aposta na Martifer pelas razões que já apontei em posts anteriores.

Cumprimentos.

Possuo 11000 acções desta empresa.

Não vou colocar em causa a tua aposta, mas se estás a prever que vá chegar aos 2,200... e ela agora está nos 2,5... são mais de 10% de diferença... que em 11000 acções dá um bom dinheiro, portanto porque não vendes e recompras? :wink:
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

Martifer

por globe » 22/4/2010 13:18

Neste forum mencionei aqui a alguns dias atrás que o valor iria bater os 2,50 e cá estamos.
Neste momento acho que com a aproximação da distribuição dos dividendos e sua correcção o valor irá chegar aos 2,20 nos próximos tempos.
Portanto irei esperar esses valores para reforçar a minha carteira.
Continuo a aposta na Martifer pelas razões que já apontei em posts anteriores.

Cumprimentos.

Possuo 11000 acções desta empresa.

AnteriorPróximo

Quem está ligado: