Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O cantinho do Champignon

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Champignon » 3/3/2010 20:47

rsacramento Escreveu:isso já temos

a seguir? :)

Responder a estas perguntas:

-Qual o teu perfil de investidor?

-Entras com que objectivo no mercado?

-Qual o teu horizonte temporal?

-Que tipo de valorizações procuras?

-Que tipo de oscilações aceitavas na tua carteira?

Registado: 2/4/2009 12:51

por rsacramento » 3/3/2010 20:41

isso já temos

a seguir? :)

Registado: 29/11/2007 12:50

por Champignon » 3/3/2010 20:40

rsacramento Escreveu:ok
>>Alguma dúvida que tenham não hesitem em perguntar

por onde se começa? :mrgreen:

Pela vontade de aprender...

por rsacramento » 3/3/2010 20:39

ok
>>Alguma dúvida que tenham não hesitem em perguntar

por onde se começa? :mrgreen:

por Champignon » 3/3/2010 20:35

rsacramento Escreveu:deixa-me ser radical (e falo só por mim):

porque não, em vez de dares o peixe, não nos ensinas a pescar, tipo AF para tótós?

tudo, claro, passo a passo para se perceber melhor :wink:

fica a ideia

O objectivo de publicar as análises e de as poder discutir com vocês é isso mesmo.

Caso contrário fazia as análises para mim mesmo.

Isto porque ninguém me paga para fazer isto, nem tenho capacidade para influenciar o mercado com as minhas análises. Não sou o Warren Buffett :mrgreen:.

Alguma dúvida que tenham não hesitem em perguntar (caso eu saiba responder claro).

E, além disso, acho mais fácil irmos evoluindo com casos práticos, do que dando apenas umas " aulas teóricas" (não tendo eu nenhum estatuto de professor. Sou apenas mais um investidor que tenta aplicar a metodologia que julga mais correcta).

Depois espero também que me ajudem como por exemplo neste tópico que abri à pouco

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=72381

Ficaria realmente grato com o vosso contributo.

Em resumo, isto é um espaço que criei de partilha de informações, em que espero transmitir e receber conhecimentos, sejam eles na parte fundamental, técnica ou mental dos mercados.

Continuo a aguardar sugestões.

por rsacramento » 3/3/2010 20:14

deixa-me ser radical (e falo só por mim):

porque não, em vez de dares o peixe, não nos ensinas a pescar, tipo AF para tótós?

tudo, claro, passo a passo para se perceber melhor :wink:

fica a ideia

por AurioI » 3/3/2010 19:33

Champignon

Faz falta um topico deste tipo pois acho que vai dar
uma visão diferente á malta da "técnica".

Achando eu que a JMT será uma das melhores acções do
PSI20,em termos fundamentais,não estará o preço um
pouquinho alto?
Agradecia um comentario quando pudesse.

Em relação ao mercado Americano,gostaria que desse
uma olhadela á BEST,uma small cap,mas que os donos
se fartam de prometer grandes crescimentos para os proximos 5 anos,estão a construir nova fabrica e com apoio da china,fica a dica para uma análise.

Em termos técnicos nada de especial por agora.

Muitas felicidades e boas análises.

um abraço.

Registado: 17/3/2009 20:38

por Champignon » 3/3/2010 15:55

Champignon Escreveu:Em relação à RST, e sendo a primeira vez que olho para ela parece ter aqui alguns pontos interessantes. Não estava á espera de uma boa surpresa, confesso!

O mais positivo de todos é sector onde actua. A RST é uma empresa que vende um software de aprendizagem de idiomas. Tem disponíveis vários idiomas (Português incluído). Segundo consegui perceber é caro, mas é considerado o Ferrari deste tipo de equipamentos. Parece-me muito atractivo.

Vejam este link com o software.

:arrow: http://www.youtube.com/watch?v=KzGOitJyKxE

Nesta época de globalização vejo isto como um instrumento com grande potencial.

O que me espanta é sendo catalogado como Ferrari ...ter uma margem líquida tão baixa. Aqui teria que ir analisar com profundidade porque tal acontece

Os dados do Google Finance não batem certo com o finviz.com, mas dá para perceber que tem um capital próprio bem superior á sua dívida...interessante!

Current ratio superior a 2...hmmm bom!

Pelo que me parece esperam uma diminuição do EPS para o próximo ano e um aumento em média nos próximos 5 anos de 16%. O PER neste momento está nos 12 segundo as contas do finviz.com.

Teoricamente a acção deveria apresentar um PER de 16. Mas como para o próximo ano esperam uma diminuição do EPS é normal a acção estar com um PER de 12 visto o PER provisional (para daqui a 1 ano) ser de 16.

Teoricamente, estará fairly valued.

Bem, á primeira vista, não estamos perante um caso claro de subavaliação...mas também não parece estar sobreavaliada.

Em suma é uma empresa que passaria numa primeira triagem para uma avaliação mais cuidada.

Tinha que averiguar se:

- houve emissão massiva de acções ou derivados nos passado.

-Estudar o passado da empresa, para perceber o porquê de margens tão baixas.

- Ver a concorrência (de certeza haverá outros softwares do género)

Mas sendo isto realmente o tal Ferrari, e conseguindo a empresa ter margens boas, não vejo razões para não aumentarem as vendas 30% ou mais por ano.
E se assim fosse estaria aqui uma boa oportunidade de compra. Se assim fosse, valeria o dobro do que vale agora....

Teremos que analisar mais profundamente.

Notem que isto é apenas uma análise rápida e estou a utilizar dados de outros sites, e não confirmados por mim através dos releases oficiais na SEC.

Anexos
RST.PNG
RST.PNG (44.29 KiB) Visualizado 5066 vezes

por Champignon » 3/3/2010 15:54

A JDSU está tecnicamente interessante.

Fundamentalmente era daquelas empresas que não me metia especialmente por uma razão...não percebo bem o negócio. Gosto de perceber no que invisto. Mas pelo que percebo tem muito a ver com a Fibra óptica e na sua venda a empresas de telecomunicação.

Estão em várias frentes, mas não é como a empresa que falamos anteriormente, pela simples razão de não vender o seu produto ao público em geral. Vende a outras empresas de telecomunicações.

Pessoalmente gosto mais de outro tipo de negócio, além de ser mais fácil de analisar.

Já que estamos no tópico da zon...lanço a pergunta. A ZON compra este tipo de serviços a empresas como a JSDU?

Além disso pelo que vi, a empresa apresenta recorrentemente prejuízos. Mas parece ser também a empresa do sector com maior marketcap.

Esta subida técnica leva-me a acreditar que os investidores acreditam num turnaround, e que a empresa será lucrativa no futuro.

Em cinco minutos, como imaginas, não consigo perceber o porquê dessa expectativa. Teria que ler cuidadosamente os seus relatórios oficiais. Estou apenas a basear-me no seu website e informação financeira de terceiros.

É normal a empresa ter investido muito por ser um sector relativamente novo e só vir a obter lucros de agora em diante...mas isso seria especular da minha parte! Mas parece que é essa a expectativa geral.

Outro factor é que já estamos a falar de uma mega cap de 2.35B.
Prefiro empresas mais pequenas.
Mas pelo que posso ver no finviz.com tem alguns rácios interessantes, nomeadamente no que toca a dívida reduzida e ao seu current ratio.

Mas como é que uma empresa que não lucra a maior parte das vezes...tem uma dívida inferior ao capital próprio?

A única hipótese que vejo é a de recorrer... ao desgraçado do accionista!

Bem, em suma, parece que os investidores acreditam que a empresa irá finalmente obter resultados positivos, depois de tantos anos a investir e a perder dinheiro. Pode ser um cenário possível...mas não deixa de ser especulativo.

Mas uma empresa sem EPS e sem PER por ter sempre resultados negativos...é complicado analisar. É mais fácil especular.

Não faço ideia do seu real valor, porque não sei avaliar o potencial do seu negócio.
Bem como já disse anteriormente, todos estes dados teriam que ser confirmados através de fontes ofciais mas...

Não era acção que, á partida, entrasse na minha carteirinha.

Bem isto já vai longo...e amanhã já é segunda.
Anexos
JDSU.PNG
JDSU.PNG (71.82 KiB) Visualizado 5075 vezes
Editado pela última vez por Champignon em 3/3/2010 16:11, num total de 2 vezes.

por Champignon » 3/3/2010 15:53

Análise aos resultados 2009 da Zon:

Champignon Escreveu:Bem, como vocês devem ter reparado por posts anteriores estou pessimista na ZON.

Mas ao ler este relatório de contas, fiquei sem palavras.
Eu, que prefiro ter um perfil de investidor, e recorrer apenas a acções do lado longo e evitar produtos derivados e alavancados, estou quase decidido a abrir uma excepção para a ZON.

Bem vou descrever sumariamente o porquê, incluindo citações do próprio relatório oficial.

O OPERADOR LÍDER NO TRIPLE PLAY
Penetração de Serviços de Triple Play de 41%
o

Á primeira vista parece magnífico, mas pensando bem que dá dinheiro a sério são aqueles que tem os serviços individuais.
Eu no meu caso, desde que tenho triple play, pago sensivelmente o mesmo do que pagava quando tinha apenas 2 serviços. E agora ainda tenho chamadas de borla. Eu fiquei a ganhar com isso, não quem me fornece o serviço.

Mas ainda seria legítimo pensar que tinham ganho muito mais subscritores por terem o "melhor serviço de triple play"...mas não. Os subscritores aumentaram apenas 1.2%.

Ou seja, estão a fornecer aos mesmos clientes serviços com margens mais reduzidas.

Resultado Líquido de 44,0 milhões de euros, que compara com 47,9 milhões de euros
em 2008, reflexo de depreciações mais elevadas do maior investimento em equipamento
terminal, tendo em vista o fornecimento aos clientes de serviços de Triple Play de maior
valor; e de custos financeiros superiores devido ao nível mais elevado de Dívida Líquida

Bem...afinal parece que ter Triple play não é assim tão vantajoso. Ainda tem que se investir para poder fornecer esse serviço.

Quem sofre? A dívida liquida!
E por consequência os resultados com o aumento dos custos financeiros derivado da mesma.

E agora os juros estão baixos...imaginem quando subirem!

As receitas do negócio de Audiovisuais diminuíram 2,7% em 2009, o que é explicado por uma
combinação de maiores receitas provenientes da venda de direitos a canais de TV (+23,1%), que
no entanto foi mais que compensada por um decréscimo de 27,5% das receitas de distribuição
de DVDs em resultado do ambiente ainda desafiante que este negócio enfrentou, tal como
mencionado em Divulgações de Resultados anteriores.

Pois ao negócio dos DVD´s está a acontecer o mesmo que aconteceu ao cd´s à poucos anos atrás. Vem tudo da internet (com fibra óptica da ZON então...ui ui :mrgreen: ).

É um mercado que só pode ir perdendo vigor no futuro.

Os
ajustamentos pro-forma cumulativos relativos a 2008 resultaram numa redução nas receitas de
10,6 milhões de euros, de 8,0 milhões de euros nos custos e de 2,6 milhões de euros no EBITDA,
bem como um aumento de 2,6 milhões de euros em Outros Custos / (Proveitos), não afectando
assim o Resultado Consolidado Líquido. Deve esperar-se um impacto adicional futuro desta
renegociação, uma vez que a partir de Janeiro de 2010, a ZON deixará de receber receitas de
publicidade dos canais de TV por Subscrição da SIC.

Ainda mais esta?!

Os Outros Custos Operacionais apresentaram um crescimento de 7,8% para 184,5 milhões de
euros em 2009. Os principais impulsionadores deste aumento foram custos mais elevados de
manutenção e de serviços ao cliente, devido ao crescente número e complexidade dos serviços
subscritos pela base de clientes.

Continuo a achar que afinal isto do triple play não é assim tão bom para a ZON! :twisted:

O Resultado Financeiro Líquido em 2009 cifrou-se em (14,9) milhões de euros, o que compara
com (25,9) milhões de euros em 2008. Os encargos com juros líquidos aumentaram 24,4% para
26,0 milhões de euros em 2009, impulsionados pelo forte crescimento da dívida bruta média ao
longo do ano. Este aumento foi parcialmente compensado pelo menor nível de perdas em activos
financeiros em 2009, que se reduziu em aproximadamente 4 milhões de euros face a 2008,
devido ao Resultado Líquido negativo cumulativo da TVTel e da Parfitel em 2008, antes da sua
consolidação nas contas da ZON. O Resultado Financeiro Líquido inclui também o impacto
positivo da mais valia de 16,9 milhões de euros (antes de impostos) no 1T09, resultante da venda
por parte da ZON da sua participação de 40% na Lisboa TV, detentora da SIC Notícias, o canal
de notícias líder em Portugal, conforme divulgado no final de Fevereiro de 2009.

Bem
:arrow: primeira conclusão: Menor resultado face ao período homólogo
:arrow: segunda conclusão: Aumento da dívida
:arrow: terceira conclusão: Houve ainda uma mais valia superior ao resultado final...ou seja isto, em condições normais, iria dar prejuízo!

Vejo ainda que os custos com juros subiram 30%. E relembro os valores de taxas que temos agora. Imagino no futuro.

Os itens que tiveram o maior impacto na geração de Free Cash Flow
em 2009, para além do Cash Flow Operacional já descrito, foram o pagamento de dividendos no
montante de 45,5 milhões de euros no 2T09, pagamentos cash relacionados com contratos de
longo prazo de 55,3 milhões de euros e pagamento de juros líquidos que se cifraram em 26,8
milhões de euros.

Falta ali uma palavra importante....Free cash flow NEGATIVO :mrgreen:

Esta politica de dividendos de pagaram mais do que lucram...enfim!

Ainda durante o ano de 2009, a ZON recebeu aprovação formal por parte do Banco Europeu de
Investimento para um empréstimo de longo prazo no valor de 100 milhões de euros, com uma
maturidade de 6 anos, o qual se destina a financiar o desenvolvimento da sua Rede de Nova
Geração, nomeadamente a ampliação da sua infra-estrutura de fibra, de forma a fornecer aos
seus clientes um avançado serviços de Banda Larga de alta velocidade. Para além disto, a ZON
assegurou recentemente duas emissões privadas de obrigações, com maturidades de 3 anos,
com um valor total de 70 milhões de euros, tirando partido de condições de financiamento
favoráveis que lhe foram oferecidas. Com estes financiamentos, a ZON tem actualmente uma
posição muito sólida, assegurada sob condições financeiras muito favoráveis. Os fundos do
empréstimo do Banco Europeu de Investimento e das emissões de obrigações ficaram disponíveis
no 4T09, aumentando assim, significativamente, a maturidade média da dívida financeira da
ZON e eliminando todas as necessidades previsíveis de financiamento até meados de 2011.

Afinal ainda aí vem mais! :mrgreen:

Até meados de 2011? mas isso não é para o ano?

Bem vamos agora ver uns rácios:

Capital prório= 189.7 M
Passivo= 1289.5 M

Ou seja temos um passivo quase 7 vezes superiores aos capitais próprios.

Há o máu e depois...há isto! :twisted:

A única coisa que via de bom na Zon...afinal parece que não é assim tão bom

A entrada da ZON em África materializar-se-á inicialmente com uma
expansão para Angola através de uma joint venture detida em 30% pela ZON Multimédia e em
70% pela SOCIP – Sociedade de Investimentos e Participações, SA (100% controlada pela
Senhora Engª Isabel dos Santos)

Só tem 30%. Também achava fruta a mais ser de outra maneira.

Política de dividendos já falei, mas não posso deixar de referir isto

O Conselho de Administração da ZON aprovou uma proposta de dividendo ordinário
de 16 cêntimos por acção, representando um rácio de payout próximo de 112%, claramente a
prémio face às suas congéneres. Esta proposta será sujeita a aprovação final pela Assembleia
Geral cuja realização está prevista para o dia 19 de Abril de 2009.

Já que estamos numa de pedir empréstimos porque não pedir mais um para pagar mais 12% do que lucramos hein?!

Enfim....patético, ainda para mais com a situação financeira da empresa!

Quanto á estrutura accionista,

na minha tentativa de querer perceber o porquê das recomendações de comprar por parte de alguns analistas (bancos), tendo em conta os fracos resultados apresentados até à data e para perceber afirmações como estas o"s lucros ficaram ligeiramente acima das estimativas dos analistas inquiridos pela Reuters".

Afinal de contas em 11 apenas 1 recomenda vender...

Aí deparo-me com isto...
Caixa Geral de Depósitos
36.188.622 11,71%
Banco BPI, S.A.
27.642.554 8,94%
Banco Espírito Santo, S.A.
9.020.171 2,92%
redit Suisse Group AG
5.649.670 1,83%

Além de outros..

Para finalizar deixo só aqui uns rácios que devem dar que pensar:

EPS: 0.14

PER: 26.5

Há alguma lógica uma empresa que decresce constantemente o EPS e sem grande potencial de crescimento com a forte concorrência que tem apresentar uns múltiplos destes?

Cumprimentos

por Champignon » 3/3/2010 15:51

Mais uma vez obrigado pelo vosso feedback positivo.
Foi exactamente isso que me moveu para criar esta iniciativa.

Vou copiar duas análises recentes que fiz aqui (embora não com o nível de detalhe que uma boa análise deve ter). Tem mais sentido estarem aqui do que perdidas por tópicos que nem são da respectiva acção.
Coloco também o comentário aos últimos resultados da ZON.

Além destes, fiz mais algum comentários sobre outras acções, mas por estarem mais dispersos e não concentrados numa análise única não os vou colocar aqui.

Bem agradeço então sugestões para próximas análises. Vou tentar fazer uma ou duas por semana, conforme disponibilidade.

Nota:Acções do PSI20/geral, ou acções cotadas nos mercados americanos. Não sugiram mais que duas por utilizador sff.

por Razao_Pura » 3/3/2010 15:45

Olá Champignon,

Da minha parte agradeço a tua oferta e disponibilidade. A abodagem da AF é muito benvinda. Terá em mim uma leitora atenta.

Parabéns pela iniciativa e bons trades.

R.P.
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

por Adam hedge » 3/3/2010 15:36

Muito obrigado caro champignon pela iniciativa.
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...

Registado: 21/2/2007 18:24

por albrib » 3/3/2010 15:11

Parabéns pela ideia e, desde já, o meu obrigado pelo trabalho que vais efectuar. Não nos habitues mal, senão cobramos... :mrgreen:
Um abraço

Registado: 17/12/2008 12:33

por BlackEagle » 3/3/2010 15:07

Bom dia, não podia de deixar de te dar os parabéns pela iniciativa e se precisares de alguma coisa já sabes.

Registado: 16/5/2009 10:36

por Fenicio » 3/3/2010 14:47

Parabéns Champignon. A malta cá do Caldeirão é muito ligada à AT e é sempre bom ler análises a partir de uma óptica diferente.

Que venham mais AFs!! :)
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog

Registado: 20/1/2008 20:32

por Ulisses Pereira » 3/3/2010 13:52

Já o fiz de uma forma privada, mas aproveito o tópico para te dar os parabéns pela qualidade das tuas participações, sobretudo numa óptica diferente do que é habitual aqui no Caldeirão.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

O cantinho do Champignon

por Champignon » 3/3/2010 13:48

Boas tardes a todos,

Já acompanho o caldeirão há algum tempo embora quase sempre, e muito por falta de tempo, como espectador passivo.
Ultimamente tenho estado mais activo (também tenho tido mais tempo), e confesso que estou a gostar da experiência.
Tenho recebido por parte dos membros um feedback positivo (tanto Público quer por MP), e talvez por isso esteja agora a participar de forma mais activa.

Como investidor tenho, como possivelmente já devem ter reparado, uma atenção especial para com a análise fundamental. E como bem sabem, este fórum, aborda quase exclusivamente a análise técnica, daí sentir que estou a contribuir com alguma coisa que não é tão comum por aqui.

As análises que tenho feito estão dispersas por vários tópicos, e tendo muitos deles imensas páginas torna por isso, ás vezes após pouco, tempo difícil encontrar a respectiva análise. Penso que por vezes não chega a todos os interessados.

O que estava a pensar fazer era, criar um tópico exclusivo para as minhas análises (e respectivas críticas claro), por forma a ser mais fácil a consulta e até a minha própria organização.

Estava também a pensar criar uma votação para, uma ou duas análises semanais (Sobretudo AF com um cheiinho a AT também, de acções do PSI ou de acções cotadas nos mercados americanos), conforme também a minha disponibilidade.

Mais tarde, estava a considerar também a criação de um portfólio público e a partilhar o mesmo (Isto apenas depois de ter uma boa base de acções analisadas). Isso teria apenas fins didácticos e serviria sobretudo para me auto disciplinar de forma a ser obrigado a justificar todos os meus movimentos, e avaliar até que ponto a AF me poderia ajudar no futuro. Estou a fazer essa experiência neste momento. Todos os dias os mercados nos estão a ensinar coisas novas.

Vou então abrir um tópico exclusivo que espero que tenha alguma utilidade para mim e para o próprio caldeirão.
Editado pela última vez por Champignon em 6/3/2010 16:51, num total de 3 vezes.

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Garfield, Google [Bot], Goya777, novato, PAULOJOAO, peterteam2, Rafael Abreu, Shimazaki_2 e 146 visitantes