Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por newone » 8/12/2009 9:55

DOW Escreveu:newone, essa tua Lta tem muito que se lhe diga, começas por tocar nos minimos das velas e depois mais á frente já toca no corpo da vela...

penso que a mais correcta é esta, tb já foi hoje quebrada mas ainda falta confirmação, até porque nem grande volume teve... ;)

ja toca no corpo na vela? lol onde é que vez isso?
só podes estar a gozar nao?
no meu grafico a unica vez que ultrapassa o corpo da vela é quando existe efectivamente o breakout da accao. pra mim esta é a linha valida, acho que traçar a linha que 'queremos' ver nao é solução para tapar um problema.
eu como nao tenho bcp, consigo ter uma visao mais imparcial.

goncalo franco,

tens ideia de á quanto tempo o bcp esta em oversold e no entanto esta sempre a descer?
nao fiques com a ideia de que só por estar em oversold que a accao vai subir.
volto a repetir, o unico sinal de compra só sera dado pela quebra em alta da Ltb do meu grafico. Até lá será sempre pra baixo!

bn
NEW

Registado: 11/5/2009 10:04

por goncalofranco » 8/12/2009 9:32

na minha opiniao tudo depende do mercado.
Esta a entrar na zona de oversold e ainda tem um gap acima para vir fechar.
Anexos
bcp1.jpg
bcp1.jpg (88.07 KiB) Visualizado 6977 vezes
bcp2.jpg
bcp2.jpg (75.81 KiB) Visualizado 6980 vezes

Registado: 17/11/2007 0:37

por Nyk » 8/12/2009 9:23

:shock: 0,859€, será que já bateu no fundo por agora :?:
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por DOW » 8/12/2009 1:01

newone, essa tua Lta tem muito que se lhe diga, começas por tocar nos minimos das velas e depois mais á frente já toca no corpo da vela...

penso que a mais correcta é esta, tb já foi hoje quebrada mas ainda falta confirmação, até porque nem grande volume teve... ;)
Anexos
BCP.jpg
BCP.jpg (53.18 KiB) Visualizado 7189 vezes

Registado: 29/12/2005 1:10

Re: BCP

por newone » 8/12/2009 0:01

AurioI Escreveu:...olá,
para quem faz swing trade,e usa a análise técnica
já deveria ter saido,pois são vários os sinais de
fraqueza,desde fins de Outubro,e todo o mês de
Novembro assim o indicam.
Não fiquem agarrados há " Ti Esperança ",pois éla
morava ao pé de mim e já morreu.
Sigam a tendência...

Fica o gráfico.

Um abraço.

:mrgreen: Aurio,

andas-me a ler os pensamentos?

bn
NEW

:mrgreen:

por newone » 7/12/2009 23:59

boas kpt,

deixa-me discordar. se andarmos 8 sessoes para tras (que até nem é muito) veras que o bcp estava cotado a 0,925. Ora o bcp neste momento está a cotar 0,871€. Se bem sei fazer contas isto dá uma perda de 6% e nao de 2% como dizes (é uma questao de fazeres calculos).

Ja agora deixo a minha analise. Isto nao é querer ir contra a corrente, simplesmente é a minha opiniao, só aconselhava a compra no caso da quebra com MUITO volume da Ltb que está desenhada no meu grafico. Até lá, como diz o outro, é de ficar a assobiar para o lado (e a tendencia continua a apontar para baixo).
Anexos
B.COM.PORTUGUES.JPG
B.COM.PORTUGUES.JPG (18.09 KiB) Visualizado 7311 vezes

BCP

por AurioI » 7/12/2009 23:46

...olá,
para quem faz swing trade,e usa a análise técnica
já deveria ter saido,pois são vários os sinais de
fraqueza,desde fins de Outubro,e todo o mês de
Novembro assim o indicam.
Não fiquem agarrados há " Ti Esperança ",pois éla
morava ao pé de mim e já morreu.
Sigam a tendência...

Fica o gráfico.

Um abraço.
Anexos
bcp.jpg
bcp.jpg (100.48 KiB) Visualizado 7351 vezes

Registado: 17/3/2009 20:38

Re: Afinal de contas os potenciais tem algum sentido...

por kpt » 7/12/2009 21:25

newone Escreveu:
kpt Escreveu:
newone Escreveu:sera altura de fechar posição ou entretanto esperar pelos 0,839?
kpt ainda tens posição?
continua em maus lençois, com isto a andar assim, e rapidamente a accao chegara aos 0,839€ para testar o suporte. se as vendas continuarem desta maneira, duvido que aguente.
dia 14 é o novo prazo para haver uma soluçao para o dubai. Para bem do sector bancario espera-se que esse dia haja efectivamente uma solução, caso contrario vai ser feio..
como diz o cego.. a ver vamos!

bn
NEW

Mantenho a posição sim. Nem vejo razão, por agora, para entrar em precipitações e desfazer-me da posição, precisamente junto a esta zona de suporte.

Não quebrou os 0,85/86 nem mesmo "os teus" 0,839.

Aliás, o ritmo desta descida tem sido lentíssimo. Não se constata uma força vendedora tão grande quanto isso.

Não se constata uma força vendedora tão grande quanto isso.

:shock:

Perder pouco mais de 2% em 6 sessões é expressivo?

Pela vossa visão, parece que tem caído 5% por dia.

Registado: 11/5/2007 23:19

por newone » 7/12/2009 20:30

kpt Escreveu:
newone Escreveu:sera altura de fechar posição ou entretanto esperar pelos 0,839?
kpt ainda tens posição?
continua em maus lençois, com isto a andar assim, e rapidamente a accao chegara aos 0,839€ para testar o suporte. se as vendas continuarem desta maneira, duvido que aguente.
dia 14 é o novo prazo para haver uma soluçao para o dubai. Para bem do sector bancario espera-se que esse dia haja efectivamente uma solução, caso contrario vai ser feio..

bn
NEW

Mantenho a posição sim. Nem vejo razão, por agora, para entrar em precipitações e desfazer-me da posição, precisamente junto a esta zona de suporte.

Aliás, o ritmo desta descida tem sido lentíssimo. Não se constata uma força vendedora tão grande quanto isso.

Não se constata uma força vendedora tão grande quanto isso.

:shock:

por Nyk » 7/12/2009 20:30

:-k
Anexos
BCP07122009.JPG
BCP07122009.JPG (58 KiB) Visualizado 7698 vezes
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

por rs521 » 7/12/2009 20:28

Boas,

No meu gráfico ainda não passou da linha de tendência,
está perto, mas ainda não a passou, só que tenho visto
gráficos em que a cotação já passou da linha para baixo
Penso que ainda não está tudo perdido, e a acção ainda
tem muito para poder recuperar, deste deslize.
Não convêm é passar para baixo dos 0.85 e aí já estamos
mal.

AL
Anexos
BCP-07-Dez.pdf
(22.86 KiB) Transferido 264 Vezes

Registado: 29/11/2007 9:40

por Nyk » 7/12/2009 19:52

kpt Escreveu:
kpt ainda tens posição?

bn
NEW

Hoje no fecho deram-lhe bem, 3 milhões no final, para um dia onde foram transacionados 11,5 milhões, representa cerca de 25% do total transacionado durante a sessão toda!

por kpt » 7/12/2009 19:46

kpt ainda tens posição?

bn
NEW

Registado: 11/5/2007 23:19

Afinal de contas os potenciais tem algum sentido...

por newone » 7/12/2009 19:36

sera altura de fechar posição ou entretanto esperar pelos 0,839?
kpt ainda tens posição?

bn
NEW
Anexos
B.COM.PORTUGUES.JPG
B.COM.PORTUGUES.JPG (17.24 KiB) Visualizado 6013 vezes

por Nyk » 7/12/2009 19:22

Não sei se é short selling ou não mas isto vai de mal a pior, mais um péssimo dia para o bcp, toda a sessão a marinar com cerca de 8,5 milhões de titulos transacionados, para depois fechar em minimos com cerca de 3 milhões no fecho, só resta esperar que quem anda a vender no fecho fortemente satisfaça a sua vontade, até lá não vejo maneira de titulo ter outra tendencia a não ser a da descida.

por jlmf » 7/12/2009 19:17

bestblandina Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Rafgo, atribuir as quedas às acções ao "short selling" é um erro. Quem "shorta" tem que comprar para fechar posições. A única diferença é a questão cronológica dos movimentos.

O que é importante assegurar é que não sjea permitido o "naked short selling", esse sim, perigoso e que desvirtua as leis do mercado.

Um abraço,
Ulisses

O que significa naked short selling

abraço best

Exite no Fórum uma bilblioteca já apreciável, que acaba, em complemento, quase desnecessário, com o Google ou algum dos seus primos, por nos fornecer um manancial de informação.

http://caldeiraodebolsa.negocios.pt/vie ... &js_link=1

Neste tópico, em arborescência, outros.

Registado: 29/11/2007 4:15

por jlmf » 7/12/2009 19:05

bestblandina Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Rafgo, atribuir as quedas às acções ao "short selling" é um erro. Quem "shorta" tem que comprar para fechar posições. A única diferença é a questão cronológica dos movimentos.

O que é importante assegurar é que não sjea permitido o "naked short selling", esse sim, perigoso e que desvirtua as leis do mercado.

Um abraço,
Ulisses

abraço best

Além do "short selling" existe também o "naked short selling", operação restrita em Portugal. O "naked" difere do normal "short selling" na medida em que não é necessário que o investidor preste garantia da disponibilidade das acções antes da realização da ordem de venda das mesmas.

Solicito, se possível, que seja eliminado o post anterior.

Registado: 29/11/2007 4:15

por bestbland » 7/12/2009 18:47

Um abraço,
Ulisses

abraço best
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores

Registado: 20/2/2009 17:06

por Marco Martins » 7/12/2009 18:39

Razer Escreveu:
Marco Martins Escreveu:
...em menos de um mês subiu o ‘target' em 66%, de 0,6 euros para 1 euro...

Porque é que não investigam o Nomura?!?! É óbvio que estará a especular as acções do BCP... primeiro apostou na descida e agora na subida!!!
Este aumento de target faz algum sentido sem ter havido mudanças "vistosas" no mercado?!?!

Onde está a dúvida ?
Se os mercados sobem e as cotações consequente subirem, os price-targets terão que ser actualizados.
A mesma coisa no caso dos mercados descerem.
Sempre foi assim e sempre será assim.

Concordo que os PT sejam actualizados, no período inferior a um mês o que é que aconteceu para fazer a avaliação subir 66%?
Temos de diferenciar uma empresa aumentar de valor e especular o valor. Se cada um (organismo acreditado no mercado) pode dizer o que quiser, então poderemos aceitar tudo e mais alguma coisa do mercado... no limite poderemos aceitar a anarquia... tenho a certeza que nos será util... mas por pouco tempo :)

Registado: 7/4/2007 17:13

por Rafgopt » 7/12/2009 18:05

Percebo perfeitamente o que estás a dizer Ulisses mas parece-me também que não serei o único a atribuir as recentes quedas a movimentos de short-selling como se pode ler na noticia do JN:

http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=399429

Provavelmente será também uma leitura pouco correcta mas a minha questão é a seguinte: o short-selling é ou não proibido??

É que, sendo ou não responsável pelas quedas, ao que parece tem existido mesmo.

Saudações cordiais
Vamos andando dia a dia até chegar o nosso dia!

Registado: 13/3/2006 23:46

por Eco Tretas » 7/12/2009 18:02

Um abraço,
Ulisses

A semana passada tinha tomado nota mental para seguir este caso. Observando atentamente o que se passou das 16:30 às 16:35, parece-me claro que o fecho do BCP foi claramente determinada pelo "short-selling". Não fosse alguém ter segurado o BCP, ele tinha tombado vários pontos percentuais no fecho! Agora, o que acho que se pode dizer, é que as subidas que se verificarão, quando eles tiverem que comprar, se deverão novamente ao "short-selling". Não deixa de ser uma forma de desvirtuar o mercado, na minha modesta opinião!

Ecotretas

Registado: 22/10/2008 22:08

por Ulisses Pereira » 7/12/2009 17:50

Rafgo, atribuir as quedas às acções ao "short selling" é um erro. Quem "shorta" tem que comprar para fechar posições. A única diferença é a questão cronológica dos movimentos.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Rafgopt » 7/12/2009 17:47

Publicado JN 22 Setembro 2008 21:04

CMVM proíbe "short selling" sobre títulos financeiros nacionais
A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) juntou-se a uma série de reguladores mundiais na proibição do recurso a operações de vendas a descoberto, o "short selling", sobre títulos de instituições financeiras. A medida deverá entrar em vigor já amanhã, e por tempo indeterminado.

Penso que, depois de ver os fechos da semana passada e particularmente o de hoje, esta medida deixou de vigorar... :roll:
Vamos andando dia a dia até chegar o nosso dia!

Registado: 13/3/2006 23:46

por nunoand99 » 7/12/2009 12:21

Boas,

Lá vem o Nomura falar também em Aumento de Capital...

E entretanto novo minimo, embora já tenha recuperado cerca de 1,5% intraday (inversão?).

Os volumes, esses continuam pelas ruas da amargura.

Mas no SPX, no fim da semana passada, houve uma fporte subida do volume, e em sentido ascendente...

Pelo que poderá estar para iniciar um novo ciclo de subida Global (1120 SPX), e para ser Global, precisará da ajuda do Sector da Banca!

De qualquer modo, do que eu acompanho, foi o BCP foi o único (Banca) a fazer novos minimos. embora toda a Banca ande sem fôlego.

Mas cheiram a Bons Ventos esta semana (1120 SPX), pelo que esperemos que o Barco apanhe a Corrente ;)

Saudações & Bons Negócios

Registado: 16/5/2005 21:38

por MatildeSerrano » 7/12/2009 11:47

Marco Martins Escreveu:
...em menos de um mês subiu o ‘target' em 66%, de 0,6 euros para 1 euro...

Porque é que não investigam o Nomura?!?! É óbvio que estará a especular as acções do BCP... primeiro apostou na descida e agora na subida!!!
Este aumento de target faz algum sentido sem ter havido mudanças "vistosas" no mercado?!?!

Onde está a dúvida ?
Se os mercados sobem e as cotações consequente subirem, os price-targets terão que ser actualizados.
A mesma coisa no caso dos mercados descerem.
Sempre foi assim e sempre será assim.

Registado: 30/6/2008 20:42

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Pmart 1, VALHALLA e 174 visitantes