Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Economia:-É possivel viver com uma nota de €500?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por tonirai » 18/10/2009 1:19

Dou-te os parabéns por conseguires, e por expor a situação.
Como dizes, é uma questão de prioridades.

Também eu, embora tenha de rendimento fixo um pouco mais do dobro disso, gasto mensalmente (em média) a mesma nota de 500€.
Isto porque assimilei uma educação que valoriza muito a poupança, e que me ensinou a me regrar para nunca gastar mais de metade, ou no máximo dois terços, do meu rendimento fixo.

Pelas mesmas razões (background familiar e de educação), tenho um primo que, durante anos (entre os seus 25 e 33), já a ganhar acima de 4000€ de salário (fixo, fora os bónus anuais), partilhava casa com mais 2 ou 3 pessoas... isto em Barcelona. Coisa que não imagino possível entre as pessoas que conheço cá.

scotch Escreveu:Prescindi do conforto/liberdade de ter carro próprio e optei por usar transportes públicos, obtendo daí um exedente financeiro.

Eu tenho casa própria paga, por isso o que poupo aí permite-me ter carro e fumar um maço por dia;

scotch Escreveu:Prescindi de ir todos os meses ao cinema/teatro e optei por ter acesso à internet.

Idem;

scotch Escreveu:Prescindi de tomar refeições fora de casa com frequência e optei por comprar roupa algumas vezes por ano.

Idem.

scotch Escreveu:É a economia na sua essência. A ciência das escolhas

:wink:

Registado: 19/4/2007 18:26

por Dansousa » 18/10/2009 1:08

scotch Escreveu:Foi hoje(Sabado) que se comomerou o dia mundial para a erradicação da pobreza.

Dansousa Escreveu:já agora onde estás a incluir as despesas de água, luz e gás? Nas comunicações?? Na alimentação??

Água, electricidade e gás estão nas utilities.São €8 para a água, €7 para o gás e €20 para a electricidade.Tomo banho todos os dias e não ando às escuras em casa!!

Desculpa lá mas então deves ter água de poço e gás de garrafa porque isso pago eu só dos alugueres e despesas......de água só de tarifa, tratamento de saneamento e resíduos sólidos pago mais de €13, eu sei que os valores são dados em função dos consumos mas mesmo assim?!?!??!? No gás as despesas são menores mas mesmo assim mais de €2 são "roubados" nem sei bem para quê, portanto ficam só €5 para gás e a tomar banho todos os dias?!?!??! Hhhhuuuummmmmm!!!!

Atenção que não quero por em causa o orçamento e o seu cumprimento, porque eu sei que é possível, volto a frisar, "sobreviver" com €500,00, mas para isso é preciso abdicar de muitas coisas e embora se consiga conviver com isso e mesmo assim obter algum conforto, é preciso admitir que não é fácil....

Cmpts
DS
DS

Registado: 29/11/2007 2:50

por scotch » 18/10/2009 0:48

Foi hoje(Sabado) que se comomerou o dia mundial para a erradicação da pobreza.

Dansousa Escreveu:já agora onde estás a incluir as despesas de água, luz e gás? Nas comunicações?? Na alimentação??

Água, electricidade e gás estão nas utilities.São €8 para a água, €7 para o gás e €20 para a electricidade.Tomo banho todos os dias e não ando às escuras em casa!!

sadinos Escreveu:É, corto em tudo que é desnessesário

Mais do que isso, é gerir prioridades seja para um mês seja para um ano.É programar as compras.Eu compro roupa 3 vezes por ano, em cada vez compro logo o conjunto de calças+camissa!

A tudo quanto os outros disseram: em economia existe um principio geral que refere que "temos recursos limitados para necessidades ilimitadas".Por isso duvido que alguém consiga fazer tudo o que deseja com os recursos que tem.É precisso seguir a Piramide das Necessidades de Maslow.
Depois é obvio que quando tomamos a escolha pela opção A ao invés da opção B, temos de estar atentos ao "custo de oportunidade" seja financeiro, seja social.

Exemplos:

Prescindi do conforto/liberdade de ter carro próprio e optei por usar transportes públicos, obtendo daí um exedente financeiro.

Prescindi de ir todos os meses ao cinema/teatro e optei por ter acesso à internet.

Prescindi de tomar refeições fora de casa com frequência e optei por comprar roupa algumas vezes por ano.

É a economia na sua essência. A ciência das escolhas

Registado: 23/2/2008 0:35

por SMALL1969 » 17/10/2009 17:39

É possível viver com uma nota de 500€. Sim.

Eu pessoalmente preferia viver com a Giselle.

Ambas não sabem cozinhar e a segunda é mais gorda, mas pelo menos não se gasta tão depressaa.

Mas pronto...há gostos para tudo.

Registado: 3/2/2009 12:21

por bestbland » 17/10/2009 17:33

Acho quase impossivel viver confortavelmente e com um padrão que muitos consideram normal com um valor de 500€, e porque?

:arrow: Uma habitação pode custar no minimo 350€, não estou a falar de um quarto e sim de um apartamento, não estou a falar dos mais caros e sim de achados na minha cidade. Podemos encontrar um t1 mas é um achado por 350€

:arrow: luz, gaz, água- 60€

:arrow: telemóvel 15€

:arrow: vestuário 40€ (compra duas peças por mês nas lojas tipo Zara)

:arrow: Alimentação 150€ (uma média 5€ por dia)

Total-575€
Ganho mensal-500€
diferença-75€

Mas essa pessoa não se pode esquecer que terá que:
:arrow: Não pode ter um carro,
:arrow: Não pode ter internet e televisão por cabo, :arrow: não pode fumar,
:arrow: não pode sair á noite e beber uns copos, :arrow: não pode ir ao cinema,
:arrow: não pode andar a trocar de sapatos de 3 em 3 meses,
:arrow: não pode comprar jornais e livros,
:arrow: não pode ter um animal,
:arrow: não pode jogar playstation,
:arrow: não pode ir á bola, não pode viajar,
:arrow: não pode convidar a namorada a um jantar romantico,
:arrow: não pode supreender a namorada com presentes nem a possivel sogra,
:arrow: não pode ser trader
:arrow: não pode tanta coisa
:arrow: não irá ter descanso com o cobrador do visa, pois não consegue pagar a divida do cartão de credito para poder fazer face aos 75€ que gasta a mais todos os meses

dito tudo isto, até pode ser a pessoa mais feliz do mundo
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores

Registado: 20/2/2009 17:06

por artista_ » 17/10/2009 17:10

Eu também tenho esse orçamento, mas ontem fui jantar com uns amigos e meti-me nos copos, como uma coisa leva à outra, acabei numa festa qualquer, depois umas caipirinhas nas Docas e acabámos num bar de um amigo aqui perto de casa, o knock Out(aliás fechámos o bar)... Hoje acordei de manhã e reparei que tinha dado cabo do orçamento, agora vou ter de compensar, ficar uma semana fechado em casa, ás escuras, a comer mal, sem ligar a TV e a tomar banho só dia sim dia não :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Agora mais a sério, compreendo essas contas, pelo menos alertam para a necessidade de as pessoas gerirem o dinheiro que têm disponível, há muita gente que não sabe o que é poupar, ou o que é gastar em função dos rendimentos... ainda assim, conheço pessoas geneais em poupança, tão geniaias que nem sabem o que é viver!! :wink:

abraços

artista

PS: que se lixe o orçamento, vou mas é sair e meter-me outra vez nos copos, não tarda muito vem ai o subsidio de Natal e equilibam-se as coisas! :mrgreen:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por mfsr1980 » 17/10/2009 15:29

Acho essas contas completamente irrealistas para quem viva em Lisboa!
Cada vez que me aparece a conta da EDP até dou um salto!
Tenho casa própria mas, o IMI+Taxa de Esgotos que pago é como alugar uma.

Registado: 3/5/2007 13:55

por tonirai » 17/10/2009 14:29

salvadorveiga Escreveu:epah essas contas e' pa um solteirao que nao sai de casa... e´sair de casa emrpego e voltar pa casa.

onde está o $ pa entertenimento? imprevistos? etc...

Referes-te às contas do primeiro post, certo?
Pá, eu não chamo àquelas contas "sobreviver" (como alguns disseram), mas sim viver... sem gozar, e sim é possível.
Claro que, para viver e gozar um pouco a vida, seria preciso mais.

Registado: 19/4/2007 18:26

por salvadorveiga » 17/10/2009 13:55

epah essas contas e' pa um solteirao que nao sai de casa... e´sair de casa emrpego e voltar pa casa.

onde está o $ pa entertenimento? imprevistos? etc...
Imagem
Imagem Imagem

BLOG: www.mybullmarket.org As mesmas análises, os mesmos gráficos, um novo design... O que era bom, acabou de ficar melhor :D

Twitter: http://twitter.com/salvadorveiga

Registado: 12/3/2008 22:06

sim, sobreviver...

por sadinos » 17/10/2009 13:45

Isto que vou apresentar são as minhas contas de um mês.
Renda-300€
Desp.-150€ (água,luz,gás,int,tv,telf.)
Gasolinas-100€ (média por mês)
Filhos-50€ (explicação,natação)
Comida-550€ (inclui gastos do dia a dia)
Seguros-150€ (Tudo o que são seguros e manutenção dos carros)é uma conta á parte onde meto sempre 150€ por mês, para depois pagar quando nessesário.
Poupanças- ???€ (1.67€+subs. de férias+natal+ horas extras+50% dos ganhos da bolsa anual.)
Total de despesas-1300€ (mensal)
Total de ganhos-1301.67€(não inclui subs. de férias nem horas extras)mensal.

Eu não gosto muito de apresentar as minhas contas, mas enfim pode ser que eu aprenda alguma coisa.
Quando há imprevistos vou á conta das poupanças(saude,desp.com a casa,vestuário,estudos,férias)se acontecer algo de grave e as poupanças não der, tou fod...

Desde 2005 que tenho tudo feito em excel, uma coisa é certa, consegui controlar os custos e aumentar a qualidade de vida.Como é possivel?
É, corto em tudo que é desnessesário. Como tenho tudo documentado, sei o que aumenta por ano e vou dar conta da cabeça aos gajos que cobram a mais...( seguros é todos anos, estes gajos são terriveis)

Este é só um mero exemplo; o gás pago cerca de 40€ por mês(480€ por ano)em 2010 vou por um termocumulador e vou acabar com o gás. :mrgreen: -480€ por ano(gasta pouca luz)

Espero que tenham gostado e se tiverem alguma dica digam... :mrgreen:

Registado: 12/10/2007 18:33

por Dansousa » 17/10/2009 12:51

scotch Escreveu:Dansousa:

O valor dos transportes, são transportes públicos. No que diz respeito às despesas inesperadas, existe o exedente mensal que se vai acumulando.

Sim mas olha que não dará assim tanto excedente, já agora onde estás a incluir as despesas de água, luz e gás? Nas comunicações?? Na alimentação??

Cmpts
DS
DS

por creepy » 17/10/2009 12:50

e rir com os amigos no bar ao fim da tarde?

e ir a praia que consome calorias ao sol e ao vento... x2 se for praia grande no verão cheio delas...

e levar a menina a passear? ou é amante e nem podes sair de casa com ela.... ou depois ela quer um gelado.. quer ir ao restaurante que as amigas também vão... querem fazer o roteiro da moda para serem vistas e comparadas.. (custa gasolina) mesmo dividindo a coisa da no que dá..

e dançar ao som de musica.. a seco impossível... vodka redbull 9 euros no lux... mesmo a otopica água 3euros...

mais as multas de estacionamento ou excesso de velocidade...

mais o tamiflu...

mais o desporto (futebol com amigos nunca menos de 5€ x4 =20 mes), ginasio, ou tenis...

visitar familia e amigos ao porto... 100€ mínimo um fim de semana lisboa/porto e pouco rasgadinho... a ficar mais tempo com os pais do que com os amigos...

vicios nem podias pensar neles... tabaco e alcool caros... drogas nem se fala...

gostava muito mas não consigo... sobreviver já consegui com bem menos... em outras ralidades eu sei.. mas ja aconteceu... 1998 filipinas = 150€ mes e meio

agora viver... viver não é sobreviver.. embora para a maioria assim o seja... é um flagelo que irá se acentuar...

qundo a deflação atingir o pico talvees seja mais facil...

se estiver errado nas minhas previsões e dispararmos a inflação... ou as coisas melhoram muito ou tens de acrescentar munições para a arma + arma (que deve ser boa na hora de disparar = caro)... pois com desemprego e inflação altos... só penso numa coisa... violência e defesa pessoal...

pelo sim pelo não começar a pensar na licença de porte de arma não será uma má ideia... é caro... é! mas mesmo assim poderá valer a pena caso esteja errado na minha previsão de deflação e a inflação despare skyrocket...

abraço

Registado: 7/6/2008 2:02

por scotch » 17/10/2009 12:42

sadinos Escreveu:no entanto vivo com 1.300

É provavel, pois há despesas que não são proporcionais ao número de pessoas do agregado familiar.

Dansousa:

O valor dos transportes, são transportes públicos. No que diz respeito às despesas inesperadas, existe o exedente mensal que se vai acumulando.

por Ulrich » 17/10/2009 12:41

Boa Tarde,
Curioso este tópico
Na minha perspectiva deveriam ser incluídas, nos programas escolares, algumas ,noções adequadas, de money management: o que é o dinheiro e o que vale o dinheiro.

Para obter resultados "espremidos" de rentabilização é sobretudo necessário muita disciplina nos gastos.Dou-lhe os parabéns.

Mas quem é que vai sustentar uma economia cada vez mais baseada no expansionismo se todos reduzirmos no consumo resultado de uma boa gestão?

Abraço

Registado: 8/11/2008 15:54

por scotch » 17/10/2009 12:35

Arte-Sacra:
Tal e qual como acontece nas estratégias de investimento,cada um tambem tem o seu Personal Money Management.

O orçamento que apresentei, é um orçamento básico de sobrevivência. O que sobra, em relação aos rendimentos, é "mais valia".

O assunto deste tópico esá no ambito da economia.Quem souber minimamente de economia perceberá o que está implicito neste tópico.

Re: Economia:-É possivel viver com uma nota de €500?

por Dansousa » 17/10/2009 12:30

scotch Escreveu:Sou um entusiasta do Personal Maney Management. Por isso depois de mais de dois anos a recolher diariamente dados sobre os meus hábitos financeiros, concluí que sim!
É possível viver com €500 por mês!
Aqui está a demonstração:

Alim+Hig+Limp: €172
Telecoms: €49
Transportes: €29
Utilities: €35
Casa: €215

TOTAL: €500

Está demostração é real e aplica-se a uma pessoa.O valor da casa diz respeito à prestação de uma casa de €70.000.
Nesta demostração não estão incluidos determinadas rubricas, porque simplesmente não fazem parte deste orçamento!

Segunda conclusão: Não é necessário ter um grande ordenado para viver.

Quem de vocês consegue viver com €500/mês/pessoa?

Concordo, só que acrescentava cinco letras à tua frase então ficava assim:

É possível SOBREviver com €500 por mês!

Não te esqueças que estás a fazer as contas às despesas correntes e normais, e não estás a prever uma consulta num médico particular nem grandes gastos extra, ou seja, é possível sobreviver mas não podemos estar doentes nem podemos sair da rotina diária, agora que é possível é e não tenho a menor duvida.

Ah! mais uma coisa essas despesas de transporte são de transporte publico certamente porque caso contrário não chega. E não esquecer que se tiver carro há meses em que temos o seguro, mudança de pneus, etc...como fazemos nesses meses???

Volto a dizer, dá para sobreviver...

Cmpts
DS
DS

por sadinos » 17/10/2009 12:29

Sendo assim vivo com menos, eu a minha mulher e dois filhos faz 4 pessoas em casa, da-va 2.000€ por mês, no entanto vivo com 1.300. E conheço quem vive com muito menos...

Registado: 12/10/2007 18:33

por Arte-Sacra » 17/10/2009 12:26

Deves andar nú.

E oxalá nunca adoeças.

Registado: 4/5/2008 16:15

Economia:-É possivel viver com uma nota de €500?

por scotch » 17/10/2009 12:14

Sou um entusiasta do Personal Maney Management. Por isso depois de mais de dois anos a recolher diariamente dados sobre os meus hábitos financeiros, concluí que sim!
É possível viver com €500 por mês!
Aqui está a demonstração:

Alim+Hig+Limp: €172
Telecoms: €49
Transportes: €29
Utilities: €35
Casa: €215

TOTAL: €500

Está demostração é real e aplica-se a uma pessoa.O valor da casa diz respeito à prestação de uma casa de €70.000.
Nesta demostração não estão incluidos determinadas rubricas, porque simplesmente não fazem parte deste orçamento!

Segunda conclusão: Não é necessário ter um grande ordenado para viver.

Quem de vocês consegue viver com €500/mês/pessoa?

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Bing [Bot], boavista, Burbano, dragom, fatura.pt, Google [Bot], Goya777, HFCA, lito, m-m, malakas, MR32, nunorpsilva, paul_invest, peterteam2, PiFer, Pmart 1, PMP69, Shimazaki_2, trilhos2006 e 72 visitantes