Economia:-É possivel viver com uma nota de €500?
Dou-te os parabéns por conseguires, e por expor a situação.
Como dizes, é uma questão de prioridades.
Também eu, embora tenha de rendimento fixo um pouco mais do dobro disso, gasto mensalmente (em média) a mesma nota de 500€.
Isto porque assimilei uma educação que valoriza muito a poupança, e que me ensinou a me regrar para nunca gastar mais de metade, ou no máximo dois terços, do meu rendimento fixo.
Pelas mesmas razões (background familiar e de educação), tenho um primo que, durante anos (entre os seus 25 e 33), já a ganhar acima de 4000€ de salário (fixo, fora os bónus anuais), partilhava casa com mais 2 ou 3 pessoas... isto em Barcelona. Coisa que não imagino possível entre as pessoas que conheço cá.
Eu tenho casa própria paga, por isso o que poupo aí permite-me ter carro e fumar um maço por dia;
Idem;
Idem.

Como dizes, é uma questão de prioridades.
Também eu, embora tenha de rendimento fixo um pouco mais do dobro disso, gasto mensalmente (em média) a mesma nota de 500€.
Isto porque assimilei uma educação que valoriza muito a poupança, e que me ensinou a me regrar para nunca gastar mais de metade, ou no máximo dois terços, do meu rendimento fixo.
Pelas mesmas razões (background familiar e de educação), tenho um primo que, durante anos (entre os seus 25 e 33), já a ganhar acima de 4000€ de salário (fixo, fora os bónus anuais), partilhava casa com mais 2 ou 3 pessoas... isto em Barcelona. Coisa que não imagino possível entre as pessoas que conheço cá.
scotch Escreveu:Prescindi do conforto/liberdade de ter carro próprio e optei por usar transportes públicos, obtendo daí um exedente financeiro.
Eu tenho casa própria paga, por isso o que poupo aí permite-me ter carro e fumar um maço por dia;
scotch Escreveu:Prescindi de ir todos os meses ao cinema/teatro e optei por ter acesso à internet.
Idem;
scotch Escreveu:Prescindi de tomar refeições fora de casa com frequência e optei por comprar roupa algumas vezes por ano.
Idem.
scotch Escreveu:É a economia na sua essência. A ciência das escolhas

scotch Escreveu:Foi hoje(Sabado) que se comomerou o dia mundial para a erradicação da pobreza.Dansousa Escreveu:já agora onde estás a incluir as despesas de água, luz e gás? Nas comunicações?? Na alimentação??
Água, electricidade e gás estão nas utilities.São €8 para a água, €7 para o gás e €20 para a electricidade.Tomo banho todos os dias e não ando às escuras em casa!!
Desculpa lá mas então deves ter água de poço e gás de garrafa porque isso pago eu só dos alugueres e despesas......de água só de tarifa, tratamento de saneamento e resíduos sólidos pago mais de €13, eu sei que os valores são dados em função dos consumos mas mesmo assim?!?!??!? No gás as despesas são menores mas mesmo assim mais de €2 são "roubados" nem sei bem para quê, portanto ficam só €5 para gás e a tomar banho todos os dias?!?!??! Hhhhuuuummmmmm!!!!
Atenção que não quero por em causa o orçamento e o seu cumprimento, porque eu sei que é possível, volto a frisar, "sobreviver" com €500,00, mas para isso é preciso abdicar de muitas coisas e embora se consiga conviver com isso e mesmo assim obter algum conforto, é preciso admitir que não é fácil....
Cmpts
DS
DS
Foi hoje(Sabado) que se comomerou o dia mundial para a erradicação da pobreza.
Água, electricidade e gás estão nas utilities.São €8 para a água, €7 para o gás e €20 para a electricidade.Tomo banho todos os dias e não ando às escuras em casa!!
Mais do que isso, é gerir prioridades seja para um mês seja para um ano.É programar as compras.Eu compro roupa 3 vezes por ano, em cada vez compro logo o conjunto de calças+camissa!
A tudo quanto os outros disseram: em economia existe um principio geral que refere que "temos recursos limitados para necessidades ilimitadas".Por isso duvido que alguém consiga fazer tudo o que deseja com os recursos que tem.É precisso seguir a Piramide das Necessidades de Maslow.
Depois é obvio que quando tomamos a escolha pela opção A ao invés da opção B, temos de estar atentos ao "custo de oportunidade" seja financeiro, seja social.
Exemplos:
Prescindi do conforto/liberdade de ter carro próprio e optei por usar transportes públicos, obtendo daí um exedente financeiro.
Prescindi de ir todos os meses ao cinema/teatro e optei por ter acesso à internet.
Prescindi de tomar refeições fora de casa com frequência e optei por comprar roupa algumas vezes por ano.
É a economia na sua essência. A ciência das escolhas
Dansousa Escreveu:já agora onde estás a incluir as despesas de água, luz e gás? Nas comunicações?? Na alimentação??
sadinos Escreveu:É, corto em tudo que é desnessesário
Mais do que isso, é gerir prioridades seja para um mês seja para um ano.É programar as compras.Eu compro roupa 3 vezes por ano, em cada vez compro logo o conjunto de calças+camissa!
A tudo quanto os outros disseram: em economia existe um principio geral que refere que "temos recursos limitados para necessidades ilimitadas".Por isso duvido que alguém consiga fazer tudo o que deseja com os recursos que tem.É precisso seguir a Piramide das Necessidades de Maslow.
Depois é obvio que quando tomamos a escolha pela opção A ao invés da opção B, temos de estar atentos ao "custo de oportunidade" seja financeiro, seja social.
Exemplos:
Prescindi do conforto/liberdade de ter carro próprio e optei por usar transportes públicos, obtendo daí um exedente financeiro.
Prescindi de ir todos os meses ao cinema/teatro e optei por ter acesso à internet.
Prescindi de tomar refeições fora de casa com frequência e optei por comprar roupa algumas vezes por ano.
É a economia na sua essência. A ciência das escolhas
- Registado: 23/2/2008 0:35
Acho quase impossivel viver confortavelmente e com um padrão que muitos consideram normal com um valor de 500€, e porque?
Uma habitação pode custar no minimo 350€, não estou a falar de um quarto e sim de um apartamento, não estou a falar dos mais caros e sim de achados na minha cidade. Podemos encontrar um t1 mas é um achado por 350€
luz, gaz, água- 60€
telemóvel 15€
vestuário 40€ (compra duas peças por mês nas lojas tipo Zara)
Alimentação 150€ (uma média 5€ por dia)
Total-575€
Ganho mensal-500€
diferença-75€
Mas essa pessoa não se pode esquecer que terá que:
Não pode ter um carro,
Não pode ter internet e televisão por cabo,
não pode fumar,
não pode sair á noite e beber uns copos,
não pode ir ao cinema,
não pode andar a trocar de sapatos de 3 em 3 meses,
não pode comprar jornais e livros,
não pode ter um animal,
não pode jogar playstation,
não pode ir á bola, não pode viajar,
não pode convidar a namorada a um jantar romantico,
não pode supreender a namorada com presentes nem a possivel sogra,
não pode ser trader
não pode tanta coisa
não irá ter descanso com o cobrador do visa, pois não consegue pagar a divida do cartão de credito para poder fazer face aos 75€ que gasta a mais todos os meses
dito tudo isto, até pode ser a pessoa mais feliz do mundo

Total-575€
Ganho mensal-500€
diferença-75€
Mas essa pessoa não se pode esquecer que terá que:

dito tudo isto, até pode ser a pessoa mais feliz do mundo
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores
- Registado: 20/2/2009 17:06
Eu também tenho esse orçamento, mas ontem fui jantar com uns amigos e meti-me nos copos, como uma coisa leva à outra, acabei numa festa qualquer, depois umas caipirinhas nas Docas e acabámos num bar de um amigo aqui perto de casa, o knock Out(aliás fechámos o bar)... Hoje acordei de manhã e reparei que tinha dado cabo do orçamento, agora vou ter de compensar, ficar uma semana fechado em casa, ás escuras, a comer mal, sem ligar a TV e a tomar banho só dia sim dia não
Agora mais a sério, compreendo essas contas, pelo menos alertam para a necessidade de as pessoas gerirem o dinheiro que têm disponível, há muita gente que não sabe o que é poupar, ou o que é gastar em função dos rendimentos... ainda assim, conheço pessoas geneais em poupança, tão geniaias que nem sabem o que é viver!!
abraços
artista
PS: que se lixe o orçamento, vou mas é sair e meter-me outra vez nos copos, não tarda muito vem ai o subsidio de Natal e equilibam-se as coisas!

Agora mais a sério, compreendo essas contas, pelo menos alertam para a necessidade de as pessoas gerirem o dinheiro que têm disponível, há muita gente que não sabe o que é poupar, ou o que é gastar em função dos rendimentos... ainda assim, conheço pessoas geneais em poupança, tão geniaias que nem sabem o que é viver!!

abraços
artista
PS: que se lixe o orçamento, vou mas é sair e meter-me outra vez nos copos, não tarda muito vem ai o subsidio de Natal e equilibam-se as coisas!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
salvadorveiga Escreveu:epah essas contas e' pa um solteirao que nao sai de casa... e´sair de casa emrpego e voltar pa casa.
onde está o $ pa entertenimento? imprevistos? etc...
Referes-te às contas do primeiro post, certo?
Pá, eu não chamo àquelas contas "sobreviver" (como alguns disseram), mas sim viver... sem gozar, e sim é possível.
Claro que, para viver e gozar um pouco a vida, seria preciso mais.
epah essas contas e' pa um solteirao que nao sai de casa... e´sair de casa emrpego e voltar pa casa.
BLOG: www.mybullmarket.org As mesmas análises, os mesmos gráficos, um novo design... O que era bom, acabou de ficar melhor

Twitter: http://twitter.com/salvadorveiga
sim, sobreviver...
Isto que vou apresentar são as minhas contas de um mês.
Renda-300€
Desp.-150€ (água,luz,gás,int,tv,telf.)
Gasolinas-100€ (média por mês)
Filhos-50€ (explicação,natação)
Comida-550€ (inclui gastos do dia a dia)
Seguros-150€ (Tudo o que são seguros e manutenção dos carros)é uma conta á parte onde meto sempre 150€ por mês, para depois pagar quando nessesário.
Poupanças- ???€ (1.67€+subs. de férias+natal+ horas extras+50% dos ganhos da bolsa anual.)
Total de despesas-1300€ (mensal)
Total de ganhos-1301.67€(não inclui subs. de férias nem horas extras)mensal.
Eu não gosto muito de apresentar as minhas contas, mas enfim pode ser que eu aprenda alguma coisa.
Quando há imprevistos vou á conta das poupanças(saude,desp.com a casa,vestuário,estudos,férias)se acontecer algo de grave e as poupanças não der, tou fod...
Desde 2005 que tenho tudo feito em excel, uma coisa é certa, consegui controlar os custos e aumentar a qualidade de vida.Como é possivel?
É, corto em tudo que é desnessesário. Como tenho tudo documentado, sei o que aumenta por ano e vou dar conta da cabeça aos gajos que cobram a mais...( seguros é todos anos, estes gajos são terriveis)
Este é só um mero exemplo; o gás pago cerca de 40€ por mês(480€ por ano)em 2010 vou por um termocumulador e vou acabar com o gás.
-480€ por ano(gasta pouca luz)
Espero que tenham gostado e se tiverem alguma dica digam...
Renda-300€
Desp.-150€ (água,luz,gás,int,tv,telf.)
Gasolinas-100€ (média por mês)
Filhos-50€ (explicação,natação)
Comida-550€ (inclui gastos do dia a dia)
Seguros-150€ (Tudo o que são seguros e manutenção dos carros)é uma conta á parte onde meto sempre 150€ por mês, para depois pagar quando nessesário.
Poupanças- ???€ (1.67€+subs. de férias+natal+ horas extras+50% dos ganhos da bolsa anual.)
Total de despesas-1300€ (mensal)
Total de ganhos-1301.67€(não inclui subs. de férias nem horas extras)mensal.
Eu não gosto muito de apresentar as minhas contas, mas enfim pode ser que eu aprenda alguma coisa.
Quando há imprevistos vou á conta das poupanças(saude,desp.com a casa,vestuário,estudos,férias)se acontecer algo de grave e as poupanças não der, tou fod...
Desde 2005 que tenho tudo feito em excel, uma coisa é certa, consegui controlar os custos e aumentar a qualidade de vida.Como é possivel?
É, corto em tudo que é desnessesário. Como tenho tudo documentado, sei o que aumenta por ano e vou dar conta da cabeça aos gajos que cobram a mais...( seguros é todos anos, estes gajos são terriveis)
Este é só um mero exemplo; o gás pago cerca de 40€ por mês(480€ por ano)em 2010 vou por um termocumulador e vou acabar com o gás.

Espero que tenham gostado e se tiverem alguma dica digam...

- Registado: 12/10/2007 18:33
scotch Escreveu:Dansousa:
O valor dos transportes, são transportes públicos. No que diz respeito às despesas inesperadas, existe o exedente mensal que se vai acumulando.
Sim mas olha que não dará assim tanto excedente, já agora onde estás a incluir as despesas de água, luz e gás? Nas comunicações?? Na alimentação??
Cmpts
DS
DS
e rir com os amigos no bar ao fim da tarde?
e ir a praia que consome calorias ao sol e ao vento... x2 se for praia grande no verão cheio delas...
e levar a menina a passear? ou é amante e nem podes sair de casa com ela.... ou depois ela quer um gelado.. quer ir ao restaurante que as amigas também vão... querem fazer o roteiro da moda para serem vistas e comparadas.. (custa gasolina) mesmo dividindo a coisa da no que dá..
e dançar ao som de musica.. a seco impossível... vodka redbull 9 euros no lux... mesmo a otopica água 3euros...
mais as multas de estacionamento ou excesso de velocidade...
mais o tamiflu...
mais o desporto (futebol com amigos nunca menos de 5€ x4 =20 mes), ginasio, ou tenis...
visitar familia e amigos ao porto... 100€ mínimo um fim de semana lisboa/porto e pouco rasgadinho... a ficar mais tempo com os pais do que com os amigos...
vicios nem podias pensar neles... tabaco e alcool caros... drogas nem se fala...
gostava muito mas não consigo... sobreviver já consegui com bem menos... em outras ralidades eu sei.. mas ja aconteceu... 1998 filipinas = 150€ mes e meio
agora viver... viver não é sobreviver.. embora para a maioria assim o seja... é um flagelo que irá se acentuar...
qundo a deflação atingir o pico talvees seja mais facil...
se estiver errado nas minhas previsões e dispararmos a inflação... ou as coisas melhoram muito ou tens de acrescentar munições para a arma + arma (que deve ser boa na hora de disparar = caro)... pois com desemprego e inflação altos... só penso numa coisa... violência e defesa pessoal...
pelo sim pelo não começar a pensar na licença de porte de arma não será uma má ideia... é caro... é! mas mesmo assim poderá valer a pena caso esteja errado na minha previsão de deflação e a inflação despare skyrocket...
abraço
e ir a praia que consome calorias ao sol e ao vento... x2 se for praia grande no verão cheio delas...
e levar a menina a passear? ou é amante e nem podes sair de casa com ela.... ou depois ela quer um gelado.. quer ir ao restaurante que as amigas também vão... querem fazer o roteiro da moda para serem vistas e comparadas.. (custa gasolina) mesmo dividindo a coisa da no que dá..
e dançar ao som de musica.. a seco impossível... vodka redbull 9 euros no lux... mesmo a otopica água 3euros...
mais as multas de estacionamento ou excesso de velocidade...
mais o tamiflu...
mais o desporto (futebol com amigos nunca menos de 5€ x4 =20 mes), ginasio, ou tenis...
visitar familia e amigos ao porto... 100€ mínimo um fim de semana lisboa/porto e pouco rasgadinho... a ficar mais tempo com os pais do que com os amigos...
vicios nem podias pensar neles... tabaco e alcool caros... drogas nem se fala...
gostava muito mas não consigo... sobreviver já consegui com bem menos... em outras ralidades eu sei.. mas ja aconteceu... 1998 filipinas = 150€ mes e meio
agora viver... viver não é sobreviver.. embora para a maioria assim o seja... é um flagelo que irá se acentuar...
qundo a deflação atingir o pico talvees seja mais facil...
se estiver errado nas minhas previsões e dispararmos a inflação... ou as coisas melhoram muito ou tens de acrescentar munições para a arma + arma (que deve ser boa na hora de disparar = caro)... pois com desemprego e inflação altos... só penso numa coisa... violência e defesa pessoal...
pelo sim pelo não começar a pensar na licença de porte de arma não será uma má ideia... é caro... é! mas mesmo assim poderá valer a pena caso esteja errado na minha previsão de deflação e a inflação despare skyrocket...
abraço
- Registado: 7/6/2008 2:02
sadinos Escreveu:no entanto vivo com 1.300
É provavel, pois há despesas que não são proporcionais ao número de pessoas do agregado familiar.
Dansousa:
O valor dos transportes, são transportes públicos. No que diz respeito às despesas inesperadas, existe o exedente mensal que se vai acumulando.
Boa Tarde,
Curioso este tópico
Na minha perspectiva deveriam ser incluídas, nos programas escolares, algumas ,noções adequadas, de money management: o que é o dinheiro e o que vale o dinheiro.
Para obter resultados "espremidos" de rentabilização é sobretudo necessário muita disciplina nos gastos.Dou-lhe os parabéns.
Mas quem é que vai sustentar uma economia cada vez mais baseada no expansionismo se todos reduzirmos no consumo resultado de uma boa gestão?
Abraço
Curioso este tópico
Na minha perspectiva deveriam ser incluídas, nos programas escolares, algumas ,noções adequadas, de money management: o que é o dinheiro e o que vale o dinheiro.
Para obter resultados "espremidos" de rentabilização é sobretudo necessário muita disciplina nos gastos.Dou-lhe os parabéns.
Mas quem é que vai sustentar uma economia cada vez mais baseada no expansionismo se todos reduzirmos no consumo resultado de uma boa gestão?
Abraço
Arte-Sacra:
Tal e qual como acontece nas estratégias de investimento,cada um tambem tem o seu Personal Money Management.
O orçamento que apresentei, é um orçamento básico de sobrevivência. O que sobra, em relação aos rendimentos, é "mais valia".
O assunto deste tópico esá no ambito da economia.Quem souber minimamente de economia perceberá o que está implicito neste tópico.
Tal e qual como acontece nas estratégias de investimento,cada um tambem tem o seu Personal Money Management.
O orçamento que apresentei, é um orçamento básico de sobrevivência. O que sobra, em relação aos rendimentos, é "mais valia".
O assunto deste tópico esá no ambito da economia.Quem souber minimamente de economia perceberá o que está implicito neste tópico.
Re: Economia:-É possivel viver com uma nota de €500?
scotch Escreveu:Sou um entusiasta do Personal Maney Management. Por isso depois de mais de dois anos a recolher diariamente dados sobre os meus hábitos financeiros, concluí que sim!
É possível viver com €500 por mês!
Aqui está a demonstração:
Alim+Hig+Limp: €172
Telecoms: €49
Transportes: €29
Utilities: €35
Casa: €215
TOTAL: €500
Está demostração é real e aplica-se a uma pessoa.O valor da casa diz respeito à prestação de uma casa de €70.000.
Nesta demostração não estão incluidos determinadas rubricas, porque simplesmente não fazem parte deste orçamento!
Segunda conclusão: Não é necessário ter um grande ordenado para viver.
Quem de vocês consegue viver com €500/mês/pessoa?
Concordo, só que acrescentava cinco letras à tua frase então ficava assim:
É possível SOBREviver com €500 por mês!
Não te esqueças que estás a fazer as contas às despesas correntes e normais, e não estás a prever uma consulta num médico particular nem grandes gastos extra, ou seja, é possível sobreviver mas não podemos estar doentes nem podemos sair da rotina diária, agora que é possível é e não tenho a menor duvida.
Ah! mais uma coisa essas despesas de transporte são de transporte publico certamente porque caso contrário não chega. E não esquecer que se tiver carro há meses em que temos o seguro, mudança de pneus, etc...como fazemos nesses meses???
Volto a dizer, dá para sobreviver...
Cmpts
DS
DS
Economia:-É possivel viver com uma nota de €500?
Sou um entusiasta do Personal Maney Management. Por isso depois de mais de dois anos a recolher diariamente dados sobre os meus hábitos financeiros, concluí que sim!
Está demostração é real e aplica-se a uma pessoa.O valor da casa diz respeito à prestação de uma casa de €70.000.
Nesta demostração não estão incluidos determinadas rubricas, porque simplesmente não fazem parte deste orçamento!
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Goya777, HFCA, iniciado1, itisi1000, m-m, malakas, Masterchief, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, Pmart 1, PMP69, Shimazaki_2, Tiago2006, trilhos2006, TTM62, VALHALLA e 73 visitantes