Carteira baseada em análise fundamental
Substituição do fundo Santander Acções Portugal com uma perda de 18% pela empresa francesa Vivendi 21,35.
Esqueci-me de mencionar que troquei um fundo SGAM eq Jap com um ganho de 2% pela Jerónimo Martins 5.24 em Junho.
Negócios concluidos com uma perda de 900 euros
Esqueci-me de mencionar que troquei um fundo SGAM eq Jap com um ganho de 2% pela Jerónimo Martins 5.24 em Junho.
Negócios concluidos com uma perda de 900 euros
- Registado: 15/6/2008 19:32
Adquiri a EDP no dia 18/09/2009 a um preço médio de 2,85.
Segui-me basicamente pelo valor contabilistico o que é redutor.Na altura os resultados liquidos estavam a aumentar para 472 milhôes no 1ºsemestre de 2008,contra 422 milhões em 2007
Recebi dividendos que corresponderam a uma taxa de juro anual de 3,6%
Rentabilidade actual de 7,6%
Vou classificar os meus negocios de -5 a +5
A EDP leva +1
Activo com melhor rentabilidade:Abengoa +84%%
Segui-me basicamente pelo valor contabilistico o que é redutor.Na altura os resultados liquidos estavam a aumentar para 472 milhôes no 1ºsemestre de 2008,contra 422 milhões em 2007
Recebi dividendos que corresponderam a uma taxa de juro anual de 3,6%
Rentabilidade actual de 7,6%
A EDP leva +1
Adquiri a Semapa no dia 18/09/2009 a um preço médio de 7,08.
Segui-me basicamente pelo valor contabilistico o que é redutor.Na altura os resultados liquidos estavam a baixar para 55,7 milhôes no 1ºsemestre de 2008,contra 71,5 milhões em 2007
Mais uma empresa do sector industrial,hoje já não compro desta forma
Recebi dividendos que corresponderam a uma taxa de juro anual de 2,5%
A Semapa leva +1
Segui-me basicamente pelo valor contabilistico o que é redutor.Na altura os resultados liquidos estavam a baixar para 55,7 milhôes no 1ºsemestre de 2008,contra 71,5 milhões em 2007
Mais uma empresa do sector industrial,hoje já não compro desta forma
Recebi dividendos que corresponderam a uma taxa de juro anual de 2,5%
A Semapa leva +1
Se quiseres adrenalina a sério a análise técnica dá-te isso.Eu no meu caso acho stressante vais para a cama todos os dias a pensar se és stopado ou se atinge o teu target.Acho que às vezes é preciso dedicar muito tempo do teu dia, que deve ser dirigido mais para a familia e amigos.A análise fundamental é para pessoas com maturidade para saber esperar pelo momento certo,com menos adrenalina e se não tiveres tempo numa semana para estar atento à bolsa não há grande problema.Acima de tudo cada um deve criar um sistema quer de análise técnica ou fundamental que lhe transmita o máximo de segurança e serenidade usando o money management certo.O money mangement para mim é o mais importante para se ter sucesso em bolsa e a seguir disciplina para cumprir o sistema idealizado por cada um.Quem não souber responder às questões quando compro,quando vendo, em que quantidade;vai quase de certeza perder no longo prazo.Não interessa para mim vitórias de curto prazo
vg1
Acho a tua forma de decisão muito original, desde os teus primeiros 'posts'. E também te acho bastante conhecedor (mais do que eu, certamente) da AF e dos casos que estudas.
Ainda assim parece-me a mim que a AF deveria ser mais importante para eliminar hipóteses de compra (ou por outras palavras, seleccionar candidatos) do que para decidir os momentos de compra, título a título. Isto admitindo, como alguns, que o mercado nem sempre se comporta com a racionalidade com que tu, por exemplo, tomas decisões. Daí parecer-me que a AF é sobretudo útil para evitar adquirir títulos com problemas estruturais, ou fundamentais, mesmo que pareçam ser boa opção pelo seu comportamento bolsista de curto prazo, à luz da AT.
Queres comentar?
Acho a tua forma de decisão muito original, desde os teus primeiros 'posts'. E também te acho bastante conhecedor (mais do que eu, certamente) da AF e dos casos que estudas.
Ainda assim parece-me a mim que a AF deveria ser mais importante para eliminar hipóteses de compra (ou por outras palavras, seleccionar candidatos) do que para decidir os momentos de compra, título a título. Isto admitindo, como alguns, que o mercado nem sempre se comporta com a racionalidade com que tu, por exemplo, tomas decisões. Daí parecer-me que a AF é sobretudo útil para evitar adquirir títulos com problemas estruturais, ou fundamentais, mesmo que pareçam ser boa opção pelo seu comportamento bolsista de curto prazo, à luz da AT.
Queres comentar?
- Registado: 23/12/2008 13:55
Adquiri a Iberia no dia 15/09/2009 a um preço médio de 2,02.
Foi uma má compra,segui-me basicamente pelo valor contabilistico o que é redutor.Já na altura os resultados liquidos estavam a baixar para -165 milhôes no 1ºsemestre de 2008,contra 20,7 milhões em 2007
Acabei por vender a 13/05/2009 com uma perda de 26%
Como disse aqui na minha substituição trimestral troquei pela Elisa,empresa de telecomunicações finlandesa .
A Iberia leva -2
Foi uma má compra,segui-me basicamente pelo valor contabilistico o que é redutor.Já na altura os resultados liquidos estavam a baixar para -165 milhôes no 1ºsemestre de 2008,contra 20,7 milhões em 2007
Acabei por vender a 13/05/2009 com uma perda de 26%
Como disse aqui na minha substituição trimestral troquei pela Elisa,empresa de telecomunicações finlandesa .
A Iberia leva -2
Adquiri a EDP renovaveis no dia 08/09/2008 a um preço médio de 7,02.Segui-me basicamente pelo valor contabilistico o que é redutor.Pelo menos aqui os resultados liquidos estavam a subir para 49,6
milhôes no 1ºsemestre de 2008.
Primeira empresa do sector das utilities
Não recebi durante este ano dividendos.
A EDP renovaveis leva -1
Activo com melhor rentabilidade:Abengoa +80%
milhôes no 1ºsemestre de 2008.
Primeira empresa do sector das utilities
Não recebi durante este ano dividendos.
A EDP renovaveis leva -1
Activo com melhor rentabilidade:Abengoa +80%
Adquiri a Criteria Caixacorp no dia 01/09/2008 a um preço médio de 3,48.
Foi uma má compra,segui-me basicamente pelo valor contabilistico o que é redutor.Já na altura os resultados liquidos estavam a baixar para 650
milhôes no 1ºsemestre de 2008,contra 843 milhões em 2007
Mais uma empresa do sector financeiro, estava a gastar as balas todas no mesmo sector
Recebi durante este ano dividendos correspondentes a uma taxa de juro anual de 3,3%
A Criteria Caixacorp leva -1
Activo com melhor rentabilidade:Abengoa +64%
Foi uma má compra,segui-me basicamente pelo valor contabilistico o que é redutor.Já na altura os resultados liquidos estavam a baixar para 650
milhôes no 1ºsemestre de 2008,contra 843 milhões em 2007
Mais uma empresa do sector financeiro, estava a gastar as balas todas no mesmo sector
Recebi durante este ano dividendos correspondentes a uma taxa de juro anual de 3,3%
A Criteria Caixacorp leva -1
Activo com melhor rentabilidade:Abengoa +64%
Adquiri a Ferrovial no dia 25/08/2008 a um preço médio de 33,38.
Foi uma má compra,segui-me basicamente pelo valor contabilistico o que é redutor.Já na altura os resultados liquidos estavam a baixar para 58,7 milhôes no 1ºsemestre de 2008,contra 756,milhões em 2007
Terceira empresa de construção isto é que é diversificar...
Acabei por vender a 16/03/2009 com uma perda de 42%
Como disse aqui na minha substituição trimestral troquei pela Sanofi-Aventis (+12%).O que quer dizer que foi negativa a troca pois se tivesse mantido a Ferrovial está a 25,07
A Ferrovial leva -3
Activo com melhor rentabilidade:Abengoa +72%
Foi uma má compra,segui-me basicamente pelo valor contabilistico o que é redutor.Já na altura os resultados liquidos estavam a baixar para 58,7 milhôes no 1ºsemestre de 2008,contra 756,milhões em 2007
Terceira empresa de construção isto é que é diversificar...
Acabei por vender a 16/03/2009 com uma perda de 42%
Como disse aqui na minha substituição trimestral troquei pela Sanofi-Aventis (+12%).O que quer dizer que foi negativa a troca pois se tivesse mantido a Ferrovial está a 25,07
A Ferrovial leva -3
Activo com melhor rentabilidade:Abengoa +72%
vg1 Escreveu:Bokas, ao dizer isto estava a pensar no último head and shoulders do S&P 500 que deu um falso break apanhando os stops dos curtos até ao pico da cabeça da formação
Boas vg1 só agora vi a tua resposta, obrigado.
Mas estou do lado do canguru parece-me que em acções com elevada liquidez muito dificilmente se consegue manipular gráficos.
Considerar uma manipulação no SP no ultimo H&S parece-me algo exagerado, e falsos breaks é o que não falta por ai.
Abraço
Adquiri a SonaeCom no dia 18/08/2008 a um preço médio de 1,98
Na altura os resultados liquidos estavam a descer para -12 milhôes no 1ºsemestre de 2008,contra 1,4 milhões em 2007
Se fosse hoje com resultados liquidos a cair não a teria comprado aqui
Esta posição já a detenho por um periodo superior a um 1 ano com uma rentabilidade actual de -10%
Durante este ano esta posição não destribuiu dividendos
A SonaeCom leva -1
Na altura os resultados liquidos estavam a descer para -12 milhôes no 1ºsemestre de 2008,contra 1,4 milhões em 2007
Se fosse hoje com resultados liquidos a cair não a teria comprado aqui
Esta posição já a detenho por um periodo superior a um 1 ano com uma rentabilidade actual de -10%
Durante este ano esta posição não destribuiu dividendos
A SonaeCom leva -1
vg1 Escreveu:Mas um gráfico também pode ser manipulado tecnicamente para gerar falsos sinais
vg1 Escreveu:estava a pensar no último head and shoulders do S&P 500 que deu um falso break apanhando os stops dos curtos até ao pico da cabeça da formação
Eu diria que num título pouco liquido não é difícil criar padrões e num mais líquido surgirem falsos breaks nos suportes/ resistências. Eventualmente no SPX admito que poderá ser admissível criar os tais padrões e falsos breaks mas numa escala de tempo bastante curta (1 min, 5 min, 10 min, 30 min). Para mim é inconcebível que manipulações possam acontecer no activo mais negociado no mundo a uma escala temporal de vários dias.
Adquiri o BES no dia 11/08/2008 a um preço médio de 5,00 (ajustado ao aumento de capital).
Na altura os resultados liquidos estavam a subir para 145,9 milhôes no 1ºtrimestre de 2008,contra 139,8 milhões em 2007
Por esta altura talvez fosse o melhor banco português em termos fundamentais
Durante este ano esta posição já me rendeu uma taxa de juro liquida de 1.1%
O BES leva -1
Hoje teria diversificado pelo sector alimentar ou da saúde.Em 5 titulos 2 bancos é obra
Na altura os resultados liquidos estavam a subir para 145,9 milhôes no 1ºtrimestre de 2008,contra 139,8 milhões em 2007
Por esta altura talvez fosse o melhor banco português em termos fundamentais
Durante este ano esta posição já me rendeu uma taxa de juro liquida de 1.1%
O BES leva -1
Hoje teria diversificado pelo sector alimentar ou da saúde.Em 5 titulos 2 bancos é obra
Welcome back. Espero que continues pois era interessante continuar a ter aqui uma ou mais carteiras (ou outros tópicos) virada para a AF...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Canguru ao abordar cada titulo que possuo,procuro exactamente isso ver, quais os erros que cometi.
1. Tens em mente continuares a usares a AF?
Sem dúvida alguma, é isso que me fez ter mãos fortes para não vender a minha carteira quando houve um periodo em que esteve com uma desvalorização de 25%
2. Achas que os dados que são publicamente divulgados nos relatórios e contas são importantes para saberes se a empresa está barata/cara? Nota que a informação é sempre assimétrica...
Acho que são importantes,agora sabemos que muitas vezes são manipulados.Mas um gráfico também pode ser manipulado tecnicamente para gerar falsos sinais.Tal como na analise técnica,também o money management é importante na análise fundamental
3. Que pensas da táctica do preço médio?
Concordo com ela desde que:
-não saibas identificar topos e fundos
-não utilizes análise técnica
-diversifiques sectorialmente os teus investimentos
-faças trades com percentagens ganhadoras que te permitam ignorar os custos das transações e custódias de titulos
4. Que pensas de vir a adoptar stops?
Não uso stops,elimino trimestralmente a empresa que eu acho que esteja a obter piores resultados
5. Que pensas de vir a adoptar uma estratégia em que entram AF e AT?
Mas, eu uso análise ténica só que muito simples
Eu neste momento uso o ZIG-ZAG 10% e se sobe 20% estamos em bull market,se descemos 20% estamos em bear market
6. Definiste a compra de BCP como uma "má compra". O que é para ti uma "má compra"? Podes perder e mesmo assim ter feito uma "boa compra" (se as probabilidades de ganhar eram maiores e se a perda foi reduzida).
Foi uma má compra pois os resultados estavam a descer trimestralmente.Não quer dizer que se as coisas melhorarem economicamente não se torne numa boa compra,mas é um negócio mais arriscado e isso não quero fazer pois não sei identificar fundos
Espero que tenha esclarecido as tuas dúvidas.Se alguém não concordar acho importante que diga porque,pois pode-me ajudar a desenvolver o sistema que estou a criar neste último ano
Um abraço
Sem dúvida alguma, é isso que me fez ter mãos fortes para não vender a minha carteira quando houve um periodo em que esteve com uma desvalorização de 25%
2. Achas que os dados que são publicamente divulgados nos relatórios e contas são importantes para saberes se a empresa está barata/cara? Nota que a informação é sempre assimétrica...
Acho que são importantes,agora sabemos que muitas vezes são manipulados.Mas um gráfico também pode ser manipulado tecnicamente para gerar falsos sinais.Tal como na analise técnica,também o money management é importante na análise fundamental
Concordo com ela desde que:
-não saibas identificar topos e fundos
-não utilizes análise técnica
-diversifiques sectorialmente os teus investimentos
-faças trades com percentagens ganhadoras que te permitam ignorar os custos das transações e custódias de titulos
Não uso stops,elimino trimestralmente a empresa que eu acho que esteja a obter piores resultados
Mas, eu uso análise ténica só que muito simples
Eu neste momento uso o ZIG-ZAG 10% e se sobe 20% estamos em bull market,se descemos 20% estamos em bear market
6. Definiste a compra de BCP como uma "má compra". O que é para ti uma "má compra"? Podes perder e mesmo assim ter feito uma "boa compra" (se as probabilidades de ganhar eram maiores e se a perda foi reduzida).
Foi uma má compra pois os resultados estavam a descer trimestralmente.Não quer dizer que se as coisas melhorarem economicamente não se torne numa boa compra,mas é um negócio mais arriscado e isso não quero fazer pois não sei identificar fundos
Espero que tenha esclarecido as tuas dúvidas.Se alguém não concordar acho importante que diga porque,pois pode-me ajudar a desenvolver o sistema que estou a criar neste último ano
Um abraço
vg1 Escreveu:
Foi uma má compra,segui-me basicamente pelo valor contabilistico o que é redutor.(...)
Se fosse hoje teria comprado provavelmente um banco espanhol(...)
O BCP leva -2
vg1, gostava que dissertasses um texto em que abordasses todo este ano como investidor. No fundo seria identificares os teus principais erros como forma de aprender com eles.
Entretanto, deixo-te aqui umas questões. Entende-as como um contributo para a evolução como investidor.
Adquiri o BCP no dia 01/08/2008 a um preço médio de 1,15.
Foi uma má compra,segui-me basicamente pelo valor contabilistico o que é redutor. Na altura os resultados liquidos estavam a baixar para 14,7 milhôes no 1ºtrimestre de 2008,contra 191 milhões em 2007
Se fosse hoje teria comprado provavelmente um banco espanhol
Esta posição já a detenho por um periodo superior a um 1 ano com uma rentabilidade actual de -28%
Durante este ano esta posição já me rendeu uma taxa de juro liquida de 0.9%
O BCP leva -2
Primeira acção do sector financeiro, mas mal escolhida em termos fundamentais
Foi uma má compra,segui-me basicamente pelo valor contabilistico o que é redutor. Na altura os resultados liquidos estavam a baixar para 14,7 milhôes no 1ºtrimestre de 2008,contra 191 milhões em 2007
Se fosse hoje teria comprado provavelmente um banco espanhol
Esta posição já a detenho por um periodo superior a um 1 ano com uma rentabilidade actual de -28%
Durante este ano esta posição já me rendeu uma taxa de juro liquida de 0.9%
O BCP leva -2
Primeira acção do sector financeiro, mas mal escolhida em termos fundamentais
Adquiri a Sonae no dia 02/07/2008 a um preço médio de 0,70.
Foi uma compra razoavel,segui-me basicamente pelo valor contabilistico o que é redutor. Na altura os resultados liquidos estavam a baixar para 10,6 milhôes no 1ºtrimestre de 2008,contra 16 milhões em 2007
Se fosse hoje teria comprado provavelmente a JM
Esta posição já a detenho por um periodo superior a um 1 ano com uma rentabilidade actual de 12.57%
Durante este ano esta posição já me rendeu uma taxa de juro liquida de 3.1%
A Sonae leva +1
Finalmente aqui fugi do sector industrial e passei para o retalho
Foi uma compra razoavel,segui-me basicamente pelo valor contabilistico o que é redutor. Na altura os resultados liquidos estavam a baixar para 10,6 milhôes no 1ºtrimestre de 2008,contra 16 milhões em 2007
Se fosse hoje teria comprado provavelmente a JM
Esta posição já a detenho por um periodo superior a um 1 ano com uma rentabilidade actual de 12.57%
Durante este ano esta posição já me rendeu uma taxa de juro liquida de 3.1%
A Sonae leva +1
Finalmente aqui fugi do sector industrial e passei para o retalho
Teixeira Duarte
Adquiri a Teixeira Duarte no dia 27/06/2008 a um preço médio de 1,08.
Foi uma má compra,segui-me basicamente pelo valor contabilistico o que é redutor.Já na altura os resultados liquidos estavam a baixar para 6 milhôes no 1ºtrimestre de 2008,contra 20 milhões em 2007
Teria sido bem melhor ter comprado a EDP,a JM ou a EDPr
Acabei por vender a 01/12/2009 com uma perda de 44%
Como disse aqui na minha substituição trimestral troquei pela ArcelorMittal (+48%).O que quer dizer que foi positiva a troca pois se tivesse mantido a Teixeira Duarte está a 0,965 ainda estava a perder dinheiro.
A Teixeira Duarte leva -3
Outro dos meus erros foi ter comprado logo de seguida 2 empresas ligadas ao mesmo sector
Foi uma má compra,segui-me basicamente pelo valor contabilistico o que é redutor.Já na altura os resultados liquidos estavam a baixar para 6 milhôes no 1ºtrimestre de 2008,contra 20 milhões em 2007
Teria sido bem melhor ter comprado a EDP,a JM ou a EDPr
Acabei por vender a 01/12/2009 com uma perda de 44%
Como disse aqui na minha substituição trimestral troquei pela ArcelorMittal (+48%).O que quer dizer que foi positiva a troca pois se tivesse mantido a Teixeira Duarte está a 0,965 ainda estava a perder dinheiro.
A Teixeira Duarte leva -3
Outro dos meus erros foi ter comprado logo de seguida 2 empresas ligadas ao mesmo sector
Sonae indústria
Adquiri Sonae indústria no dia 24/06/2008 a um preço médio de 2.96.
Foi uma má compra,segui-me basicamente pelo valor contabilistico o que é redutor.Já na altura os resultados liquidos estavam a baixar de 12 milhôes no 1ºT para 6 milhôes no 1ºsemestre.
Teria sido bem melhor ter comprado a EDP ou a JM
Acabei por vender a 25/02/2009 com uma perda de 54%
Como disse aqui na minha substituição trimestral troquei pela seguradora espanhola Mapfre (+59%).O que quer dizer que foi positiva a troca pois se tivesse mantido a sonae ind. está a 2.23 ainda estava a perder dinheiro.
A Sonae indústria leva -3
Foi uma má compra,segui-me basicamente pelo valor contabilistico o que é redutor.Já na altura os resultados liquidos estavam a baixar de 12 milhôes no 1ºT para 6 milhôes no 1ºsemestre.
Teria sido bem melhor ter comprado a EDP ou a JM
Acabei por vender a 25/02/2009 com uma perda de 54%
Como disse aqui na minha substituição trimestral troquei pela seguradora espanhola Mapfre (+59%).O que quer dizer que foi positiva a troca pois se tivesse mantido a sonae ind. está a 2.23 ainda estava a perder dinheiro.
A Sonae indústria leva -3
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, Google [Bot], Google Adsense [Bot], macau5m, Olhar Leonino, PacoNasssa, peterteam2, trilhos2006 e 371 visitantes