Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

E depois dos States... - Coluna Semanal

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 4/8/2009 18:21

Enquanto o S&P se aproxima do target de curto-prazo nos 1010pts (zona onde creio que o S&P pode iniciar uma nova consolidação/correcção) aproveito e coloco um gráfico de longo-prazo do VIX que recua até 2003 e onde vejo mais uma das semelhanças comportamentais com esse período.

O VIX vai paulatinamente recuando para valores mais baixos e diminuindo a sua própria volatilidade, como vai sendo típico em períodos Bull e que se podem prolongar por bastante tempo. Para isso contribui tanto o crescendo de complacência dos investidores como a própria baixa da volatilidade histórica que vai recuando também (e que já se começa a notar no S&P).

O gráfico anexo é relativo ao VXO (a formula original do VIX) dado que tem um histórico mais completo mas o gráfico da formula revista e introduzida em 2003 é semelhante...

Complemento ainda com um outro gráfico incluindo dois indicadores de volatilidade histórica sobre o S&P500 onde se notam igualmente os paralelismos com o período de meados de 2003 (o ATR a recuar e as bandas de bolinger a estreitar, o seja, o desvio padrão a recuar).

Naturalmente o mesmo já ocorreu em períodos relativos a Bear Market rallies mas em menor escala e/ou por períodos de tempo mais curtos.
Anexos
VIX-2003-2009.png
VIX-2003-2009.png (21.47 KiB) Visualizado 10529 vezes
volhist-2003-2009.PNG
volhist-2003-2009.PNG (44.11 KiB) Visualizado 10522 vezes
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 4/8/2009 18:32, num total de 1 vez.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MarcoAntonio » 3/8/2009 17:01

Gráfico actualizado do DAX, ilustrando a situação generalizada dos principais índices europeus...
Anexos
DAX0900803.png
DAX0900803.png (18.01 KiB) Visualizado 9440 vezes
DAX090803b.png
DAX090803b.png (18.25 KiB) Visualizado 9411 vezes
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 3/8/2009 15:18

Depois do Nasdaq, o S&P e depois do S&P... a Europa.

A maior parte das fasquias que apontava no artigo já foram superadas à excepção do PSI20 que como já é seu hábito e costume, parte atrasado nestas coisas. Mas creio que será uma mera questão de tempo até o PSI20 fazer também novos máximos relativos.

De resto, não há muito para dizer que já não tenha sido dito: os sinais de domínio Bull vão-se somando uns em cima dos outros à medida que se quebram resistências, máximos, lt's e tudo o que tem aparecido pela frente. Entretanto estamos já quase em cima da primeira resistência no S&P, que tenho colocado na zona dos 1010pts e será uma altura oportuna para consolidar/corrigir durante algum tempo e eventualmente refrear esta impetuosidade de curto-prazo.

Contudo, creio que em termos de médio-prazo essa zona é uma zona algo secundária...
Imagem

Administrador Fórum

S

por bestbland » 30/7/2009 16:53

Eu sei marco, eu é que acho estamos num bull. Se calhar fiz me entender mal.
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores

Registado: 20/2/2009 17:06

por MarcoAntonio » 30/7/2009 16:45

3 meses ~ 6 meses é para mim médio-prazo

1 ano já começa a entrar no longo-prazo

Como é óbvio não há fronteiras precisas para os prazos, mas como o próprio conceito de médio-prazo varia de individuo para individuo, aqui fica a ordem de grandeza do período de tempo a que me refiro como médio-prazo.
Imagem

Administrador Fórum

Re: S

por dvck » 30/7/2009 16:42

MarcoAntonio Escreveu:
bestblandina Escreveu:thanks marco , não consigo ver os outros post mas já sabes que no telefone é complicado fazer pesquisa. A tua resposta é bastante completa com bom argumento. Estou de acordo. Partilho da opinião de estamos num bull market agora se é dentro de um bear é que não sabemos por enquanto. Concordo que haja como é óbvio correçoes, dentro de um bull haverá meses bear e outros flat. Assim como num bear. Vamos ver com o desenrolar dos mercados. Por enquanto os bull levam vantagem.

Eu não disse que estavamos num Bull Market. Na verdade, neste momento nem quero estar a discutir isso e acho de pouco interesse (aliás, o que é um Bull Market para cada um de nós?).

O que disse é que estou bullish no curto e médio-prazo. Longo-prazo não tenho opinião de momento (e quanto ao muito curto-prazo raríssimas vezes me pronuncio).

Marco, o que é para ti médio-prazo? 6 meses - 1 ano?
"I'm not normally a religious man, but if you're up there, save me, Superman!" (Homer Simpson)

Registado: 16/11/2007 18:38

Re: S

por MarcoAntonio » 30/7/2009 16:40

bestblandina Escreveu:thanks marco , não consigo ver os outros post mas já sabes que no telefone é complicado fazer pesquisa. A tua resposta é bastante completa com bom argumento. Estou de acordo. Partilho da opinião de estamos num bull market agora se é dentro de um bear é que não sabemos por enquanto. Concordo que haja como é óbvio correçoes, dentro de um bull haverá meses bear e outros flat. Assim como num bear. Vamos ver com o desenrolar dos mercados. Por enquanto os bull levam vantagem.

Eu não disse que estavamos num Bull Market. Na verdade, neste momento nem quero estar a discutir isso e acho de pouco interesse (aliás, o que é um Bull Market para cada um de nós?).

O que disse é que estou bullish no curto e médio-prazo. Longo-prazo não tenho opinião de momento (e quanto ao muito curto-prazo raríssimas vezes me pronuncio).
Imagem

Administrador Fórum

S

por bestbland » 30/7/2009 16:36

thanks marco , não consigo ver os outros post mas já sabes que no telefone é complicado fazer pesquisa. A tua resposta é bastante completa com bom argumento. Estou de acordo. Partilho da opinião de estamos num bull market agora se é dentro de um bear é que não sabemos por enquanto. Concordo que haja como é óbvio correçoes, dentro de um bull haverá meses bear e outros flat. Assim como num bear. Vamos ver com o desenrolar dos mercados. Por enquanto os bull levam vantagem.

por MarcoAntonio » 30/7/2009 16:27

Remeto-te para aqui, bestblandina:

MarcoAntonio Escreveu:No curto/médio-prazo mantenho-me Bullish. No longo-prazo não tenho opinião. Como disse noutro tópico, é mesmo possível que todo este movimento no futuro venha a ser visto como uma grande correcção em alta dentro do Bear Market, mas para já estou Bullish e conto que o mercado vá fazer mais máximos acima dos que se registam neste momento (alguns targets de curto/médio-prazo estão indicados nos primeiros posts deste tópico).

Tenho dito também que não conto que a velocidade de subida se mantenha.

Tipicamente, sai-se dos Bears de forma violenta, entra-se entretanto num período de maior maturidade mais cauteloso e entretanto entra-se de novo num período eufórico final. Em diferentes graus, com diferentes distribuições no tempo, mas é um padrão que vai surgindo em especial após severos Bear Markets. Nota-se no anterior Bull Market, nota-se após o Bear Market de 73/74 (os que me têm acompanhado atentamente já estão bem ao corrente que eu considero, tecnicamente, dos mais semelhantes ao de 2007/2008) e nota-se até no "mega bull" dos anos 80 e 90.

Nas últimas semanas surgiram porém sessões de elevado momentum, com especial incidência na sessão do dia 23. O que eu penso que ocorreu: creio ter existido uma boa dose de short squeezing / panic buy em virtude do que tenho descrito como o "round" falhado dos Bears.

A partir de Junho o mercado começou a lateralizar e depois, a corrigir. A correcção foi relativamente lenta e em Julho fez-se mesmo um mínimo relativo inferior aos dois anteriores (de Maio e Junho). Depois desta oportunidade dos Bears voltarem aos comandos dos mercados, o que realmente aconteceu foi a quebra em alta de uma correcção/consolidação e a quebra de uma importante resistência técnica que assombrava o índice há meses. Surgir momentum é habitual nestes cenários. Mas eu não creio que o mercado continue a subir com "essa euforia toda"...

Sobre se estamos em Bull ou Bear Market: é um tipo de questão a que, neste momento, eu prefiro fugir. Certo, certo é que se os mercados continuarem a subir, um dia destes apareço por aí a dizer que estamos em Bull Market. Isso significa apenas que nessa altura vai-me parecer relativamente consensual que estamos em Bull Market. Um Bull Market não se decreta e não existe um momento claro e evidente em que se possa dizer "ontem não estavamos em Bull Market, mas hoje já estamos". O que existem é opiniões e mesmo sobre o que é um Bull Market ou como se determina e define as opiniões variam substancialmente.

in
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=69793
Imagem

Administrador Fórum

S

por bestbland » 30/7/2009 16:23

Ola marco , qual a tua opinião de tere começado um bull market iniciado em março

por Elias » 30/7/2009 16:22

Marco acrescentaria mais um aspecto: a quebra está a ser feita em vários índices com grandes velas brancas, mostrando grande convicção do lado comprador (por oposição a uma quebra hesitante que deixa dúvidas sobre a sua validade)

Registado: 5/11/2002 12:21

por MarcoAntonio » 30/7/2009 16:13

mnfv Escreveu:Marco,

que técnica utilizas para validar a quebra de uma resistência?

Esperas por um reteste ao agora suporte, tens um número determinado de dias acima da resistência ou utilizas outro indicador?

Obrigado

Não tenho nenhuma técnica "especial" nem regras concretas/precisas para validar a quebra (convém recordar que a minha análise é uma análise discricionária). Contudo, há vários aspectos que levo em linha de conta e pesam na minha conclusão:

> O momentum reforça que se trate de um breakout;

> O volume igualmente (muito embora eu praticamente ignore o volume em índices, este aspecto considero mais relevante em acções individuais);

> Desde que estejamos a falar de um prazo não muito curto, é importante que a quebra se confirme em fecho;

> Para prazos mais largos, poderei necessitar de várias sessões para considerar que a quebra foi efectiva ou não;

> A margem (amplitude) com que a resistência é quebrada também é relevante.
Imagem

Administrador Fórum

por MNFV » 30/7/2009 16:04

Marco,

que técnica utilizas para validar a quebra de uma resistência?

Esperas por um reteste ao agora suporte, tens um número determinado de dias acima da resistência ou utilizas outro indicador?

Obrigado

Registado: 28/12/2007 17:02

por MarcoAntonio » 30/7/2009 15:17

Começar a escrever um artigo dois dias antes de ser publicado prega-nos partidas. Nesta caso, não mudaria o titulo nem mudaria a minha expectativa bullish de curto/médio-prazo. Mas algumas passagens do texto teriam de ser obviamente alteradas...

A maior parte das resistências que refiro no texto já estão a ser violadas após o que poderá ter sido uma brevíssima consolidação junto da(s) resistência(s).
Imagem

Administrador Fórum

E depois dos States... - Coluna Semanal

por MarcoAntonio » 30/7/2009 15:09

Aqui fica o link para a actualização desta semana:

http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=380226
Imagem

Administrador Fórum

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, Bing [Bot], carlosdsousa, Google [Bot], OCTAMA, Purificaçao, smog63, VALHALLA e 154 visitantes