O "round" dos Ursos - Coluna Semanal
20 mensagens
|Página 1 de 1
Caro Marco,
Acho que respondi às diversas perguntas bem ou mal.
Considero que podemos estar numa situação semelhante à de Maio de 2008 só faltando saber qual o outcome.
A falta de força dos Bears referida que fez que tivemos uma subida de quase 50% quase sem correcção digna desse nome (menos de 30%), o periodo que vamos atravessar tradicionalmente associado a um menor volume, os rumores de resultados "cozinhados" baixando as espectativas ou alterando a regras contabilisticas, com o valores dos activos dos bancos ajudados pela subida do mercado, não costumam ser um bom augurio para um arranque de um Bull Market e a quebra da LTD de um do mais violentos Bear Markets do ultimos anos que corresponde ao que foi chamado: a maior crise desde 1929.
Afinal ficou tudo resolvido com belas palavras optimistas, uma cimeira do G20 e muito dinheiro para tapar os buracos ...
Acredito que o grande rallye desde Março foi excessivo e correspondeu à queda excessiva que o antecedeu. O ritmo da subida, semelhante ao das ultimas duas semanas não é sustentavel.
Ficaria muito mais optimista se tivessemos uma correcção até à zona dos 820/830 e depois voltassemos acima dos valores actuais.
BN,
ljbk.
Acho que respondi às diversas perguntas bem ou mal.
Considero que podemos estar numa situação semelhante à de Maio de 2008 só faltando saber qual o outcome.
A falta de força dos Bears referida que fez que tivemos uma subida de quase 50% quase sem correcção digna desse nome (menos de 30%), o periodo que vamos atravessar tradicionalmente associado a um menor volume, os rumores de resultados "cozinhados" baixando as espectativas ou alterando a regras contabilisticas, com o valores dos activos dos bancos ajudados pela subida do mercado, não costumam ser um bom augurio para um arranque de um Bull Market e a quebra da LTD de um do mais violentos Bear Markets do ultimos anos que corresponde ao que foi chamado: a maior crise desde 1929.
Afinal ficou tudo resolvido com belas palavras optimistas, uma cimeira do G20 e muito dinheiro para tapar os buracos ...
Acredito que o grande rallye desde Março foi excessivo e correspondeu à queda excessiva que o antecedeu. O ritmo da subida, semelhante ao das ultimas duas semanas não é sustentavel.
Ficaria muito mais optimista se tivessemos uma correcção até à zona dos 820/830 e depois voltassemos acima dos valores actuais.
BN,
ljbk.
- Registado: 25/11/2005 11:15
Para a maioria, contudo, o mais importante será a leitura dos mercados e a opinião que se mantém. Assim, em jeito de actualização e para sublinhar algumas das passagens já emitidas...
No curto/médio-prazo mantenho-me Bullish. No longo-prazo não tenho opinião. Como disse noutro tópico, é mesmo possível que todo este movimento no futuro venha a ser visto como uma grande correcção em alta dentro do Bear Market, mas para já estou Bullish e conto que o mercado vá fazer mais máximos acima dos que se registam neste momento (alguns targets de curto/médio-prazo estão indicados nos primeiros posts deste tópico).
Tenho dito também que não conto que a velocidade de subida se mantenha.
Tipicamente, sai-se dos Bears de forma violenta, entra-se entretanto num período de maior maturidade mais cauteloso e entretanto entra-se de novo num período eufórico final. Em diferentes graus, com diferentes distribuições no tempo, mas é um padrão que vai surgindo em especial após severos Bear Markets. Nota-se no anterior Bull Market, nota-se após o Bear Market de 73/74 (os que me têm acompanhado atentamente já estão bem ao corrente que eu considero, tecnicamente, dos mais semelhantes ao de 2007/2008) e nota-se até no "mega bull" dos anos 80 e 90.
Nas últimas semanas surgiram porém sessões de elevado momentum, com especial incidência na sessão do dia 23. O que eu penso que ocorreu: creio ter existido uma boa dose de short squeezing / panic buy em virtude do que tenho descrito como o "round" falhado dos Bears.
A partir de Junho o mercado começou a lateralizar e depois, a corrigir. A correcção foi relativamente lenta e em Julho fez-se mesmo um mínimo relativo inferior aos dois anteriores (de Maio e Junho). Depois desta oportunidade dos Bears voltarem aos comandos dos mercados, o que realmente aconteceu foi a quebra em alta de uma correcção/consolidação e a quebra de uma importante resistência técnica que assombrava o índice há meses. Surgir momentum é habitual nestes cenários. Mas eu não creio que o mercado continue a subir com "essa euforia toda"...
Sobre se estamos em Bull ou Bear Market: é um tipo de questão a que, neste momento, eu prefiro fugir. Certo, certo é que se os mercados continuarem a subir, um dia destes apareço por aí a dizer que estamos em Bull Market. Isso significa apenas que nessa altura vai-me parecer relativamente consensual que estamos em Bull Market. Um Bull Market não se decreta e não existe um momento claro e evidente em que se possa dizer "ontem não estavamos em Bull Market, mas hoje já estamos". O que existem é opiniões e mesmo sobre o que é um Bull Market ou como se determina e define as opiniões variam substancialmente.
No curto/médio-prazo mantenho-me Bullish. No longo-prazo não tenho opinião. Como disse noutro tópico, é mesmo possível que todo este movimento no futuro venha a ser visto como uma grande correcção em alta dentro do Bear Market, mas para já estou Bullish e conto que o mercado vá fazer mais máximos acima dos que se registam neste momento (alguns targets de curto/médio-prazo estão indicados nos primeiros posts deste tópico).
Tenho dito também que não conto que a velocidade de subida se mantenha.
Tipicamente, sai-se dos Bears de forma violenta, entra-se entretanto num período de maior maturidade mais cauteloso e entretanto entra-se de novo num período eufórico final. Em diferentes graus, com diferentes distribuições no tempo, mas é um padrão que vai surgindo em especial após severos Bear Markets. Nota-se no anterior Bull Market, nota-se após o Bear Market de 73/74 (os que me têm acompanhado atentamente já estão bem ao corrente que eu considero, tecnicamente, dos mais semelhantes ao de 2007/2008) e nota-se até no "mega bull" dos anos 80 e 90.
Nas últimas semanas surgiram porém sessões de elevado momentum, com especial incidência na sessão do dia 23. O que eu penso que ocorreu: creio ter existido uma boa dose de short squeezing / panic buy em virtude do que tenho descrito como o "round" falhado dos Bears.
A partir de Junho o mercado começou a lateralizar e depois, a corrigir. A correcção foi relativamente lenta e em Julho fez-se mesmo um mínimo relativo inferior aos dois anteriores (de Maio e Junho). Depois desta oportunidade dos Bears voltarem aos comandos dos mercados, o que realmente aconteceu foi a quebra em alta de uma correcção/consolidação e a quebra de uma importante resistência técnica que assombrava o índice há meses. Surgir momentum é habitual nestes cenários. Mas eu não creio que o mercado continue a subir com "essa euforia toda"...
Sobre se estamos em Bull ou Bear Market: é um tipo de questão a que, neste momento, eu prefiro fugir. Certo, certo é que se os mercados continuarem a subir, um dia destes apareço por aí a dizer que estamos em Bull Market. Isso significa apenas que nessa altura vai-me parecer relativamente consensual que estamos em Bull Market. Um Bull Market não se decreta e não existe um momento claro e evidente em que se possa dizer "ontem não estavamos em Bull Market, mas hoje já estamos". O que existem é opiniões e mesmo sobre o que é um Bull Market ou como se determina e define as opiniões variam substancialmente.
- Anexos
-
- padrao-do-bull.png (16.19 KiB) Visualizado 5456 vezes
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
ljbk Escreveu:Quanto à elevação do debate, penso que nunca esteve em causa.
Quando eu digo "Mas há um ponto que interessa explorar e que na minha opinião é extremamente importante e só servirá para elevar esta troca de posts", quero dizer e esclarecer que não estou a pegar em pontos por pegar, apenas para te contrariar. Pego neles porque, certo ou errado, vejo algo na discussão desse ponto ou da questão que dele pode florescer, algo que pode interessar e ser útil muito embora, com frequência não esteja porventura e não se situe na esfera de um debate do tipo: quem tinha razão, quem não tinha, quem está certo agora, quem não está, quem pode errar, quem não pode, etc, etc, etc.
Concedo até que estes pontos que levanto, a outros não digam nada...
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
ljbk Escreveu:A escolha deste tópico tem a ver com a colocação de uma argumentação consistente em favor de um dos lados e a demonstração que mesmo nesses casos podemos não estar certos.
Concordo em absoluto.
Contudo, de uma forma geral, eu sou pouco categórico em relação aos mercados (embora ora tenha convicções mais fortes, ora tenha convicções menos fortes). Frequentemente nem tenho opinião nenhuma. Para mim, o que domina os mercados e os caracteriza, é a incerteza, conforme escrevo muitas vezes...
Registo no entanto que existem e proliferam actualmente e ao longo dos últimos meses tópicos onde sistematicamente surge uma série de opiniões, artigos e argumentos Bearish com um ritmo diário. É, figuradamente, uma avalanche de argumentos Bearish... que tal como dizes, podem estar errados.
Portanto, eu volto a perguntar, porquê a escolha deste tópico, tão moderado e cauteloso?
É uma pergunta retórica que realmente não precisas de responder. Não te sintas obrigado a fazê-lo. Eu simplesmente considero que estas perguntas servem para reflexão. Eu passo muito tempo a reflectir sobre o que escrevo e a forma como actuo (à posteriori, frequentemente, concluo que não agi da melhor forma). Mas há coisas em mim que não são fáceis de alterar, nem quando eu estou consciente delas, quanto mais quando não estou...
Assim, eu faço estas perguntas para que faças (ou numa sugestão de que faças) essa introspecção. Não achas útil? O que te levou ao certo a escrever aqui, nos moldes que escreveste e com base nas interpretações que deste ao que escrevi que, ainda na senda do grosso da tua própria argumentação, pode estar... errada!
Por outro lado, se eu não estou eufórico, se me dei ao trabalho de escrever que não tinha uma convicção profunda, admitindo perfeitamente a possibilidade de esta errado, naturalmente que deverás conceder que o mais natural será eu responder, tentando mostrar que não é o caso e mostrando evidências que estão perfeitamente acessíveis de tal. É o que tenho estado a fazer e numa perspectiva construtiva explorando uma série de tópicos e questões que nascem aqui.
Eu não sei a quem se dirigia o obrigado do Seamen. Mas eu agradeci-lhe interiormente quando li o obrigado dele porque deu-me a oportunidade de reparar no teu post, que me tinha passado despercebido antes. E ele levanta um mar de questões interessantes...
Eu sei que este debate é chatérrimo para muita gente (eu próprio devo ser chatérrimo para muita gente) mas a verdade é que vejo aqui montes de questões interessantes que nascem do teu post. Eu estou contente por tu tê-lo escrito porque deu-me a oportunidade de falar delas.
ljbk Escreveu:Em relação aos 10%, já percebi essa visão mas na prática em ambos os casos os mercados tiveram uma grande queda e recuperaram cerca de 40% desde os minimos dessa queda, pelo que o risco percentual face a queda e recuperação é semelhante em valores percentuais da queda.
Na prática, no caso A:
Vinhamos de um Bull Market (iniciado por volta de 2003, conforme o índice) e o mercado entrou em correcção em baixa. Durante um determinado período é para mim impossível determinar o que é que aquele movimento significa, pode ser o início de um Bear Market, pode ser uma grande correcção em baixa. A certa altura começo a ler sinais bullish (quebras de LTd's, quebras de resistências, enfim, tu próprio citaste os argumentos). Começo a ler ali a retomada da subida anterior. Isto passa-se 12% abaixo do máximo do movimento dominante de que vinhamos...
Estava errado, já sabemos agora!
Também sabemos que, algum tempo depois, eu estava Bearish e estive Bearish durante o período mais relevante do Bear Market.
Na prática, no caso B:
Vimos de um Bear Market (iniciado em finais de 2007, conforme o índice) e o mercado entrou em correcção em alta. Durante um determinado período é para mim impossível determinar o que é que aquele movimento significa, pode ser o início de um Bull Market, pode ser uma grande correcção em alta. Existe uma série de sinais da mesma natureza (quebra de resistências, quebra de LTd's, padrões bullish, etc) e encontramo-nos 46% acima do mínimo do movimento que vinha dominando o mercado desde finais de 2007.
Quem defende convictamente que vamos ter mais quedas (e mesmo novos mínimos relativos) pode estar errado. Ainda não sabemos...
Também não sabemos daqui a quanto tempo vão mudar para Bullish caso o mercado continue a subir (embora existam algumas evidências de que não aconteça facilmente e que poderão continuar a utilizar argumentos Bearish de forma praticamente indeterminada).
Não estou a criticar ninguém, estou a comentar factos e evidências.
Perante este cenário, pessoalmente parece-me evidente onde o alerta faz mais sentido...
- Anexos
-
- opinando-contra-a-tendencia-de-curtomedio-prazo.png (13.41 KiB) Visualizado 5532 vezes
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 27/7/2009 17:25, num total de 2 vezes.
Boas !
Eu escrevi: "Pelo que estou a ver a euforia está a tomar conta do mercado".
Não escrevi que o Marco estava eufórico.
A escolha deste tópico tem a ver com a colocação de uma argumentação consistente em favor de um dos lados e a demonstração que mesmo nesses casos podemos não estar certos.
Se tal serviu para pelo menos um investidor ter uma atitude menos apaixonada face ao mercado então valeu a pena.
Em relação aos 10%, já percebi essa visão mas na prática em ambos os casos os mercados tiveram uma grande queda e recuperaram cerca de 40% desde os minimos dessa queda, pelo que o risco percentual face a queda e recuperação é semelhante em valores percentuais da queda.
Relativamente à forma abrupta como o tópico referido terminou, agradeço a explicão dada que me parece importante.
Quanto à elevação do debate, penso que nunca esteve em causa.
BN,
ljbk.
Eu escrevi: "Pelo que estou a ver a euforia está a tomar conta do mercado".
Não escrevi que o Marco estava eufórico.
A escolha deste tópico tem a ver com a colocação de uma argumentação consistente em favor de um dos lados e a demonstração que mesmo nesses casos podemos não estar certos.
Se tal serviu para pelo menos um investidor ter uma atitude menos apaixonada face ao mercado então valeu a pena.
Em relação aos 10%, já percebi essa visão mas na prática em ambos os casos os mercados tiveram uma grande queda e recuperaram cerca de 40% desde os minimos dessa queda, pelo que o risco percentual face a queda e recuperação é semelhante em valores percentuais da queda.
Relativamente à forma abrupta como o tópico referido terminou, agradeço a explicão dada que me parece importante.
Quanto à elevação do debate, penso que nunca esteve em causa.
BN,
ljbk.
ljbk Escreveu:Relativamente à validade do alerta, eu considero-o válido e até houve uma pessoa que o agradeceu.
Um alerta, no limite, cabe em qualquer lugar e em qualquer momento. Falar de euforia e alertar para a possibilidade do erro quando o autor mostra não estar euforico e ele próprio não apresenta qualquer convicção profunda, não faz grande sentido na minha óptica. Na minha opinião e numa linguagem simples, é descabido...
Mas se discordas, é simples, faz uma citação que mostre que estou eufórico e faz uma citação que mostre que eu não admito a possibilidade de estar errado nesta posição sobre os mercados que comentas (note-se que eu citei passagens que mostram o oposto).
ljbk Escreveu:Não percebo de onde vêm os teus 10%.
Mas se consideras o alerta pertinente neste tópico pegando como exemplo uma opinião Bullish errada quando o mercado estava 11.8% abaixo dos máximos:
Máximo = 1576
Momento = 1390
Ou seja, 11.8% abaixo do máximo de então.
Então será bem mais relevante colocar o alerta junto daqueles que 46.6% acima dos mínimos ainda se encontram Bearish:
Mínimo = 667
Momento = 978
Ou seja, 46.6% acima dos mínimos.
Mas há um ponto que interessa explorar e que na minha opinião é extremamente importante e só servirá para elevar esta troca de posts:
ljbk Escreveu:(...) e por ele ter acabado de forma abrupta (...)
Há uma série de perfis diferentes no que ao tipo de investidor e forma de estar no mercado se refere, qualquer generalização é "perigosa". Contudo, é evidente, para quem tem uns anos disto que há um comportamento relativamente típico nos mercados que consiste em reforçar a opinião quando o mercado nos contraria. Isto poderá parecer um contra-senso quando lido a uma certa distância e no mínimo é motivo de reflexão mas a realidade é que ocorre.
Quando o mercado contraria o investidor, ocorre por vezes este procurar sinais adicionais ou refugiar-se em argumentos sistematicamente mais radicais para continuar a justificar a sua posição. Este comportamento pode tomar várias formas, inclusivamente já dei alguns exemplos mais atrás, tendo identificado esta tendência e tentação faz muito tempo.
Para mim, não faz sentido. Na verdade, para mim faz sentido exactamente o oposto e faço questão de fazer o oposto...
Quando o mercado me dá uma estalada na cara, deixa-me desorientado. Com necessidade de me retirar, ponderar, reflectir. Eu faço questão em não insistir contra o mercado. Se ele faz o oposto do que eu espero eu faço questão em não me colocar à frente dele e insistir em dizer-lhe: "tu estás errado".
Pelo contrário, eu penso: "aparentemente, quem está errado sou eu".
Quando isso acontece e como a minha opinião não é do tipo catavento, preciso de reflexão. As minhas opiniões vão sendo cozinhadas e vão-se formando ao longo do tempo. Assim, tenho diferentes dinâmicas de participação, existem períodos em que considero que a minha opinião pode ser mais útil de que noutros, existem períodos em que acredito que há maior necessidade em ouvir uma opinião do que noutros e existem períodos em que acredito que estou em melhores condições de fornecer uma opinião do que outros.
Fazer e crer o contrário seria, em primeiro lugar, enganar-me a mim e em segundo lugar, enganar os outros!
Muitos tópicos meus passados terminaram de forma abrupta e muitos outros continuarão a terminar de forma abrupta no Futuro...
Faz parte da forma como estou no Mercado e como estou neste Forum.
ljbk Escreveu:
Caro zguibz,
Estarás a dizer que o Marco era um "touro cego" em Maio de 2008 quando escreveu:
"
Em termos de longo-prazo, alguma vez deixamos de estar bull? Não estaremos a assistir ao regresso às subidas, ao regresso ao Bull Market que não começou agora mas sim em 2002/2003?
Em termos de longo-prazo, nunca estivemos Bear, na minha opinião.
"
?
Não.
O que eu disse foi que no final do verão de 2007, havia muito gente que perante qualquer opinião de que os mercados poderiam estar a inverter, logo tratavam de apelidar de profeta da desgraça a quem tinha essa opinião.
Não tem nada a ver com o que o Marco disse ou deixou de dizer, e eu nunca o ouvi chamar profeta da desgraça a ninguém.
O que ele disse em Maio de 2008, evidentemente que só ele saberá o contexto em que o disse.
abraços
zguibz
O caminho para cima e o caminho para baixo, são um único caminho!
Caro Marco,
Antes de mais só li os teus posts agora, já que o fim de semana serve para arejar, pelo que só agora vou responder aquilo que escreves.
O objectivo do post não era mostrar que o Marco erra, mas mostrar que mesmo com muitos argumentos respeitaveis, os melhores tambem podem errar.
Tambem não referi que nunca acertas nem que persistes no erro.
Quem se deu ao trabelho de ler o tópico referido, de que me lembro perfeitamente por nada concordar com parte dos argumentos nele incluidos, já que o seguia regularmente, e por ele ter acabado de forma abrupta, por certo terá chegado às seguintes conclusões:
- cada um deve formar a sua opinião e não ser seguidista já que até os melhores se enganam;
- devemos fixar limites à nossa teoria para a poder validar e não ficar preso a ela;
- devemos estar atentos aos argumentos contrários à nossa teoria para a ir validando;
Relativamente à euforia, cada um fica com a sua opinião, mas eu a ler este tópico senti-a, nomeadamente de forma cronológica. Mas não é só neste tópico que se sente a euforia. Podemos ler muitos por aí. Mas tambem podemos ver a capa do Publico de hoje com um titulo: "Pequenos investidores começam a regressar à bolsa portuguesa". Tambem podemos verficar que na sexta-feira logo pela manhã, enquanto eu escrevia o meu post, o DAX subiu 70 pontos em menos de 30 minutos de forma continua sem efeito spike e sem motivo conhecido para depois os ir perdendo devagarinho até ao final da sessão.
Relativamente à validade do alerta, eu considero-o válido e até houve uma pessoa que o agradeceu. Mas se tiveres que validar o interesse de cada tópico e post vais ter muito trabalho de moderação.
Considero a localização do post correcta face aquilo que foi o seu motivo: estão a ser apresentados argumentos agora e a mesma pessoa apresentou argumentos há pouco mais de um ano e até provavelmente os teria incluido numa coluna semelhante num jornal de economia.
Relativamente ao resto dos teus posts, estás a partir do pressuposto que estou teimosamente Bear e não estou.
Mas vamos lá fazer contas:
- S&P actual: 980
- S&P maximo: 1576
- S&P minimo: 666
980 / 666 = +47%
666 / 980 = -32%
1576 / 980 = +61%
980 / 1576 = -38%
Não percebo de onde vêm os teus 10%.
Racio de recuperação linear: (980 - 666) / (1576 - 666) = 34.5%
Racio de recuperação log: (log980 - log666) / (log1576 - log666) = 44.8%
Edit: Indices de recuperação em Maio de 2008
(1400 - 1270) / (1576 - 1270) = 42.5%
(log1400 - log1270) / (log1576 - log1270) = 45.1%
Resumindo, o mercado ainda não recuperou metade daquilo que perdeu (só cerca de 40%) e a LTD do Bear não foi quebrada.
Não opinar, nem por sombras. Aliás, já opinei cerca de 600 vezes neste forum e deixo aqui a minha teoria agora mesmo para poder ser criticada mais tarde.
Curto prazo: bullish
Médio prazo: range, com false breaks, do qual não acredito que vamos sair em breve: os resultados do 3º trimestre deverão ser muito importantes
Longo prazo: enquanto a LTD não for quebrada, bearish
Caro zguibz,
Estarás a dizer que o Marco era um "touro cego" em Maio de 2008 quando escreveu:
"
Em termos de longo-prazo, alguma vez deixamos de estar bull? Não estaremos a assistir ao regresso às subidas, ao regresso ao Bull Market que não começou agora mas sim em 2002/2003?
"
?
BN,
ljbk.
Antes de mais só li os teus posts agora, já que o fim de semana serve para arejar, pelo que só agora vou responder aquilo que escreves.
O objectivo do post não era mostrar que o Marco erra, mas mostrar que mesmo com muitos argumentos respeitaveis, os melhores tambem podem errar.
Tambem não referi que nunca acertas nem que persistes no erro.
Quem se deu ao trabelho de ler o tópico referido, de que me lembro perfeitamente por nada concordar com parte dos argumentos nele incluidos, já que o seguia regularmente, e por ele ter acabado de forma abrupta, por certo terá chegado às seguintes conclusões:
- cada um deve formar a sua opinião e não ser seguidista já que até os melhores se enganam;
- devemos fixar limites à nossa teoria para a poder validar e não ficar preso a ela;
- devemos estar atentos aos argumentos contrários à nossa teoria para a ir validando;
Relativamente à euforia, cada um fica com a sua opinião, mas eu a ler este tópico senti-a, nomeadamente de forma cronológica. Mas não é só neste tópico que se sente a euforia. Podemos ler muitos por aí. Mas tambem podemos ver a capa do Publico de hoje com um titulo: "Pequenos investidores começam a regressar à bolsa portuguesa". Tambem podemos verficar que na sexta-feira logo pela manhã, enquanto eu escrevia o meu post, o DAX subiu 70 pontos em menos de 30 minutos de forma continua sem efeito spike e sem motivo conhecido para depois os ir perdendo devagarinho até ao final da sessão.
Relativamente à validade do alerta, eu considero-o válido e até houve uma pessoa que o agradeceu. Mas se tiveres que validar o interesse de cada tópico e post vais ter muito trabalho de moderação.
Considero a localização do post correcta face aquilo que foi o seu motivo: estão a ser apresentados argumentos agora e a mesma pessoa apresentou argumentos há pouco mais de um ano e até provavelmente os teria incluido numa coluna semelhante num jornal de economia.
Relativamente ao resto dos teus posts, estás a partir do pressuposto que estou teimosamente Bear e não estou.
Mas vamos lá fazer contas:
- S&P actual: 980
- S&P maximo: 1576
- S&P minimo: 666
980 / 666 = +47%
666 / 980 = -32%
1576 / 980 = +61%
980 / 1576 = -38%
Não percebo de onde vêm os teus 10%.
Racio de recuperação linear: (980 - 666) / (1576 - 666) = 34.5%
Racio de recuperação log: (log980 - log666) / (log1576 - log666) = 44.8%
Edit: Indices de recuperação em Maio de 2008
(1400 - 1270) / (1576 - 1270) = 42.5%
(log1400 - log1270) / (log1576 - log1270) = 45.1%
Resumindo, o mercado ainda não recuperou metade daquilo que perdeu (só cerca de 40%) e a LTD do Bear não foi quebrada.
Não opinar, nem por sombras. Aliás, já opinei cerca de 600 vezes neste forum e deixo aqui a minha teoria agora mesmo para poder ser criticada mais tarde.
Curto prazo: bullish
Médio prazo: range, com false breaks, do qual não acredito que vamos sair em breve: os resultados do 3º trimestre deverão ser muito importantes
Longo prazo: enquanto a LTD não for quebrada, bearish
Caro zguibz,
"
"
?
BN,
ljbk.
Eu penso que nos encontramos numa fase equivalente ao final do verão de 2007.
Nessa altura quem opinava sobre a possibilidade de os mercados inverterem, era recebido por parte de quem não queria acreditar na inversão (touros cegos!), com 750 pedras em cada mão
!
-Tirem-me daqui este gajo, que não passa de um profeta da desgraça!!!
Era o que mais se ouvia.
Naturalmente o mercado veio a dar razão aos tais profetas da desgraça.
Hoje estamos na mesma posição mas do lado oposto; os "ursos cegos" não querem acreditar que os mercados podem eventualmente ter invertido, e isso infelizmente está a fazer com que muitos deles estejam a pagar bem caro essa teimosia.
Se continuam bear's, mas estão a observar de fora à espera de confirmações mais fortes, do mal o menos; mas apostar teimosamente em posições curtas pode dar cabo de uma carteira.
abraços
zguibz
Nessa altura quem opinava sobre a possibilidade de os mercados inverterem, era recebido por parte de quem não queria acreditar na inversão (touros cegos!), com 750 pedras em cada mão

-Tirem-me daqui este gajo, que não passa de um profeta da desgraça!!!
Era o que mais se ouvia.
Naturalmente o mercado veio a dar razão aos tais profetas da desgraça.
Hoje estamos na mesma posição mas do lado oposto; os "ursos cegos" não querem acreditar que os mercados podem eventualmente ter invertido, e isso infelizmente está a fazer com que muitos deles estejam a pagar bem caro essa teimosia.
Se continuam bear's, mas estão a observar de fora à espera de confirmações mais fortes, do mal o menos; mas apostar teimosamente em posições curtas pode dar cabo de uma carteira.
abraços
zguibz
O caminho para cima e o caminho para baixo, são um único caminho!
Esta atitude, como muitas outras (nomeadamente no tópico dos mínimos) mostra o enorme desconforto que existe neste momento, por parte de alguns, quando alguém se apresenta Bullish.
Por norma são investidores que estão "empedrenidamente Bearish" - não interessa discutir se é o caso presente ou não nem tão pouco vou personalizar, o que escrevo é mais para que cada um medite e faça uma introspecção - e neste momento vêm o mercado a escalar mais de 40% e sem dar sinais de parar. Eles acreditam que vai cair mas contudo as semanas passam e o que ocorre é mais subidas.
Emocionalmente isto é terrível. Eu sei. Eu já estive na situação. Não é fácil lidar com isso...
Uns entram num estado de revolta e começam a arranjar todo o tipo de bodes expiatórios para explicar o que sucede nos mercados. Outros vingam-se no participante x ou y do Forum com atitudes ou respostas mais violentas. Outros começam só a ler determinados posts e/ou a aplaudir todo e qualquer post que reforce a sua convicção. Outros ainda começam a seleccionar posts passados de quem está nesse momento do lado do mercado para mostrar que esses no passado também se enganaram (ontem mesmo isso aconteceu também noutro tópico).
É um jogo psicológico. Normalmente, apesar de dirigirem essas atitudes para fora, a verdadeira luta é uma luta interior!
Eu da minha parte agradeço imenso que me recordem que eu no passado já errei. Agradeço a generosidade muito embora deva ser das pessoas do Forum que menos se esquece disso. Mas se é relevante recordar que eu estava errado a 10% dos máximos no primeiro semestre de 2008 e que o mercado veio a cair mais 50% então é 4 vezes mais relevante recordar que pode haver quem está equivocado em estar Bearish 46% acima dos mínimos.
Até porque eu tive a lucidez para mudar para Bearish entretanto. E os que estão Bearish agora não sabemos quando é que vão mudar para Bullish. Portanto, dobram as razões para o alerta e assim eu diria que era 8 vezes mais pertinente colocar o alerta no outro tópico.
Digo eu, enfim, que não percebo nada destas coisas. Sou apenas um idiota que, para o bem e para o mal, se dá ao trabalho de partilhar a opinião e a experiência entretanto adquirida...
Por norma são investidores que estão "empedrenidamente Bearish" - não interessa discutir se é o caso presente ou não nem tão pouco vou personalizar, o que escrevo é mais para que cada um medite e faça uma introspecção - e neste momento vêm o mercado a escalar mais de 40% e sem dar sinais de parar. Eles acreditam que vai cair mas contudo as semanas passam e o que ocorre é mais subidas.
Emocionalmente isto é terrível. Eu sei. Eu já estive na situação. Não é fácil lidar com isso...
Uns entram num estado de revolta e começam a arranjar todo o tipo de bodes expiatórios para explicar o que sucede nos mercados. Outros vingam-se no participante x ou y do Forum com atitudes ou respostas mais violentas. Outros começam só a ler determinados posts e/ou a aplaudir todo e qualquer post que reforce a sua convicção. Outros ainda começam a seleccionar posts passados de quem está nesse momento do lado do mercado para mostrar que esses no passado também se enganaram (ontem mesmo isso aconteceu também noutro tópico).
É um jogo psicológico. Normalmente, apesar de dirigirem essas atitudes para fora, a verdadeira luta é uma luta interior!
Eu da minha parte agradeço imenso que me recordem que eu no passado já errei. Agradeço a generosidade muito embora deva ser das pessoas do Forum que menos se esquece disso. Mas se é relevante recordar que eu estava errado a 10% dos máximos no primeiro semestre de 2008 e que o mercado veio a cair mais 50% então é 4 vezes mais relevante recordar que pode haver quem está equivocado em estar Bearish 46% acima dos mínimos.
Até porque eu tive a lucidez para mudar para Bearish entretanto. E os que estão Bearish agora não sabemos quando é que vão mudar para Bullish. Portanto, dobram as razões para o alerta e assim eu diria que era 8 vezes mais pertinente colocar o alerta no outro tópico.
Digo eu, enfim, que não percebo nada destas coisas. Sou apenas um idiota que, para o bem e para o mal, se dá ao trabalho de partilhar a opinião e a experiência entretanto adquirida...
ljbk Escreveu:Pelo que estou a ver a euforia está a tomar conta do mercado tal como o desespero já o tinha feito ainda há poucos meses.
Entre estar optimista (bullish) e entre estar eufórico vai uma grande distância...
ljbk Escreveu:No entanto, o passado mostra que esse não é o caminho e que todos se podem enganar tal como já me enganei imensas vezes.
Sem dúvida. Eu engano-me montes de vezes. É sempre bom relembrar estas coisas, tanto que neste mesmo tópico se pode ler:
MarcoAntonio Escreveu:Assim, o que me parece mais provável é que os mercados mais cedo ou mais tarde retomem as subidas e façam máximos relativos acima destes últimos, num movimento que poderá ser mais lento e cauteloso que o anterior. Se estou plenamente convencido que é o que vai ocorrer? Os mercados são locais complicados para se estar plenamente convencido de algo. Mas em traços gerais e perante o comportamento que tenho visto, é o que me parece mais expectável...
ljbk Escreveu:Desde esse ponto até Março de 2009, o mercado caiu mais de 50%.
Desde esse ponto até Março o mercado caiu cerca de 50%, contudo eu não estive Bullish o tempo todo nem sequer me melindra o facto de eu ter estado errado naquela altura, ainda relativamente perto dos máximos. Por vezes apanho as tendências muito cedo, outras vezes não...
ljbk Escreveu:Fica o alerta.
Registo o alerta mas é um alerta algo despropositado como adiante se perceberá (se é que já não se percebeu). Não que eu fique melindrado, nada disso...
Não muito abaixo, depois desse falso breakout (alguns meses mais tarde passei a classificar esse momento como um falso breakout da LT) eu passei a classificar de Bear Market. Esse artigo é de Maio, revelou-se um falso breakout e a minha opinião muda durante o Verão. Em Setembro no tópico das acções e mais ainda no tópico dos índices é perfeitamente visível que estou Bearish (estamos então ainda muito acima dos mínimos e o pior está para vir). Estava Bear e bastante cauteloso em grande parte da descida, muito especialmente na parte principal e mais violenta da descida. Dos 1390pts ao fundo (abaixo dos 700pts) vai uma longa distância e vai o grosso do Bear Market...
Nesse ponto que referes nós estavamos a 10% dos máximos.
Actualmente estamos 40 e tal % acima dos mínimos.
Falas ainda de euforia. É despropositado falar em euforia quando eu escrevo neste mesmo tópico e volto a repetir a citação:
MarcoAntonio Escreveu:Se estou plenamente convencido que é o que vai ocorrer? Os mercados são locais complicados para se estar plenamente convencido de algo.
E até refiro, sobre a natureza do movimento que imagino pela frente:
MarcoAntonio Escreveu:Assim, o que me parece mais provável é que os mercados mais cedo ou mais tarde retomem as subidas e façam máximos relativos acima destes últimos, num movimento que poderá ser mais lento e cauteloso que o anterior.
Com passagens como esta, não é despropositado usar a minha posição para falar de euforias e ver aqui uma necessidade de alerta?
Se eu erro quando opino? Claro que sim. Queres mais uma? Há tempos opinei e contava com uma correcção significativa no Ouro. Não ocorreu!
Já agora, antes dos mínimos, que foram a 667pts tinha um target um pouco mais abaixo, 640 ou coisa parecida. De início pensei que ia cair mais. Se quiseres somar aos falhanços, força. Matéria não falta...
Por vezes erro. Outras vezes não!
Assim, para contrabalançar, posso recordar que em Janeiro, com o petróleo pouco acima dos 40 dolares escrevi isto:
O crude poderá já ter encontrado o seu fundo. O seu comportamento, agora também ele a tender para o lateral no curto/médio-prazo, aliado ao fenómeno de “contango” brevemente explicado aqui na secção a semana passada, parece indicar que o mercado abaixo destes valores considera o preço excessivamente baixo. A dificuldade do preço do petróleo em continuar a cair uma vez abaixo dos 40 dólares é pelo menos aparente. Entretanto, bem definida está agora a zona de resistência com os 50 dólares cada vez mais reforçados como a principal referência nesta matéria-prima, depois de três testes realizados nesta zona. Uma quebra em alta deste valor constituiria portanto um forte sinal de inversão na tendência do preço do crude.
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=351720
Em Março escrevi isto com o petróleo ainda abaixo dos 50 dólares, onde já surge um target para o movimento de alta que poderia estar na forja:
O grande sinal e confirmação de uma nova tendência de alta sería contudo a quebra em alta da resistência técnica entretanto formada nos 50 dolares, valor ao qual o Crude regressou nos últimos dias. A confirmar-se e tendo por base a última gama de negociação do preço seria expectável encontrarmos o preço do petróleo de novo na zona dos 70 80 dolares a curto/médio-prazo.
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=359708
Mais tarde, em finais de Março, já iniciou o movimento de alta:
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=361002
Vale a pena referir e frizar tb as análises à GALP e EDPR que serve para mostrar exemplos de sentimento Bullish (e por sinal de targets onde não me dei nada mal) já há 4 meses atrás. Nada mal, hein?
Com um comportamento técnico, volume e energia em Bolsa de fazer inveja a outras velhas cotadas do nosso Mercado, os dois títulos têm vindo a apresentar tendências e referências técnicas bem visíveis e consistentes. Junte-se-lhe a força relativa evidenciada nos últimos meses e perceber-se-á a razão da especial atenção que têm merecido aqui na Coluna.
A GALP tem vindo a beneficiar da alta do Petróleo, “commodity” que esteve em especial destaque na edição anterior e que entretanto ultrapassou a fasquia dos 50 dólares. A tendência de alta da petrolífera no curto-prazo é evidente tendo superado nos últimos dias duas importantes referências técnicas do título. A próxima grande referência da GALP encontra-se agora junto aos 11 euros, zona que se comportou como um importantíssimo suporte em meados do ano passado. Já a EDP Renováveis, após um longo período de consolidação junto aos 6 euros, resistência aqui tantas vezes sublinhada, finalmente ultrapassou a barreira que rapidamente passou a funcionar como suporte. Aqui o próximo obstáculo deverá encontrar-se por volta dos 7.2 euros.
Estar Bullish não é propriamente de agora...
Por fim, em meados de Junho com o petróleo acima dos 70 dólares:
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=373602
Uma actualização ainda ao Crude Oil, o qual completou entretanto a sua "Bandeira de Alta", padrão que tinha sido aqui mesmo sugerido há várias semanas atrás. Já na zona que tinha apontado como possível "alvo" para este último movimento vejo agora como expectável que o Petróleo estabilize por algum tempo próximo destes níveis ou corrija mesmo, tanto mais que a correlação entre o Crude e os índices tem sido essencialmente uma correlação positiva.
Erro muitas vezes, acerto outras. Sinto-me perfeitamente confortável com isso. Um dia destes vou falhar redondamente no petróleo onde tenho estado certo a maior parte do tempo nas antevisões que tenho feito nos últimos meses, já sei disso e não preciso que ninguém me alerte!
Assim é a natureza do mercado e assim é o risco que se corre quando se opina.
A melhor forma de não errar é estar calado o tempo todo!
Agora eu deixo-te uma pergunta:
Se é muito grave e motivo de alerta para ti estar bullish a 10% abaixo dos máximos quando viemos a cair ainda uns 50%, então o que achas de ainda estar bearish com o índice 46% acima do mínimo? Não terás tu porventura postado o alerta no tópico errado?
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 25/7/2009 3:39, num total de 2 vezes.
Bom dia,
Pelo que estou a ver a euforia está a tomar conta do mercado tal como o desespero já o tinha feito ainda há poucos meses.
É interessante ver como muitas vezes se toma partido já quase ignorando os argumentos contrarios como se pode ler no tópico dos novos minimos a caminho.
No entanto, o passado mostra que esse não é o caminho e que todos se podem enganar tal como já me enganei imensas vezes.
As vezes é interessante ver o que escreveu há algum tempo para ver a que ponto se estava certo, errado ou simplesmente entusiamado com uma teoria.
Convido os interessados a ler este tópico que tem pouco mais de um ano: http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... ht=#505098 chamado "o obstaculo nos 1390pts ..."
Nessa altura tambem já se escrevia:
"
Em termos de curto-prazo já estamos bull há algum tempo, agora e especialmente após termos quebrado uma importante resistência, o bull começa a estender-se ao médio-prazo.
"
e tambem:
"
> Subida consistente com a formação sucessiva de máximos e mínimos relativos mais elevados;
> Quebra da resistência nos 1390, que passou a suporte;
> Quebra da LT descendente do "Bear";
> Formação de um padrão de inversão (activado);
> Retracção face ao movimento de descida superior a 50% (a pequena resistência nos 1420pts quebrada nas últimas sessões praticamente coincide com os 50%);
> O RSI encontra-se acima dos 50pts há cerca de 2 meses.
"
Desde esse ponto até Março de 2009, o mercado caiu mais de 50%.
Fica o alerta.
BN,
ljbk.
Pelo que estou a ver a euforia está a tomar conta do mercado tal como o desespero já o tinha feito ainda há poucos meses.
É interessante ver como muitas vezes se toma partido já quase ignorando os argumentos contrarios como se pode ler no tópico dos novos minimos a caminho.
No entanto, o passado mostra que esse não é o caminho e que todos se podem enganar tal como já me enganei imensas vezes.
As vezes é interessante ver o que escreveu há algum tempo para ver a que ponto se estava certo, errado ou simplesmente entusiamado com uma teoria.
Convido os interessados a ler este tópico que tem pouco mais de um ano: http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... ht=#505098 chamado "o obstaculo nos 1390pts ..."
Nessa altura tambem já se escrevia:
"
Em termos de curto-prazo já estamos bull há algum tempo, agora e especialmente após termos quebrado uma importante resistência, o bull começa a estender-se ao médio-prazo.
"
e tambem:
"
> Subida consistente com a formação sucessiva de máximos e mínimos relativos mais elevados;
> Quebra da resistência nos 1390, que passou a suporte;
> Quebra da LT descendente do "Bear";
> Formação de um padrão de inversão (activado);
> Retracção face ao movimento de descida superior a 50% (a pequena resistência nos 1420pts quebrada nas últimas sessões praticamente coincide com os 50%);
> O RSI encontra-se acima dos 50pts há cerca de 2 meses.
"
Desde esse ponto até Março de 2009, o mercado caiu mais de 50%.
Fica o alerta.
BN,
ljbk.
Bull
A sessão de hoje foi de facto um forte sinal de que os mil pontos no spx serão mesmo para atacar. Os resultados das empresas têm ajudado a ampliar o movimento, mas há dados macro, nomeadamente o crescimento na China, que sustentam esta inversão de tendência. Por cá hoje tivemos um dia morno, veremos se amanhã recuperamos da pasmaceira.
Enquanto mais atrás escrevia sobre isso (o discurso já vem de trás na realidade) o mercado dava o tal sinal de arranque. A sessão de hoje apresenta o momentum típico de sessões de break-out e constitui a enésima demonstração de força Bull.
Em novos máximos relativos, está aberto o terreno para os índices prosseguirem em alta por mais algum tempo. Acredito, como referia atrás, que entretanto estes tomem uma passada mais lenta (e por certo ocorrerão correcções, downswings, etc).
Até onde poderá ir, numa perspectiva de curto/médio-prazo?
Existe uma série de potenciais resistências. Os 1010pts poderão funcionar como resistência mas é um valor de segundo-plano na minha opinião. Existe potencial para ir mais longe. A LTd de longo-prazo mais consistente no S&P encontra-se pelos ~1050pts por exemplo, o que bate também mais ou menos certo com a projecção do último range pelo que é uma zona que eu espero ver visitada nas próximas semanas ou meses.
Por certo, não será uma caminhada simples e óbvia, como nunca é nos mercados. O debate vai continuar...
Fica em anexo o S&P500 actualizado após a sessão de hoje, uma sessão tecnicamente significativa.
Em novos máximos relativos, está aberto o terreno para os índices prosseguirem em alta por mais algum tempo. Acredito, como referia atrás, que entretanto estes tomem uma passada mais lenta (e por certo ocorrerão correcções, downswings, etc).
Até onde poderá ir, numa perspectiva de curto/médio-prazo?
Existe uma série de potenciais resistências. Os 1010pts poderão funcionar como resistência mas é um valor de segundo-plano na minha opinião. Existe potencial para ir mais longe. A LTd de longo-prazo mais consistente no S&P encontra-se pelos ~1050pts por exemplo, o que bate também mais ou menos certo com a projecção do último range pelo que é uma zona que eu espero ver visitada nas próximas semanas ou meses.
Por certo, não será uma caminhada simples e óbvia, como nunca é nos mercados. O debate vai continuar...
Fica em anexo o S&P500 actualizado após a sessão de hoje, uma sessão tecnicamente significativa.
- Anexos
-
- S&P090723a.png (17.19 KiB) Visualizado 6628 vezes
-
- S&P090723b.png (18.5 KiB) Visualizado 6635 vezes
Tb estou bastante optimista.
E de facto o dia de hj está a ser engraçado.
De manhã as bolsas Europeias algo em baixo e de repente tudo a subir + de 1%.
Não tenho acesso aos volumes, mas desse valor tb se devem retirar alguns indicios importantes.
E de facto o dia de hj está a ser engraçado.
De manhã as bolsas Europeias algo em baixo e de repente tudo a subir + de 1%.
Não tenho acesso aos volumes, mas desse valor tb se devem retirar alguns indicios importantes.
The market gives; The market takes.
- Registado: 29/11/2007 2:35
Bem, esta meia hora parece querer dar a resposta...

Francamente não sei exactamente por quanto tempo se vai prolongar este movimento. Ou fase pois como movimento é mais um "não ir a lado nenhum".
Por sinal, perguntavam-me isso mesmo à dias ao que respondi que não sabia e também não era particularmente importante saber. Para um seguidor de tendências, pelo menos, não é particularmente importante saber em que momento vamos sair daqui. O importante é detectá-lo tão breve quanto possível assim que ele se iniciar e segui-lo.
Como indício vejo apenas o facto do Nasdaq, que tem vindo a funcionar razoavelmente como indicador em avanço, estar já a fazer confortáveis novos máximos relativos o que poderá sugerir que novos máximos relativos nos outros índices possam estar para breve. Está longe de ser uma garantia do que quer que seja no entanto.
Por outro lado, como já tenho escrito ao longo desta fase de consolidação, perante este tipo de padrão é mais provável que o próximo movimento significativo seja de alta do que de baixa. É a base de padrões como bandeiras e pendões e se recuarmos e fizermos uma inspecção nas últimas décadas vemos este tipo de comportamento repetir-se vezes sem conta em diversas escalas...
Também posso acrescentar que para mim é expectável que, a confirmar-se esse movimento de alta, seja menos vincado que o anterior. À medida que as fases Bull se prolongam no tempo, a volatilidade inicial tende a desvanecer-se (para por vezes voltar a surgir lá para o fim numa fase de euforia final).
Assim, o que me parece mais provável é que os mercados mais cedo ou mais tarde retomem as subidas e façam máximos relativos acima destes últimos, num movimento que poderá ser mais lento e cauteloso que o anterior. Se estou plenamente convencido que é o que vai ocorrer? Os mercados são locais complicados para se estar plenamente convencido de algo. Mas em traços gerais e perante o comportamento que tenho visto, é o que me parece mais expectável...

Por sinal, perguntavam-me isso mesmo à dias ao que respondi que não sabia e também não era particularmente importante saber. Para um seguidor de tendências, pelo menos, não é particularmente importante saber em que momento vamos sair daqui. O importante é detectá-lo tão breve quanto possível assim que ele se iniciar e segui-lo.
Como indício vejo apenas o facto do Nasdaq, que tem vindo a funcionar razoavelmente como indicador em avanço, estar já a fazer confortáveis novos máximos relativos o que poderá sugerir que novos máximos relativos nos outros índices possam estar para breve. Está longe de ser uma garantia do que quer que seja no entanto.
Por outro lado, como já tenho escrito ao longo desta fase de consolidação, perante este tipo de padrão é mais provável que o próximo movimento significativo seja de alta do que de baixa. É a base de padrões como bandeiras e pendões e se recuarmos e fizermos uma inspecção nas últimas décadas vemos este tipo de comportamento repetir-se vezes sem conta em diversas escalas...
Também posso acrescentar que para mim é expectável que, a confirmar-se esse movimento de alta, seja menos vincado que o anterior. À medida que as fases Bull se prolongam no tempo, a volatilidade inicial tende a desvanecer-se (para por vezes voltar a surgir lá para o fim numa fase de euforia final).
Assim, o que me parece mais provável é que os mercados mais cedo ou mais tarde retomem as subidas e façam máximos relativos acima destes últimos, num movimento que poderá ser mais lento e cauteloso que o anterior. Se estou plenamente convencido que é o que vai ocorrer? Os mercados são locais complicados para se estar plenamente convencido de algo. Mas em traços gerais e perante o comportamento que tenho visto, é o que me parece mais expectável...
E o cansaço dos touros...
Bom artigo Marco, parabéns...
Deixa-me perguntar-te se não achas que relativamente ao SP500 o que aconteceu nos 868-875 não está acontecer também nos 950-970, ou seja neste patamar os touros estão exaustos o que poderá indicar alguma lateralização nos mercados, há muito falada.
bons negócios
pt
Deixa-me perguntar-te se não achas que relativamente ao SP500 o que aconteceu nos 868-875 não está acontecer também nos 950-970, ou seja neste patamar os touros estão exaustos o que poderá indicar alguma lateralização nos mercados, há muito falada.
bons negócios
pt
- Registado: 12/2/2008 12:44
O "round" dos Ursos - Coluna Semanal
Retomando a coluna de opinião, aqui fica o link para a edição desta semana:
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=379018
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=379018
20 mensagens
|Página 1 de 1