Novo imposto sobre operações realizadas na Bolsa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 27/5/2009 13:53

tugatuga11 Escreveu:Se os impostos fossem ou forem bem ancaminhados decerto que as camadas mais pobres da sociedade poderão beneficiar.


Pois sim, mas aí o projecto de lei deveria especificar isso.

O facto de apenas se decretar que vão para a DGCI sem qualquer outra indicação sugere que esse $$$ vai servir para alimentar o "monstro".
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por tugatuga11 » 27/5/2009 13:49

Elias Escreveu:tugatuga, por acaso leste o projecto de lei do PCP?

Ou seja o montante recolhido seria entregue à DGCI, que como sabemos é mesmo a entidade mais indicada para fazer chegar o dinheiro aos pobres... :roll:


1) Elias, achas? :mrgreen: Não li nem disse que concordo ou discordo das alienas. Concordo sim com a ideia de se tributar as transacções em 0,1% + 0,1% desde que esse valor seja bem investido (como o Estado deveria fazer)

2) Também não estava à espera que fosse à Cáritas! Se os impostos fossem ou forem bem ancaminhados decerto que as camadas mais pobres da sociedade poderão beneficiar.

Bons trades!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1019
Registado: 27/4/2009 19:07
Localização: Reino do Dragão

por Elias » 27/5/2009 13:22

tugatuga, por acaso leste o projecto de lei do PCP?

tugatuga11 Escreveu:Se o dinheiro for bem utilizado subscrevo.
Os pobres não transaccionam em bolsa e se for para eles tem o meu apoio!


Não há nada - rigorosamente nada - no projecto de lei do PCP que diga que o dinheiro é para dar aos pobres. O projecto de lei não assume como seu objectivo arranjar dinheiro para os pobres. Pelo contrário, refere-se que o objectivo é o de "conter uma parte dos volumosos movimentos especulativos ilegitimamente não tributados, em boa parte responsáveis pela instabilidade dos mercados financeiros."

Há nesta afirmação várias coisas que devem ser analisadas:
1. o PCP assume como seu objectivo o de reduzir a quantidade de movimentos especulativos - ou seja, o objectivo parece ser o de reduzir o volume de negócios (objectivo esse expresso na palavra "conter"); por outras palavras, o objectivo não parece ser o de arranjar dinheiro para os pobres mas sim limitar o funcionamento do mercado de capitais, através da redução de movimentos;

2. O PCP afirma que, ilegitimamente, esses movimentos não são tributados - contudo, como todos sabemos, os bancos e as corretoras são obrigados a enviar à DGCI a relação das operações efectuadas pelos clientes, competindo à DGCI verificar a cobrança dos respectivos impostos; se o PCP está a sugerir que há fuga ao fisco, deveria explicar em que se baseia, mas não o faz;

3. Seguidamente escreve-se isto: "em boa parte responsáveis pela instabilidade dos mercados financeiros" - a instabilidade faz parte dos mercados e nada tem a ver com o facto de os movimentos serem tributados; quem escreveu estas palavras, das duas uma: ou não percebe nada de bolsa, ou está deliberadamente a deitar areia para os olhos de quem ler isto.


E por fim, esta pérola que vem no artigo 4º, nº 2:
"2-O produto do Imposto sobre as Transacções em Bolsa é entregue mensalmente à Direcção Geral dos Impostos em data a fixar por portaria do Ministério das Finanças e da Administração Pública."

Ou seja o montante recolhido seria entregue à DGCI, que como sabemos é mesmo a entidade mais indicada para fazer chegar o dinheiro aos pobres... :roll:

1 abraço,
Elias
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por SMALL1969 » 27/5/2009 13:14

Por mim podem colocar as taxas que quiserem.

Eu que pago acima de 35% de imposto nos meus rendimentos por conta de outrém, quando pago apenas 10% do lucro da bolsa em pura especulação fico-me a rir.

Mas também quero que o estado participe no risco que eu corro para ganhar os tais 10% que lhes ofereço para por exemplo pagarem o almoço na cadeia do Oliveira nos próximos anos.

AGORA..........só "admito" que me façam isso, quando passar a pagar 10% ou mesmo 20% do lucro da bolsa, mas me permitem englobar uma percentagem nos anos em que tenho perdas, directamente sobre o meu rendimento, sem ter que optar pelo englobamento total
 
Mensagens: 1273
Registado: 3/2/2009 12:21
Localização: 16

por tugatuga11 » 27/5/2009 13:08

Razão Pura Escreveu:Os valores em causa são tão irrisórios que não vejo relevância. Por mim podem instituir o Tobin.
R.P.


Subscrevo!
Se o dinheiro for bem utilizado subscrevo.
Os pobres não transaccionam em bolsa e se for para eles tem o meu apoio!
Bons trades!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1019
Registado: 27/4/2009 19:07
Localização: Reino do Dragão

por Elias » 27/5/2009 13:03

Razão Pura Escreveu:Os valores em causa são tão irrisórios que não vejo relevância. Por mim podem instituir o Tobin.

R.P.


Razão, não é assim tão irrisório.

Uma ordem de 5000 euros vai pagar 5 euros de Tobin (sendo 2,5 euros pagos pelo alientante e 2,5 euros pelo adquirente).

É o dobro do valor da taxa de bolsa que cada um paga, que é actualmente de 2,5 euros.

Ou seja, na prática está a duplicar-se o valor da taxa de bolsa.

Achas isto irrisório?
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: Re

por pjota1 » 27/5/2009 12:54

Mais uma taxa da tanga. Estas alminhas têm pouco que fazer e saem-se com estas pérolas.
O investimento na bolsa é so mais um. Nem todas as pessoas que investem na bolsa são multimilionários, Existem pessoas que conseguiram juntar algum pé de meia com trabalho e vêm aqui uma possibilidade de rentabilização.
Nos dias de hoje, é "bem" dizer que se passa dificuldades. Quem acautelou o seu dia-a-dia não esbanjando dinheiro em créditos fáceis, nem viagens de sonho ao paraíso, hoje é melhor estar calado pois, no limite, ainda passa por corrupto.
Os srs do PC e do BE (comunismo chic) são todos uns beneméritos. Mas como eu gostava de ter os seus rendimentos e património... Louçã, Ana Drago, Jerónimo de Sousa, Fernando Rosas.... Parece que só eles é que são sensíveis ao aumento do desemprego e das dificuldades das pessoas. Mas ainda não vi nenhum deles tirar do seu bolso e ajudar alguém.
Como já temos poucas, lá vem mais uma taxazinha. Gostava é que me explicassem o que é que isto vai conseguir trazer além do que o amigo Cem escreveu e bem...
 
Mensagens: 42
Registado: 30/4/2009 15:34
Localização: Almada

por Razao_Pura » 27/5/2009 12:54

Os valores em causa são tão irrisórios que não vejo relevância. Por mim podem instituir o Tobin.

R.P.
Trade the trend.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1673
Registado: 5/11/2002 19:00
Localização: 24

Re

por Cem pt » 27/5/2009 12:28

Bem, para além das comissões normais que todos pagam, se a lei proposta for aprovada vão aplicar 0,1 % por cada compra e mais 0,1% por cada venda efectuada no mercado regulamentado e não regulamentado da Bolsa de Lisboa, a antiga lengalenga da taxa Tobin ou Robin das Bolsas.

Resultado do que estou a antever se isto for aprovado:

1) É o tiro de morte no day trading da Bolsa de Lisboa.
2) O número de transações na Bolsa de Lisboa vai cair em flecha.
3) O pessoal até nem vai ser muito afectado porque vai emigrar para outros mercados e esquecer as acções portuguesas, no que respeita ao trading.

Deconheço o que o PS irá fazer, mas se apoiar este projecto de lei irá subscrever a sentença de morte à Euronext de Lisboa, deixando o mercado deserto de ordens?

:roll:

Cem
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3199
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

por amcvieira » 27/5/2009 12:25

Este a fazer contas deve ser como o Guterres. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
"Neste mundo nada está garantido, senão a morte e os impostos" John Marshall
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 107
Registado: 29/11/2007 1:53
Localização: Coimbra

por alb_duar » 27/5/2009 12:21

Ainda por cima é taxada pelo valor bruto...
Paga-se comissão + selo + taxa CMVL + a taxa do "TOBIAS Comunista"....

O que quererá dizer que a taxa é paga equitativamente pelo comprador e pelo vendedor? Cada um paga metade? Ou os dois pagam o "Tobias" de 0,1%?
Cumprimentos,
Albérico Duarte
 
Mensagens: 51
Registado: 12/5/2009 17:19
Localização: 14

Re: Novo imposto sobre operações realizadas na Bolsa

por PGGM » 27/5/2009 12:14

DuarteTB Escreveu:Vai hoje a discução mais uma brilhante proposta do PCP. Querem criar um imposto para taxar as operações em bolsa. Esta ideia do tira dos ricos para dar aos pobres ja começa a irritar, ate porque muitos que transacionam em bolsa nem são ricos mas ok.

http://www.parlamento.pt/ActividadeParl ... ?BID=34439



Ridículo. E o timing é perfeito :roll:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 163
Registado: 5/11/2008 16:43
Localização: Évora

Novo imposto sobre operações realizadas na Bolsa

por DuarteTB » 27/5/2009 12:11

Vai hoje a discução mais uma brilhante proposta do PCP. Querem criar um imposto para taxar as operações em bolsa. Esta ideia do tira dos ricos para dar aos pobres ja começa a irritar, ate porque muitos que transacionam em bolsa nem são ricos mas ok.

http://www.parlamento.pt/ActividadeParl ... ?BID=34439
 
Mensagens: 69
Registado: 8/1/2009 23:13
Localização: 16

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Esquinas3, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, HFCA, iniciado1, Manchini888, maturidade, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, Olhar Leonino, Phil2014, SalvaFP, Shimazaki_2, tami, VALHALLA, yggy e 156 visitantes