Novo imposto sobre operações realizadas na Bolsa
tugatuga11 Escreveu:Se os impostos fossem ou forem bem ancaminhados decerto que as camadas mais pobres da sociedade poderão beneficiar.
Pois sim, mas aí o projecto de lei deveria especificar isso.
O facto de apenas se decretar que vão para a DGCI sem qualquer outra indicação sugere que esse $$$ vai servir para alimentar o "monstro".
- Registado: 5/11/2002 12:21
Elias Escreveu:tugatuga, por acaso leste o projecto de lei do PCP?
Ou seja o montante recolhido seria entregue à DGCI, que como sabemos é mesmo a entidade mais indicada para fazer chegar o dinheiro aos pobres...![]()
1) Elias, achas?

2) Também não estava à espera que fosse à Cáritas! Se os impostos fossem ou forem bem ancaminhados decerto que as camadas mais pobres da sociedade poderão beneficiar.
Bons trades!
tugatuga, por acaso leste o projecto de lei do PCP?
Não há nada - rigorosamente nada - no projecto de lei do PCP que diga que o dinheiro é para dar aos pobres. O projecto de lei não assume como seu objectivo arranjar dinheiro para os pobres. Pelo contrário, refere-se que o objectivo é o de "conter uma parte dos volumosos movimentos especulativos ilegitimamente não tributados, em boa parte responsáveis pela instabilidade dos mercados financeiros."
Há nesta afirmação várias coisas que devem ser analisadas:
1. o PCP assume como seu objectivo o de reduzir a quantidade de movimentos especulativos - ou seja, o objectivo parece ser o de reduzir o volume de negócios (objectivo esse expresso na palavra "conter"); por outras palavras, o objectivo não parece ser o de arranjar dinheiro para os pobres mas sim limitar o funcionamento do mercado de capitais, através da redução de movimentos;
2. O PCP afirma que, ilegitimamente, esses movimentos não são tributados - contudo, como todos sabemos, os bancos e as corretoras são obrigados a enviar à DGCI a relação das operações efectuadas pelos clientes, competindo à DGCI verificar a cobrança dos respectivos impostos; se o PCP está a sugerir que há fuga ao fisco, deveria explicar em que se baseia, mas não o faz;
3. Seguidamente escreve-se isto: "em boa parte responsáveis pela instabilidade dos mercados financeiros" - a instabilidade faz parte dos mercados e nada tem a ver com o facto de os movimentos serem tributados; quem escreveu estas palavras, das duas uma: ou não percebe nada de bolsa, ou está deliberadamente a deitar areia para os olhos de quem ler isto.
E por fim, esta pérola que vem no artigo 4º, nº 2:
"2-O produto do Imposto sobre as Transacções em Bolsa é entregue mensalmente à Direcção Geral dos Impostos em data a fixar por portaria do Ministério das Finanças e da Administração Pública."
Ou seja o montante recolhido seria entregue à DGCI, que como sabemos é mesmo a entidade mais indicada para fazer chegar o dinheiro aos pobres...
1 abraço,
Elias
tugatuga11 Escreveu:Se o dinheiro for bem utilizado subscrevo.
Os pobres não transaccionam em bolsa e se for para eles tem o meu apoio!
Não há nada - rigorosamente nada - no projecto de lei do PCP que diga que o dinheiro é para dar aos pobres. O projecto de lei não assume como seu objectivo arranjar dinheiro para os pobres. Pelo contrário, refere-se que o objectivo é o de "conter uma parte dos volumosos movimentos especulativos ilegitimamente não tributados, em boa parte responsáveis pela instabilidade dos mercados financeiros."
Há nesta afirmação várias coisas que devem ser analisadas:
1. o PCP assume como seu objectivo o de reduzir a quantidade de movimentos especulativos - ou seja, o objectivo parece ser o de reduzir o volume de negócios (objectivo esse expresso na palavra "conter"); por outras palavras, o objectivo não parece ser o de arranjar dinheiro para os pobres mas sim limitar o funcionamento do mercado de capitais, através da redução de movimentos;
2. O PCP afirma que, ilegitimamente, esses movimentos não são tributados - contudo, como todos sabemos, os bancos e as corretoras são obrigados a enviar à DGCI a relação das operações efectuadas pelos clientes, competindo à DGCI verificar a cobrança dos respectivos impostos; se o PCP está a sugerir que há fuga ao fisco, deveria explicar em que se baseia, mas não o faz;
3. Seguidamente escreve-se isto: "em boa parte responsáveis pela instabilidade dos mercados financeiros" - a instabilidade faz parte dos mercados e nada tem a ver com o facto de os movimentos serem tributados; quem escreveu estas palavras, das duas uma: ou não percebe nada de bolsa, ou está deliberadamente a deitar areia para os olhos de quem ler isto.
E por fim, esta pérola que vem no artigo 4º, nº 2:
"2-O produto do Imposto sobre as Transacções em Bolsa é entregue mensalmente à Direcção Geral dos Impostos em data a fixar por portaria do Ministério das Finanças e da Administração Pública."
Ou seja o montante recolhido seria entregue à DGCI, que como sabemos é mesmo a entidade mais indicada para fazer chegar o dinheiro aos pobres...

1 abraço,
Elias
Por mim podem colocar as taxas que quiserem.
Eu que pago acima de 35% de imposto nos meus rendimentos por conta de outrém, quando pago apenas 10% do lucro da bolsa em pura especulação fico-me a rir.
Mas também quero que o estado participe no risco que eu corro para ganhar os tais 10% que lhes ofereço para por exemplo pagarem o almoço na cadeia do Oliveira nos próximos anos.
AGORA..........só "admito" que me façam isso, quando passar a pagar 10% ou mesmo 20% do lucro da bolsa, mas me permitem englobar uma percentagem nos anos em que tenho perdas, directamente sobre o meu rendimento, sem ter que optar pelo englobamento total
Eu que pago acima de 35% de imposto nos meus rendimentos por conta de outrém, quando pago apenas 10% do lucro da bolsa em pura especulação fico-me a rir.
Mas também quero que o estado participe no risco que eu corro para ganhar os tais 10% que lhes ofereço para por exemplo pagarem o almoço na cadeia do Oliveira nos próximos anos.
AGORA..........só "admito" que me façam isso, quando passar a pagar 10% ou mesmo 20% do lucro da bolsa, mas me permitem englobar uma percentagem nos anos em que tenho perdas, directamente sobre o meu rendimento, sem ter que optar pelo englobamento total
- Registado: 3/2/2009 12:21
Razão Pura Escreveu:Os valores em causa são tão irrisórios que não vejo relevância. Por mim podem instituir o Tobin.
R.P.
Razão, não é assim tão irrisório.
Uma ordem de 5000 euros vai pagar 5 euros de Tobin (sendo 2,5 euros pagos pelo alientante e 2,5 euros pelo adquirente).
É o dobro do valor da taxa de bolsa que cada um paga, que é actualmente de 2,5 euros.
Ou seja, na prática está a duplicar-se o valor da taxa de bolsa.
Achas isto irrisório?
Re: Re
Mais uma taxa da tanga. Estas alminhas têm pouco que fazer e saem-se com estas pérolas.
O investimento na bolsa é so mais um. Nem todas as pessoas que investem na bolsa são multimilionários, Existem pessoas que conseguiram juntar algum pé de meia com trabalho e vêm aqui uma possibilidade de rentabilização.
Nos dias de hoje, é "bem" dizer que se passa dificuldades. Quem acautelou o seu dia-a-dia não esbanjando dinheiro em créditos fáceis, nem viagens de sonho ao paraíso, hoje é melhor estar calado pois, no limite, ainda passa por corrupto.
Os srs do PC e do BE (comunismo chic) são todos uns beneméritos. Mas como eu gostava de ter os seus rendimentos e património... Louçã, Ana Drago, Jerónimo de Sousa, Fernando Rosas.... Parece que só eles é que são sensíveis ao aumento do desemprego e das dificuldades das pessoas. Mas ainda não vi nenhum deles tirar do seu bolso e ajudar alguém.
Como já temos poucas, lá vem mais uma taxazinha. Gostava é que me explicassem o que é que isto vai conseguir trazer além do que o amigo Cem escreveu e bem...
O investimento na bolsa é so mais um. Nem todas as pessoas que investem na bolsa são multimilionários, Existem pessoas que conseguiram juntar algum pé de meia com trabalho e vêm aqui uma possibilidade de rentabilização.
Nos dias de hoje, é "bem" dizer que se passa dificuldades. Quem acautelou o seu dia-a-dia não esbanjando dinheiro em créditos fáceis, nem viagens de sonho ao paraíso, hoje é melhor estar calado pois, no limite, ainda passa por corrupto.
Os srs do PC e do BE (comunismo chic) são todos uns beneméritos. Mas como eu gostava de ter os seus rendimentos e património... Louçã, Ana Drago, Jerónimo de Sousa, Fernando Rosas.... Parece que só eles é que são sensíveis ao aumento do desemprego e das dificuldades das pessoas. Mas ainda não vi nenhum deles tirar do seu bolso e ajudar alguém.
Como já temos poucas, lá vem mais uma taxazinha. Gostava é que me explicassem o que é que isto vai conseguir trazer além do que o amigo Cem escreveu e bem...
- Registado: 30/4/2009 15:34
Re
Bem, para além das comissões normais que todos pagam, se a lei proposta for aprovada vão aplicar 0,1 % por cada compra e mais 0,1% por cada venda efectuada no mercado regulamentado e não regulamentado da Bolsa de Lisboa, a antiga lengalenga da taxa Tobin ou Robin das Bolsas.
Resultado do que estou a antever se isto for aprovado:
1) É o tiro de morte no day trading da Bolsa de Lisboa.
2) O número de transações na Bolsa de Lisboa vai cair em flecha.
3) O pessoal até nem vai ser muito afectado porque vai emigrar para outros mercados e esquecer as acções portuguesas, no que respeita ao trading.
Deconheço o que o PS irá fazer, mas se apoiar este projecto de lei irá subscrever a sentença de morte à Euronext de Lisboa, deixando o mercado deserto de ordens?
Cem
Resultado do que estou a antever se isto for aprovado:
1) É o tiro de morte no day trading da Bolsa de Lisboa.
2) O número de transações na Bolsa de Lisboa vai cair em flecha.
3) O pessoal até nem vai ser muito afectado porque vai emigrar para outros mercados e esquecer as acções portuguesas, no que respeita ao trading.
Deconheço o que o PS irá fazer, mas se apoiar este projecto de lei irá subscrever a sentença de morte à Euronext de Lisboa, deixando o mercado deserto de ordens?

Cem
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.
Citações que me assentam bem:
Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill
Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager
No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez
O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
Citações que me assentam bem:
Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill
Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager
No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez
O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
- Registado: 4/3/2008 17:21
Ainda por cima é taxada pelo valor bruto...
Paga-se comissão + selo + taxa CMVL + a taxa do "TOBIAS Comunista"....
O que quererá dizer que a taxa é paga equitativamente pelo comprador e pelo vendedor? Cada um paga metade? Ou os dois pagam o "Tobias" de 0,1%?
Paga-se comissão + selo + taxa CMVL + a taxa do "TOBIAS Comunista"....
O que quererá dizer que a taxa é paga equitativamente pelo comprador e pelo vendedor? Cada um paga metade? Ou os dois pagam o "Tobias" de 0,1%?
Cumprimentos,
Albérico Duarte
Albérico Duarte
- Registado: 12/5/2009 17:19
Re: Novo imposto sobre operações realizadas na Bolsa
DuarteTB Escreveu:Vai hoje a discução mais uma brilhante proposta do PCP. Querem criar um imposto para taxar as operações em bolsa. Esta ideia do tira dos ricos para dar aos pobres ja começa a irritar, ate porque muitos que transacionam em bolsa nem são ricos mas ok.
http://www.parlamento.pt/ActividadeParl ... ?BID=34439
Ridículo. E o timing é perfeito

Novo imposto sobre operações realizadas na Bolsa
Vai hoje a discução mais uma brilhante proposta do PCP. Querem criar um imposto para taxar as operações em bolsa. Esta ideia do tira dos ricos para dar aos pobres ja começa a irritar, ate porque muitos que transacionam em bolsa nem são ricos mas ok.
- Registado: 8/1/2009 23:13
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Akinfiev, Apramg, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, HFCA, iniciado1, latbal, malakas, Manchini888, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, Olhar Leonino, Phil2014, Shimazaki_2, tami e 180 visitantes