PTC: E assim fechou
22 mensagens
|Página 1 de 1
continuando o Money IN e o Money OUT
Quando uma nova empresa é metida na bolsa (OPV) é evidente que a empresa mete no mercado apenas papel e retira de lá dinheiro.
Neste caso a empresa tira o dinheiro e os investidores metem exactamente o mesmo.
Portanto o que fica na bolsa é papel e não dinheiro!!!
E, se no final, for feita uma OPA o que acontece é o inverso.
Ou seja os investidores recebem e a empresa paga.
E a empresa tira o papel da bolsa pois era apenas isso que lá estava.
Se na bolsa houvesse dinheiro aquilo era um Banco...
Como só lá há papel chamam-lhe mercado.
JAS
--------------
Para o Surfer:
Relativamente às comissões os investidores pagam um serviço e quem o presta recebe os honorários correspondentes.
Também poderias contabilizar gastos de telefone, internet, comissões de guarda de títulos, etc.
São custos que podes considerar como acessórios do problema do Money IN e Money OUT mas que não o afectam na sua essência.
JAS
Neste caso a empresa tira o dinheiro e os investidores metem exactamente o mesmo.
Portanto o que fica na bolsa é papel e não dinheiro!!!
E, se no final, for feita uma OPA o que acontece é o inverso.
Ou seja os investidores recebem e a empresa paga.
E a empresa tira o papel da bolsa pois era apenas isso que lá estava.
Se na bolsa houvesse dinheiro aquilo era um Banco...
Como só lá há papel chamam-lhe mercado.
JAS
--------------
Para o Surfer:
Relativamente às comissões os investidores pagam um serviço e quem o presta recebe os honorários correspondentes.
Também poderias contabilizar gastos de telefone, internet, comissões de guarda de títulos, etc.
São custos que podes considerar como acessórios do problema do Money IN e Money OUT mas que não o afectam na sua essência.
JAS
acontece que..
o que fica lá é o mesmo mas deixou de lá estar 2000€ para passarem a ser 2100€... enfim isto requeria uma reflexão mais profunda e neste momento não me é possível...
Jas...
Também tu estás enganado em relação à velha questão do «Money In e Money Out».
Eu sei que gostas de fazeres contas e és por vezes bem habil (no bom sentido)a faze-lo com exemplos práticos, mas aqui nos mercados nem tudo é tão simples, prático e claro como por vezes julgamos.
Deixo-te uma pequena nota para não alongar-me muito:
Inclui lá as comissões que tens que pagar para abrir e fechares a posição e facilmente concluis que o fluxo «Money Out» é superior ao «Money In» nos mercados.
Se tiveres algum duvida ou não estiveres de acordo em relação a esta questão, manifesta, porque eu mais logo á noite transcrevo um texto do Alexander Elder do livro «Trading for a Living» que prova e exemplifica por "A+B" que o mercado de capitais existe para "sacar" dinheiro, nomeadamente ás massas!
Abraço!
Eu sei que gostas de fazeres contas e és por vezes bem habil (no bom sentido)a faze-lo com exemplos práticos, mas aqui nos mercados nem tudo é tão simples, prático e claro como por vezes julgamos.
Deixo-te uma pequena nota para não alongar-me muito:
Inclui lá as comissões que tens que pagar para abrir e fechares a posição e facilmente concluis que o fluxo «Money Out» é superior ao «Money In» nos mercados.
Se tiveres algum duvida ou não estiveres de acordo em relação a esta questão, manifesta, porque eu mais logo á noite transcrevo um texto do Alexander Elder do livro «Trading for a Living» que prova e exemplifica por "A+B" que o mercado de capitais existe para "sacar" dinheiro, nomeadamente ás massas!
Abraço!
Surfer
Re: Mas que mania...
JAS Escreveu:Flying Turtle Escreveu:mas se estão por exemplo 100 milhões de acções a 2 euros estão 200 milhões de euros investidos, se estão os mesmos 100 milhões a 1.95 euros 5 milhões de euros voaram para fora da bolsa, para os bolsos de alguém...
Tens a certeza?
Mais uma vez errado...
Se tu tiveres comprado os 100 milhões de acções a 2 euros, investiste 200 milhões de euros.
No dia seguinte, quando acordaste, a cotação está a 1,95 e tu não mexeste nas acções.
O teu investimento vale apenas 195 milhões...
Pergunta:
Os 5 milhões "que voaram do teu bolso" estão no bolso de alguém?
JAS, gostaria de poder continuar a esgrimir argumentos mas o trabalhinho não me deixa

Uma nota final (que não pretende convencer-te obviamente) portanto:
Esta questão leva-nos de novo à discussão sobre se a bolsa é ou não um jogo de soma nula (olá Patdav!

Imagina que num certo dia a bolsa encerra, sem preaviso, e todos os detentores de títulos são reembolsados à cotação do momento, sendo lançadas OPVs obrigatorias sobre cada uma das empresas cotadas a preço fixo (quem quisesse que comprasse, aquele preço, mesmo que fossem os actuais detentores das acções):
Voltando ao exemplo anterior, se existirem 100 milhões de títulos a 2 euros, os detentores das acções receberiam um total de 200 milhões de euros. Se os títulos estivessem cotados a 1.95 euros, receberiam apenas 195 milhões.
Esta é, para mim, a tradução do termo "capitalização bolsista". Trata-se do valor que os accionistas receberiam se, por absurdo, fossem obrigados a vender - todos - à cotação de um determinado momento.
Ora como o dinheiro não se esfumou no ar - a massa monetária total não se alterou - para algum luf«gar vai a diferença, não te parece?
Um grande abraço e desculpa não poder continuar esta cativante discussão. Quem sabe, talvez mais logo...

FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
Devo de estar parvo!!!
Anonymous Escreveu:Parece que a retracção se esfumou!
A ver vamos!
Convém referir que está uma boa notícia a fazer a inversão. É que eu paguei esta manhã, os dois recibos de luz, que tinha atrasados, no valor de € 523,22![]()
![]()
![]()
Esta mensagem era para colocar (como é óbvio) na EDP. Deve ser do choque, do cheque que passei!!!!
-
Visitante
Estao preocupados quem fica com € ou nao,
Preocupaçao essa sim são os graficos e analise que se pode ter da PTC.
isto esta muito mau ...muito mau mesmo.
sinto e pela insistencia de graficos negativos e desenrolar da PT , que estes aparecimentos de € que surgem 6,14-6,20 e evitam que mais caia estara a enfraquecer, o que é mau.
penso que esta semana vai haver muitos paraquedas abertos..... PT nao vai aguentar e vai ser bearish.
parece-me que 5,5€ mira-se no horizonte.
para mim excepsão á regra _ pt subir
isto sim é PREOCUPANTE.
e factor que origina esse dilema do dinheiro.
Preocupaçao essa sim são os graficos e analise que se pode ter da PTC.
isto esta muito mau ...muito mau mesmo.
sinto e pela insistencia de graficos negativos e desenrolar da PT , que estes aparecimentos de € que surgem 6,14-6,20 e evitam que mais caia estara a enfraquecer, o que é mau.
penso que esta semana vai haver muitos paraquedas abertos..... PT nao vai aguentar e vai ser bearish.
parece-me que 5,5€ mira-se no horizonte.
para mim excepsão á regra _ pt subir
isto sim é PREOCUPANTE.
e factor que origina esse dilema do dinheiro.
As minhas opinioes sao unica e exclusivamente responsabilidade de quem as usa
Mas que mania...
Flying Turtle Escreveu:mas se estão por exemplo 100 milhões de acções a 2 euros estão 200 milhões de euros investidos, se estão os mesmos 100 milhões a 1.95 euros 5 milhões de euros voaram para fora da bolsa, para os bolsos de alguém...
Tens a certeza?
Mais uma vez errado...
Se tu tiveres comprado os 100 milhões de acções a 2 euros, investiste 200 milhões de euros.
No dia seguinte, quando acordaste, a cotação está a 1,95 e tu não mexeste nas acções.
O teu investimento vale apenas 195 milhões...
Pergunta:
Os 5 milhões "que voaram do teu bolso" estão no bolso de alguém?
artista Escreveu:Se eu compro EDP a 2 e vendo a 2.10 não fica "lá" o mesmo dinheiro, fica "lá" mais 5% do que o dinheiro que eu tinha investido... ao contrário o raciocinio é idêntico!!!!
Também me saiste um bom "artista" a fazer contas...
Tu compras 1000 EDP's a 2,00 e metes 2.000 euros na bolsa.
Alguém te vendeu 1.000 EDP's a 2,00 e tirou 2.000 euros da bolsa.
Não houve variação do dinheiro que lá está dentro...
A seguir tu vendes as 1.000 EDP's a 2,10 e tiras 2.100 euros do mercado.
Mas alguém as comprou a esse preço e meteu lá exactamente o mesmo ou seja 2.100 euros.
Não houve variação do dinheiro que lá está dentro...
Já uma vez "arruinei" um excelente artigo do César Borja sobre o Money In e o Money Out exactamente por causa disto...
Quando se fala que o dinheiro "saíu da bolsa" isso significa que os Big Players saíram (e tiraram o dinheiro da bolsa) e que os "patos" os substituiram (e meteram o dinheiro na bolsa).
Mas o dinheiro continuou lá...
JAS
O Jas???
Fica lá o mesmo dinheiro???
Por alguma razão a capitalização bolsista das empresas cai ou sobe, é pela mesma razão que a cotação faz o mesmo movimento...
Se eu compro EDP a 2 e vendo a 2.10 não fica "lá" o mesmo dinheiro, fica "lá" mais 5% do que o dinheiro que eu tinha investido... ao contrário o raciocinio é idêntico!!!!
Por alguma razão a capitalização bolsista das empresas cai ou sobe, é pela mesma razão que a cotação faz o mesmo movimento...
Se eu compro EDP a 2 e vendo a 2.10 não fica "lá" o mesmo dinheiro, fica "lá" mais 5% do que o dinheiro que eu tinha investido... ao contrário o raciocinio é idêntico!!!!
JAS Escreveu:Flying Turtle Escreveu:Conclusão: O dinheiro que está a sair das grandes está a ficar nos bolsos até ver... Ou então está a ser investido noutras praças!
A conclusão está errada porque o dinheiro nunca sai da bolsa.
Quando vendes alguém compra pelo que fica lá exactamente o mesmo dinheiro.
As moscas é que mudam...
JAS
Eu sei JAS, mas se estão por exemplo 100 milhões de acções a 2 euros estão 200 milhões de euros investidos, se estão os mesmos 100 milhões a 1.95 euros 5 milhões de euros voaram para fora da bolsa, para os bolsos de alguém...

Um abraço
FT
Flying Turtle Escreveu:Conclusão: O dinheiro que está a sair das grandes está a ficar nos bolsos até ver... Ou então está a ser investido noutras praças!
A conclusão está errada porque o dinheiro nunca sai da bolsa.
Quando vendes alguém compra pelo que fica lá exactamente o mesmo dinheiro.
As moscas é que mudam...
JAS
Eu estou calmíssimo Moz
, como disse ainda levamos apenas 2 horas de negociação. Apenas me chamou a atenção o facto de, nestas primeiras horas, o sentimento ser globalmente positivo e não se estar a verificar - por enquanto - a transferência de interesses sugerida ontem e que, aliás, seria bem plausível!
Um abraço
FT

Um abraço
FT
Para já - mas ainda nem 2 horas de negociação levamos - a intromissão do visitante não se está a confirmar: PTC desce 0.81% e EDP desce igualmente, mas 2.38%. Já agora, o BCP desce 0.67%, o BPI 1.25% (baita trambolhão este!) e a Sonae 0.48%.
Neste momento, e no PSI20, apenas a JMT sobe, estando a zeros a Impresa, a Pararede e a SAG. Conclusão: O dinheiro que está a sair das grandes está a ficar nos bolsos até ver... Ou então está a ser investido noutras praças!
Um abraço
FT
Neste momento, e no PSI20, apenas a JMT sobe, estando a zeros a Impresa, a Pararede e a SAG. Conclusão: O dinheiro que está a sair das grandes está a ficar nos bolsos até ver... Ou então está a ser investido noutras praças!

Um abraço
FT
Intromissão
Já agora, intrometo-me apenas para dizer que "intromissão" se escreve com dois "ss".

- Registado: 7/11/2002 22:02
PTC: E assim fechou
Sem grandes comentários a não ser o paradoxo do Estocástico estar bull...
Teste mal sucedido à MME20.
Um abraço,
MozHawk
Teste mal sucedido à MME20.
Um abraço,
MozHawk
- Anexos
-
- ptc.PNG (70.39 KiB) Visualizado 2230 vezes
22 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Google [Bot], Opcard33, Phil2014, xeidafome e 225 visitantes