Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PTC: E assim fechou

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

continuando o Money IN e o Money OUT

por JAS » 9/7/2003 12:36

Quando uma nova empresa é metida na bolsa (OPV) é evidente que a empresa mete no mercado apenas papel e retira de lá dinheiro.
Neste caso a empresa tira o dinheiro e os investidores metem exactamente o mesmo.
Portanto o que fica na bolsa é papel e não dinheiro!!!

E, se no final, for feita uma OPA o que acontece é o inverso.
Ou seja os investidores recebem e a empresa paga.
E a empresa tira o papel da bolsa pois era apenas isso que lá estava.

Se na bolsa houvesse dinheiro aquilo era um Banco...
Como só lá há papel chamam-lhe mercado.

JAS
--------------
Para o Surfer:
Relativamente às comissões os investidores pagam um serviço e quem o presta recebe os honorários correspondentes.
Também poderias contabilizar gastos de telefone, internet, comissões de guarda de títulos, etc.
São custos que podes considerar como acessórios do problema do Money IN e Money OUT mas que não o afectam na sua essência.

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

acontece que..

por artista_ » 9/7/2003 12:14

o que fica lá é o mesmo mas deixou de lá estar 2000€ para passarem a ser 2100€... enfim isto requeria uma reflexão mais profunda e neste momento não me é possível...

Registado: 17/3/2003 22:51

por Patdav » 9/7/2003 11:51

8-) :lol: :P :)

Olá FT :wink:

Tudo bem contigo?
Faz tempo que não teclamos!

Só que nessa altura vc estavam os dois do mesmo lado ( :roll: coisas da engenharia) :mrgreen: :mrgreen:

Lollll!

Abraços para todos :wink:
Patdav
E bj para todas!
..........................

Registado: 25/11/2002 22:19

Jas...

por Surfer » 9/7/2003 11:34

Também tu estás enganado em relação à velha questão do «Money In e Money Out».

Eu sei que gostas de fazeres contas e és por vezes bem habil (no bom sentido)a faze-lo com exemplos práticos, mas aqui nos mercados nem tudo é tão simples, prático e claro como por vezes julgamos.

Deixo-te uma pequena nota para não alongar-me muito:
Inclui lá as comissões que tens que pagar para abrir e fechares a posição e facilmente concluis que o fluxo «Money Out» é superior ao «Money In» nos mercados.

Se tiveres algum duvida ou não estiveres de acordo em relação a esta questão, manifesta, porque eu mais logo á noite transcrevo um texto do Alexander Elder do livro «Trading for a Living» que prova e exemplifica por "A+B" que o mercado de capitais existe para "sacar" dinheiro, nomeadamente ás massas!

Abraço!
Surfer

Registado: 5/11/2002 1:11

Re: Mas que mania...

por Flying Turtle » 9/7/2003 11:29

JAS Escreveu:
Flying Turtle Escreveu:mas se estão por exemplo 100 milhões de acções a 2 euros estão 200 milhões de euros investidos, se estão os mesmos 100 milhões a 1.95 euros 5 milhões de euros voaram para fora da bolsa, para os bolsos de alguém...

Tens a certeza?
Mais uma vez errado...

Se tu tiveres comprado os 100 milhões de acções a 2 euros, investiste 200 milhões de euros.
No dia seguinte, quando acordaste, a cotação está a 1,95 e tu não mexeste nas acções.
O teu investimento vale apenas 195 milhões...

Pergunta:
Os 5 milhões "que voaram do teu bolso" estão no bolso de alguém?

JAS, gostaria de poder continuar a esgrimir argumentos mas o trabalhinho não me deixa :(

Uma nota final (que não pretende convencer-te obviamente) portanto:

Esta questão leva-nos de novo à discussão sobre se a bolsa é ou não um jogo de soma nula (olá Patdav! :) ). Não bou reentrar por aí. Mas pensa apenas no seguinte, por absurdo que seja:

Imagina que num certo dia a bolsa encerra, sem preaviso, e todos os detentores de títulos são reembolsados à cotação do momento, sendo lançadas OPVs obrigatorias sobre cada uma das empresas cotadas a preço fixo (quem quisesse que comprasse, aquele preço, mesmo que fossem os actuais detentores das acções):

Voltando ao exemplo anterior, se existirem 100 milhões de títulos a 2 euros, os detentores das acções receberiam um total de 200 milhões de euros. Se os títulos estivessem cotados a 1.95 euros, receberiam apenas 195 milhões.

Esta é, para mim, a tradução do termo "capitalização bolsista". Trata-se do valor que os accionistas receberiam se, por absurdo, fossem obrigados a vender - todos - à cotação de um determinado momento.

Ora como o dinheiro não se esfumou no ar - a massa monetária total não se alterou - para algum luf«gar vai a diferença, não te parece?

Um grande abraço e desculpa não poder continuar esta cativante discussão. Quem sabe, talvez mais logo... :wink:
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

Devo de estar parvo!!!

por Visitante » 9/7/2003 11:13

Anonymous Escreveu:Parece que a retracção se esfumou!
A ver vamos!
Convém referir que está uma boa notícia a fazer a inversão. É que eu paguei esta manhã, os dois recibos de luz, que tinha atrasados, no valor de € 523,22 :wink: :wink: :wink:

Esta mensagem era para colocar (como é óbvio) na EDP. Deve ser do choque, do cheque que passei!!!!
Visitante

por Visitante » 9/7/2003 11:10

Parece que a retracção se esfumou!
A ver vamos!
Convém referir que está uma boa notícia a fazer a inversão. É que eu paguei esta manhã, os dois recibos de luz, que tinha atrasados, no valor de € 523,22 :wink: :wink: :wink:
Visitante

por bruxo » 9/7/2003 11:08

Estao preocupados quem fica com € ou nao,
Preocupaçao essa sim são os graficos e analise que se pode ter da PTC.
isto esta muito mau ...muito mau mesmo.
sinto e pela insistencia de graficos negativos e desenrolar da PT , que estes aparecimentos de € que surgem 6,14-6,20 e evitam que mais caia estara a enfraquecer, o que é mau.
penso que esta semana vai haver muitos paraquedas abertos..... PT nao vai aguentar e vai ser bearish.
parece-me que 5,5€ mira-se no horizonte.
para mim excepsão á regra _ pt subir
isto sim é PREOCUPANTE.
e factor que origina esse dilema do dinheiro.
As minhas opinioes sao unica e exclusivamente responsabilidade de quem as usa

Registado: 1/7/2003 13:08

Mas que mania...

por JAS » 9/7/2003 11:05

Flying Turtle Escreveu:mas se estão por exemplo 100 milhões de acções a 2 euros estão 200 milhões de euros investidos, se estão os mesmos 100 milhões a 1.95 euros 5 milhões de euros voaram para fora da bolsa, para os bolsos de alguém...

Tens a certeza?
Mais uma vez errado...

Se tu tiveres comprado os 100 milhões de acções a 2 euros, investiste 200 milhões de euros.
No dia seguinte, quando acordaste, a cotação está a 1,95 e tu não mexeste nas acções.
O teu investimento vale apenas 195 milhões...

Pergunta:
Os 5 milhões "que voaram do teu bolso" estão no bolso de alguém?

artista Escreveu:Se eu compro EDP a 2 e vendo a 2.10 não fica "lá" o mesmo dinheiro, fica "lá" mais 5% do que o dinheiro que eu tinha investido... ao contrário o raciocinio é idêntico!!!!

Também me saiste um bom "artista" a fazer contas...
Tu compras 1000 EDP's a 2,00 e metes 2.000 euros na bolsa.
Alguém te vendeu 1.000 EDP's a 2,00 e tirou 2.000 euros da bolsa.
Não houve variação do dinheiro que lá está dentro...

A seguir tu vendes as 1.000 EDP's a 2,10 e tiras 2.100 euros do mercado.
Mas alguém as comprou a esse preço e meteu lá exactamente o mesmo ou seja 2.100 euros.
Não houve variação do dinheiro que lá está dentro...

Já uma vez "arruinei" um excelente artigo do César Borja sobre o Money In e o Money Out exactamente por causa disto...
Quando se fala que o dinheiro "saíu da bolsa" isso significa que os Big Players saíram (e tiraram o dinheiro da bolsa) e que os "patos" os substituiram (e meteram o dinheiro na bolsa).
Mas o dinheiro continuou lá...

JAS

O Jas???

por artista_ » 9/7/2003 10:40

Fica lá o mesmo dinheiro???

Por alguma razão a capitalização bolsista das empresas cai ou sobe, é pela mesma razão que a cotação faz o mesmo movimento...

Se eu compro EDP a 2 e vendo a 2.10 não fica "lá" o mesmo dinheiro, fica "lá" mais 5% do que o dinheiro que eu tinha investido... ao contrário o raciocinio é idêntico!!!!

Registado: 17/3/2003 22:51

por Flying Turtle » 9/7/2003 10:35

JAS Escreveu:
Flying Turtle Escreveu:Conclusão: O dinheiro que está a sair das grandes está a ficar nos bolsos até ver... Ou então está a ser investido noutras praças!

A conclusão está errada porque o dinheiro nunca sai da bolsa.
Quando vendes alguém compra pelo que fica lá exactamente o mesmo dinheiro.

As moscas é que mudam...

JAS

Eu sei JAS, mas se estão por exemplo 100 milhões de acções a 2 euros estão 200 milhões de euros investidos, se estão os mesmos 100 milhões a 1.95 euros 5 milhões de euros voaram para fora da bolsa, para os bolsos de alguém... :wink:

Um abraço
FT

por JAS » 9/7/2003 10:20

Flying Turtle Escreveu:Conclusão: O dinheiro que está a sair das grandes está a ficar nos bolsos até ver... Ou então está a ser investido noutras praças!

A conclusão está errada porque o dinheiro nunca sai da bolsa.
Quando vendes alguém compra pelo que fica lá exactamente o mesmo dinheiro.

As moscas é que mudam...

JAS

por Flying Turtle » 9/7/2003 10:17

Eu estou calmíssimo Moz :lol: 8-) , como disse ainda levamos apenas 2 horas de negociação. Apenas me chamou a atenção o facto de, nestas primeiras horas, o sentimento ser globalmente positivo e não se estar a verificar - por enquanto - a transferência de interesses sugerida ontem e que, aliás, seria bem plausível! :wink:

Um abraço
FT

por MozHawk » 9/7/2003 10:09

Calma FT, ainda só foram uns tostões. Pensamento positivo. Prefiro os mínimos a esta hora. Ainda há muita sessão pela frente.

Um abraço,

MozHawk

Registado: 25/10/2002 10:08

por Flying Turtle » 9/7/2003 10:01

Para já - mas ainda nem 2 horas de negociação levamos - a intromissão do visitante não se está a confirmar: PTC desce 0.81% e EDP desce igualmente, mas 2.38%. Já agora, o BCP desce 0.67%, o BPI 1.25% (baita trambolhão este!) e a Sonae 0.48%.

Neste momento, e no PSI20, apenas a JMT sobe, estando a zeros a Impresa, a Pararede e a SAG. Conclusão: O dinheiro que está a sair das grandes está a ficar nos bolsos até ver... Ou então está a ser investido noutras praças! :wink:

Um abraço
FT

Ptc

por Basilio » 9/7/2003 0:50

Óh meus amigos

A PT já deu o que tinha a dar, a não ser o exemplo de comissões atrás de comissões para estudar isto e aquilo, até cair no buracão que se avizinha quando vierem os resultados em Setembro
Basilio

Intromissão

por MRSR » 9/7/2003 0:49

Já agora, intrometo-me apenas para dizer que "intromissão" se escreve com dois "ss".

:lol:

Registado: 7/11/2002 22:02

por Visitante » 9/7/2003 0:43

sim . teve graça .
mas parece-me que estoiro sera da qquebra de pt.
e EDP mais valias
mercado amanha vai ser negativo
salvo tecnologias(reditus-ptm-sonae.com-Pad) ajudadas por USA e ambiente euforico de fusoes
etc
Visitante

pt iluminada

por jarcorreia » 9/7/2003 0:18

Não só teve graça como é op'u'rtuna!
jarcorreia

PTC/EDP

por JAS » 8/7/2003 18:57

Essa "intrumição" teve graça apesar de ficar melhor com "o".
Porque és capaz de ter toda a razão...

JAS

por Visitante » 8/7/2003 18:48

Desculpa a intrumição,mas esta menina está a preparar-se para rebentar com tudo...só precisa que a edp apague as luzes que tem ligadas em excesso.
Visitante

PTC: E assim fechou

por MozHawk » 8/7/2003 16:41

Sem grandes comentários a não ser o paradoxo do Estocástico estar bull...

Teste mal sucedido à MME20.

Um abraço,

MozHawk
Anexos
ptc.PNG
ptc.PNG (70.39 KiB) Visualizado 2242 vezes

Registado: 25/10/2002 10:08

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], danielme1962, Denário, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Google Feedfetcher, Phil2014 e 171 visitantes