Situação técnica de alguns papéis do PSI20
MarcoAntonio Escreveu:Pois, essencialmente por isso. No movimento de alta não se notou qualquer efeito de resistência naquele valor. Parece-me bastante provável que agora o mercado "ignore" esse valor pois já foi transposto duas vezes...
A ideia que tenho é que as resistências / suportes se vão alterando / ajustando deixando de existir, e criados novos partamates em cada ciclo (bull-bear-bull)…
De um modo geral, um dado suporte / resistência relevante durante um bull market que aquando do bear não é tido em conta pelo mercado (por um fenómeno de pânico ou enorme volatilidade no mercado em geral), deixa de ser considerado como patamar relevante para o próximo bull?
Pois, essencialmente por isso. No movimento de alta não se notou qualquer efeito de resistência naquele valor. Parece-me bastante provável que agora o mercado "ignore" esse valor pois já foi transposto duas vezes...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
...
Killa Escreveu:Boas, ja que o assunto é o bpi decidir meter a colher espero que nao se importem.
Gostavam que me dessem a vossa opiniao acerca deste grafico do bpi num time frame mais reduzido
A meu ver este H&S invertido tem tudo para dar certo
abraços
Após algum tempo de fora, o mercado não me tem motivado, vou começar a teclar por aqui novamente. Parece-me que o Bear ainda vai durar mais um pouco, mas está na altura de me começar a preparar e inteirar dos gráficos.
Desulpa discordar de ti, mas a figura para dar certo necessitava de mais força (volume) no ataque à resistência.
Tal como tu próprio verificaste e assinalaste no gráfico o volume é descendente quando se aproxima da resistencia, isto indicia que os investidores se começam a retrair com essa aproximação logo não deverá ter força suficiente para passar.
Além disso parece-me que o mercado já folgou o suficiente e virá novamente para baixo.
Abraço
MAV8
Carteira 69
Carteira 69
Já foi um suporte importante mas agora provavelmente já perdeu a relevância e já não servirá de referência para detectar nada.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
A JMT tem estado a consolidar junto da resistência, anterior suporte. Agora que o ressalto nos mercados parece ter chegado ao fim, merece atenção ali os 3.50 euros que poderão marcar a quebra da consolidação em baixa.
Em termos de médio/longo-prazo o papel está numa situação relativamente neutral. Quase lateral muito embora num range mt alargado e com períodos de grande volatilidade. O "grande suporte" está agora claramente nos 3 euros....
Em termos de médio/longo-prazo o papel está numa situação relativamente neutral. Quase lateral muito embora num range mt alargado e com períodos de grande volatilidade. O "grande suporte" está agora claramente nos 3 euros....
- Anexos
-
- JMT090330.png (17.55 KiB) Visualizado 11920 vezes
Boas, ja que o assunto é o bpi decidir meter a colher espero que nao se importem.
Gostavam que me dessem a vossa opiniao acerca deste grafico do bpi num time frame mais reduzido
abraços
abraços
- Anexos
-
- bpi.jpg (60.63 KiB) Visualizado 12211 vezes
- Registado: 10/11/2008 18:55
MarcoAntonio Escreveu:De nada, ora essa.
Já agora, reparei no gráfico que colocaste que concordamos em quase tudo.
Bem, nos 1.57-1.60 e nos 2.15 concordamos, mas no entanto acho - tomara me engane, pq estou longo

De nada, ora essa.

PGGM Escreveu:Tenho muita dificuldade em aceitar que defenda os 2.15 como próximo valor de referência.
Então e a LTd de médio prazo que vem desde Outubro?
O assunto era resistências horizontais, mas em todo o caso a LT anterior já foi quebrada e ainda não existe nenhuma nova com relevância técnica.
PGGM Escreveu:E os 1.88 pagos pelos angolanos?
Por enquanto está fora do ambito da AT. Se o comportamento técnico vier a confirmar que existe aí uma resistência, passo a considera-lo naturalmente.
PGGM Escreveu:E a MM200 descendente que está neste momento a 2,057?
A minha experiência levou-me a acreditar e a defender que as médias móveis não têm relevância como suporte ou resistência.
MarcoAntonio Escreveu:Pode-se falar de uma pequena resistência nos 1.60 euros, creio. Mas por volta dos 2.15 euros é onde aparece a referência mais importante, valor que foi suporte do papel durante cerca de 2 meses e mais tarde tocado como resistência...
Tenho muita dificuldade em aceitar que defenda os 2.15 como próximo valor de referência.
Então e a LTd de médio prazo que vem desde Outubro?
E os 1.88 pagos pelos angolanos?
E a MM200 descendente que está neste momento a 2,057?
- Anexos
-
- BPI
- 1.PNG (89.9 KiB) Visualizado 12438 vezes
MarcoAntonio Escreveu:Pode-se falar de uma pequena resistência nos 1.60 euros, creio. Mas por volta dos 2.15 euros é onde aparece a referência mais importante, valor que foi suporte do papel durante cerca de 2 meses e mais tarde tocado como resistência...
Thanks

- Registado: 7/10/2007 15:17
Pode-se falar de uma pequena resistência nos 1.60 euros, creio. Mas por volta dos 2.15 euros é onde aparece a referência mais importante, valor que foi suporte do papel durante cerca de 2 meses e mais tarde tocado como resistência...
Apesar do interessante ressalto e da forma demonstrada pelos índices, o sector da Banca continua a ser o "mal comportado".
Por cá o BES e o BCP tiveram prestações relativamente pobres nas últimas semanas. O BPI continua a ser o destaque pela positiva, como já tenho vindo a notar aqui e na coluna semanal no negócios.
Quando olhamos para o gráfico do BCP nem diriamos que os mercados tiveram um importante ressalto nas últimas semanas. No BPI destaca-se aquele importantíssimo suporte horizontal que tem sido "de ferro". O papel tb contrariamente ao BCP tem reagido bem quando o mercado entra em alta...
Por cá o BES e o BCP tiveram prestações relativamente pobres nas últimas semanas. O BPI continua a ser o destaque pela positiva, como já tenho vindo a notar aqui e na coluna semanal no negócios.
Quando olhamos para o gráfico do BCP nem diriamos que os mercados tiveram um importante ressalto nas últimas semanas. No BPI destaca-se aquele importantíssimo suporte horizontal que tem sido "de ferro". O papel tb contrariamente ao BCP tem reagido bem quando o mercado entra em alta...
- Anexos
-
- BCP090325.png (19.96 KiB) Visualizado 13127 vezes
-
- BPI090325.png (19.68 KiB) Visualizado 13128 vezes
A capitulação é um momento/movimento caracterizado por uma queda pronunciada acompanha de fortes volumes, uma espécie de "crash fora de horas" (uma vez que os crashes tendem a surgir numa fase relativamente iniciao dos bear markets) que tende a marcar o fim das quedas. Poderá ser visto como a desistência dos últimos, uma venda massiva de acções numa fase de desespero/panico.
Nem sempre acabam desta forma os Bear Markets embora seja uma imagem recorrente (especialmente naqueles diagramazinhos que dividem o mercado em diversas fases). Mas é uma generalização algo forçada dado que nem todos os fundos se fazem em V...
Nem sempre acabam desta forma os Bear Markets embora seja uma imagem recorrente (especialmente naqueles diagramazinhos que dividem o mercado em diversas fases). Mas é uma generalização algo forçada dado que nem todos os fundos se fazem em V...
MarcoAntonio Escreveu:O Bear Market anterior terminou assim, de facto. Nem sequer todos os índices fizeram os mínimos na mesma altura...
No caso do nosso mercado (e podemos generaliza-lo) o fundo "principal" fez-se a seguir ao verão, na sequência do "escandalo enron". O mercado vinha em queda já depois do ressalto pós 11 de Setembro e rebenta o escandalo enron e o mercado (que como digo já vinham em queda) acelera em baixa e gera-se mais outra onda de panico semelhante à do 11 de Setembro.
Aquilo podia ser visto na altura como uma capitulação e muito papel (e diversos índices) fizeram os mínimos do Bear na sequência desse movimento. Ou seja, até caía praticamente tudo, daí para a frente, só alguns papéis vieram a fazer novos mínimos, outros começaram a construir aí já o novo Bull Market (é claro que tudo isto só é evidente à posteriori).
Assim, salve as limitações deste tipo de comparação, sim, pode-se dizer que em termos de comportamento dos diversos papéis, sectores e índices, esta falta de sintonia poderia indicar que estariamos nessa fase.
ora aí está uma coisa que nunca percebi muito bem: afinal o que é a capitulação?
O Bear Market anterior terminou assim, de facto. Nem sequer todos os índices fizeram os mínimos na mesma altura...
No caso do nosso mercado (e podemos generaliza-lo) o fundo "principal" fez-se a seguir ao verão, na sequência do "escandalo enron". O mercado vinha em queda já depois do ressalto pós 11 de Setembro e rebenta o escandalo enron e o mercado (que como digo já vinham em queda) acelera em baixa e gera-se mais outra onda de panico semelhante à do 11 de Setembro.
Aquilo podia ser visto na altura como uma capitulação e muito papel (e diversos índices) fizeram os mínimos do Bear na sequência desse movimento. Ou seja, até caía praticamente tudo, daí para a frente, só alguns papéis vieram a fazer novos mínimos, outros começaram a construir aí já o novo Bull Market (é claro que tudo isto só é evidente à posteriori).
Assim, salve as limitações deste tipo de comparação, sim, pode-se dizer que em termos de comportamento dos diversos papéis, sectores e índices, esta falta de sintonia poderia indicar que estariamos nessa fase.
Eu também já tinha lido isso, inclusive há alguns meses coloquei aqui no fórum a possibilidade de fazer isso de forma automática no meta ou prorealtime. Mas cheguei à conclusão que, se fosse possível, seria extremamente complexo...
Para o PSI é fácil de fazer manualmente, mas já para outros índices é quase impossível
Para o PSI é fácil de fazer manualmente, mas já para outros índices é quase impossível
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
tiagopt Escreveu:Interessante, essa possibilidade que deixas em aberto. Eu também já tinha pensado nisso, quando as grandes do PSI-20 começaram a remar contra a maré. Acho que o melhor é indo entrando nos papéis que dão sinal com as devidas cautelas. Mesmo que para isso se shortem os índices em simultâneo...
uma ideia (a ideia não é minha, é do Magee) muito embrionária de hedging é construir-se um indicador proprietário, em que basicamente dizes se determinado papel está ou não bull (bear)
somas tudo no fim de cada semana e ficas com mais um sentimento desse mercado, e, em função disso, geres a tua carteira (com shorts e longos) proporcionalmente ao ratio do tal indicador
nota: chamar a isto hedging é meu, não do Magee, só que neste momento concreto dos mercados, um bocadinho de caldos de galinha não fará mal a ninguém...

Interessante, essa possibilidade que deixas em aberto. Eu também já tinha pensado nisso, quando as grandes do PSI-20 começaram a remar contra a maré. Acho que o melhor é indo entrando nos papéis que dão sinal com as devidas cautelas. Mesmo que para isso se shortem os índices em simultâneo...
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
MarcoAntonio Escreveu:rsacramento Escreveu:a tua LTd é o prolongamento daquele canal descendente, o que acaba por funcionar, se calhar melhor até que a minha LTd...
Sim, é mais consistente. A outra não me convence...rsacramento Escreveu:já agora, gostava de saber a tua opinião sobre a resistência (pelos 2.19) que assinalo a tracejado largo
Também não me convence muito.
Aliás, o que mais me salta à vista na SNC há já algum tempo sempre que olho para o gráfico é a ausência de "bons" suportes/resistências e é a razão porque não tenho traçado praticamente nenhum...rsacramento Escreveu:uma última coisa: parece-me que desde estes últimos dias a coisa mudou: enquanto anteriormente a maioria dos papéis acompanhava a onda (moviam-se por igual), agora parece-me que haverá uma separação de águas: umas há que estão verdadeiramente bear, enquanto que outras fazem pela vida e esforçam-se por inverter, criando assim como que duas tendências simultâneas mas distintas/antagónicas
tens alguma coisa a dizer sobre isto?
Eu (já) escrevi uma das colunas semanais precisamente sobre isso:
O Novo e o Velho
eu já tinha lido este teu artigo
talvez eu não tenha sido objectivo - deixa cá ver se me explico melhor:
daquilo que tenho lido, e de um modo geral, as grandes tendências primárias não começam todas à mesma hora - caso disso são, por ex., a brisa e a jmt
assim sendo, também nem todas arrancarão simultaneamente
ora, creio que o teu artigo se refere à segunda fase de um bear market, em que, após a distribuição e as quedas a pique, navegam, todas, mais ou menos na mesma água
o que eu gostaria que comentasses era o facto de, como apontas, alguns sectores navegarem contra a maré e inclusivamente alguns papéis isoladamente navegarem contra o sector
para mim isto poderia significar que entrámos na tal terceira fase do bear, e é aqui que apelava à tua experiência para comentares a coisa, comparativamente com bears anteriores