Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Situação técnica de alguns papéis do PSI20

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por canguru » 30/3/2009 23:06

MarcoAntonio Escreveu:Pois, essencialmente por isso. No movimento de alta não se notou qualquer efeito de resistência naquele valor. Parece-me bastante provável que agora o mercado "ignore" esse valor pois já foi transposto duas vezes...

A ideia que tenho é que as resistências / suportes se vão alterando / ajustando deixando de existir, e criados novos partamates em cada ciclo (bull-bear-bull)…

De um modo geral, um dado suporte / resistência relevante durante um bull market que aquando do bear não é tido em conta pelo mercado (por um fenómeno de pânico ou enorme volatilidade no mercado em geral), deixa de ser considerado como patamar relevante para o próximo bull?

Registado: 6/4/2008 22:41

por MarcoAntonio » 30/3/2009 20:48

Pois, essencialmente por isso. No movimento de alta não se notou qualquer efeito de resistência naquele valor. Parece-me bastante provável que agora o mercado "ignore" esse valor pois já foi transposto duas vezes...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por rsacramento » 30/3/2009 20:15

MarcoAntonio Escreveu:Já foi um suporte importante mas agora provavelmente já perdeu a relevância e já não servirá de referência para detectar nada.

pq não resistiu?

Registado: 29/11/2007 12:50

...

por MAV8 » 30/3/2009 19:36

Killa Escreveu:Boas, ja que o assunto é o bpi decidir meter a colher espero que nao se importem.

Gostavam que me dessem a vossa opiniao acerca deste grafico do bpi num time frame mais reduzido

A meu ver este H&S invertido tem tudo para dar certo

abraços

Após algum tempo de fora, o mercado não me tem motivado, vou começar a teclar por aqui novamente. Parece-me que o Bear ainda vai durar mais um pouco, mas está na altura de me começar a preparar e inteirar dos gráficos.

Desulpa discordar de ti, mas a figura para dar certo necessitava de mais força (volume) no ataque à resistência.

Tal como tu próprio verificaste e assinalaste no gráfico o volume é descendente quando se aproxima da resistencia, isto indicia que os investidores se começam a retrair com essa aproximação logo não deverá ter força suficiente para passar.

Além disso parece-me que o mercado já folgou o suficiente e virá novamente para baixo.

Abraço

Registado: 10/11/2006 10:43

por MarcoAntonio » 30/3/2009 17:43

Já foi um suporte importante mas agora provavelmente já perdeu a relevância e já não servirá de referência para detectar nada.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por bp1511 » 30/3/2009 17:39

Marco, podes fazer o favar de fazer uma análise à soni?
É que estamos próximos dos 1,50, é este o suporte a estar atento?

Obrigado

Registado: 29/11/2007 2:19

por MarcoAntonio » 30/3/2009 17:08

A JMT tem estado a consolidar junto da resistência, anterior suporte. Agora que o ressalto nos mercados parece ter chegado ao fim, merece atenção ali os 3.50 euros que poderão marcar a quebra da consolidação em baixa.

Em termos de médio/longo-prazo o papel está numa situação relativamente neutral. Quase lateral muito embora num range mt alargado e com períodos de grande volatilidade. O "grande suporte" está agora claramente nos 3 euros....
Anexos
JMT090330.png
JMT090330.png (17.55 KiB) Visualizado 11921 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por bullflag » 26/3/2009 1:20

Boas, ja que o assunto é o bpi decidir meter a colher espero que nao se importem.

Gostavam que me dessem a vossa opiniao acerca deste grafico do bpi num time frame mais reduzido

A meu ver este H&S invertido tem tudo para dar certo

abraços
Anexos
bpi.jpg
bpi.jpg (60.63 KiB) Visualizado 12212 vezes

Registado: 10/11/2008 18:55

por PGGM » 26/3/2009 0:51

MarcoAntonio Escreveu:De nada, ora essa.

Já agora, reparei no gráfico que colocaste que concordamos em quase tudo.
:wink:

Bem, nos 1.57-1.60 e nos 2.15 concordamos, mas no entanto acho - tomara me engane, pq estou longo :) - que a tal LTd pode não estar ainda fora de cena, que os 1.88 vão ser uma referência muito importante, e que a MM200 pode ter alguma (embora não muita) relevância gravitacional.

Registado: 5/11/2008 16:43

por MarcoAntonio » 26/3/2009 0:38

De nada, ora essa.

Já agora, reparei no gráfico que colocaste que concordamos em quase tudo.
Imagem

Administrador Fórum

por PGGM » 26/3/2009 0:37

Obrigado pela resposta, cumprimentos.

por MarcoAntonio » 26/3/2009 0:34

PGGM Escreveu:Tenho muita dificuldade em aceitar que defenda os 2.15 como próximo valor de referência.
Então e a LTd de médio prazo que vem desde Outubro?

O assunto era resistências horizontais, mas em todo o caso a LT anterior já foi quebrada e ainda não existe nenhuma nova com relevância técnica.

PGGM Escreveu:E os 1.88 pagos pelos angolanos?

Por enquanto está fora do ambito da AT. Se o comportamento técnico vier a confirmar que existe aí uma resistência, passo a considera-lo naturalmente.

PGGM Escreveu:E a MM200 descendente que está neste momento a 2,057?

A minha experiência levou-me a acreditar e a defender que as médias móveis não têm relevância como suporte ou resistência.
Imagem

Administrador Fórum

por PGGM » 26/3/2009 0:21

MarcoAntonio Escreveu:Pode-se falar de uma pequena resistência nos 1.60 euros, creio. Mas por volta dos 2.15 euros é onde aparece a referência mais importante, valor que foi suporte do papel durante cerca de 2 meses e mais tarde tocado como resistência...

Tenho muita dificuldade em aceitar que defenda os 2.15 como próximo valor de referência.
Então e a LTd de médio prazo que vem desde Outubro?
E os 1.88 pagos pelos angolanos?
E a MM200 descendente que está neste momento a 2,057?
Anexos
1.PNG
BPI
1.PNG (89.9 KiB) Visualizado 12439 vezes

por cmcf_CALD » 25/3/2009 21:45

MarcoAntonio Escreveu:Pode-se falar de uma pequena resistência nos 1.60 euros, creio. Mas por volta dos 2.15 euros é onde aparece a referência mais importante, valor que foi suporte do papel durante cerca de 2 meses e mais tarde tocado como resistência...

Registado: 7/10/2007 15:17

por MarcoAntonio » 25/3/2009 20:06

Pode-se falar de uma pequena resistência nos 1.60 euros, creio. Mas por volta dos 2.15 euros é onde aparece a referência mais importante, valor que foi suporte do papel durante cerca de 2 meses e mais tarde tocado como resistência...
Imagem

Administrador Fórum

por cmcf_CALD » 25/3/2009 19:29

Marco,
vejo que no BPI não defines nenhuma resistência importante até aos 2,10€ será isso?
Abraço

Registado: 7/10/2007 15:17

por MarcoAntonio » 25/3/2009 19:03

Apesar do interessante ressalto e da forma demonstrada pelos índices, o sector da Banca continua a ser o "mal comportado".

Por cá o BES e o BCP tiveram prestações relativamente pobres nas últimas semanas. O BPI continua a ser o destaque pela positiva, como já tenho vindo a notar aqui e na coluna semanal no negócios.

Quando olhamos para o gráfico do BCP nem diriamos que os mercados tiveram um importante ressalto nas últimas semanas. No BPI destaca-se aquele importantíssimo suporte horizontal que tem sido "de ferro". O papel tb contrariamente ao BCP tem reagido bem quando o mercado entra em alta...
Anexos
BCP090325.png
BCP090325.png (19.96 KiB) Visualizado 13128 vezes
BPI090325.png
BPI090325.png (19.68 KiB) Visualizado 13129 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por rsacramento » 23/3/2009 17:11

esclarecido :)

por MarcoAntonio » 23/3/2009 17:08

A capitulação é um momento/movimento caracterizado por uma queda pronunciada acompanha de fortes volumes, uma espécie de "crash fora de horas" (uma vez que os crashes tendem a surgir numa fase relativamente iniciao dos bear markets) que tende a marcar o fim das quedas. Poderá ser visto como a desistência dos últimos, uma venda massiva de acções numa fase de desespero/panico.

Nem sempre acabam desta forma os Bear Markets embora seja uma imagem recorrente (especialmente naqueles diagramazinhos que dividem o mercado em diversas fases). Mas é uma generalização algo forçada dado que nem todos os fundos se fazem em V...
Imagem

Administrador Fórum

por rsacramento » 23/3/2009 16:48

MarcoAntonio Escreveu:O Bear Market anterior terminou assim, de facto. Nem sequer todos os índices fizeram os mínimos na mesma altura...

No caso do nosso mercado (e podemos generaliza-lo) o fundo "principal" fez-se a seguir ao verão, na sequência do "escandalo enron". O mercado vinha em queda já depois do ressalto pós 11 de Setembro e rebenta o escandalo enron e o mercado (que como digo já vinham em queda) acelera em baixa e gera-se mais outra onda de panico semelhante à do 11 de Setembro.

Aquilo podia ser visto na altura como uma capitulação e muito papel (e diversos índices) fizeram os mínimos do Bear na sequência desse movimento. Ou seja, até caía praticamente tudo, daí para a frente, só alguns papéis vieram a fazer novos mínimos, outros começaram a construir aí já o novo Bull Market (é claro que tudo isto só é evidente à posteriori).

Assim, salve as limitações deste tipo de comparação, sim, pode-se dizer que em termos de comportamento dos diversos papéis, sectores e índices, esta falta de sintonia poderia indicar que estariamos nessa fase.

ora aí está uma coisa que nunca percebi muito bem: afinal o que é a capitulação?

por MarcoAntonio » 23/3/2009 16:08

O Bear Market anterior terminou assim, de facto. Nem sequer todos os índices fizeram os mínimos na mesma altura...

No caso do nosso mercado (e podemos generaliza-lo) o fundo "principal" fez-se a seguir ao verão, na sequência do "escandalo enron". O mercado vinha em queda já depois do ressalto pós 11 de Setembro e rebenta o escandalo enron e o mercado (que como digo já vinham em queda) acelera em baixa e gera-se mais outra onda de panico semelhante à do 11 de Setembro.

Aquilo podia ser visto na altura como uma capitulação e muito papel (e diversos índices) fizeram os mínimos do Bear na sequência desse movimento. Ou seja, até caía praticamente tudo, daí para a frente, só alguns papéis vieram a fazer novos mínimos, outros começaram a construir aí já o novo Bull Market (é claro que tudo isto só é evidente à posteriori).

Assim, salve as limitações deste tipo de comparação, sim, pode-se dizer que em termos de comportamento dos diversos papéis, sectores e índices, esta falta de sintonia poderia indicar que estariamos nessa fase.
Imagem

Administrador Fórum

por tiagopt2 » 22/3/2009 22:18

Eu também já tinha lido isso, inclusive há alguns meses coloquei aqui no fórum a possibilidade de fazer isso de forma automática no meta ou prorealtime. Mas cheguei à conclusão que, se fosse possível, seria extremamente complexo...
Para o PSI é fácil de fazer manualmente, mas já para outros índices é quase impossível
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

Registado: 24/11/2007 23:02

por rsacramento » 22/3/2009 21:14

tiagopt Escreveu:Interessante, essa possibilidade que deixas em aberto. Eu também já tinha pensado nisso, quando as grandes do PSI-20 começaram a remar contra a maré. Acho que o melhor é indo entrando nos papéis que dão sinal com as devidas cautelas. Mesmo que para isso se shortem os índices em simultâneo...

uma ideia (a ideia não é minha, é do Magee) muito embrionária de hedging é construir-se um indicador proprietário, em que basicamente dizes se determinado papel está ou não bull (bear)

somas tudo no fim de cada semana e ficas com mais um sentimento desse mercado, e, em função disso, geres a tua carteira (com shorts e longos) proporcionalmente ao ratio do tal indicador

nota: chamar a isto hedging é meu, não do Magee, só que neste momento concreto dos mercados, um bocadinho de caldos de galinha não fará mal a ninguém... :)

por tiagopt2 » 22/3/2009 21:05

Interessante, essa possibilidade que deixas em aberto. Eu também já tinha pensado nisso, quando as grandes do PSI-20 começaram a remar contra a maré. Acho que o melhor é indo entrando nos papéis que dão sinal com as devidas cautelas. Mesmo que para isso se shortem os índices em simultâneo...
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

Registado: 24/11/2007 23:02

por rsacramento » 21/3/2009 15:17

MarcoAntonio Escreveu:
rsacramento Escreveu:a tua LTd é o prolongamento daquele canal descendente, o que acaba por funcionar, se calhar melhor até que a minha LTd...

Sim, é mais consistente. A outra não me convence...

rsacramento Escreveu:já agora, gostava de saber a tua opinião sobre a resistência (pelos 2.19) que assinalo a tracejado largo

Também não me convence muito.

Aliás, o que mais me salta à vista na SNC há já algum tempo sempre que olho para o gráfico é a ausência de "bons" suportes/resistências e é a razão porque não tenho traçado praticamente nenhum...

rsacramento Escreveu:uma última coisa: parece-me que desde estes últimos dias a coisa mudou: enquanto anteriormente a maioria dos papéis acompanhava a onda (moviam-se por igual), agora parece-me que haverá uma separação de águas: umas há que estão verdadeiramente bear, enquanto que outras fazem pela vida e esforçam-se por inverter, criando assim como que duas tendências simultâneas mas distintas/antagónicas

tens alguma coisa a dizer sobre isto?

Eu (já) escrevi uma das colunas semanais precisamente sobre isso:

O Novo e o Velho

eu já tinha lido este teu artigo

talvez eu não tenha sido objectivo - deixa cá ver se me explico melhor:

daquilo que tenho lido, e de um modo geral, as grandes tendências primárias não começam todas à mesma hora - caso disso são, por ex., a brisa e a jmt

assim sendo, também nem todas arrancarão simultaneamente

ora, creio que o teu artigo se refere à segunda fase de um bear market, em que, após a distribuição e as quedas a pique, navegam, todas, mais ou menos na mesma água

o que eu gostaria que comentasses era o facto de, como apontas, alguns sectores navegarem contra a maré e inclusivamente alguns papéis isoladamente navegarem contra o sector

para mim isto poderia significar que entrámos na tal terceira fase do bear, e é aqui que apelava à tua experiência para comentares a coisa, comparativamente com bears anteriores

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Bing [Bot], Google [Bot], iniciado1, OCTAMA, TheKuby e 220 visitantes