Situação técnica de alguns papéis do PSI20
Pedido de analise "sonae capital"
Marco Antonio por especial favor poderias fazer uma analise com grafico á sonae capital.
Se for possivel, obrigado.
Se for possivel, obrigado.
- Registado: 29/11/2007 3:59
rsacramento Escreveu:a tua LTd é o prolongamento daquele canal descendente, o que acaba por funcionar, se calhar melhor até que a minha LTd...
Sim, é mais consistente. A outra não me convence...
rsacramento Escreveu:já agora, gostava de saber a tua opinião sobre a resistência (pelos 2.19) que assinalo a tracejado largo
Também não me convence muito.
Aliás, o que mais me salta à vista na SNC há já algum tempo sempre que olho para o gráfico é a ausência de "bons" suportes/resistências e é a razão porque não tenho traçado praticamente nenhum...
rsacramento Escreveu:uma última coisa: parece-me que desde estes últimos dias a coisa mudou: enquanto anteriormente a maioria dos papéis acompanhava a onda (moviam-se por igual), agora parece-me que haverá uma separação de águas: umas há que estão verdadeiramente bear, enquanto que outras fazem pela vida e esforçam-se por inverter, criando assim como que duas tendências simultâneas mas distintas/antagónicas
tens alguma coisa a dizer sobre isto?
Eu (já) escrevi uma das colunas semanais precisamente sobre isso:
O Novo e o Velho

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:É mais uma possível resistência. A verdade é que tenho poucas resistências identificadas na SNC (eu que até dou predominância à identificação dos principais suportes e resistências como bem sabe quem me acompanha neste e noutros tópicos). Mas como se pode ver, na SNC tenho mt poucos. Isso acontece porque eu não vejo grandes referências horizontais no papel...
(...)
a tua LTd é o prolongamento daquele canal descendente, o que acaba por funcionar, se calhar melhor até que a minha LTd...
já agora, gostava de saber a tua opinião sobre a resistência (pelos 2.19) que assinalo a tracejado largo
uma última coisa: parece-me que desde estes últimos dias a coisa mudou: enquanto anteriormente a maioria dos papéis acompanhava a onda (moviam-se por igual), agora parece-me que haverá uma separação de águas: umas há que estão verdadeiramente bear, enquanto que outras fazem pela vida e esforçam-se por inverter, criando assim como que duas tendências simultâneas mas distintas/antagónicas
tens alguma coisa a dizer sobre isto?
- Anexos
-
- snc 200309.png (12.72 KiB) Visualizado 14659 vezes
É mais uma possível resistência. A verdade é que tenho poucas resistências identificadas na SNC (eu que até dou predominância à identificação dos principais suportes e resistências como bem sabe quem me acompanha neste e noutros tópicos). Mas como se pode ver, na SNC tenho mt poucos. Isso acontece porque eu não vejo grandes referências horizontais no papel...
A seguir, talvez a zona dos 1.8 euros mas mais uma vez estamos a falar mais de um possível suporte/resistência do que um de valor que já esteja bem definido tecnicamente.
Deixo também o gráfico da SON onde não aconteceu nada de especial desde o anterior comentário, tendo ainda a resistência, logo acima dos 0.5 euros, pela frente.
A seguir, talvez a zona dos 1.8 euros mas mais uma vez estamos a falar mais de um possível suporte/resistência do que um de valor que já esteja bem definido tecnicamente.
Deixo também o gráfico da SON onde não aconteceu nada de especial desde o anterior comentário, tendo ainda a resistência, logo acima dos 0.5 euros, pela frente.
- Anexos
-
- SON090320.png (21.04 KiB) Visualizado 14779 vezes
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Posso. Aliás a SNC, por onde vou começar, era um dos que fazia intenção de actualizar já...
Tinha vindo a assinalar aqui (e na coluna semanal) a resistência nos 1.18 euros e a força relativa da SNC. Quando finalmente quebrou a resistência e animada ainda pela recuperação dos mercados, SNC explodiu...
Neste momento está numa zona que podería ser vista como um possível target para o movimento. Não é uma resistência muito forte. É uma "antiga" LT de curto-prazo que já não era testada há algum tempo mas que poderá funcionar, especialmente se se confirmar a inversão do swing de alta para baixa nos índices.
Tinha vindo a assinalar aqui (e na coluna semanal) a resistência nos 1.18 euros e a força relativa da SNC. Quando finalmente quebrou a resistência e animada ainda pela recuperação dos mercados, SNC explodiu...
Neste momento está numa zona que podería ser vista como um possível target para o movimento. Não é uma resistência muito forte. É uma "antiga" LT de curto-prazo que já não era testada há algum tempo mas que poderá funcionar, especialmente se se confirmar a inversão do swing de alta para baixa nos índices.
- Anexos
-
- SNC090320.png (21.27 KiB) Visualizado 11120 vezes
Mais significativa foi a sessão da EDPR que finalmente fecha acima da resistência e numa sessão com volume bastante interessante, bem acima da média, o que deixa óptimas indicações para a EDPR.
Esta quebra aparece numa altura em que os mercados parecem querer inverter para baixa pelo que não será talvez o melhor dos timings. Em todo o caso, a EDPR tem conseguido mostrar alguma independência do rumo dos mercados em geral pelo que as perspectivas mantêm-se mesmo assim positivas.
A próxima zona de resistência encontra-se pelos 7.20 euros à partida e há uma probabilidade bastante razoável do papel viajar até lá nas próximas semanas.
Esta quebra aparece numa altura em que os mercados parecem querer inverter para baixa pelo que não será talvez o melhor dos timings. Em todo o caso, a EDPR tem conseguido mostrar alguma independência do rumo dos mercados em geral pelo que as perspectivas mantêm-se mesmo assim positivas.
A próxima zona de resistência encontra-se pelos 7.20 euros à partida e há uma probabilidade bastante razoável do papel viajar até lá nas próximas semanas.
- Anexos
-
- EDPR090320.png (18.35 KiB) Visualizado 11282 vezes
Novo update ao gráfico da Brisa, agora no topo do canal perto dos 5 euros.
- Anexos
-
- BRISA090320.png (22.58 KiB) Visualizado 11329 vezes
MarcoAntonio Escreveu:A EDP Renováveis é agora o papel mais lateral do PSI20, com suportes e resistências que já estão mais do que identificados. Resta aguardar por um break out, onde me inclino um pouco mais para um break-out em alta da resistência na zona dos 6 euros. Se ocorrer, o papel poderá saltar com facilidade para a zona dos 7~7.2 euros onde poderá encontrar novamente uma resistência...
A EDPR, que apesar da sua curta história em Bolsa se pode já caracterizar como um dos papéis mais técnicos do PSI (tal como a GALP, mantém-se no seu range. Na última semana aproximou-se ligeiramente da resistência mas é ali naquela zona que está a grande barreira desta cotada. De uma forma geral, o comentário da semana passada está perfeitamente actualizado.
- Anexos
-
- EDPR090317.png (17.8 KiB) Visualizado 11746 vezes
MarcoAntonio Escreveu:Nos últimos meses a Brisa desenvolveu uma das tendências descendentes mais consistentes do PSI, podendo mesmo vislumbrar-se um canal descendente. Esta recuperação dos índices surge numa altura em que a Brisa está perto da base desse canal e portanto, à partida a Brisa poderá agora encetar uma nova fase de recuperação com uma zona alvo por volta dos 5 euros...
Na última semana a Brisa recuperou em linha com o esperado. A vela de hoje (conhecida por "hanging man", enforcado) deixa um pequeno sinal de alerta de que a recuperação poderá estar a acabar. Aqui fica o gráfico actualizado uma semana depois do anterior comentário...
- Anexos
-
- BRISA090317.png (21.74 KiB) Visualizado 11826 vezes
E por fim, o gráfico da ZON praticamente apenas para assinalar o reforço do suporte nos 3.5 euros...
Rsacramento, em relação à Sonae, sim considero bastante importante (eventualmente até mais) a quebra da zona dos 0.5 euros pois para além de termos aí uma zona de resistência e tratar-se de um valor com alguma carga psicológica, o papel vem de uma importante e longa consolidação. Quanto mais longas estas consolidações, mais pertinentes tendem a ser quando quebradas. A zona que referes é contudo uma zona com relevância técnica e onde é possível ou mesmo provável que o papel encontre nova resistência. Mas a quebra dos 0.5 euros em alta eu tomaria para mim como um sinal bem significativo e indicador do rumo futuro do papel (mesmo que não definitivo).
Rsacramento, em relação à Sonae, sim considero bastante importante (eventualmente até mais) a quebra da zona dos 0.5 euros pois para além de termos aí uma zona de resistência e tratar-se de um valor com alguma carga psicológica, o papel vem de uma importante e longa consolidação. Quanto mais longas estas consolidações, mais pertinentes tendem a ser quando quebradas. A zona que referes é contudo uma zona com relevância técnica e onde é possível ou mesmo provável que o papel encontre nova resistência. Mas a quebra dos 0.5 euros em alta eu tomaria para mim como um sinal bem significativo e indicador do rumo futuro do papel (mesmo que não definitivo).
- Anexos
-
- ZON090310.png (22.16 KiB) Visualizado 12264 vezes
Já perto do fim do update de hoje, a Sonae.com está de volta à zona onde existe uma resistência, depois de duas sessões bem fortes. Como já escrevi aqui há tempos, a SNC é um papel que tem vindo a mostrar alguma vontade em subir mas até agora tem estado limitada por aquela barreira técnica.
- Anexos
-
- SNC090310.png (20.35 KiB) Visualizado 12535 vezes
MarcoAntonio Escreveu:Se o mercado fosse apenas a Sonae SGPS eu até me sentia tentado para dizer que talvez o fundo já estivesse feito. O comportamento deste papel começa a assemelhar-se ao comportamento tido em 2002/2003 quando fez um fundo arredondado que eu na altura identifiquei "on the fly".
Se à volta da Sonae SGPS existisse um vazio completo eu diria que começa a estar interessante...
Se acima dos 50 centimos surgir momentum, esta visão sai reforçada.
nas tuas contas consideras importante a ruptura da zona de activação do duplo fundo (embora a resistência dos 0.6 espreite por perto)?
- Anexos
-
- yso 100309.jpg (155.08 KiB) Visualizado 12523 vezes
Se o mercado fosse apenas a Sonae SGPS eu até me sentia tentado para dizer que talvez o fundo já estivesse feito. O comportamento deste papel começa a assemelhar-se ao comportamento tido em 2002/2003 quando fez um fundo arredondado que eu na altura identifiquei "on the fly".
Se à volta da Sonae SGPS existisse um vazio completo eu diria que começa a estar interessante...
- Anexos
-
- SON090310.png (19.83 KiB) Visualizado 12578 vezes
Ficou bem evidente nas últimas semanas a existência de um suporte importante nos 3 euros na Jerónimo Martins. Caso esta recuperação dos mercados continue, após ter reagido ao suporte e mostrado pre-disposição para recuperar na sessão de hoje, parece haver aqui um bom potencial de recuperação na Jerónimo Martins.
Num plano temporal mais alargado o papel parece estar a lateralizar (recordo que a JMT é um título que tende a alternar longas fases de tendência ascendente ou descendente com outras igualmente longas fases de indefinição passando-se largos meses em que negoceia num range alargado sem tem tendência definida).
Quero com isto dizer que para quem pretende apostar em tendências (por oposição a ressaltos ou swings), a Jerónimo Martins não será provavelmente das melhores escolhas actualmente.
Num plano temporal mais alargado o papel parece estar a lateralizar (recordo que a JMT é um título que tende a alternar longas fases de tendência ascendente ou descendente com outras igualmente longas fases de indefinição passando-se largos meses em que negoceia num range alargado sem tem tendência definida).
Quero com isto dizer que para quem pretende apostar em tendências (por oposição a ressaltos ou swings), a Jerónimo Martins não será provavelmente das melhores escolhas actualmente.
- Anexos
-
- JMT090310.png (19.42 KiB) Visualizado 12435 vezes
Beneficiando da recuperação do petróleo, com o qual tem apresentado uma correlação razoável, a GALP atravessa agora uma fase bem mais favorável. Está de novo junto às duas resistências que já assinalei antes e caso as consiga superar, poderá partir para a zona dos 11 euros...
- Anexos
-
- GALP090310.png (20.81 KiB) Visualizado 12572 vezes
A EDP Renováveis é agora o papel mais lateral do PSI20, com suportes e resistências que já estão mais do que identificados. Resta aguardar por um break out, onde me inclino um pouco mais para um break-out em alta da resistência na zona dos 6 euros. Se ocorrer, o papel poderá saltar com facilidade para a zona dos 7~7.2 euros onde poderá encontrar novamente uma resistência...
- Anexos
-
- EDPR090310.png (17.78 KiB) Visualizado 12727 vezes
Nos últimos meses a Brisa desenvolveu uma das tendências descendentes mais consistentes do PSI, podendo mesmo vislumbrar-se um canal descendente. Esta recuperação dos índices surge numa altura em que a Brisa está perto da base desse canal e portanto, à partida a Brisa poderá agora encetar uma nova fase de recuperação com uma zona alvo por volta dos 5 euros...
- Anexos
-
- BRISA090310.png (20.24 KiB) Visualizado 12803 vezes
10 de Março / 2009
--------------------------------------
Após um dia de fortes subidas no nosso mercado e não só, aqui fica um update a diversos títulos do PSI20.
Começando pelo BPI, mais uma vez demonstrou nesta sessão e na anterior que se trata do Banco com a melhor performance em Bolsa no nosso índice principal.
O suporte em torno dos 1.35 euros está mais evidente do que nunca e tem segurado o papel nas fases de queda. Hoje recuperou bem embalando com o mercado.
Ainda é muito cedo para falar em inversões ou fundos, mas merece sem dúvida o destaque pela performance menos má num sector que tem sido tão penalizado neste Bear Market...
--------------------------------------
Após um dia de fortes subidas no nosso mercado e não só, aqui fica um update a diversos títulos do PSI20.
Começando pelo BPI, mais uma vez demonstrou nesta sessão e na anterior que se trata do Banco com a melhor performance em Bolsa no nosso índice principal.
O suporte em torno dos 1.35 euros está mais evidente do que nunca e tem segurado o papel nas fases de queda. Hoje recuperou bem embalando com o mercado.
Ainda é muito cedo para falar em inversões ou fundos, mas merece sem dúvida o destaque pela performance menos má num sector que tem sido tão penalizado neste Bear Market...
- Anexos
-
- BPI090310.png (20.2 KiB) Visualizado 12884 vezes
MarcoAntonio Escreveu:Forte tem estado tb a GALP e que se aproxima agora de algumas resistências de algum relevo. Se conseguir ultrapassar a zona dos 9 euros, poderá correr em direcção aos 11 euros, zona onde se situa uma das referências mais importantes do papel.
A GALP volta agora para junto das mesmas resistências, onde tem agora uma LT descendente bem definida, para além da própria zona dos 9 euros a funcionar como resistência horizontal.
- Anexos
-
- GALP090227.png (19.93 KiB) Visualizado 13264 vezes
Também uma actualização à EDPR, agora com comportamento lateral e com as principais referências há muito identicadas. A zona de resistência junto dos 6 euros é por demais evidente...
O papel, embora travado pela resistência, tem mostrado força e tem-se segurado bem nestes momentos de queda.
Abaixo dos 5.20 euros o cenário poderia mudar significativamente.
O papel, embora travado pela resistência, tem mostrado força e tem-se segurado bem nestes momentos de queda.
Abaixo dos 5.20 euros o cenário poderia mudar significativamente.
- Anexos
-
- EDPR090227.png (17.23 KiB) Visualizado 13385 vezes
MarcoAntonio Escreveu:Apesar de vir de um movimento de correcção em alta, a Brisa tem sido nos últimos meses um dos papéis com uma das prestações mais pobres. É inclusivamente um dos poucos papéis do PSI20 que estabeleceu já novos mínimos relativos em 2009...
Poderá estar a formar um canal descendente mas não o marquei por não ser ainda suficientemente consistente.
O canal está agora mais evidente e pode ser esboçado conforme a imagem anexa. De resto, nada a acrescentar...
- Anexos
-
- BRI090227.png (22.59 KiB) Visualizado 13453 vezes
Aqui vai a actualização semanal para o PSI20, não que haja muito a acrescentar. Infelizmente não há, o que havia a ser dito já foi: a tendência está indentificada, os papéis/sectores com melhor performance e a bater o mercado de forma consistente estão identificados e os piores estão também identificados de uma forma geral.
Com o Urso à solta a fazer estragos, quem mais sofre é a Banca. Dois dos 3 Bancos cotados no PSI20 fizeram esta semana novos mínimos e foram novamente severamente castigados. Destes, o BPI é o que está ligeiramente melhor. Mas é um sector que continua a ser de evitar pelo mau momento técnico que vem atravessando, para já sem qualquer sinal de inversão como é evidente...
Com o Urso à solta a fazer estragos, quem mais sofre é a Banca. Dois dos 3 Bancos cotados no PSI20 fizeram esta semana novos mínimos e foram novamente severamente castigados. Destes, o BPI é o que está ligeiramente melhor. Mas é um sector que continua a ser de evitar pelo mau momento técnico que vem atravessando, para já sem qualquer sinal de inversão como é evidente...
- Anexos
-
- BCP090227b.png (23.26 KiB) Visualizado 13577 vezes
-
- BES090227.png (20.62 KiB) Visualizado 13564 vezes
-
- BPI090227.png (22.4 KiB) Visualizado 13549 vezes
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, Bing [Bot], dragom, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, Heldroo, LMMV, malakas, Masterchief, MPAM, MR32, nicoo, Opcard33, PAULOJOAO, Pmart 1, PMP69, Rafael Abreu, Shimazaki_2, trilhos2006, yggy e 83 visitantes