Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Situação técnica de alguns papéis do PSI20

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Pedido de analise "sonae capital"

por J.f.vieira » 20/3/2009 23:56

Marco Antonio por especial favor poderias fazer uma analise com grafico á sonae capital.

Se for possivel, obrigado.

Registado: 29/11/2007 3:59

por MarcoAntonio » 20/3/2009 23:22

rsacramento Escreveu:a tua LTd é o prolongamento daquele canal descendente, o que acaba por funcionar, se calhar melhor até que a minha LTd...

Sim, é mais consistente. A outra não me convence...

rsacramento Escreveu:já agora, gostava de saber a tua opinião sobre a resistência (pelos 2.19) que assinalo a tracejado largo

Também não me convence muito.

Aliás, o que mais me salta à vista na SNC há já algum tempo sempre que olho para o gráfico é a ausência de "bons" suportes/resistências e é a razão porque não tenho traçado praticamente nenhum...

rsacramento Escreveu:uma última coisa: parece-me que desde estes últimos dias a coisa mudou: enquanto anteriormente a maioria dos papéis acompanhava a onda (moviam-se por igual), agora parece-me que haverá uma separação de águas: umas há que estão verdadeiramente bear, enquanto que outras fazem pela vida e esforçam-se por inverter, criando assim como que duas tendências simultâneas mas distintas/antagónicas

tens alguma coisa a dizer sobre isto?

Eu (já) escrevi uma das colunas semanais precisamente sobre isso:

O Novo e o Velho

:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por rsacramento » 20/3/2009 23:13

MarcoAntonio Escreveu:É mais uma possível resistência. A verdade é que tenho poucas resistências identificadas na SNC (eu que até dou predominância à identificação dos principais suportes e resistências como bem sabe quem me acompanha neste e noutros tópicos). Mas como se pode ver, na SNC tenho mt poucos. Isso acontece porque eu não vejo grandes referências horizontais no papel...

(...)

a tua LTd é o prolongamento daquele canal descendente, o que acaba por funcionar, se calhar melhor até que a minha LTd...

já agora, gostava de saber a tua opinião sobre a resistência (pelos 2.19) que assinalo a tracejado largo

uma última coisa: parece-me que desde estes últimos dias a coisa mudou: enquanto anteriormente a maioria dos papéis acompanhava a onda (moviam-se por igual), agora parece-me que haverá uma separação de águas: umas há que estão verdadeiramente bear, enquanto que outras fazem pela vida e esforçam-se por inverter, criando assim como que duas tendências simultâneas mas distintas/antagónicas

tens alguma coisa a dizer sobre isto?
Anexos
snc 200309.png
snc 200309.png (12.72 KiB) Visualizado 14647 vezes

Registado: 29/11/2007 12:50

por MarcoAntonio » 20/3/2009 22:38

É mais uma possível resistência. A verdade é que tenho poucas resistências identificadas na SNC (eu que até dou predominância à identificação dos principais suportes e resistências como bem sabe quem me acompanha neste e noutros tópicos). Mas como se pode ver, na SNC tenho mt poucos. Isso acontece porque eu não vejo grandes referências horizontais no papel...

A seguir, talvez a zona dos 1.8 euros mas mais uma vez estamos a falar mais de um possível suporte/resistência do que um de valor que já esteja bem definido tecnicamente.

Deixo também o gráfico da SON onde não aconteceu nada de especial desde o anterior comentário, tendo ainda a resistência, logo acima dos 0.5 euros, pela frente.
Anexos
SON090320.png
SON090320.png (21.04 KiB) Visualizado 14767 vezes
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por cmcf_CALD » 20/3/2009 22:33

Marco,
identificas então uma pequena resistência nos 1,45€ é isso?E qual seria para ti a próxima resistência com algum significado?
Abraço

Registado: 7/10/2007 15:17

por MarcoAntonio » 20/3/2009 22:15

Posso. Aliás a SNC, por onde vou começar, era um dos que fazia intenção de actualizar já...

Tinha vindo a assinalar aqui (e na coluna semanal) a resistência nos 1.18 euros e a força relativa da SNC. Quando finalmente quebrou a resistência e animada ainda pela recuperação dos mercados, SNC explodiu...

Neste momento está numa zona que podería ser vista como um possível target para o movimento. Não é uma resistência muito forte. É uma "antiga" LT de curto-prazo que já não era testada há algum tempo mas que poderá funcionar, especialmente se se confirmar a inversão do swing de alta para baixa nos índices.
Anexos
SNC090320.png
SNC090320.png (21.27 KiB) Visualizado 11108 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por cmcf_CALD » 20/3/2009 22:01

Boa noite Marco,
será que podes actualizar os gráficos das Sonaes?
Abraço

Registado: 7/10/2007 15:17

por MarcoAntonio » 20/3/2009 20:23

Mais significativa foi a sessão da EDPR que finalmente fecha acima da resistência e numa sessão com volume bastante interessante, bem acima da média, o que deixa óptimas indicações para a EDPR.

Esta quebra aparece numa altura em que os mercados parecem querer inverter para baixa pelo que não será talvez o melhor dos timings. Em todo o caso, a EDPR tem conseguido mostrar alguma independência do rumo dos mercados em geral pelo que as perspectivas mantêm-se mesmo assim positivas.

A próxima zona de resistência encontra-se pelos 7.20 euros à partida e há uma probabilidade bastante razoável do papel viajar até lá nas próximas semanas.
Anexos
EDPR090320.png
EDPR090320.png (18.35 KiB) Visualizado 11270 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 20/3/2009 20:16

Novo update ao gráfico da Brisa, agora no topo do canal perto dos 5 euros.
Anexos
BRISA090320.png
BRISA090320.png (22.58 KiB) Visualizado 11317 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 17/3/2009 20:14

MarcoAntonio Escreveu:A EDP Renováveis é agora o papel mais lateral do PSI20, com suportes e resistências que já estão mais do que identificados. Resta aguardar por um break out, onde me inclino um pouco mais para um break-out em alta da resistência na zona dos 6 euros. Se ocorrer, o papel poderá saltar com facilidade para a zona dos 7~7.2 euros onde poderá encontrar novamente uma resistência...

A EDPR, que apesar da sua curta história em Bolsa se pode já caracterizar como um dos papéis mais técnicos do PSI (tal como a GALP, mantém-se no seu range. Na última semana aproximou-se ligeiramente da resistência mas é ali naquela zona que está a grande barreira desta cotada. De uma forma geral, o comentário da semana passada está perfeitamente actualizado.
Anexos
EDPR090317.png
EDPR090317.png (17.8 KiB) Visualizado 11734 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 17/3/2009 19:44

MarcoAntonio Escreveu:Nos últimos meses a Brisa desenvolveu uma das tendências descendentes mais consistentes do PSI, podendo mesmo vislumbrar-se um canal descendente. Esta recuperação dos índices surge numa altura em que a Brisa está perto da base desse canal e portanto, à partida a Brisa poderá agora encetar uma nova fase de recuperação com uma zona alvo por volta dos 5 euros...

Na última semana a Brisa recuperou em linha com o esperado. A vela de hoje (conhecida por "hanging man", enforcado) deixa um pequeno sinal de alerta de que a recuperação poderá estar a acabar. Aqui fica o gráfico actualizado uma semana depois do anterior comentário...
Anexos
BRISA090317.png
BRISA090317.png (21.74 KiB) Visualizado 11814 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 10/3/2009 19:43

E por fim, o gráfico da ZON praticamente apenas para assinalar o reforço do suporte nos 3.5 euros...

Rsacramento, em relação à Sonae, sim considero bastante importante (eventualmente até mais) a quebra da zona dos 0.5 euros pois para além de termos aí uma zona de resistência e tratar-se de um valor com alguma carga psicológica, o papel vem de uma importante e longa consolidação. Quanto mais longas estas consolidações, mais pertinentes tendem a ser quando quebradas. A zona que referes é contudo uma zona com relevância técnica e onde é possível ou mesmo provável que o papel encontre nova resistência. Mas a quebra dos 0.5 euros em alta eu tomaria para mim como um sinal bem significativo e indicador do rumo futuro do papel (mesmo que não definitivo).
Anexos
ZON090310.png
ZON090310.png (22.16 KiB) Visualizado 12252 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 10/3/2009 19:33

Já perto do fim do update de hoje, a Sonae.com está de volta à zona onde existe uma resistência, depois de duas sessões bem fortes. Como já escrevi aqui há tempos, a SNC é um papel que tem vindo a mostrar alguma vontade em subir mas até agora tem estado limitada por aquela barreira técnica.
Anexos
SNC090310.png
SNC090310.png (20.35 KiB) Visualizado 12523 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por rsacramento » 10/3/2009 19:32

MarcoAntonio Escreveu:Se o mercado fosse apenas a Sonae SGPS eu até me sentia tentado para dizer que talvez o fundo já estivesse feito. O comportamento deste papel começa a assemelhar-se ao comportamento tido em 2002/2003 quando fez um fundo arredondado que eu na altura identifiquei "on the fly".

Se à volta da Sonae SGPS existisse um vazio completo eu diria que começa a estar interessante...

Se acima dos 50 centimos surgir momentum, esta visão sai reforçada.

nas tuas contas consideras importante a ruptura da zona de activação do duplo fundo (embora a resistência dos 0.6 espreite por perto)?
Anexos
yso 100309.jpg
yso 100309.jpg (155.08 KiB) Visualizado 12511 vezes

Registado: 29/11/2007 12:50

por MarcoAntonio » 10/3/2009 19:16

Se o mercado fosse apenas a Sonae SGPS eu até me sentia tentado para dizer que talvez o fundo já estivesse feito. O comportamento deste papel começa a assemelhar-se ao comportamento tido em 2002/2003 quando fez um fundo arredondado que eu na altura identifiquei "on the fly".

Se à volta da Sonae SGPS existisse um vazio completo eu diria que começa a estar interessante...

Se acima dos 50 centimos surgir momentum, esta visão sai reforçada.
Anexos
SON090310.png
SON090310.png (19.83 KiB) Visualizado 12566 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 10/3/2009 19:04

Ficou bem evidente nas últimas semanas a existência de um suporte importante nos 3 euros na Jerónimo Martins. Caso esta recuperação dos mercados continue, após ter reagido ao suporte e mostrado pre-disposição para recuperar na sessão de hoje, parece haver aqui um bom potencial de recuperação na Jerónimo Martins.

Num plano temporal mais alargado o papel parece estar a lateralizar (recordo que a JMT é um título que tende a alternar longas fases de tendência ascendente ou descendente com outras igualmente longas fases de indefinição passando-se largos meses em que negoceia num range alargado sem tem tendência definida).

Quero com isto dizer que para quem pretende apostar em tendências (por oposição a ressaltos ou swings), a Jerónimo Martins não será provavelmente das melhores escolhas actualmente.
Anexos
JMT090310.png
JMT090310.png (19.42 KiB) Visualizado 12423 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por ClyssaN » 10/3/2009 18:44

Obrigado pelo update Marco.

Registado: 19/4/2007 12:54

por MarcoAntonio » 10/3/2009 18:25

Beneficiando da recuperação do petróleo, com o qual tem apresentado uma correlação razoável, a GALP atravessa agora uma fase bem mais favorável. Está de novo junto às duas resistências que já assinalei antes e caso as consiga superar, poderá partir para a zona dos 11 euros...
Anexos
GALP090310.png
GALP090310.png (20.81 KiB) Visualizado 12560 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 10/3/2009 18:12

A EDP Renováveis é agora o papel mais lateral do PSI20, com suportes e resistências que já estão mais do que identificados. Resta aguardar por um break out, onde me inclino um pouco mais para um break-out em alta da resistência na zona dos 6 euros. Se ocorrer, o papel poderá saltar com facilidade para a zona dos 7~7.2 euros onde poderá encontrar novamente uma resistência...
Anexos
EDPR090310.png
EDPR090310.png (17.78 KiB) Visualizado 12715 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 10/3/2009 18:03

Nos últimos meses a Brisa desenvolveu uma das tendências descendentes mais consistentes do PSI, podendo mesmo vislumbrar-se um canal descendente. Esta recuperação dos índices surge numa altura em que a Brisa está perto da base desse canal e portanto, à partida a Brisa poderá agora encetar uma nova fase de recuperação com uma zona alvo por volta dos 5 euros...
Anexos
BRISA090310.png
BRISA090310.png (20.24 KiB) Visualizado 12791 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 10/3/2009 17:53

10 de Março / 2009
--------------------------------------

Após um dia de fortes subidas no nosso mercado e não só, aqui fica um update a diversos títulos do PSI20.

Começando pelo BPI, mais uma vez demonstrou nesta sessão e na anterior que se trata do Banco com a melhor performance em Bolsa no nosso índice principal.

O suporte em torno dos 1.35 euros está mais evidente do que nunca e tem segurado o papel nas fases de queda. Hoje recuperou bem embalando com o mercado.

Ainda é muito cedo para falar em inversões ou fundos, mas merece sem dúvida o destaque pela performance menos má num sector que tem sido tão penalizado neste Bear Market...
Anexos
BPI090310.png
BPI090310.png (20.2 KiB) Visualizado 12872 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 27/2/2009 19:06

MarcoAntonio Escreveu:Forte tem estado tb a GALP e que se aproxima agora de algumas resistências de algum relevo. Se conseguir ultrapassar a zona dos 9 euros, poderá correr em direcção aos 11 euros, zona onde se situa uma das referências mais importantes do papel.

A GALP volta agora para junto das mesmas resistências, onde tem agora uma LT descendente bem definida, para além da própria zona dos 9 euros a funcionar como resistência horizontal.
Anexos
GALP090227.png
GALP090227.png (19.93 KiB) Visualizado 13252 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 27/2/2009 18:59

Também uma actualização à EDPR, agora com comportamento lateral e com as principais referências há muito identicadas. A zona de resistência junto dos 6 euros é por demais evidente...

O papel, embora travado pela resistência, tem mostrado força e tem-se segurado bem nestes momentos de queda.

Abaixo dos 5.20 euros o cenário poderia mudar significativamente.
Anexos
EDPR090227.png
EDPR090227.png (17.23 KiB) Visualizado 13373 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 27/2/2009 18:35

MarcoAntonio Escreveu:Apesar de vir de um movimento de correcção em alta, a Brisa tem sido nos últimos meses um dos papéis com uma das prestações mais pobres. É inclusivamente um dos poucos papéis do PSI20 que estabeleceu já novos mínimos relativos em 2009...

Poderá estar a formar um canal descendente mas não o marquei por não ser ainda suficientemente consistente.

O canal está agora mais evidente e pode ser esboçado conforme a imagem anexa. De resto, nada a acrescentar...
Anexos
BRI090227.png
BRI090227.png (22.59 KiB) Visualizado 13441 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 27/2/2009 17:42

Aqui vai a actualização semanal para o PSI20, não que haja muito a acrescentar. Infelizmente não há, o que havia a ser dito já foi: a tendência está indentificada, os papéis/sectores com melhor performance e a bater o mercado de forma consistente estão identificados e os piores estão também identificados de uma forma geral.

Com o Urso à solta a fazer estragos, quem mais sofre é a Banca. Dois dos 3 Bancos cotados no PSI20 fizeram esta semana novos mínimos e foram novamente severamente castigados. Destes, o BPI é o que está ligeiramente melhor. Mas é um sector que continua a ser de evitar pelo mau momento técnico que vem atravessando, para já sem qualquer sinal de inversão como é evidente...
Anexos
BCP090227b.png
BCP090227b.png (23.26 KiB) Visualizado 13565 vezes
BES090227.png
BES090227.png (20.62 KiB) Visualizado 13552 vezes
BPI090227.png
BPI090227.png (22.4 KiB) Visualizado 13537 vezes
Imagem

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 947105jpsn, Aqui_Vale, Google [Bot], Investbem, latbal, macau5m, malakas, MR32, nickforum, OverDose, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 93 visitantes