Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Teixeira Duarte - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Nyk » 5/2/2009 20:58

Teixeira Duarte garante estar preparada para enfrentar dificuldades
A Teixeira Duarte garantiu, hoje, numa nota enviada aos seus colaboradores, que, apesar da situação financeira fragilizada pelas perdas no BCP e Cimpor, está preparada para enfrentar as dificuldades e assegura que o nível de dívida, superior a dois mil milhões de euros, é o adequado . Quanto aos 13.500 postos de trabalho, acrescenta que serão todos mantidos e reafirma natureza de longo-prazo dos investimentos no BCP e Cimpor.

--------------------------------------------------------------------------------

Paulo Moutinho
paulomoutinho@negocios.pt


A Teixeira Duarte garantiu, hoje, numa nota enviada aos seus colaboradores, que, apesar da situação financeira fragilizada pelas perdas no BCP e Cimpor, está preparada para enfrentar as dificuldades e assegura que o nível de dívida, superior a dois mil milhões de euros, é o “adequado”. Quanto aos 13.500 postos de trabalho, acrescenta que serão todos mantidos e reafirma natureza de longo-prazo dos investimentos no BCP e Cimpor.

A construtora afirma, nesta nota interna a que o Negócios teve acesso, que está “preparada para enfrentar as dificuldades que se colocam a todos os agentes económicos em virtude da profunda crise económica e financeira que se vive a nível mundial” e “vai fazê-lo com todos os seus actuais colaboradores”.

Sublinha, ainda, que “as perspectivas face à actividade operacional para o ano de 2009 é a de manter o nível de emprego registado, admitindo mesmo fazer crescer o número de trabalhadores ao seu serviço”, sossegando, desta forma os mais de 13.500 trabalhadores, relativamente à notícia avançada hoje pelo Negócios que dá conta da fragilidade financeira da empresa.

O Negócios noticia hoje que forte desvalorização das participações financeiras no BCP, na Cimpor e no BBVA ameaça o equilíbrio financeiro da construtora, com o nível de endividamento da empresa a mais do que anular o valor dos activos da Teixeira Duarte, segundo a avaliação dos analistas do BPI e do Santander.

“O nível de endividamento, cuja respectiva expressão e natureza se sustenta em activos qualificados, tem sido objecto de permanente controlo dos órgãos sociais, que têm desenvolvido acções no sentido de o manter a um nível adequado e compatível com as necessidades de financiamento das operações do Grupo”.

A Teixeira Duarte acrescenta ainda que “o reporte de actividade e as respectivas contas são legal e regularmente auditadas e fiscalizadas por órgãos de fiscalização e por diversas entidades oficiais, não havendo registo de qualquer reserva, particularmente alguma que ponha em causa o equilíbrio económico-financeiro do grupo”.

Apesar das perdas elevadas com as participações financeiras, sublinha que estas participações “têm, intrinsecamente, assinalável valia e caracterizam-se como participações com natureza estratégica e de longo prazo”. A Teixeira Duarte detém mais de 7% do capital do BCP e controla 22,3% da Cimpor. Está exposto ainda ao BBVA.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12116
Registado: 2/9/2005 12:45

por Ulisses Pereira » 5/2/2009 19:17

Caldo Knorr, as cotações dessas 2 empresas não têm estado particularmente correlacionadas. Como tal, foi um dia como tantos outros. A queda forte da TDU teve muito a ver com os "researchs" publicados sobre a empresa.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

E a Cimpor disparou...

por Caldo Knorr » 5/2/2009 18:40

A Cimpor subiu hoje apesar da Teideira Duarte descer. Alguém me explica porquê? Obrigado
 
Mensagens: 1
Registado: 29/11/2007 3:51
Localização: Gira Discos

por DC89 » 5/2/2009 17:08

Empresa prepara comunicado para emitir na CMVM

A construtora Teixeira Duarte já reagiu à notícia que dá conta que as avaliações feitas pelo BPI e pelo Santander colocam a empresa em falência técnica.

Fonte oficial da empresa avançou à Agência Financeira que «a posição da empresa não é essa. Temos de ser realistas e objectivos: não entendemos que estejamos à beira de qualquer falência».

A mesma fonte garantiu ainda à AF que a «administração da empresa está neste momento reunida» e prepara-se para «emitir eventualmente um comunicado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Recorde-se que as acções da Teixeira Duarte já estiveram a derrapar mais de 15%, altura em que tocaram um novo mínimo histórico nos 0,45 euros, com a notícia que dá conta de uma desvalorização superior a 1.000 milhões de euros, em participações financeiras, que poderá prejudicar a estabilidade da empresa.

Os títulos da construtora seguem agora a afundar 13,83% para os 0,46 euros, com mais de 3,1 milhões de acções trocadas de mãos.

Recorde-se que o «Jornal de Negócios» desta quinta-feira avança que as avaliações feitas pelo BPI e pelo Santander colocam a empresa em falência técnica, já que o valor atribuído à construtora é inferior à dívida devido à grande desvalorização das participações financeiras.

Só em 2008 a desvalorização das participações que tem no Millennium bcp, Cimpor-Cimentos de Portugal e no banco espanhol BBVA ascendeu a 1.027 milhões de euros.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1365
Registado: 26/12/2007 15:50

por DC89 » 5/2/2009 16:52

Excelente artigo...

----------------------------------

Pedro Santos Guerreiro
O arrastão

A Teixeira Duarte não é uma empresa qualquer. É uma empresa histórica, cotada e reputada. Está à beira da falência técnica: deve mais do que tem. Se não aumentar o seu capital, dizem os bancos, pode desagregar-se.


A Teixeira Duarte não é uma empresa qualquer. É uma empresa histórica, cotada e reputada. Está à beira da falência técnica: deve mais do que tem. Se não aumentar o seu capital, dizem os bancos, pode desagregar-se.

Como chegou a Teixeira Duarte aqui? Não percebe do seu negócio? Percebe: mas enredou-se no BCP, em acções que valem pouco e numa dívida que vale muito. O seu destino é o retrato talvez negro do que pode estar para vir na economia portuguesa na era da crise financeira.

O BCP tornou-se um arrastão. A sua desvalorização em Bolsa tornou dezenas de empresas e investidores reféns de bancos que lhes fiaram crédito para investir no Millennium. Joe Berardo, Manuel Fino, Teixeira Duarte, Filipe de Bottom, João Pereira Coutinho, João Rendeiro e outros notáveis investidores ficaram hipotecados. A maioria já reestruturou as suas dívidas, ganhando fôlego com carências do pagamento das dívidas. Mas isso é um socorro, não é uma solução.

O próprio BCP mantém-se num dilema. Provavelmente, precisará de aumentar capital mas tem muitos dos seus accionistas descapitalizados. O dinheiro hoje disponível no mercado para aumentos de capital pede em regra descontos na casa dos 30%, o que passaria por vender acções talvez abaixo dos 50 cêntimos (!), menos de metade do aumento do ano passado. É, também, uma forma de pôr os accionistas passados a pagar parte da destruição de valor no banco. Mas seria uma diluição da sua participação.

É por isso que se especula sobre a necessidade de um novo accionista, que tome todo o aumento de capital que o BCP possa querer ou precisar. O BBVA? A Caixa? Ou o Estado: recorrer à reserva de até quatro mil milhões de euros disponibilizados pelo Governo para aumentos de capital.

O BCP, na verdade, poderia já estar nas mãos da Caixa. Bastaria que a CGD executasse as acções daqueles a quem deu crédito e que até os suspensórios já puseram no prego. Isso, no entanto, significaria reconhecer o malparado, prejudicando ainda mais os rácios da Caixa. Caixa que já teve de dar o que não queria para aguentar o BPN à tona.

A tragédia no BCP foi que, ao seu desmando accionista, sucedeu a crise financeira que afundou ainda mais o seu valor bolsista. As suas acções passaram a ser como um vírus na carteira dos seus accionistas e o caso da Teixeira Duarte é um exemplo do que está em causa: a propriedade das grandes companhias portuguesas tal como a conhecemos.

As empresas e os bancos precisam de capital, que escasseia. Isso vai significar mudanças nas estruturas de poder. Não duvide: a lista anual das 1000 maiores empresas em Portugal vai mudar muito. A lista das 10 maiores também.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1365
Registado: 26/12/2007 15:50

por DC89 » 5/2/2009 16:35

artista Escreveu:Sect, não sei se reparaste mas repetiste uma notícia que estava dois posts atrás! :wink:

Hoje está a acontecer o que se previa, a abertura até foi simpática tendo em conta esta notícia! Se o mercado acreditasse mais na empresa talvez fosse preferível abrir a cair 10% ou mais e recuperar ao longo da sessão, de qualquer forma nunca se sabe o que pode acontecer até final, mas as perspectivas não são nada animadoras...

abraços

artista


Oops não reparei, peço desculpa.
:wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1365
Registado: 26/12/2007 15:50

por artista_ » 5/2/2009 15:33

majomo Escreveu:O problema da TDU não é técnico, é mesmo devido à actual situação de mercado e às suas más opções...


O problema das empresas nunca é técnico, a AT identifica não origina ou fundamenta... as razões são sempre de outra ordem embora em alguns movimentos de curto prazo a AT possa ter alguma influência (acho que já se fizeram estudos onde se concluiu que esta influência é marginal e pouco significativa)...

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: TDU

por tiagopt2 » 5/2/2009 14:43

Zalez Escreveu:Isto está bom é para apostar num put à TDU.


Acho que não é possível shortar a TDU...
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2032
Registado: 24/11/2007 23:02
Localização: Pinhal Novo

por Ulisses Pereira » 5/2/2009 13:49

Sem dúvida. Aliás, essa deve ser a preocupação de quem investe com base na AT: EM "Bear Markets, identificar as resistências e em "Bull Markets" identificar os suportes.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por canguru » 5/2/2009 13:47

Ulisses,

longe de mim entrar em titulos em que a tendência principal seja de descida. tentei foi perceber do ponto de vista técnico o que está a passar na TDU.
pelo que entendi acabas por dar mais crédito a uma LT com 2/3 pontos (figura) do que áquela que tem 3/4 pontos como resistência e 2 como suporte.
Anexos
TEIXEIRA DUARTE.png
TEIXEIRA DUARTE.png (12.42 KiB) Visualizado 16126 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2240
Registado: 6/4/2008 22:41
Localização: lx

por Ulisses Pereira » 5/2/2009 13:32

Não dou crédito, canguru. Eu apenas darei crédito à TDU quando ela quebrar alguma LT descendente ou alguma resistência relevante. procurar suportes para entrar tem sido o erro de muitos.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por majomo » 5/2/2009 13:30

O problema da TDU não é técnico, é mesmo devido à actual situação de mercado e às suas más opções...

Os 0,25 e os 0,15 avançados podem ser realidade brevemente.

Eu é que nunca mais perco dinheiro com a TDU. :wink:
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2065
Registado: 25/7/2007 15:52
Localização: Porto

por canguru » 5/2/2009 13:29

Ulisses,
dás algum crédito a esta LT que aparentemente serviu inicialmente como resistência e agora suporte?
Anexos
TDU.png
TDU.png (7.95 KiB) Visualizado 16223 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2240
Registado: 6/4/2008 22:41
Localização: lx

por sliver » 5/2/2009 13:28

Ulisses Pereira Escreveu:Cradle, tecnicamente, uma linha que une os mínimos de uma tendência descendente não tem qualquer relevância técnica. O que tem relevância é a linha que une os máximos.

Um abraço,
Ulisses


Ulisses, e o inverso também é correcto dizer? Ou seja, "uma linha que une máximos de uma tendência ascendente não tem relevância técnica. O que tem relevência é a linha que une os mínimos."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 92
Registado: 28/10/2008 18:18

por GONZO » 5/2/2009 13:23

Ulisses Pereira Escreveu:Cradle, tecnicamente, uma linha que une os mínimos de uma tendência descendente não tem qualquer relevância técnica. O que tem relevância é a linha que une os máximos.

Um abraço,
Ulisses


A não ser que desenhemos um canal...
 
Mensagens: 1517
Registado: 24/8/2005 22:33
Localização: Lisboa

por Ulisses Pereira » 5/2/2009 13:18

Cradle, tecnicamente, uma linha que une os mínimos de uma tendência descendente não tem qualquer relevância técnica. O que tem relevância é a linha que une os máximos.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por artista_ » 5/2/2009 12:21

Cradle, essa linha corta umas velas ai pelo meio, e mesmo que não cortasse não me parece muito de fiar...

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por Cradle of Filth » 5/2/2009 12:11

OK . sou lunático !!!! :oh:

Mas e se....
Anexos
tdu.jpeg
tdu.jpeg (168.55 KiB) Visualizado 10137 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 138
Registado: 27/10/2008 21:13
Localização: Grande Porto

por miguelvieira » 5/2/2009 12:11

a TD é a pior empresa cotada na europa
 
Mensagens: 5
Registado: 29/11/2007 10:37
Localização: Ovar

por newtrade » 5/2/2009 12:07

Pois nem sei como não está a cair mais, eu jamais investia numa empresa tecnicamente falida,mas cada um é como cada qual.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 884
Registado: 12/10/2008 15:57
Localização: Santarém-cartaxo

por pedrosantosslb » 5/2/2009 12:04

pedrosantosslb Escreveu:...e já começam a aparecer rumores de que a TD pode mesmo fechar as portas...


o que é facto é que onde há fumo há fogo...
 
Mensagens: 586
Registado: 29/11/2007 11:52
Localização: Massamá

TDU

por Zalez » 5/2/2009 11:05

Isto está bom é para apostar num put à TDU.
 
Mensagens: 9
Registado: 29/11/2007 14:32
Localização: Magoito

por Nico » 5/2/2009 10:41

zurc2008 Escreveu:Alguém está a comprar?
:roll:

...o que lguém está a vender... Enfim, o normal... 8-)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 299
Registado: 23/4/2007 13:05
Localização: 17

por zurc2008 » 5/2/2009 10:35

Só um lunatico.

Alguém está a comprar?
:roll:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 55
Registado: 5/9/2008 12:07
Localização: Pedroso (Gaia)

por newtrade » 5/2/2009 10:06

Só um lunatico.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 884
Registado: 12/10/2008 15:57
Localização: Santarém-cartaxo

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Kooc, Shimazaki_2 e 76 visitantes