Situação técnica de alguns papéis do PSI20
GALP - Tem descaido acompanhando a baixa do petróleo nas últimas semanas e está agora de novo junto do tenue suporte dos 7 euros.
- Anexos
-
- GALP081222.png (19.41 KiB) Visualizado 10700 vezes
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
EDPR - A EDPR fez nas últimas sessões o melhor fecho dos quase últimos 3 meses batendo a resistência em torno dos 5 euros. Contudo tem-lhe
faltado o "vento" do mercado a soprar favoravelmente. A próxima resistência (algo ténue) encontra-se pelos 6 euros e o papel poderá "voar"
até lá se entrentato o mercado ajudar.
faltado o "vento" do mercado a soprar favoravelmente. A próxima resistência (algo ténue) encontra-se pelos 6 euros e o papel poderá "voar"
até lá se entrentato o mercado ajudar.
- Anexos
-
- EDPR081222.png (14.93 KiB) Visualizado 10724 vezes
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Tenho actualizado poucas vezes o tópico porque o PSI20 tem estado uma "pasmaceira". Muitos papéis a lateralizar, praticamente não mexem. Outros, ainda que algo voláteis, encontram-se dentro de ranges mais ou menos definidos e já aqui apresentados pelo que não haveria novidades...
Em termos "evolutivos", apenas uma nota para a formação de mais alguns suportes além dos que já tinham indicado estar em formação (casos das Sonaes).
A situação mantém-se: o PSI20 está totalmente apático, praticamente não mexe há quase um mês.
Aproveito contudo para actualizar alguns gráficos...
BPI - Ainda dentro do canal descendente e com uma zona de resistência pela frente que poderemos descrever vagamente como estando
entre os 1.60 e os 1.70 euros. Apesar desta recuperação/ressalto, o papel não deu qualquer sinal de inversão. Continuemos à espera de
uma definição do rumo futuro do mercado...
- Anexos
-
- BPI081222.png (19.1 KiB) Visualizado 10747 vezes
TRSM Escreveu:TRSM Escreveu:Comentário muito curto sobre a EDP
Se o curtíssimo prazo era o único time frame que ainda mantinha a EDP neutral, com o fecho de ontem e a confirmação de hoje é um título a evitar
Suportes de curto prazo - 2,22 e 2,06
Resist. de curto prazo - 2,75. 2,85, 2,98
Apesar do meu comentário anterior o estado oversold da EDP poderá dar lugar a um ressalto técnico interessante, mas de alto risco.
Pode continuar a subir. Mas o indicador de curtíssimo prazo overbought, manda-nos ter algumas cautelas com entradas longas neste momento sem " respirar" um pouco.
- Anexos
-
- edp1.png (17.13 KiB) Visualizado 10973 vezes
- Registado: 5/11/2002 11:30
Tenho actualizado poucas vezes o tópico porque o PSI20 tem estado uma "pasmaceira". Muitos papéis a lateralizar, praticamente não mexem. Outros, ainda que algo voláteis, encontram-se dentro de ranges mais ou menos definidos e já aqui apresentados pelo que não haveria novidades...
Em termos "evolutivos", apenas uma nota para a formação de mais alguns suportes além dos que já tinham indicado estar em formação (casos das Sonaes).
- Anexos
-
- BPI081216.png (19.85 KiB) Visualizado 11382 vezes
-
- SON081216.png (17.77 KiB) Visualizado 11375 vezes
-
- SONI081216.png (18.64 KiB) Visualizado 11382 vezes
-
- ZON081216.png (18.97 KiB) Visualizado 11369 vezes
Jorge158 Escreveu:Marco, se há alguém que quer que isto não acabe sou eu. E nem estou a torcer para que isso aconteça. Bem pelo contrário, até estou dentro de 3 cotadas (son, sonind e edp-r (não, felizmente não foi na opv)) e bem gostaria de ter uma opinião diferente, mas efectivamente o que eu observo é uma desvalorização sistemática. Mas, calma, que o dinheiro não é tudo na vida e felizmente o que foi investido foram "excedentes".
Jorge158, desvalorização sistemática (actualmente) é coisa que está a acontecer em todo o lado. O que se está a discutir é que enquanto uns
caiem 45 outros (como o PSI20) caiem 55 e é isso mesmo que eu estou a defender que espero que continue assim. Porque, historicamente, o
que tem acontecido é o PSI20 cair 55 quando os outros caiem 45 e depois, em Bull Market, sobe 140 quando os outros sobem 120.
Espero bem que o PSI20 continue a apresentar as caracteristicas pelas quais frequentemente é criticado.
MarcoAntonio Escreveu:Jorge158 Escreveu:
Por favor não torçam para que isto acabe porque isto é proveitoso (pelo menos para os que seguem tendências e não têm problemas de
impaciência).
Que continue assim por muitos aninhos é
o que mais desejo!
Marco, se há alguém que quer que isto não acabe sou eu. E nem estou a torcer para que isso aconteça. Bem pelo contrário, até estou dentro de 3 cotadas (son, sonind e edp-r (não, felizmente não foi na opv)) e bem gostaria de ter uma opinião diferente, mas efectivamente o que eu observo é uma desvalorização sistemática. Mas, calma, que o dinheiro não é tudo na vida e felizmente o que foi investido foram "excedentes".
Abraço
completamente de acordo Marco.
Para pessoas como eu que negocieio muito mal acções, mas que tento aproveitar tendências de longo prazo em fundo de acções, esta característica do PSI20 é excelente.
Por experiência própria, entrei num fundo de acções de Portugal e noutro de acções da Europa em 2004 e sai em ambos em finais de 2007. O de Portugal teve um rendimento maior.
Mais, este ano (Março ou Abril de 2008) o Mercado Americano parecia que ia inverter ao ultrapassar resistências importantes, como o PSI20 não ultrapassou fique de fora, o que me fez poupar uma entrada em falso.
Artista, peço desculpa, mas não concordo contigo relativamente à tua opinião sobre a linha de tendência descendente que anteriormente foi apresentada na Galp. Ela tem significado: enquanto a cotação fizer toque na linha, isto indica que a tendência se mantem; quando esses toques deixarem de ocorrer, significa 2 coisas:
ou as quedas acelararam (a cotação passa para baixo e deixa a linha para cima)
ou a linha fica para baixo e algo mudou na tendência, inverte ou ocorre um atenuar das quedas
um abraço
jjoliveiramath
Para pessoas como eu que negocieio muito mal acções, mas que tento aproveitar tendências de longo prazo em fundo de acções, esta característica do PSI20 é excelente.
Por experiência própria, entrei num fundo de acções de Portugal e noutro de acções da Europa em 2004 e sai em ambos em finais de 2007. O de Portugal teve um rendimento maior.
Mais, este ano (Março ou Abril de 2008) o Mercado Americano parecia que ia inverter ao ultrapassar resistências importantes, como o PSI20 não ultrapassou fique de fora, o que me fez poupar uma entrada em falso.
Artista, peço desculpa, mas não concordo contigo relativamente à tua opinião sobre a linha de tendência descendente que anteriormente foi apresentada na Galp. Ela tem significado: enquanto a cotação fizer toque na linha, isto indica que a tendência se mantem; quando esses toques deixarem de ocorrer, significa 2 coisas:
ou as quedas acelararam (a cotação passa para baixo e deixa a linha para cima)
ou a linha fica para baixo e algo mudou na tendência, inverte ou ocorre um atenuar das quedas
um abraço
jjoliveiramath
- Registado: 29/11/2007 4:14
Jorge158 Escreveu:Marco, nós até nas descidas somos pequenitos, (...)
No global, o PSI20 cai e tende quase sempre a cair mais do que a generalidade dos outros grandes índices. O meu objectivo não era bem
dizer que o PSI20 cai pouco porque isso não é verdade...
O propósito era antes mostrar (mais uma vez) que não se devem fazer comparações "ao dia". Porque naturalmente só vamos "reclamar"
nos dias em que o comportamento não convém e vamos ficar calados nos outros dias não lhes atribuindo relevância.
O que normalmente/frequentemente leva a leituras pouco objectivas ou incorrectas...
Eu reitero que o PSI20 é um índice que tende a mover-se mais nas grandes tendências. Foi assim no Bear Market anterior, foi assim no Bull
Market anterior e está a ser assim neste Bear Market. E tudo indica que, tal como nas restantes vezes, o PSI20 será dos índices que mais
valorizará ao longo do próximo Bull Market.
Isso não significa que vá ser o índice que sobe mais nos dias de subida x ou y...
Jorge158 Escreveu: é o nosso triste fado
Eu não vejo isto como triste fado coisa alguma. Bem pelo contrário, é uma coisa boa e espero bem que assim continue por várias décadas!
Por favor não torçam para que isto acabe porque isto é proveitoso (pelo menos para os que seguem tendências e não têm problemas de
impaciência). Especialmente ainda porque o PSI20 apresenta ainda uma outra característica interessante, tende a responder com atraso
às grandes tendências...
O PSI20 é um excelente índice para position traders e que permite uma excelente performance. Que continue assim por muitos aninhos é
o que mais desejo!
MarcoAntonio Escreveu:vinas69 Escreveu:Eu sei que já disse isto anteriormente , mas vou dizer novamente , o PSI 20 é uma miséria....todas as bolsas andam a subir á 3 sessões e o PSI 20 não só não acompanha as subidas como ainda cai!!!!
Mesmo sabendo que o PSI20 nunca acompanha a extensão das quedas e das subidas ,isto já começa a não ter muita explicação.
Hoje o DAX está a cair 4.8%, o CAC cai 5.5% e o PSI cai... 1.3%!
Mas hoje poucos reclamarão...
Marco, nós até nas descidas somos pequenitos, é o nosso triste fado e além disso o psi 20 está com uma liquidez que até assusta (o que explica também parte desta pequena queda). Já ando a dizer á algum tempo que a nossa praça é das com pior performance, não me baseando só e exclusivamente em dados estatísticos. Nas rallys somos sempre os que menos recuperamos, nas descidas, aí sim somos bons nos trambolhões!
Dizes bem, o psi 20 cai só 1,30%, então espera pelas 14,30h que depois veremos se o tombo não sérá grande para todos (gostava de estar enganado, mas não me parece

Abraço
vinas69 Escreveu:Eu sei que já disse isto anteriormente , mas vou dizer novamente , o PSI 20 é uma miséria....todas as bolsas andam a subir á 3 sessões e o PSI 20 não só não acompanha as subidas como ainda cai!!!!
Mesmo sabendo que o PSI20 nunca acompanha a extensão das quedas e das subidas ,isto já começa a não ter muita explicação.
Hoje o DAX está a cair 4.8%, o CAC cai 5.5% e o PSI cai... 1.3%!
Mas hoje poucos reclamarão...

paubo Escreveu:... mas eu comecei a traçar quando ela atingiu os primeiros dois picos(meio de junho e julho)e nao hoje.
E, por coicidência, acabou por passar nos máximos ou mínimos de algumas sessões!

Mas não há qualque significado técnico... estás a ver alguma forma de tirar partido dessa coincidência?! não é possível!

Um abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
paubo Escreveu:Tenho reparado que a cotação da Galp acompanha esta Lt vermelha. Não sei se podemos considerar valida mas de facto existem varios picos de maximos e minimos que a acompanham como por exemplo o minimo de hoje.
Paubom linhas como essas podemos arranjar muitas, basta que façamos passar linhas que cruzem os valores das cotações, ás vezes servem de suporte ou resistênci, outras não, para que é que isso nos serve?!
Não tem qualquer significado essa linha!
um abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
Jorge158 Escreveu:Escudeiro-Mor Escreveu:Apesar disso, ainda há umas duas semanas lembro-me de um dia em que na Europa estava tudo a cair 3-4% e nós por cá ou fechámos positivo ou andou lá muito perto. Não há nada que obrigue um mercado a seguir o resto da manada num determinado dia. Ainda hoje o FTSE100 fechou negativo enquanto o resto fechou tudo positivo...
Não achas miserável, por exemplo na 2ª feira todos os indíces a subirem 6,7,8 e tal % e nós uns espectaculares 2,55! Hoje: ibex sobe 0.84, cac40 sobe 0.68, aex25 1.09, dax 0.54, bel20 1.08 e o fantanbulástico PSI 20 apenas recuou 0.54 como costuma noticiar o Jornal de Negócios (aquela forma habilidosa de dar más notícias). É deprimente o nosso mercadito de bairro!
Não acho nada miserável nem deprimente. Ainda no passado dia 1 de Dezembro o DAX caiu 6.4% e o PSI cai apenas 1.4%. Não vale a pena ir analisar dia a dia, pois vais encontrar imensos casos em que não há semelhança entre as cotações. Mas no longo prazo subimos mais quando as coisas estão bem, e caímos mais quando estão mal.
O que acontece é que ninguém se queixa do nosso "miserável" mercado quando este sobe que nem um foguete, apesar de estar localizado numa economia que cresce muito menos que as outras...dá que pensar

- Registado: 2/11/2008 16:17
Jorge, tal como o Escudeiro-Mor referiu, em Bull Market o PSI20 é também dos índices que mais sobe e acresce que, como já diversas vezes mostrei, o PSI20 tem ainda uma tendência para responder com algum atraso aos movimentos mais importantes.
E isso... não é uma desvantagem. É uma vantagem!
São coisas boas e que devemos desejar que se mantenham assim mesmo...
E isso... não é uma desvantagem. É uma vantagem!
São coisas boas e que devemos desejar que se mantenham assim mesmo...
Escudeiro-Mor Escreveu:Apesar disso, ainda há umas duas semanas lembro-me de um dia em que na Europa estava tudo a cair 3-4% e nós por cá ou fechámos positivo ou andou lá muito perto. Não há nada que obrigue um mercado a seguir o resto da manada num determinado dia. Ainda hoje o FTSE100 fechou negativo enquanto o resto fechou tudo positivo...
Não achas miserável, por exemplo na 2ª feira todos os indíces a subirem 6,7,8 e tal % e nós uns espectaculares 2,55! Hoje: ibex sobe 0.84, cac40 sobe 0.68, aex25 1.09, dax 0.54, bel20 1.08 e o fantanbulástico PSI 20 apenas recuou 0.54 como costuma noticiar o Jornal de Negócios (aquela forma habilidosa de dar más notícias). É deprimente o nosso mercadito de bairro!

Re: AT Galp
Mastergest Escreveu:Obrigado Marco,
Aproveito para expor o meu gráfico para análise.
Abraço
Não sei se a análise era só para o Marco, mas aqui vai na mesma...
Quanto à LTd nada tenho a acrescentar ao que aqui já foi dito pelo Marco.
No entanto reparei que estás a utilizar uma escala linear. Não sei se o fazes conscientemente, ou se não estás sensibilizado para isso.
O problema é que uma escala linear não é proporcional às variações percentuais (que são as que verdadeiramente interessam).
As escalas percentuais e as logarítmicas são, na minha opinião, as que melhor permitem estudar a Análise Técnica.
Eu pessoalmente utilizo a escala logarítmica...
"Live and learn!! Life's a lesson!!", DMX
Quando o PSI20 subiu mais que os outros no anterior bull ninguém disse que era uma miséria por não acompanhar os outros. Mentalizem-se de uma coisa, devido a vários factores desde reduzida liquidez, poucas empresas, poucas diversificação, etc, em bull normalmente o PSI sobe mais, e em bear desce mais. Como ainda estamos em bear não podem querer milagres.
Apesar disso, ainda há umas duas semanas lembro-me de um dia em que na Europa estava tudo a cair 3-4% e nós por cá ou fechámos positivo ou andou lá muito perto. Não há nada que obrigue um mercado a seguir o resto da manada num determinado dia. Ainda hoje o FTSE100 fechou negativo enquanto o resto fechou tudo positivo...
Apesar disso, ainda há umas duas semanas lembro-me de um dia em que na Europa estava tudo a cair 3-4% e nós por cá ou fechámos positivo ou andou lá muito perto. Não há nada que obrigue um mercado a seguir o resto da manada num determinado dia. Ainda hoje o FTSE100 fechou negativo enquanto o resto fechou tudo positivo...
- Registado: 2/11/2008 16:17
Eu sei que já disse isto anteriormente , mas vou dizer novamente , o PSI 20 é uma miséria....todas as bolsas andam a subir á 3 sessões e o PSI 20 não só não acompanha as subidas como ainda cai!!!!
- Registado: 12/3/2008 17:40
Cradle of Filth Escreveu:Peço desculpa se estiver a dizer uma bestialidade, mas a limitada superior descendente não deveria tocar o topo das velas emk vez das suas caudas ??
Desculpem o idioma amador...
Hmm, não sei se a questão se dirigia a mim ou ao Mastergest mas em todo o caso eu respondo: embora haja quem defenda esse critério, não é o meu critério.
De uma forma geral considero os máximos e mínimos e acho inclusivamente a teoria dos "corpos" das velas altamente discutível (especialmente ainda se se tratam aberturas e fechos de forma semelhante e indiscriminada).
Por vezes poderei traçar suportes ou resistências (ou mesmo LT's) que passem poder determinados corpos de velas mas sempre de acordo com critérios de consistência.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], darkreflection, Google [Bot], iniciado1, IX Hispana, m-m, macau5m, Marco Martins, OCTAMA, PAULOJOAO, Shimazaki_2, smog63 e 206 visitantes