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Caldeirão da Bolsa

GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 13/11/2008 19:59

De notar que, tal como já referi, nesta ultima semana ou duas, a diferença parece estar maior. Contudo, pode perfeitamente ser uma situação pontual, por vezes também ocorre ser menor ou até termos preços inferiores à média europeia, contra o normal/habitual.

A análise tem de ser geral, não se pode falar de uma semana ou duas como se fossem o tempo todo.
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FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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por MarcoAntonio » 13/11/2008 19:49

A reduzir também não estará. Valores deste ano (desde Janeiro) o preço médio mensal esteve entre 0 a 2 centimos acima da média Europeia, conforme os meses. É uma diferença que tem oscilado mas que anda nessa ordem de grandeza e que é anterior à fase de descida e isso é que é importante sublinhar pois, como em quase tudo o resto nesta matéria dos combustíveis, esse argumento é usado maliciosamente para indiciar que o problema está agora na descida e que os combustíveis não baixam o que deviam.

Ora, a diferença (que em termos médios é bastante pequena por sinal) já existia e já vem existindo há vários anos. Não está a diminuir mas também não está a aumentar de forma notável, tem-se mantido relativamente estável pelo menos nos últimos anos...

É só consultar o site da DGEG e confirmar que ela já existia e qual a ordem de grandeza dela no passado.


Dito por outras palavras, se essa diferença desaparecesse então os combustíveis teriam descido mais do que o resto da europa e teriam anulado uma diferença que existia no passado. Como o argumento é apresentado, nomeadamente pela DECO, fica a "sugestão" de que se está a passar o oposto (os preços não estão a descer como no resto da europa e está a aparecer uma diferença que não existia).

O que é falso...
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por silvaxico » 13/11/2008 19:29

Obrigado Marco, já fui ver o resumo. Realmente não parece ter existido nenhuma alteração nos últimos anos (quando muito a diferença parece estar a reduzir).


O que faz falta era uma coisa qualquer com os preços (antes e depois de impostos) da Europa toda e actualizado em tempo real :mrgreen:
 
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por MarcoAntonio » 13/11/2008 17:42

E tens dois comparativos nos meus textos, silvaxico, um com uma amostragem anual desde 2004 a 2008 e outro com o último ano a comparar Portugal versus Espanha.

Vê o post resumo que está na primeira página, logo no início...
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2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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por MarcoAntonio » 13/11/2008 17:40

A Deco não diz que baixa mais lá fora (e isto já poderá por alguns a pensar, isto é, quem tiver cabeça para pensar).

A Deco diz que se tem situado sempre acima da média.

A questão é que já se situava antes: em média os preços dos combustíveis são mais altos em Portugal, eu já mostrei isso. E já eram há 4 anos atrás, não mudou muito em relação a isto...

Poderá ter aumentado um bocadinho, mas qq coisa na ordem de 1 centimo ou assim (no espaço de 4 anos, note-se).


Porque é que são mais caros cá? Bom, pode haver várias razões para isso: maiores custos de produção, maiores custos de transporte, etc. Mas estou a especular, não tenho dados concretos quanto a isso. A diferença é pequena (uma ou duas semanas em que tenha sido maior não é representativo, ocasionalmente também temos mais baixo que a média, o que conta mesmo é como se relacionam as duas médias).
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por silvaxico » 13/11/2008 17:32

limpaesgotos Escreveu:"Desde que o custo do barril do petróleo começou a descer, no início de Julho, os preços médios em Portugal fixaram-se sempre acima dos de Espanha e da média europeia", apontou a DECO.


Não sei se isto já foi desmentido pelos gráficos do Marco, mas acho que não. Os gráficos apenas mostram que há relação entre a baixa do preço do pretróleo e o dos combustíveis.

Mas será que baixa mais "lá fora"?
 
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por MarcoAntonio » 13/11/2008 17:11

Hmm, eu penso que é (e deve ser) da competência de Bruxelas estar atenta e vigilante perante possíveis situações de abuso de posição dominante ou cartel. Se for o mercado a funcionar, tudo bem e deve evitar intervir. Contudo, deve actuar caso existam situações irregulares. E deve ir fiscalizando para as detectar se existirem...

Quanto a isso, não tenho nada contra o discurso de Bruxelas. Pelo contrário, eu defendo que deve vigiar, acompanhar e analisar a evolução do mercado.

Claro está que isso não se aplica apenas aos combustíveis (embora actualmente esse seja o tema mais "quente").
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O PETROLIO

por enid » 13/11/2008 16:54

Desculpem , mas não sabia que os preços dos carburantes, eram da competência de Bruxelas, as concentrações e os entendimentos, sabia.
Agora temos de compreender que, se o preço do barril, cai para metade, não é por isso que a gasolina vai seguir a mesma tendência, as matérias primas teem custos incompreensíveis.
Saudações.
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por MarcoAntonio » 13/11/2008 14:30

limpaesgotos Escreveu:Referindo-se ao facto de a redução dos preços da gasolina e do gasóleo não estarem a reflectir a queda, mais acentuada, dos preços do petróleo, o presidente do executivo comunitário comentou que "é estranho que neste caso a lei da gravidade não se verifique" e que "os preços não baixem como sobem".


O Durão Barroso anda muito mal informado. Lê jornais a mais...


Onde está a demonstração de que os preços não descem como subiram?

Obviamente artigozecos onde nem o cambio contabilizaram não contam...
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por limpaesgotos » 13/11/2008 14:25

http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/ ... 83749.html

Declarações do presidente da Comissão Europeia 2008-11-13 12:50

Bruxelas diz estar muito atenta aos preços dos Combustíveis e que tem certeza que a AdC também está

Durão Barroso garantiu hoje em Bruxelas que a Comissão Europeia "vai dedicar uma atenção muito particular" aos preços dos combustíveis praticados na Europa, afirmando que no caso português "com certeza" a Autoridade da Concorrência (AdC) também estará.

Diario Económico Online com Lusa

Referindo-se ao facto de a redução dos preços da gasolina e do gasóleo não estarem a reflectir a queda, mais acentuada, dos preços do petróleo, o presidente do executivo comunitário comentou que "é estranho que neste caso a lei da gravidade não se verifique" e que "os preços não baixem como sobem".

"Espero que o preço da matéria-prima venha agora a reflectir-se também no preço de venda ao público e isso não tem acontecido de forma transparente", apontou.

Durão Barroso afirmou que "a Comissão tem que seguir estes assuntos e deve fazê-lo em cooperação com as autoridades nacionais".

Questionado em concreto sobre a situação em Portugal, o presidente da Comissão limitou-se a dizer que "no caso português com certeza que a Autoridade da Concorrência também está a fazer esforços nesse sentido".

"Há autoridades nacionais de concorrência que devem cumprir naturalmente os seus mandatos, a Comissão Europeia vai dedicar uma atenção muito particular a este assunto e se verificar que há comportamentos que não respeitam as regras da concorrência actuará como sempre tem vindo a fazer", afiançou.

Barroso falava numa conferência de imprensa em Bruxelas, na apresentação do pacote da Segunda Análise Estratégica da Política Energética efectuada pela Comissão Europeia, com propostas relativas à segurança, solidariedade e eficiência energéticas.

Na passada segunda-feira, a associação de defesa do consumidor DECO afirmou que as reduções feitas pelas petrolíferas aos preços dos combustíveis são "insuficientes e não reflectem totalmente a descida do custo do petróleo".

"Desde que o custo do barril do petróleo começou a descer, no início de Julho, os preços médios em Portugal fixaram-se sempre acima dos de Espanha e da média europeia", apontou a DECO.

Há cerca de um mês, o Automóvel Clube de Portugal (ACP) considerou que os indícios de concertação no mercado dos combustíveis ibérico eram "claros" e deveriam suscitar a intervenção da Comissão Europeia, o que foi desde logo refutado pela Galp Energia.
Cumprimentos.


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por tonirai » 12/11/2008 15:04

MarcoAntonio Escreveu:Obviamente isto são contas complicadas demais para os jornalistas.
:roll:


Mas o cambiozito, ao menos isso, podiam fazer. Eles até sabem que se tem de fazer...

Pois, estragava a notícia.
:roll:

Acho que devia haver consequências para este tipo de jornalismo tão impreciso, errado, só preocupado em audiência a qualquer custo :roll:

Se um jogador de futebol ou treinador vem dizer "bacoradas", vem normalmente a Federação aplicar um castigo...
Quem é que regula e castiga os jornalistas :?:
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por MarcoAntonio » 12/11/2008 14:40

Outro...

limpaesgotos Escreveu:http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1042843

Gasóleo podia estar a menos de um euro o litro
11h57m


Augusto Correia

O litro do gasóleo poderia estar, neste momento, abaixo de um euro. Recuando ao início de 2007, quando o do barril do petróleo estava, como agora, a rondar os 55 dólares, um litro de diesel custava 99 cêntimos, quase 12 cêntimos menos que agora, com preços similares no crude.


O petróleo a semana passada não estava a 55 dolars, estava a 64 dolars.

Depois, o que conta não são os dolars mas os euros. A semana passada o petróleo estava a 50.7 euros (valor médio da semana).


E em Janeiro de 2007 quando o gasóleo estava a 0.995, qual era o preço do petróleo na semana anterior?

Bom, já está em cima mas como é óbvio nestas coisas uma vez não basta (nem duas nem três): na semana anterior o petróleo estava a 51.8 USD, 40.0 euros.

Os valores não têm comparação de tão diferentes que são.


E depois, é certo e sabido que o gasóleo está mais caro (em todo o lado) para o mesmo valor do petróleo porque encareceu. Em contrapartida a gasolina até está mais barata...


Comparação Correcta:


Data | Gasolina | Gasóleo | (Média) | Crude

17-03-06 | 0.455 | 0.521 | (0.488) | 51.27

22-09-06 | 0.482 | 0.534 | (0.508) | 50.65

06-07-07 | 0.548 | 0.532 | (0.540) | 51.27

14-11-08 | 0,441 | 0,594 | (0,517) | 50,74



Todos os valores se encontram em euros. O valor entre parentisis é a média do preço entre a gasolina e o gasóleo. O que se verifica é que os valores actuais são comparáveis aos de 2006/2007 quando o petróleo se encontrava em níveis semelhantes, logo o suposto encarecimento não existe desde que se entre em linha de conta com o lag, o cambio e se efectue uma média de preços para a gasolina e o gasóleo.


Obviamente isto são contas complicadas demais para os jornalistas.
:roll:


Mas o cambiozito, ao menos isso, podiam fazer. Eles até sabem que se tem de fazer...

Pois, estragava a notícia.
:roll:
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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por limpaesgotos » 12/11/2008 14:28

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economi ... id=1042843

Gasóleo podia estar a menos de um euro o litro
11h57m

Augusto Correia

O litro do gasóleo poderia estar, neste momento, abaixo de um euro. Recuando ao início de 2007, quando o do barril do petróleo estava, como agora, a rondar os 55 dólares, um litro de diesel custava 99 cêntimos, quase 12 cêntimos menos que agora, com preços similares no crude.

Esta quarta-feira, o preço do crude está a ser negociado na casa dos 55 dólares o barril, depois de o "Brent" ter atingido, quarta-feira, o valor mínimo dos últimos 20 meses, ligeiramente abaixo dos 55 dólares, preços de Fevereiro de 2007.

Dados da Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG) revelam que, à data, Fevereiro de 2007, o gasóleo se situava, venda ao público, a um preço médio a rondar um euro por litro – entre 26 de Janeiro e 9 de Fevereiro de 2007, era vendido a 99 cêntimos. A preços actuais, o gasóleo está a ser vendido a um preço médio de 1,148 euros, cerca de 11,5 cêntimos mais do que em 2007, com o crude ao mesmo preço.

A gasolina, transaccionada, actualmente, a 1,255 euros o litros (Sem Chumbo 95), custava, no início de Fevereiro de 2007, cerca de 1,20 euros, notando-se uma diferença, desfavorável ao consumidor, de cerca de cinco cêntimos por litro.

Razões para acreditar que as gasolineiras têm margem para continuar a baixar os preços. José Horta, secretário-geral da Associação de Empresas Petrolíferas, contraria a linearidade desta suposição, ao sustentar que os preços dos combustíveis não acompanham necessariamente o crude. “É necessário averiguar o desempenho dos produtos refinados”, disse, em declarações ao Diário Económico.

Ainda de acordo com os dados da DGEG, de Janeiro a Setembro, o preço médio do crude desceu 38,9%, de 91,98 dólares para 71,89. O Gasóleo caiu 1,68%, de 1,20 para 1,14 euros o litro, enquanto a gasolina baixou 6,2% (de 1,37 euros de preço médio para 1,25).

Olhando ao que aconteceu nos últimos quatro meses, desde o máximo histórico do preço do crude, acima dos 1333 dólares, para os preços actuais, o ouro negro caiu 60%, contra 18,8% do gasóleo e 16,4 % da gasolina.
Cumprimentos.


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por Elias » 12/11/2008 14:07

Marco, o mais triste é que a opinião pública "compra" facilmente estas ideias...
 
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Re: GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

por MarcoAntonio » 12/11/2008 14:07

Comparação Correcta:


Data | Gasolina | Gasóleo | (Média) | Crude

17-03-06 | 0.455 | 0.521 | (0.488) | 51.27

22-09-06 | 0.482 | 0.534 | (0.508) | 50.65

06-07-07 | 0.548 | 0.532 | (0.540) | 51.27

14-11-08 | 0,441 | 0,594 | (0,517) | 50,74



Todos os valores se encontram em euros. O valor entre parentisis é a média do preço entre a gasolina e o gasóleo. O que se verifica é que os valores actuais são comparáveis aos de 2006/2007 quando o petróleo se encontrava em níveis semelhantes, logo o suposto encarecimento não existe desde que se entre em linha de conta com o lag, o cambio e se efectue uma média de preços para a gasolina e o gasóleo.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 12/11/2008 14:12, num total de 3 vezes.
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por MarcoAntonio » 12/11/2008 14:04

DE Escreveu:Preço do petróleo permitiria gasóleo abaixo de 1 euro

‘Brent’ iguala o valor de Janeiro de 2007, quando o gasóleo custava 0,99 euros. Combustíveis não acompanham a matéria-prima.


Um litro de gasóleo a custar menos de um euro. É necessário recuar ao início de 2007 para que esta afirmação seja uma realidade.


Então recuemos.

Na minha BD tenho o Crude mas os valores acompanham-se mutuamente e para o caso não faz diferença.

Em Janeiro/2007 tinhamos os seguintes preços:

Gasolina - 1.213
Gasoleo - 0.995

Mas agora vamos ver o petróleo.

Nessa semana o petróleo fez 54.5 USD...

Mas:

1) Não se conta o preço do petróleo para a mesma data. Nem hoje nem em Janeiro de 2007.

2) Também não se conta o preço do petróleo em Dolars mas sim em Euros (como a própria autora admite, o cambio é um factor a ter em linha de conta).


Assim, sendo, façamos as devidas correcções:

Preço médio do Crude na semana anterior, em Dolars: 51.8 USD.

Passando para Euros, ao cambio da altura: 40.0 EUROS.


Agora, comparemos com o preço médio do crude a semana passada: 64.2 USD / 50.7 EUROS.


É preciso dizer mais?

A diferença do valor de referência do petróleo para as duas datas em questão é bem significativa, mais de 20% de diferença.


O resto do artigo é todo ele enviezante. A autora também admite que a fiscalidade é um factor, contudo ignorou-o "convenientemente" também e apresentou variações de preços do petróleo lado a lado com variações de preços dos combustíveis para a diferença ser "chocante".

Também admite que a procura/oferta afecta o preço. Ora, o gasóleo está a subir em todo o lado por essa Europa fora e agora está mais caro do que para os mesmos valores do petróleo (não em relação a Janeiro de 2007 pois essa comparação está errada mas sim em relação a Julho/2007 e Setembro/2006). Por sinal, a gasolina até está mais barata...


DE Escreveu:Para além da matéria-prima, o preço dos combustíveis é influenciado por outros componentes, como fiscalidade, logística, distribuição, refinação, efeito cambial, procura e oferta, entre outros.


Convinha, para além de falar deles, considerá-los na análise.



Quanto aos preços de ontem do Brent referidos, só são para ser comparados com os preços da semana que vem, lá para quarta ou quinta-feira.
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por Elias » 12/11/2008 13:48

Um litro de gasóleo a custar menos de um euro. É necessário recuar ao início de 2007 para que esta afirmação seja uma realidade. No entanto, a cotação do petróleo nos mercados internacionais igualou ontem o valor dessa altura, menos de 55 dólares por barril. Ou seja, a descida no custo do petróleo não está a ser totalmente repercutida no preço dos combustíveis.


No início de Janeiro de 2007 o Euro valia 1,32 USD ou seja mais 6% do que vale hoje. Essa diferença foi convenientemente ignorada...
 
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por Elias » 12/11/2008 13:45

Tanta asneira em tão pouco tempo...
 
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por MarcoAntonio » 12/11/2008 13:44

Já tinha lido esse artigo e é das coisas mais incompetentes sobre esta matéria que já alguma vez li...

Preço do petróleo permitiria gasóleo abaixo de 1 euro


Esta conclusão é tirada com base em apenas um factor. Como a própria autora admite, outros factores afectam o preço:

Para além da matéria-prima, o preço dos combustíveis é influenciado por outros componentes, como fiscalidade, logística, distribuição, refinação, efeito cambial, procura e oferta, entre outros.


Contudo não entrou em linha de conta com nenhum deles!


O único que contabilizou foi a matéria-prima e até esse contabilizou mal uma vez que não considerou lag nenhum. Mais incompetente o artigo não podia ser...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 12/11/2008 13:45, num total de 1 vez.
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por pix » 12/11/2008 13:39

Preço do petróleo permitiria gasóleo abaixo de 1 euro
‘Brent’ iguala o valor de Janeiro de 2007, quando o gasóleo custava 0,99 euros. Combustíveis não acompanham a matéria-prima.


Um litro de gasóleo a custar menos de um euro. É necessário recuar ao início de 2007 para que esta afirmação seja uma realidade. No entanto, a cotação do petróleo nos mercados internacionais igualou ontem o valor dessa altura, menos de 55 dólares por barril. Ou seja, a descida no custo do petróleo não está a ser totalmente repercutida no preço dos combustíveis.

Ontem, o ‘brent’ do Mar do Norte chegou a negociar a menos de 55 dólares, o que já não acontecia desde Janeiro de 2007. Nessa altura, os consumidores pagavam 0,990 euros por cada litro de gasóleo e o preço da gasolina estava fixado nos 1,206 por litro, de acordo com a Direcção Geral de Energia e Geologia. Ontem, com o ‘brent’ nos 54,94 dólares, o custo médio do gasóleo estava fixado em 1,160 euros, enquanto a gasolina sem chumbo de 95 octanas custava 1,274 euros. Com o petróleo no mesmo valor, os automobilistas pagam mais 17 cêntimos por cada litro de gasóleo e mais seis cêntimos pela gasolina. As petrolíferas terão assim margem para continuar a baixar os preços. Confrontada com estes números, a Galp, líder de mercado, escusou-se a comentar.

De Janeiro a Setembro, o petróleo desceu 38,9%, enquanto o gasóleo caiu 1,65% e a gasolina 6,2%. Mas esta acentuada diferença na correlação torna-se ainda mais significativa quando se avalia a performance desde o máximo histórico em Julho. O “ouro negro” caiu 60%, enquanto o gasóleo cedeu 18,8% e a gasolina 16,4%.

Para o secretário-geral da Associação de Empresas Petrolíferas, José Horta, os combustíveis não acompanham necessariamente o crude. “É necessário averiguar o desempenho dos produtos refinados”, afirmou em declarações ao Diário Económico. Nos cálculos, não se considerou a evolução do índice Platts - cotação do produto refinado à saída das refinarias do norte da Europa - uma vez que o valor deste não é disponibilizado publicamente.

Para além da matéria-prima, o preço dos combustíveis é influenciado por outros componentes, como fiscalidade, logística, distribuição, refinação, efeito cambial, procura e oferta, entre outros.

Ainda recentemente, Ferreira de Oliveira, presidente da Galp, afirmou que a apreciação do dólar face ao euro estava a limitar a descida dos combustíveis. Porém, ontem o euro negociava também muito próximo dos níveis registados no início do ano passado, cerca de 1,27 dólares. Para além disso, ontem o barril do “ouro negro” custava cerca de 45 euros, exactamente o mesmo preço que em Janeiro do ano passado. Assim, aparentemente o efeito cambial não é a justificação para a diferença de comportamento entre as matérias-primas e combustíveis.

Para o presidente da Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis, Augusto Cymbron, este diferencial nos preços deve-se à excessiva fiscalidade. “As atenções terão de ser centradas nos impostos”. O IVA e o ISP determinam 47% do gasóleo e 59% da gasolina.

A Deco já deixou o alerta: “Os preços médios fixam-se sempre acima dos de Espanha e da média europeia.”


Números

- Este ano, o ‘brent’ desvalorizou 38,9%, enquanto o gasóleo recuou 1,65% e a gasolina sem chumbo de 95 octanas desceu 6,1%.

- Este diferencial na correlação entre a matéria-prima e o preço dos combustíveis é ainda mais acentuada, quando se analisa o desempenho nos últimos quatro meses.

- Desde o máximo histórico em Julho, o petróleo cedeu 60,3%, enquanto o preço do gasóleo caiu 18,8% e o preço da gasolina 95 recuou 16,4%.

- Ontem, o ‘brent’ do Mar do Norte chegou a negociar abaixo de 55 dólares por barril, o mínimo desde Janeiro de 2007, quando o gasóleo custava menos 17 cêntimos por litro e a gasolina menos seis cêntimos.

http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/ ... 83253.html
 
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por MarcoAntonio » 12/11/2008 11:16

Eu sei. O valor é retirado do portal da união europeia (já tinha referido isso antes, tem o link no post-resumo).
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FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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por Elias » 12/11/2008 11:13

Marco em Espanha há variações substaciais de posto para posto e de região para região (julgo que a carga fiscal não é igual em todas as regiões).

Onde obtiveste os valores de referência?

1 abraço,
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por bolo » 11/11/2008 23:01

Marco,

muito Obrigado pelos teus esclarecimentos nesta matéria, sobretudo o post resumo que está um "must"!

O gajo que te pediu o resumo é também ele um génio! Na área dos pedidos, é claro! Muito bom!

Antes de se falar, sobretudo mal, o melhor é realmente cavar até às respostas!
Principalmente, para se poder dizer mal com algum conhecimento de causa!

Obrigado, mais uma vez pela grande disponibilidade.
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!
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por MarcoAntonio » 11/11/2008 19:09

pedrom Escreveu:Marco seria possivel já quem tens os dados todos arrumadinhos colocar também um grafico na 1ª pagina com os preços depois de impostos entre portugal e espanha para se poder ter uma noção da evolução?

Brevemente tens a DECO à porta para te obrigar a apagar os posts!!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:


Aqui vai para o periodo que disponho o grafico de Portugal versus Espanha com impostos incluidos...
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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por Flying Turtle » 11/11/2008 18:53

RiscoCalculado Escreveu:costumo visitar o forum de vez em quando, hoje lá me decidi criar um login.


Em boa hora caro(a) RiscoCalculado! Fico muito agradado por ver aqui análises e contributos sustentados em factos! Trata-se sem dúvida dum enriquecimento deste tópico, a adicionar a (poucos) outros que o têm feito até agora.

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