GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)
De notar que, tal como já referi, nesta ultima semana ou duas, a diferença parece estar maior. Contudo, pode perfeitamente ser uma situação pontual, por vezes também ocorre ser menor ou até termos preços inferiores à média europeia, contra o normal/habitual.
A análise tem de ser geral, não se pode falar de uma semana ou duas como se fossem o tempo todo.
A análise tem de ser geral, não se pode falar de uma semana ou duas como se fossem o tempo todo.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
A reduzir também não estará. Valores deste ano (desde Janeiro) o preço médio mensal esteve entre 0 a 2 centimos acima da média Europeia, conforme os meses. É uma diferença que tem oscilado mas que anda nessa ordem de grandeza e que é anterior à fase de descida e isso é que é importante sublinhar pois, como em quase tudo o resto nesta matéria dos combustíveis, esse argumento é usado maliciosamente para indiciar que o problema está agora na descida e que os combustíveis não baixam o que deviam.
Ora, a diferença (que em termos médios é bastante pequena por sinal) já existia e já vem existindo há vários anos. Não está a diminuir mas também não está a aumentar de forma notável, tem-se mantido relativamente estável pelo menos nos últimos anos...
É só consultar o site da DGEG e confirmar que ela já existia e qual a ordem de grandeza dela no passado.
Dito por outras palavras, se essa diferença desaparecesse então os combustíveis teriam descido mais do que o resto da europa e teriam anulado uma diferença que existia no passado. Como o argumento é apresentado, nomeadamente pela DECO, fica a "sugestão" de que se está a passar o oposto (os preços não estão a descer como no resto da europa e está a aparecer uma diferença que não existia).
O que é falso...
Ora, a diferença (que em termos médios é bastante pequena por sinal) já existia e já vem existindo há vários anos. Não está a diminuir mas também não está a aumentar de forma notável, tem-se mantido relativamente estável pelo menos nos últimos anos...
É só consultar o site da DGEG e confirmar que ela já existia e qual a ordem de grandeza dela no passado.
Dito por outras palavras, se essa diferença desaparecesse então os combustíveis teriam descido mais do que o resto da europa e teriam anulado uma diferença que existia no passado. Como o argumento é apresentado, nomeadamente pela DECO, fica a "sugestão" de que se está a passar o oposto (os preços não estão a descer como no resto da europa e está a aparecer uma diferença que não existia).
O que é falso...
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Obrigado Marco, já fui ver o resumo. Realmente não parece ter existido nenhuma alteração nos últimos anos (quando muito a diferença parece estar a reduzir).
O que faz falta era uma coisa qualquer com os preços (antes e depois de impostos) da Europa toda e actualizado em tempo real
O que faz falta era uma coisa qualquer com os preços (antes e depois de impostos) da Europa toda e actualizado em tempo real

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E tens dois comparativos nos meus textos, silvaxico, um com uma amostragem anual desde 2004 a 2008 e outro com o último ano a comparar Portugal versus Espanha.
Vê o post resumo que está na primeira página, logo no início...
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FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
A Deco não diz que baixa mais lá fora (e isto já poderá por alguns a pensar, isto é, quem tiver cabeça para pensar).
A Deco diz que se tem situado sempre acima da média.
A questão é que já se situava antes: em média os preços dos combustíveis são mais altos em Portugal, eu já mostrei isso. E já eram há 4 anos atrás, não mudou muito em relação a isto...
Poderá ter aumentado um bocadinho, mas qq coisa na ordem de 1 centimo ou assim (no espaço de 4 anos, note-se).
Porque é que são mais caros cá? Bom, pode haver várias razões para isso: maiores custos de produção, maiores custos de transporte, etc. Mas estou a especular, não tenho dados concretos quanto a isso. A diferença é pequena (uma ou duas semanas em que tenha sido maior não é representativo, ocasionalmente também temos mais baixo que a média, o que conta mesmo é como se relacionam as duas médias).
A Deco diz que se tem situado sempre acima da média.
A questão é que já se situava antes: em média os preços dos combustíveis são mais altos em Portugal, eu já mostrei isso. E já eram há 4 anos atrás, não mudou muito em relação a isto...
Poderá ter aumentado um bocadinho, mas qq coisa na ordem de 1 centimo ou assim (no espaço de 4 anos, note-se).
Porque é que são mais caros cá? Bom, pode haver várias razões para isso: maiores custos de produção, maiores custos de transporte, etc. Mas estou a especular, não tenho dados concretos quanto a isso. A diferença é pequena (uma ou duas semanas em que tenha sido maior não é representativo, ocasionalmente também temos mais baixo que a média, o que conta mesmo é como se relacionam as duas médias).
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
limpaesgotos Escreveu:"Desde que o custo do barril do petróleo começou a descer, no início de Julho, os preços médios em Portugal fixaram-se sempre acima dos de Espanha e da média europeia", apontou a DECO.
Não sei se isto já foi desmentido pelos gráficos do Marco, mas acho que não. Os gráficos apenas mostram que há relação entre a baixa do preço do pretróleo e o dos combustíveis.
Mas será que baixa mais "lá fora"?
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Hmm, eu penso que é (e deve ser) da competência de Bruxelas estar atenta e vigilante perante possíveis situações de abuso de posição dominante ou cartel. Se for o mercado a funcionar, tudo bem e deve evitar intervir. Contudo, deve actuar caso existam situações irregulares. E deve ir fiscalizando para as detectar se existirem...
Quanto a isso, não tenho nada contra o discurso de Bruxelas. Pelo contrário, eu defendo que deve vigiar, acompanhar e analisar a evolução do mercado.
Claro está que isso não se aplica apenas aos combustíveis (embora actualmente esse seja o tema mais "quente").
Quanto a isso, não tenho nada contra o discurso de Bruxelas. Pelo contrário, eu defendo que deve vigiar, acompanhar e analisar a evolução do mercado.
Claro está que isso não se aplica apenas aos combustíveis (embora actualmente esse seja o tema mais "quente").
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
O PETROLIO
Desculpem , mas não sabia que os preços dos carburantes, eram da competência de Bruxelas, as concentrações e os entendimentos, sabia.
Agora temos de compreender que, se o preço do barril, cai para metade, não é por isso que a gasolina vai seguir a mesma tendência, as matérias primas teem custos incompreensíveis.
Saudações.
Agora temos de compreender que, se o preço do barril, cai para metade, não é por isso que a gasolina vai seguir a mesma tendência, as matérias primas teem custos incompreensíveis.
Saudações.
limpaesgotos Escreveu:Referindo-se ao facto de a redução dos preços da gasolina e do gasóleo não estarem a reflectir a queda, mais acentuada, dos preços do petróleo, o presidente do executivo comunitário comentou que "é estranho que neste caso a lei da gravidade não se verifique" e que "os preços não baixem como sobem".
O Durão Barroso anda muito mal informado. Lê jornais a mais...
Onde está a demonstração de que os preços não descem como subiram?
Obviamente artigozecos onde nem o cambio contabilizaram não contam...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/ ... 83749.html
Declarações do presidente da Comissão Europeia 2008-11-13 12:50
Bruxelas diz estar muito atenta aos preços dos Combustíveis e que tem certeza que a AdC também está
Durão Barroso garantiu hoje em Bruxelas que a Comissão Europeia "vai dedicar uma atenção muito particular" aos preços dos combustíveis praticados na Europa, afirmando que no caso português "com certeza" a Autoridade da Concorrência (AdC) também estará.
Diario Económico Online com Lusa
Referindo-se ao facto de a redução dos preços da gasolina e do gasóleo não estarem a reflectir a queda, mais acentuada, dos preços do petróleo, o presidente do executivo comunitário comentou que "é estranho que neste caso a lei da gravidade não se verifique" e que "os preços não baixem como sobem".
"Espero que o preço da matéria-prima venha agora a reflectir-se também no preço de venda ao público e isso não tem acontecido de forma transparente", apontou.
Durão Barroso afirmou que "a Comissão tem que seguir estes assuntos e deve fazê-lo em cooperação com as autoridades nacionais".
Questionado em concreto sobre a situação em Portugal, o presidente da Comissão limitou-se a dizer que "no caso português com certeza que a Autoridade da Concorrência também está a fazer esforços nesse sentido".
"Há autoridades nacionais de concorrência que devem cumprir naturalmente os seus mandatos, a Comissão Europeia vai dedicar uma atenção muito particular a este assunto e se verificar que há comportamentos que não respeitam as regras da concorrência actuará como sempre tem vindo a fazer", afiançou.
Barroso falava numa conferência de imprensa em Bruxelas, na apresentação do pacote da Segunda Análise Estratégica da Política Energética efectuada pela Comissão Europeia, com propostas relativas à segurança, solidariedade e eficiência energéticas.
Na passada segunda-feira, a associação de defesa do consumidor DECO afirmou que as reduções feitas pelas petrolíferas aos preços dos combustíveis são "insuficientes e não reflectem totalmente a descida do custo do petróleo".
"Desde que o custo do barril do petróleo começou a descer, no início de Julho, os preços médios em Portugal fixaram-se sempre acima dos de Espanha e da média europeia", apontou a DECO.
Há cerca de um mês, o Automóvel Clube de Portugal (ACP) considerou que os indícios de concertação no mercado dos combustíveis ibérico eram "claros" e deveriam suscitar a intervenção da Comissão Europeia, o que foi desde logo refutado pela Galp Energia.
Declarações do presidente da Comissão Europeia 2008-11-13 12:50
Bruxelas diz estar muito atenta aos preços dos Combustíveis e que tem certeza que a AdC também está
Durão Barroso garantiu hoje em Bruxelas que a Comissão Europeia "vai dedicar uma atenção muito particular" aos preços dos combustíveis praticados na Europa, afirmando que no caso português "com certeza" a Autoridade da Concorrência (AdC) também estará.
Diario Económico Online com Lusa
Referindo-se ao facto de a redução dos preços da gasolina e do gasóleo não estarem a reflectir a queda, mais acentuada, dos preços do petróleo, o presidente do executivo comunitário comentou que "é estranho que neste caso a lei da gravidade não se verifique" e que "os preços não baixem como sobem".
"Espero que o preço da matéria-prima venha agora a reflectir-se também no preço de venda ao público e isso não tem acontecido de forma transparente", apontou.
Durão Barroso afirmou que "a Comissão tem que seguir estes assuntos e deve fazê-lo em cooperação com as autoridades nacionais".
Questionado em concreto sobre a situação em Portugal, o presidente da Comissão limitou-se a dizer que "no caso português com certeza que a Autoridade da Concorrência também está a fazer esforços nesse sentido".
"Há autoridades nacionais de concorrência que devem cumprir naturalmente os seus mandatos, a Comissão Europeia vai dedicar uma atenção muito particular a este assunto e se verificar que há comportamentos que não respeitam as regras da concorrência actuará como sempre tem vindo a fazer", afiançou.
Barroso falava numa conferência de imprensa em Bruxelas, na apresentação do pacote da Segunda Análise Estratégica da Política Energética efectuada pela Comissão Europeia, com propostas relativas à segurança, solidariedade e eficiência energéticas.
Na passada segunda-feira, a associação de defesa do consumidor DECO afirmou que as reduções feitas pelas petrolíferas aos preços dos combustíveis são "insuficientes e não reflectem totalmente a descida do custo do petróleo".
"Desde que o custo do barril do petróleo começou a descer, no início de Julho, os preços médios em Portugal fixaram-se sempre acima dos de Espanha e da média europeia", apontou a DECO.
Há cerca de um mês, o Automóvel Clube de Portugal (ACP) considerou que os indícios de concertação no mercado dos combustíveis ibérico eram "claros" e deveriam suscitar a intervenção da Comissão Europeia, o que foi desde logo refutado pela Galp Energia.
Cumprimentos.
" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
MarcoAntonio Escreveu:Obviamente isto são contas complicadas demais para os jornalistas.
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Mas o cambiozito, ao menos isso, podiam fazer. Eles até sabem que se tem de fazer...
Pois, estragava a notícia.
Acho que devia haver consequências para este tipo de jornalismo tão impreciso, errado, só preocupado em audiência a qualquer custo

Se um jogador de futebol ou treinador vem dizer "bacoradas", vem normalmente a Federação aplicar um castigo...
Quem é que regula e castiga os jornalistas

Outro...
O petróleo a semana passada não estava a 55 dolars, estava a 64 dolars.
Depois, o que conta não são os dolars mas os euros. A semana passada o petróleo estava a 50.7 euros (valor médio da semana).
E em Janeiro de 2007 quando o gasóleo estava a 0.995, qual era o preço do petróleo na semana anterior?
Bom, já está em cima mas como é óbvio nestas coisas uma vez não basta (nem duas nem três): na semana anterior o petróleo estava a 51.8 USD, 40.0 euros.
Os valores não têm comparação de tão diferentes que são.
E depois, é certo e sabido que o gasóleo está mais caro (em todo o lado) para o mesmo valor do petróleo porque encareceu. Em contrapartida a gasolina até está mais barata...
Comparação Correcta:
Data | Gasolina | Gasóleo | (Média) | Crude
17-03-06 | 0.455 | 0.521 | (0.488) | 51.27
22-09-06 | 0.482 | 0.534 | (0.508) | 50.65
06-07-07 | 0.548 | 0.532 | (0.540) | 51.27
14-11-08 | 0,441 | 0,594 | (0,517) | 50,74
Todos os valores se encontram em euros. O valor entre parentisis é a média do preço entre a gasolina e o gasóleo. O que se verifica é que os valores actuais são comparáveis aos de 2006/2007 quando o petróleo se encontrava em níveis semelhantes, logo o suposto encarecimento não existe desde que se entre em linha de conta com o lag, o cambio e se efectue uma média de preços para a gasolina e o gasóleo.
Obviamente isto são contas complicadas demais para os jornalistas.
Mas o cambiozito, ao menos isso, podiam fazer. Eles até sabem que se tem de fazer...
Pois, estragava a notícia.

limpaesgotos Escreveu:http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1042843
Gasóleo podia estar a menos de um euro o litro
11h57m
Augusto Correia
O litro do gasóleo poderia estar, neste momento, abaixo de um euro. Recuando ao início de 2007, quando o do barril do petróleo estava, como agora, a rondar os 55 dólares, um litro de diesel custava 99 cêntimos, quase 12 cêntimos menos que agora, com preços similares no crude.
O petróleo a semana passada não estava a 55 dolars, estava a 64 dolars.
Depois, o que conta não são os dolars mas os euros. A semana passada o petróleo estava a 50.7 euros (valor médio da semana).
E em Janeiro de 2007 quando o gasóleo estava a 0.995, qual era o preço do petróleo na semana anterior?
Bom, já está em cima mas como é óbvio nestas coisas uma vez não basta (nem duas nem três): na semana anterior o petróleo estava a 51.8 USD, 40.0 euros.
Os valores não têm comparação de tão diferentes que são.
E depois, é certo e sabido que o gasóleo está mais caro (em todo o lado) para o mesmo valor do petróleo porque encareceu. Em contrapartida a gasolina até está mais barata...
Comparação Correcta:
Data | Gasolina | Gasóleo | (Média) | Crude
17-03-06 | 0.455 | 0.521 | (0.488) | 51.27
22-09-06 | 0.482 | 0.534 | (0.508) | 50.65
06-07-07 | 0.548 | 0.532 | (0.540) | 51.27
14-11-08 | 0,441 | 0,594 | (0,517) | 50,74
Todos os valores se encontram em euros. O valor entre parentisis é a média do preço entre a gasolina e o gasóleo. O que se verifica é que os valores actuais são comparáveis aos de 2006/2007 quando o petróleo se encontrava em níveis semelhantes, logo o suposto encarecimento não existe desde que se entre em linha de conta com o lag, o cambio e se efectue uma média de preços para a gasolina e o gasóleo.
Obviamente isto são contas complicadas demais para os jornalistas.

Mas o cambiozito, ao menos isso, podiam fazer. Eles até sabem que se tem de fazer...
Pois, estragava a notícia.

- Anexos
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FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economi ... id=1042843
Gasóleo podia estar a menos de um euro o litro
11h57m
Augusto Correia
O litro do gasóleo poderia estar, neste momento, abaixo de um euro. Recuando ao início de 2007, quando o do barril do petróleo estava, como agora, a rondar os 55 dólares, um litro de diesel custava 99 cêntimos, quase 12 cêntimos menos que agora, com preços similares no crude.
Esta quarta-feira, o preço do crude está a ser negociado na casa dos 55 dólares o barril, depois de o "Brent" ter atingido, quarta-feira, o valor mínimo dos últimos 20 meses, ligeiramente abaixo dos 55 dólares, preços de Fevereiro de 2007.
Dados da Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG) revelam que, à data, Fevereiro de 2007, o gasóleo se situava, venda ao público, a um preço médio a rondar um euro por litro – entre 26 de Janeiro e 9 de Fevereiro de 2007, era vendido a 99 cêntimos. A preços actuais, o gasóleo está a ser vendido a um preço médio de 1,148 euros, cerca de 11,5 cêntimos mais do que em 2007, com o crude ao mesmo preço.
A gasolina, transaccionada, actualmente, a 1,255 euros o litros (Sem Chumbo 95), custava, no início de Fevereiro de 2007, cerca de 1,20 euros, notando-se uma diferença, desfavorável ao consumidor, de cerca de cinco cêntimos por litro.
Razões para acreditar que as gasolineiras têm margem para continuar a baixar os preços. José Horta, secretário-geral da Associação de Empresas Petrolíferas, contraria a linearidade desta suposição, ao sustentar que os preços dos combustíveis não acompanham necessariamente o crude. “É necessário averiguar o desempenho dos produtos refinados”, disse, em declarações ao Diário Económico.
Ainda de acordo com os dados da DGEG, de Janeiro a Setembro, o preço médio do crude desceu 38,9%, de 91,98 dólares para 71,89. O Gasóleo caiu 1,68%, de 1,20 para 1,14 euros o litro, enquanto a gasolina baixou 6,2% (de 1,37 euros de preço médio para 1,25).
Olhando ao que aconteceu nos últimos quatro meses, desde o máximo histórico do preço do crude, acima dos 1333 dólares, para os preços actuais, o ouro negro caiu 60%, contra 18,8% do gasóleo e 16,4 % da gasolina.
Gasóleo podia estar a menos de um euro o litro
11h57m
Augusto Correia
O litro do gasóleo poderia estar, neste momento, abaixo de um euro. Recuando ao início de 2007, quando o do barril do petróleo estava, como agora, a rondar os 55 dólares, um litro de diesel custava 99 cêntimos, quase 12 cêntimos menos que agora, com preços similares no crude.
Esta quarta-feira, o preço do crude está a ser negociado na casa dos 55 dólares o barril, depois de o "Brent" ter atingido, quarta-feira, o valor mínimo dos últimos 20 meses, ligeiramente abaixo dos 55 dólares, preços de Fevereiro de 2007.
Dados da Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG) revelam que, à data, Fevereiro de 2007, o gasóleo se situava, venda ao público, a um preço médio a rondar um euro por litro – entre 26 de Janeiro e 9 de Fevereiro de 2007, era vendido a 99 cêntimos. A preços actuais, o gasóleo está a ser vendido a um preço médio de 1,148 euros, cerca de 11,5 cêntimos mais do que em 2007, com o crude ao mesmo preço.
A gasolina, transaccionada, actualmente, a 1,255 euros o litros (Sem Chumbo 95), custava, no início de Fevereiro de 2007, cerca de 1,20 euros, notando-se uma diferença, desfavorável ao consumidor, de cerca de cinco cêntimos por litro.
Razões para acreditar que as gasolineiras têm margem para continuar a baixar os preços. José Horta, secretário-geral da Associação de Empresas Petrolíferas, contraria a linearidade desta suposição, ao sustentar que os preços dos combustíveis não acompanham necessariamente o crude. “É necessário averiguar o desempenho dos produtos refinados”, disse, em declarações ao Diário Económico.
Ainda de acordo com os dados da DGEG, de Janeiro a Setembro, o preço médio do crude desceu 38,9%, de 91,98 dólares para 71,89. O Gasóleo caiu 1,68%, de 1,20 para 1,14 euros o litro, enquanto a gasolina baixou 6,2% (de 1,37 euros de preço médio para 1,25).
Olhando ao que aconteceu nos últimos quatro meses, desde o máximo histórico do preço do crude, acima dos 1333 dólares, para os preços actuais, o ouro negro caiu 60%, contra 18,8% do gasóleo e 16,4 % da gasolina.
Cumprimentos.
" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
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Re: GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)
Comparação Correcta:
Data | Gasolina | Gasóleo | (Média) | Crude
17-03-06 | 0.455 | 0.521 | (0.488) | 51.27
22-09-06 | 0.482 | 0.534 | (0.508) | 50.65
06-07-07 | 0.548 | 0.532 | (0.540) | 51.27
14-11-08 | 0,441 | 0,594 | (0,517) | 50,74
Todos os valores se encontram em euros. O valor entre parentisis é a média do preço entre a gasolina e o gasóleo. O que se verifica é que os valores actuais são comparáveis aos de 2006/2007 quando o petróleo se encontrava em níveis semelhantes, logo o suposto encarecimento não existe desde que se entre em linha de conta com o lag, o cambio e se efectue uma média de preços para a gasolina e o gasóleo.
Data | Gasolina | Gasóleo | (Média) | Crude
17-03-06 | 0.455 | 0.521 | (0.488) | 51.27
22-09-06 | 0.482 | 0.534 | (0.508) | 50.65
06-07-07 | 0.548 | 0.532 | (0.540) | 51.27
14-11-08 | 0,441 | 0,594 | (0,517) | 50,74
Todos os valores se encontram em euros. O valor entre parentisis é a média do preço entre a gasolina e o gasóleo. O que se verifica é que os valores actuais são comparáveis aos de 2006/2007 quando o petróleo se encontrava em níveis semelhantes, logo o suposto encarecimento não existe desde que se entre em linha de conta com o lag, o cambio e se efectue uma média de preços para a gasolina e o gasóleo.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 12/11/2008 14:12, num total de 3 vezes.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
DE Escreveu:Preço do petróleo permitiria gasóleo abaixo de 1 euro
‘Brent’ iguala o valor de Janeiro de 2007, quando o gasóleo custava 0,99 euros. Combustíveis não acompanham a matéria-prima.
Um litro de gasóleo a custar menos de um euro. É necessário recuar ao início de 2007 para que esta afirmação seja uma realidade.
Então recuemos.
Na minha BD tenho o Crude mas os valores acompanham-se mutuamente e para o caso não faz diferença.
Em Janeiro/2007 tinhamos os seguintes preços:
Gasolina - 1.213
Gasoleo - 0.995
Mas agora vamos ver o petróleo.
Nessa semana o petróleo fez 54.5 USD...
Mas:
1) Não se conta o preço do petróleo para a mesma data. Nem hoje nem em Janeiro de 2007.
2) Também não se conta o preço do petróleo em Dolars mas sim em Euros (como a própria autora admite, o cambio é um factor a ter em linha de conta).
Assim, sendo, façamos as devidas correcções:
Preço médio do Crude na semana anterior, em Dolars: 51.8 USD.
Passando para Euros, ao cambio da altura: 40.0 EUROS.
Agora, comparemos com o preço médio do crude a semana passada: 64.2 USD / 50.7 EUROS.
É preciso dizer mais?
A diferença do valor de referência do petróleo para as duas datas em questão é bem significativa, mais de 20% de diferença.
O resto do artigo é todo ele enviezante. A autora também admite que a fiscalidade é um factor, contudo ignorou-o "convenientemente" também e apresentou variações de preços do petróleo lado a lado com variações de preços dos combustíveis para a diferença ser "chocante".
Também admite que a procura/oferta afecta o preço. Ora, o gasóleo está a subir em todo o lado por essa Europa fora e agora está mais caro do que para os mesmos valores do petróleo (não em relação a Janeiro de 2007 pois essa comparação está errada mas sim em relação a Julho/2007 e Setembro/2006). Por sinal, a gasolina até está mais barata...
DE Escreveu:Para além da matéria-prima, o preço dos combustíveis é influenciado por outros componentes, como fiscalidade, logística, distribuição, refinação, efeito cambial, procura e oferta, entre outros.
Convinha, para além de falar deles, considerá-los na análise.
Quanto aos preços de ontem do Brent referidos, só são para ser comparados com os preços da semana que vem, lá para quarta ou quinta-feira.
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2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Um litro de gasóleo a custar menos de um euro. É necessário recuar ao início de 2007 para que esta afirmação seja uma realidade. No entanto, a cotação do petróleo nos mercados internacionais igualou ontem o valor dessa altura, menos de 55 dólares por barril. Ou seja, a descida no custo do petróleo não está a ser totalmente repercutida no preço dos combustíveis.
No início de Janeiro de 2007 o Euro valia 1,32 USD ou seja mais 6% do que vale hoje. Essa diferença foi convenientemente ignorada...
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Já tinha lido esse artigo e é das coisas mais incompetentes sobre esta matéria que já alguma vez li...
Esta conclusão é tirada com base em apenas um factor. Como a própria autora admite, outros factores afectam o preço:
Contudo não entrou em linha de conta com nenhum deles!
O único que contabilizou foi a matéria-prima e até esse contabilizou mal uma vez que não considerou lag nenhum. Mais incompetente o artigo não podia ser...
Preço do petróleo permitiria gasóleo abaixo de 1 euro
Esta conclusão é tirada com base em apenas um factor. Como a própria autora admite, outros factores afectam o preço:
Para além da matéria-prima, o preço dos combustíveis é influenciado por outros componentes, como fiscalidade, logística, distribuição, refinação, efeito cambial, procura e oferta, entre outros.
Contudo não entrou em linha de conta com nenhum deles!
O único que contabilizou foi a matéria-prima e até esse contabilizou mal uma vez que não considerou lag nenhum. Mais incompetente o artigo não podia ser...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 12/11/2008 13:45, num total de 1 vez.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Preço do petróleo permitiria gasóleo abaixo de 1 euro
‘Brent’ iguala o valor de Janeiro de 2007, quando o gasóleo custava 0,99 euros. Combustíveis não acompanham a matéria-prima.
http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/ ... 83253.html
‘Brent’ iguala o valor de Janeiro de 2007, quando o gasóleo custava 0,99 euros. Combustíveis não acompanham a matéria-prima.
Um litro de gasóleo a custar menos de um euro. É necessário recuar ao início de 2007 para que esta afirmação seja uma realidade. No entanto, a cotação do petróleo nos mercados internacionais igualou ontem o valor dessa altura, menos de 55 dólares por barril. Ou seja, a descida no custo do petróleo não está a ser totalmente repercutida no preço dos combustíveis.
Ontem, o ‘brent’ do Mar do Norte chegou a negociar a menos de 55 dólares, o que já não acontecia desde Janeiro de 2007. Nessa altura, os consumidores pagavam 0,990 euros por cada litro de gasóleo e o preço da gasolina estava fixado nos 1,206 por litro, de acordo com a Direcção Geral de Energia e Geologia. Ontem, com o ‘brent’ nos 54,94 dólares, o custo médio do gasóleo estava fixado em 1,160 euros, enquanto a gasolina sem chumbo de 95 octanas custava 1,274 euros. Com o petróleo no mesmo valor, os automobilistas pagam mais 17 cêntimos por cada litro de gasóleo e mais seis cêntimos pela gasolina. As petrolíferas terão assim margem para continuar a baixar os preços. Confrontada com estes números, a Galp, líder de mercado, escusou-se a comentar.
De Janeiro a Setembro, o petróleo desceu 38,9%, enquanto o gasóleo caiu 1,65% e a gasolina 6,2%. Mas esta acentuada diferença na correlação torna-se ainda mais significativa quando se avalia a performance desde o máximo histórico em Julho. O “ouro negro” caiu 60%, enquanto o gasóleo cedeu 18,8% e a gasolina 16,4%.
Para o secretário-geral da Associação de Empresas Petrolíferas, José Horta, os combustíveis não acompanham necessariamente o crude. “É necessário averiguar o desempenho dos produtos refinados”, afirmou em declarações ao Diário Económico. Nos cálculos, não se considerou a evolução do índice Platts - cotação do produto refinado à saída das refinarias do norte da Europa - uma vez que o valor deste não é disponibilizado publicamente.
Para além da matéria-prima, o preço dos combustíveis é influenciado por outros componentes, como fiscalidade, logística, distribuição, refinação, efeito cambial, procura e oferta, entre outros.
Ainda recentemente, Ferreira de Oliveira, presidente da Galp, afirmou que a apreciação do dólar face ao euro estava a limitar a descida dos combustíveis. Porém, ontem o euro negociava também muito próximo dos níveis registados no início do ano passado, cerca de 1,27 dólares. Para além disso, ontem o barril do “ouro negro” custava cerca de 45 euros, exactamente o mesmo preço que em Janeiro do ano passado. Assim, aparentemente o efeito cambial não é a justificação para a diferença de comportamento entre as matérias-primas e combustíveis.
Para o presidente da Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis, Augusto Cymbron, este diferencial nos preços deve-se à excessiva fiscalidade. “As atenções terão de ser centradas nos impostos”. O IVA e o ISP determinam 47% do gasóleo e 59% da gasolina.
A Deco já deixou o alerta: “Os preços médios fixam-se sempre acima dos de Espanha e da média europeia.”
Números
- Este ano, o ‘brent’ desvalorizou 38,9%, enquanto o gasóleo recuou 1,65% e a gasolina sem chumbo de 95 octanas desceu 6,1%.
- Este diferencial na correlação entre a matéria-prima e o preço dos combustíveis é ainda mais acentuada, quando se analisa o desempenho nos últimos quatro meses.
- Desde o máximo histórico em Julho, o petróleo cedeu 60,3%, enquanto o preço do gasóleo caiu 18,8% e o preço da gasolina 95 recuou 16,4%.
- Ontem, o ‘brent’ do Mar do Norte chegou a negociar abaixo de 55 dólares por barril, o mínimo desde Janeiro de 2007, quando o gasóleo custava menos 17 cêntimos por litro e a gasolina menos seis cêntimos.
http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/ ... 83253.html
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Eu sei. O valor é retirado do portal da união europeia (já tinha referido isso antes, tem o link no post-resumo).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Marco,
muito Obrigado pelos teus esclarecimentos nesta matéria, sobretudo o post resumo que está um "must"!
O gajo que te pediu o resumo é também ele um génio! Na área dos pedidos, é claro! Muito bom!
Antes de se falar, sobretudo mal, o melhor é realmente cavar até às respostas!
Principalmente, para se poder dizer mal com algum conhecimento de causa!
Obrigado, mais uma vez pela grande disponibilidade.
muito Obrigado pelos teus esclarecimentos nesta matéria, sobretudo o post resumo que está um "must"!
O gajo que te pediu o resumo é também ele um génio! Na área dos pedidos, é claro! Muito bom!
Antes de se falar, sobretudo mal, o melhor é realmente cavar até às respostas!
Principalmente, para se poder dizer mal com algum conhecimento de causa!
Obrigado, mais uma vez pela grande disponibilidade.
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!
pedrom Escreveu:Marco seria possivel já quem tens os dados todos arrumadinhos colocar também um grafico na 1ª pagina com os preços depois de impostos entre portugal e espanha para se poder ter uma noção da evolução?
Brevemente tens a DECO à porta para te obrigar a apagar os posts!!!!![]()
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Aqui vai para o periodo que disponho o grafico de Portugal versus Espanha com impostos incluidos...
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FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
RiscoCalculado Escreveu:costumo visitar o forum de vez em quando, hoje lá me decidi criar um login.
Em boa hora caro(a) RiscoCalculado! Fico muito agradado por ver aqui análises e contributos sustentados em factos! Trata-se sem dúvida dum enriquecimento deste tópico, a adicionar a (poucos) outros que o têm feito até agora.
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"