Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Galp - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por artista_ » 27/10/2008 10:35

É incrível como a Galp está tão perto daqueilo que há bem pouco tempo pareceria impossível, fazer novos mínimos históricos!!!

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por MarcoAntonio » 24/10/2008 19:29

Eu lembro-me de ter lido isso ainda o Caldeirão não existia. Estou a falar de algo que li há já uns bons 10 anos ou perto disso...

Se o tivesse comigo colocava-o aqui de bom grado. Como não o tenho, a única coisa que posso dizer (garantir) é que o li e que não estou a inventar nada.

Penso que foi realizado pela CMVM mas isso não posso assegurar.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por mlra » 24/10/2008 19:25

Mas as conclusões eram de que as Casas de Investimento estavam frequentemente a fazer o oposto do sugerido pelos estudos e sugestões de investimento. Isto é, quando anunciavam uma subida do price target frequentemente nesse dia estavam no mercado a vender e quando anunciavam uma descida estavam frequentemente a comprar.

Outra conclusão era a de que se fossem seguidas as sugestões, em média teriam dado prejuízo, de acordo com o estudo.

Boas!

Marco, era bom que esse estudo estivesse publicado num tópico inamovivel aqui no caldeirão para que as pessoas se estejam a iniciar nos mercados ou com pouca experiência pudessem consultar.

Cumps

Registado: 24/12/2007 12:02

por MarcoAntonio » 24/10/2008 19:06

Já agora, não se deve confundir Price Targets com Análise Fundamental. Pouco ou nada é dito sobre o que leva a Casa de Investimento X a avaliar o título Y em Z...

Apenas lançam o valor, fazem uma recomendação (vender, acumular, etc) e abordam superficialmente duas ou três questões, enfim, colocam uma justificação que "cole".

Mas um estudo concreto sobre a avaliação não é disponibilizado e tanto quanto sei, os AF's não se revêm nestes price targets e questionam os critérios e as análises.

PS: Eu não tenho nada contra a (boa) Análise Fundamental; mas tenho muito contra os Price Targets.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 24/10/2008 19:01

Eu já comentei diversas vezes e recordo-me sempre de um estudo que li (salvo erro realizado pela própria CMVM para determinar se havia manipulação) dos tempos em que estava a começar a acompanhar os mercados. Isto foi para aí em 1998~2000 por isso é um estudo algo antigo que não deve ser fácil de encontrar...

Mas as conclusões eram de que as Casas de Investimento estavam frequentemente a fazer o oposto do sugerido pelos estudos e sugestões de investimento. Isto é, quando anunciavam uma subida do price target frequentemente nesse dia estavam no mercado a vender e quando anunciavam uma descida estavam frequentemente a comprar.

Outra conclusão era a de que se fossem seguidas as sugestões, em média teriam dado prejuízo, de acordo com o estudo.

Vale também a pena recordar (era assim na altura e suponho que continua a ser) que estes estudos são realizados mas disponibilizados ao publico várias semanas depois (outros clientes têm acesso a eles mais cedo).

Eu recordo sempre que nós, publico em geral, não pagamos nada por estes "estudos". O serviço não é cobrado ao publico, portanto se é feito gratuitamente ao publico, é porque não é feito com o interesse de servir o publico. Ou acham que as casas de investimento são boas samaritanas que vendem informação preciosa a custo zero? isto é, dão a informação de forma gratuita?

Obviamente se estas empresas (recordo que são empresas que vivem de receitas por forma a poderem pagar salários e etc) dão a informação ao publico é porque ela não vale nada e a utilidade é outra...

No mínimo, a conclusão a retirar é que quando é difundida já não interessa para nada (se interessasse seria vendida, seria cobrado dinheiro pelo serviço de informar o publico/cliente).

Mas o cliente destas Casas de Investimento não são o publico em geral que lêm estes price targets em sites de informação, como é óbvio.

Os price targets são para ignorar. Qualquer investidor individual fica "melhor servido" se não perder tempo nem ilusões a tentar interpretar os price targets. Os Price Targets estão sistematicamente acima da cotação actual e em Bear Market vão seguindo a cotação, sendo baixados sucessivamente e em Bull Market vão seguindo a cotação sendo elevados sucessivamente.

É uma espécie de indexação à Euribor com um spread de x...
:wink:

A Bolsa passava bem sem price-targets.

Mas depois o "apelo" para comprar/negociar tantas vezes também era menor e isso era uma chatice...
Imagem

Administrador Fórum

por José_P. » 24/10/2008 18:57

civfan Escreveu:
mfsr1980 Escreveu:Hoje, põe-se em causa a continuação da humanidade (declarações do Sarkozi)

E tu acreditaste-te? mas quem é esse sarkozi para dizer isso e o que ele entende desta crise, ou do que é que seja?! A única coisa que vejo nele é a procura incessante de protagonismo politico e tentar-se afirmar na europa e no mundo com esta crise, quando ele e a frança até fez muito pouco para a resolver... antes o brown, que é mais low-profile... mas mais eficaz! ´(é certo que este não tem a brunni...)

Registado: 25/5/2008 17:50

por José_P. » 24/10/2008 18:56

mfsr1980 Escreveu:Hoje, põe-se em causa a continuação da humanidade (declarações do Sarkozi)

E tu acreditaste-te? mas quem é esse sarkozi para dizer isso e o que ele entende desta crise, ou do que é que seja?! A unica coisa que vejo nele é a procura incessante de protagonismo politico e tentar-se afirmar na europa e no mundo com esta crise, quando ele e a frança até fez muito pouco para a resolver... antes o brown, que tem é mais low-profile... mas mais eficaz! ´(é certo que este não tem a brunni...)

por José_P. » 24/10/2008 18:52

bom, devo depreender que sabes a razão mas não a queres comentar... :mrgreen: é isso?

por mfsr1980 » 24/10/2008 18:51

Eu não uso stops, no entanto não quer dizer que não saia do titulo. Costumo fazer isso quando se torna evidente que o titulo vai prosseguir a sua descida.
Mas o actual ponto de situação é muito diferente dos anteriores. Hoje, põe-se em causa a continuação da humanidade (declarações do Sarkozi) e sem dúvida estamos num momento de pré-crash ou mesmo crash. As descidas ao inferno são tão possiveis, como subidas aos céus. Não tenho dúvidas, que se isto estoirar, o dinheiro que tiver no banco também vai "co's porcos". Mal por mal, que seja em acções defensivas. :roll:

Registado: 3/5/2007 13:55

por MarcoAntonio » 24/10/2008 18:45

Já agora, em relação aos Price Targets, eu não resisto: o que realmente interessa não é o valor deste
Price Target, mas para que lado vão mudar o valor da próxima vez que o actualizarem.

Não fosse eu saber que as razões porque as Casas de Investimento lançam price targets em determinados
valores e em determinadas alturas é outra, também os convidava a eles a ler o Paradigma da Roleta.
:mrgreen:
Imagem

Administrador Fórum

por José_P. » 24/10/2008 18:42

civfan Escreveu:segundo a goldman sach o price target é de 11,4 (antes era de 15,8), mantendo a recomendação para "comprar".

http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/diarioeconomico/edicion_impresa/financas/pt/desarrollo/1175966.html

A petrolífera vista à lupa

Os ‘drivers’ em bolsa
As atenções de investidores continuam centradas nos poços petrolíferos do Brasil. O potencial das reservas e ainda de novas descobertas podem mexer nas acções. O valor dos papéis da petrolífera continua muito dependente da evolução da cotação do crude.

Os riscos para 2008
A volatilidade dos preços do ouro negro e, sobretudo, as margens de refinação ameaçam a actividade da petrolífera. As actuais condições de mercado levaram ao cancelamento da privatização da Galp, já que aos preços actuais, o encaixe do Estado não passaria dos 436 milhões de euros.

Projectos na calha
A petrolífera assinou recentemente um acordo com a Petrobras, para a criação de uma ‘joint-venture’ para a produção e comercialização de 500 mil toneladas anuais de biodiesel. Para além disso, a Galp reforçou a sua quota de mercado com a compra da rede ibérica da Agip.

O que dizem os analistas
Apesar das recomendações apontarem para a compra dos títulos, as casas de investimento têm vindo a reduzir os preços-alvo da Galp, devido à contínua desvalorização do petróleo e das margens de refinação, e das dúvidas sobre os investimentos que serão feitos no Brasil.

Portanto na minha opinião, a incerteza esta essencialmente focalizada nos preços do petroleo, sendo que está a ser penalizada por esta queda continua do crude, pois à parte disso tem bons fundamentos (falta aqui outro tipo de dados, nomeadamente rentabilidade prevista, e etc..)

Agora como sabemos, esta queda repentina do crude tambem vai a tão grande velocidade como foi a sua subida à uns meses... e a OPEP, mais agora do que na altura tem uma palavra a dizer sobre isso, e já avisou que vai a dizer... logo eu penso que o crude vai travar a queda, logo...

eu diria que considerando estes pressupostos, valerá na casa dos 10€, se descontarmos o ambiente de pánico do momento. O que significa que, se investirmos prevendo que daqui a 6 meses por exemplo, já se terá descontado uma boa parte do panico que a crise financeira está a fazer nos mercados e na economia, e se os pressupostos macro-enconomicos actuais e previstos no futuro se mantiverem (ou andarem lá perto), ela valerá na ordem dos 10€.

por MarcoAntonio » 24/10/2008 18:33

mfsr1980 Escreveu:Não sei quanto vale a GALP.

Mas se não sabes quanto vale a GALP como é que podes ficar estupefacto com um valor, qualquer que ele seja?

Se eu não sei o valor de algo e assumo que não sei, não posso ficar estupefacto com nenhum valor, qualquer um deles é passível de estar correcto (ou incorrecto).

mfsr1980 Escreveu:Certamente valerá mais do que o valor que da privatização, pois nessa altura não se contabilizavam as descobertas petroliferas no Brazil.

Mas da privatização para agora, no mercado, a única coisa que mudou foi a descoberta no Brasil?

Na economia nada mudou? No cambio nada mudou? No crude nada mudou? Na empresa nada mudou? No consumo nada mudou? No mercado dos refinados nada mudou?

Onde está a análise para demonstrar que vale mais?

Eu nem sequer estou a dizer que vale mais ou menos (eu não faço análise fundamental). O que estou a dizer é que tu também não estás a fazer e no entanto dizes que estás estupefacto com o valor x e que certamente vale mais agora do que no momento y, baseando-te em princípios falaciosos e em análises super-hiper-simplistas que passam por cima (ignoram) tudo e mais alguma coisa.

Espero que não leves a mal estas observações. Acredita que faço-as com a melhor das intenções...
Imagem

Administrador Fórum

por José_P. » 24/10/2008 18:31

e se me permites a pergunta, prevês aguardar até quando? e com ou sem stops (reais não mentais...)

por mfsr1980 » 24/10/2008 18:29

Não sei quanto vale a GALP. Certamente valerá mais do que o valor que da privatização, pois nessa altura não se contabilizavam as descobertas petroliferas no Brazil.
Mas, esta compra, insere-se numa estratégia, pois decidi aplicar as economias em energias como GALP e EDPR e alimentação JMT e SONAE SGPS porque achei que seriam as mais defensivas, neste momento em que o mercado está irracional.
Agora vou aguardar...

Um abraço de
Miguel Rodrigues

por Nyk » 24/10/2008 18:18

Capitalização bolsista da Galp vale um terço face ao início do ano
A Galp Energia acumula uma descida superior a 64% em 2008, vendo o seu valor de mercado ser reduzido a um terço da avaliação no início do ano. Mas não é só a petrolífera que está a desvalorizar. No sector da energia as perdas superam os 21 mil milhões de euros em 2008.

--------------------------------------------------------------------------------

Sara Antunes
saraantunes@mediafin.pt

A Galp Energia acumula uma descida superior a 64% em 2008, vendo o seu valor de mercado ser reduzido a um terço da avaliação no início do ano. Mas não é só a petrolífera que está a desvalorizar. No sector da energia as perdas superam os 21 mil milhões de euros em 2008.

A Galp encerrou a sessão de hoje a valer 6,48 euros por acção, um valor que compara com os 18,39 euros registados no final de 2007. Em valor de mercado a petrolífera já perdeu mais de 9,87 mil milhões de euros este ano, valendo agora cerca de um terço do que valor do início do ano.

A petrolífera tem seguido a mesma tendência do sector europeu, numa altura em que os preços do petróleo acentuam as perdas devido aos receios de uma forte recessão económica. Neste contexto, a expectativa de consumo de combustível cai e arrasta os preços das matérias-primas.

A Energias de Portugal (EDP) também está a acumular uma perda de 47,38% desde o início do ano, perdendo mais de 7,7 mil milhões de euros de capitalização bolsista.

E a EDP Renováveis, que se estreou em a 4 de Junho, acumula uma descida superior a 53%, perdendo mais de 3,8 mil milhões de euros em valor de mercado.

No acumulado, as perdas no sector energético superam os 21 mil milhões de euros este ano.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por marianonunes » 24/10/2008 18:16

Agora têm o valor acrescido das explorações do Brazil... embora existam questões, sobre o financiamento dessas mesmas explorações. Mas mesmo vendendo essas explorações a terceiros, devem ter muito valor. Pelo menos deveria ultrapassar o offset do preço "exagerado" a que foram vendidas na OPV.

Registado: 29/8/2008 15:04

por José_P. » 24/10/2008 18:10

segundo a goldman sach o price target é de 11,4 (antes era de 15,8), mantendo a recomendação para "comprar".

http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/diarioeconomico/edicion_impresa/financas/pt/desarrollo/1175966.html

A petrolífera vista à lupa

Os ‘drivers’ em bolsa
As atenções de investidores continuam centradas nos poços petrolíferos do Brasil. O potencial das reservas e ainda de novas descobertas podem mexer nas acções. O valor dos papéis da petrolífera continua muito dependente da evolução da cotação do crude.

Os riscos para 2008
A volatilidade dos preços do ouro negro e, sobretudo, as margens de refinação ameaçam a actividade da petrolífera. As actuais condições de mercado levaram ao cancelamento da privatização da Galp, já que aos preços actuais, o encaixe do Estado não passaria dos 436 milhões de euros.

Projectos na calha
A petrolífera assinou recentemente um acordo com a Petrobras, para a criação de uma ‘joint-venture’ para a produção e comercialização de 500 mil toneladas anuais de biodiesel. Para além disso, a Galp reforçou a sua quota de mercado com a compra da rede ibérica da Agip.

O que dizem os analistas
Apesar das recomendações apontarem para a compra dos títulos, as casas de investimento têm vindo a reduzir os preços-alvo da Galp, devido à contínua desvalorização do petróleo e das margens de refinação, e das dúvidas sobre os investimentos que serão feitos no Brasil.

Portanto na minha opinião, a incerteza esta essencialmente focalizada nos preços do petroleo, sendo que está a ser penalizada por esta queda continua do crude, pois à parte disso tem bons fundamentos (falta aqui outro tipo de dados, nomeadamente rentabilidade prevista, e etc..)

Agora como sabemos, esta queda repentina do crude tambem vai a tão grande velocidade como foi a sua subida à uns meses... e a OPEP, mais agora do que na altura tem uma palavra a dizer sobre isso, e já avisou que vai a dizer... logo eu penso que o crude vai travar a queda, logo...

por MarcoAntonio » 24/10/2008 18:01

mfsr1980 Escreveu:Eu entrei na GALP ontem ao valor de 6.85.

A nossa economia precisa de energia para viver e vejo com alguma estupefação os valores a que se encontra este titulo.

Estupefacção porquê?

A GALP entrou em Bolsa a 6 euros, ainda mais baixo. E nada nos diz (sem sequer fazermos uma análise fundamental) que não tenha entrado sobreavaliada...

Qual é o porquê da tua estupefacção? Quanto vale a GALP exactamente então para ti e porquê? Qual é que será o valor correcto?

Já agora e porque vem a propósito:

O Paradigma da Roleta
Imagem

Administrador Fórum

por mfsr1980 » 24/10/2008 17:57

Eu entrei na GALP ontem ao valor de 6.85.
A nossa economia precisa de energia para viver e vejo com alguma estupefação os valores a que se encontra este titulo.
Pânico? Não acredito!
Estarão as instituições financeiras, asfixiadas pela liquidez, a vender ao desbarato? Não sei, talvez..
Será a taxa "robin dos bosques"? ou o Governo a querer controlar os preços?
Acho que, em breve iremos entender o que se passa..

por marianonunes » 24/10/2008 15:02

O gráfico da Galp é uma tragédia. Era interessante ter uma análise fundamental da acção, ver o real valor e quais as perspectivas de futuro.

Registado: 29/8/2008 15:04

por StockGalaxy » 24/10/2008 13:57

A Galp atingiu um target nos 6.35/6.40 que pode culminar com uma possível inversão do preço do crude.

Adicionei um gráfico do ligth crude Oil onde se vê que a cotação está em cima da LTA que já vém de Nov 2001.

Acho reduzida a probabilidade de quebra desta LTA à primeira dado que tem vários toques desde 2001.

Para acompanhar evolução na próxima semana.

Stock
Anexos
galp.JPG
galp.JPG (96.93 KiB) Visualizado 6445 vezes
crude.JPG
crude.JPG (97.44 KiB) Visualizado 6402 vezes
----------------------------------
nada na manga, tudo na mão.

Registado: 11/2/2006 21:08

por mlra » 24/10/2008 12:33

ONDON (Reuters) - Oil fell below $64 a barrel on Friday, to new 16-month lows, as gloom about a global economic downturn took the steam out of an OPEC agreement to cut output by 1.5 million barrels a day.

Ministers of the Organization of the Petroleum Exporting Countries agreed at an emergency meeting in Vienna to take 1.5 million bpd off the market.

U.S. light crude for December delivery was down $3.23 at $64.61 a barrel by 0928 GMT.

London Brent crude was down $3.41 at $62.51.

Saudia Arabia's Oil Minister Ali al-Naimi said the group had agreed the output reduction with effect from November1.

But news of the OPEC action did not halt oil's slide.

"Already we've seen demand destruction of 2 million barrels per day. I'm not convinced this cut will be enough to stop the slide." said Rob Laughlin, at broker MF Global.

Cumps

por mlra » 24/10/2008 11:37

É obvio que vao cortar a produção. D e imediato vai levantar o preço mas por pouco tempo.

Depois vai continuar a cair conforme vão saindo noticias de que a recessão esta consumada.

Boas!

Com todo este sentimento bear nem que eles cortem a produção mais do que o previsto irão fazer com que o preço do crude suba. Lembro-me perfeitamente do anuncio do aumento da produção da Arabia Saudita quando o sentimento era Bull e o preço continuou a subir. :wink:

Cumps

por Nyk » 24/10/2008 7:44

Galp quase anula ganhos dois anos após a OPV
Faz hoje exactamente dois anos que a bolsa de Lisboa recebeu uma nova cotada, a Galp Energia. Mas são poucos os motivos para festejar. É certo que os muitos milhares de investidores que acorreram à OPV e mantêm as acções em carteira estão a ganhar dinheiro. Mas as mais-valias potenciais são agora menos de um décimo do que já foram, reflectindo a forte queda recente dos títulos da empresa liderada por Ferreira de Oliveira.

--------------------------------------------------------------------------------

Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt
Raquel Godinho
rgodinho@mediafin.pt

Faz hoje exactamente dois anos que a bolsa de Lisboa recebeu uma nova cotada, a Galp Energia. Mas são poucos os motivos para festejar. É certo que os muitos milhares de investidores que acorreram à OPV e mantêm as acções em carteira estão a ganhar dinheiro. Mas as mais-valias potenciais são agora menos de um décimo do que já foram, reflectindo a forte queda recente dos títulos da empresa liderada por Ferreira de Oliveira.

Se nos primeiros doze meses as acções da Galp Energia praticamente duplicaram de valor face aos 5,81 euros a que foram alienadas na oferta pública de venda (OPV), este último ano o desempenho é negativo. Os títulos já perderam quase 40%, sendo que grande parte da queda foi registada nos últimos meses, período marcado pelo agudizar da crise nos mercados internacionais e a forte desvalorização do petróleo.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por newtrade » 23/10/2008 21:58

É obvio que vao cortar a produção. D e imediato vai levantar o preço mas por pouco tempo.

Depois vai continuar a cair conforme vão saindo noticias de que a recessão esta consumada.

Registado: 12/10/2008 15:57

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, AlfaTrader, Bing [Bot], darkreflection, latbal, m-m, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Pmart 1, trilhos2006, Zecadiabo e 240 visitantes