"Só perco se vender"
Sim, de facto dei esse exemplo mas então vamos considerar o preço de compra correcto: 140 euros. O investimento inicial seria de 14000 euros.
O valor actual das 200 acções será de 772 euros.
Ou seja o portfolio desvalorizou em 13228 euros.
1 abraço,
Elias
O valor actual das 200 acções será de 772 euros.
Ou seja o portfolio desvalorizou em 13228 euros.
1 abraço,
Elias
- Registado: 5/11/2002 12:21
Re: "Só perco se vender"
Jiboia Cega Escreveu:Não pá, porque houve um stock split em tempos e agora terias 200 acções, logo elas valeriam 772 euros e já só estavas a 6228 euros do teu objectivo!!![]()
Não pá, porque se eu já considerei o stock split.
Se quiseres fazer as contas a preço original, tinhas de facto 200 acções mas cada uma das 100 originais teria custado 140 euros.
1 abraço,
Elias
Elias Escreveu:Imaginem que eu comprei 100 acções da PTM nos píncaros do bull em Março de 2000 tendo pago 70 euros por acção, ou seja, terei investido 7000 euros. Depois elas caíram a pique e nunca mais lá voltaram. Provavelmente nunca mais lá voltam. Actualmente valem 3,86 euros. O meu investimento valeria agora uns modestos 386 euros.
Não pá, porque houve um stock split em tempos e agora terias 200 acções, logo elas valeriam 772 euros e já só estavas a 6228 euros do teu objectivo!!

Abraço
Jiboia
Paulo Moreira Escreveu:salvadorveiga Escreveu:artista Escreveu:salvadorveiga Escreveu:devias ter ficado com elas...
A ciena esta' a transaccionar a um valor menos que O DINH_EIRO que ela tem em depositos e e' Dinheiro liquido já depois de descontadas as dividas...
Com isso não concordo... não devia ficar com elas, nem fez mal, se a entrada foi especulativa e tinha um stop num determinado ponto!
O problema é que muitos não sabem porque é que entram nem porque é que saiem!!!! São as emoções a funcionar, como já se disse aqui muitas vezes, estas normalmente levam-nos por maus caminhos...
Mas este é um daqueles exemplos que referi no tópico da JM, alguém que acciona o stop e depois as cotações sobem. O que é que esteve mal? ou o plano inicial era muito arriscado, ou estava mal definido, ou nem existia sequer... mas o facto de ter vendido e as cotações agora estarem acima da cotação de venda, não quer dizer que tenha feito mal!
abraços
artista
Fiquei com a ideia pelo post dele que ele tinha entrado pelos f undamentais e tinha saido por impulso.
Dai eu ter dito isso...
Eu continuo com elas... Estao a transaccionar como disse abaixo do Cash em mao... e' daquelas acçoes tipicas de Benhamin Graham.
E foi.
Só que não fui mentalmente forte o suficiente para aguentar.
Este bear market está muito perigoso mesmo para acções que, pelos fundamentais, estão baratas.
No passado, já fiz o contrário, e dei-me mal e tive que sair com maior prejuízo.
É claro que não estaríamos a ter esta conversa se ela não tivesse invertido.
O melhor é parar para analisar melhor e estabelecer un novo ponto de entrada, pois continuo na convicção de que tem potencial para subir e muito.
Mas isto tem de aclamar, senão fico quieto.
Mas esta os fundamentais nem olhei muito para ela...
Bastoume saber que transaccionava a quase 50% do valor do dinheiro em depositos... sempre q cai tenho vindo a reofrçar...
Estou a ter de borla 50% do dinheiro em caixa, mais o resto do negocio todo...
Nao sei quando irei ter ganhos, mas tenho convicçao que esta me ira' dar muitas alegrias... e dar o credito ao AC por ter divulgado

Talvez ate venha a sair mais cedo do que eu pense, se por ventura os rumores de hoje da OPA se concretizem e seja lançada uma oferta
salvadorveiga Escreveu:artista Escreveu:salvadorveiga Escreveu:devias ter ficado com elas...
A ciena esta' a transaccionar a um valor menos que O DINH_EIRO que ela tem em depositos e e' Dinheiro liquido já depois de descontadas as dividas...
Com isso não concordo... não devia ficar com elas, nem fez mal, se a entrada foi especulativa e tinha um stop num determinado ponto!
O problema é que muitos não sabem porque é que entram nem porque é que saiem!!!! São as emoções a funcionar, como já se disse aqui muitas vezes, estas normalmente levam-nos por maus caminhos...
Mas este é um daqueles exemplos que referi no tópico da JM, alguém que acciona o stop e depois as cotações sobem. O que é que esteve mal? ou o plano inicial era muito arriscado, ou estava mal definido, ou nem existia sequer... mas o facto de ter vendido e as cotações agora estarem acima da cotação de venda, não quer dizer que tenha feito mal!
abraços
artista
Fiquei com a ideia pelo post dele que ele tinha entrado pelos f undamentais e tinha saido por impulso.
Dai eu ter dito isso...
Eu continuo com elas... Estao a transaccionar como disse abaixo do Cash em mao... e' daquelas acçoes tipicas de Benhamin Graham.
E foi.
Só que não fui mentalmente forte o suficiente para aguentar.
Este bear market está muito perigoso mesmo para acções que, pelos fundamentais, estão baratas.
No passado, já fiz o contrário, e dei-me mal e tive que sair com maior prejuízo.
É claro que não estaríamos a ter esta conversa se ela não tivesse invertido.
O melhor é parar para analisar melhor e estabelecer un novo ponto de entrada, pois continuo na convicção de que tem potencial para subir e muito.
Mas isto tem de aclamar, senão fico quieto.
Paulo Moreira
artista Escreveu:salvadorveiga Escreveu:devias ter ficado com elas...
abraços
artista
Dai eu ter dito isso...
salvadorveiga Escreveu:devias ter ficado com elas...
abraços
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Paulo Moreira Escreveu:Atomez Escreveu:pedrom Escreveu:Analisas-te mal 2 vezes: Quando vinha a descer e vendes-te e quando começou a subir e não compras-te!!!
Isso não faz sentido.
Não será antes:
"Analisaste mal 2 vezes: Quando vinha a descer vendeste e quando começou a subir e não compraste!!!"
![]()
Eu não estou a venda

És capaz de ter razão!
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
Atomez Escreveu:pedrom Escreveu:Analisas-te mal 2 vezes: Quando vinha a descer e vendes-te e quando começou a subir e não compras-te!!!
Isso não faz sentido.
Não será antes:
"Analisaste mal 2 vezes: Quando vinha a descer vendeste e quando começou a subir e não compraste!!!"

Eu não estou a venda

Paulo Moreira
pedrom Escreveu:Analisas-te mal 2 vezes: Quando vinha a descer e vendes-te e quando começou a subir e não compras-te!!!
Isso não faz sentido.
Não será antes:
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
Paulo Moreira Escreveu:Onde errei?
Analisando bem, deveria ter confiado nos pressupostos que me fizeram investir na Ciena. Tem bons fundamentais.
Analisas-te mal 2 vezes: Quando vinha a descer e vendes-te e quando começou a subir e não compras-te!!!

De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
Paulo Moreira Escreveu:Em geral, estou de acordo com o facto de já estarmos a perder quando compramos uma acção e ela a desvalorizar.
Mas eu acho que esta perda só se materializa quando se vender efectivamente.
Vou dar um exemplo que aconteceu comigo mesmo hoje com a Ciena (Nasdaq). Este papel tem sido bastanto volátil no intraday. Eu tinha uma posição a 8,30 em cfds.
Mas hoje, confrontei-me com um valor de 6.60 no pre-market. Estava preparado para fechar a posição e assumir as perdas num dia como hoje em que o pânico me parecia evidente. Abriu acima de 7,00 e ainda valorizou nos primeiros minutos. Mas, estava muito atento à evolução da cotação e principalmente num dia de pânica à sexta-feira, não fazia a mínima ideia do como iria acabar o dia.
Quando vi que a cotação estava a perder a força e a cair novamente, vendi imediatamente, assumindo as perdas.
Fiz bem? Neste caso, fiz mesmo muito mal
Porquê?
Porque neste momento, a Ciena está a 8,67 (+11,87)!!!
Ou seja, ao cortar as perdas, transformei um trade que poderia ser bastante positivo num trade bem negativo.
Onde errei?
Analisando bem, deveria ter confiado nos pressupostos que me fizeram investir na Ciena. Tem bons fundamentais.
devias ter ficado com elas...
Obviamente que depois aparecem tubaroes a quererem comprar... a subida hoje e' por base que pode haver OPA. Pudera estao a comprar o negocio de borla...e ainda estao a comprar o dollar em dinheiro para ai por 60 centimos...
Em geral, estou de acordo com o facto de já estarmos a perder quando compramos uma acção e ela a desvalorizar.
Vou dar um exemplo que aconteceu comigo mesmo hoje com a Ciena (Nasdaq). Este papel tem sido bastanto volátil no intraday. Eu tinha uma posição a 8,30 em cfds.
Mas hoje, confrontei-me com um valor de 6.60 no pre-market. Estava preparado para fechar a posição e assumir as perdas num dia como hoje em que o pânico me parecia evidente. Abriu acima de 7,00 e ainda valorizou nos primeiros minutos. Mas, estava muito atento à evolução da cotação e principalmente num dia de pânica à sexta-feira, não fazia a mínima ideia do como iria acabar o dia.
Quando vi que a cotação estava a perder a força e a cair novamente, vendi imediatamente, assumindo as perdas.
Porquê?
Ou seja, ao cortar as perdas, transformei um trade que poderia ser bastante positivo num trade bem negativo.
Onde errei?
Porquê?
Onde errei?
Paulo Moreira
Atomez Escreveu:Se comprar 1000€ de acções da empresa A a ao fim de um tempo elas cairam para 900, o que fazer?
Para mim é assim -- pensar "se eu vendesse agora e ficasse com 900 na mão o que fazia? Comprava A, ou uma outra, ou ia mas é passar um grande fiom de semana?"
Se a resposta for diferente de "comprava A" então vendia e fazia outra coisa.
Eu aqui já não concordo. Se comprasse 1000€ e agora valiam 900€, media o que isso implicava na estrategia que defeni... tinha aceitado isso, estava muito desfasado do plano que tracei, mesmo que no tempo ainda nao tivesse chegado ao timing de vender? e sobretudo, tinha "fundamentos" para continuar a acreditar que no timing que previ vender elas seriam rentaveis? senão, avaliava a situação, tomava o prejuizo e vendia, ou redefenia uma outra estrategia (minimizar perdas, vender nalguma resistencia, etc...) e saia dessa posição. Mas primeiro tinha que me convencer que a 1º estrategia, tinha falido, e se essa 1º estrategia fosse de 3 a 5 anos por exemplo, tinha que ter fundamentos muito fortes para me convencer que ela estava falida (tipo alguma coisa mudar de fundamental no mercado ou na empresa, como por exemplo foi o caso do BCP com toda a sua confusao de liderança naquele periodo celebre...)...
Eu acho que este tema é complexo à partida. E não convem cair em extremos. Quando entrei nas posições longas estipulei um preço futuro, a meu ver conservador, calculei a rentabilidade anual que teria mesmo que esse preço demorasse 8 anos a ser alcançado e é superior a um depósito a prazo. Agora vejo que me apressei a comprar e que podia ter aguardado mais para ter rentabilidades superiores, mas foi o meu primeiro Bear Market.
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin
- Registado: 16/6/2007 12:05
Woodhare Escreveu:Depende das posições. Porque eu tinha warrants put e call sobre o ouro vendi os call quando o ouro subiu com menos valias e vendi os put quando caiu a pique, as mais valias do último superaram as perdas do primeiro.
Mas se não tivesse vendido nenhum estaria pior.
Bom, isso é muito diferente do que descreveste (ou sugeriste de início) e levava-nos a discutir outras questões diferentes do que está em questão no tópico.
Pelo teu texto original (em que falas de posições fechadas e posições mantidas desde que começou o Bear Market) ficou a "sugestão" de que estavas a falar de posições longas.
Se estás a abrir posições longas e posições curtas em simultaneo isso leva-nos para outro tipo de questões e é já um desvio do tópico...
E nesse caso pouco importa se estamos em Bear ou Bull Market. Afinal estás a abrir posições para ambos os lados também!
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
_asdrubal_ Escreveu:artista Escreveu:mas quem é que aqui sabe realmente analisar fundamentalmente uma empresa?!
abraços
artista
A própria empresa !
E geralmente são os períodos de compra de acções próprias.
O problema é que nem esses, quantas não enterram dinheiro em acções próprias e mais tarde têm de assumir as perdas?! O BCP teve de o fazer em 2001/2002, foi uma menos valia considerável de uma posição comprada na casa dos 4 euros... e este é apenas um exemplo, há muitos mais!

abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
MarcoAntonio Escreveu:Woodhare Escreveu:Eu concordo com esta filosofia mas como tudo na vida há que ter moderação. Praticamente todas as compras que fiz estão no vermelho e tenho compras que já desvalorizaram perto de 50% e não estou minimamente preocupado, estranhamente a rentabilidade das vendas que fiz desde que o Bear Market começou é positivo.
Uma pergunta é indispensável: como é que estariam essas posições agora se não as tivesses fechado?
Depende das posições. Porque eu tinha warrants put e call sobre o ouro vendi os call quando o ouro subiu com menos valias e vendi os put quando caíu a pique, as mais valias do último superaram as perdas do primeiro.
Mas se não tivesse vendido nenhum estaria pior.
A menos que vendesse agora os put e o ouro subisse antes de Dezembro e vendesse os call. Mas eu não gosto de arriscar.
Editado pela última vez por Woodhare em 24/10/2008 17:04, num total de 1 vez.
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin
- Registado: 16/6/2007 12:05
Re: Perder
Olá Clínico,
Aqui vão alguns comentários:
Não estou a dizer que deves ou não vender agora. Mas acima de tudo acho que será útil pensares o que farias de diferente se a situação se repetisse.
Esta parte não concordo.
Admito que produzas esta afirmação por estares (inconscientemente) a projectar nos outros a tua postura perante o mercado, mas a verdade é que nenhum de nós sabe o que pensam os restantes investidores não profissionais relativamente a isso.
Cada investidor tem a sua postura. Uns estão para o longo prazo, outros querem é adrenalina.
Meu caro, não vejo que a situação desta acção seja diferente da de qualquer outro título do PSI-20.
Desculpa ser tão directo, mas o facto de estares dentro do título impede um raciocínio frio e objectivo, uma vez que há emoções à mistura.
(já aconteceu comigo inúmeras vezes: quanto tenho uma acção em carteira não consigo olhar para o gráfico da mesma forma do que quando não tenho).
De qualquer forma, como é evidente o que eu espero é que te safes o melhor possível.
E como disse acima, espero que este trade (e todos os restantes), independentemente do seu resultado, ajudem a afinar a estratégia para situações semelhantes no futuro.
1 abraço,
Elias
Aqui vão alguns comentários:
Clinico Escreveu:Bem, meu Caro Elias, como fui eu que disse essa frase, tenho direito a resposta![]()
Se eu comprei a 6 e perdi 3 em 6 dias, vender a perder é a maior asneira que eu podia fazer. Porque
1 - A velocidade e a intensidade da perda dizem-me que já não dura muito, antes de ressalto/recuperação.
2 - porque neste caso concreto, se tivesse vendido a menos de 3 no meio do pânico, estaria agora pior porque recuperou bem.
Não estou a dizer que deves ou não vender agora. Mas acima de tudo acho que será útil pensares o que farias de diferente se a situação se repetisse.
Clinico Escreveu:3 - Porque na bolsa, estar a querer fazer ganhos intraday ou em 2 dias numa situação como a actual, não esta´bem no espirito de quem não é profissional.
Esta parte não concordo.
Admito que produzas esta afirmação por estares (inconscientemente) a projectar nos outros a tua postura perante o mercado, mas a verdade é que nenhum de nós sabe o que pensam os restantes investidores não profissionais relativamente a isso.
Cada investidor tem a sua postura. Uns estão para o longo prazo, outros querem é adrenalina.
Clinico Escreveu:O meu Ilustre amigo vai-me perdoar, assim como todos os aqui que acenam a cabeça a dizer "muito bem muito bem..". Não concordo com o que disse NESTA SITUAÇÃO ESPECÍFICA.
Não vendi ainda.
Vamos ver aonde isto vai parar...
Abraços
Clinico
Meu caro, não vejo que a situação desta acção seja diferente da de qualquer outro título do PSI-20.
Desculpa ser tão directo, mas o facto de estares dentro do título impede um raciocínio frio e objectivo, uma vez que há emoções à mistura.
(já aconteceu comigo inúmeras vezes: quanto tenho uma acção em carteira não consigo olhar para o gráfico da mesma forma do que quando não tenho).
De qualquer forma, como é evidente o que eu espero é que te safes o melhor possível.
E como disse acima, espero que este trade (e todos os restantes), independentemente do seu resultado, ajudem a afinar a estratégia para situações semelhantes no futuro.
1 abraço,
Elias
Se comprar 1000€ de acções da empresa A a ao fim de um tempo elas cairam para 900, o que fazer?
Para mim é assim -- pensar "se eu vendesse agora e ficasse com 900 na mão o que fazia? Comprava A, ou uma outra, ou ia mas é passar um grande fiom de semana?"
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
Niccolò Machiavelli
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, acintra, AlfaTrader, Bing [Bot], dragom, Google [Bot], hugob0ss, iniciado1, LionHeart, macau5m, navaldoc, OCTAMA, PacoNasssa, PAULOJOAO, Shimazaki_2, TheKuby, trilhos2006 e 323 visitantes