Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 15/10/2008 16:50

Merceeiro Escreveu:Não tenho interesses na Galp, mas posso vir a ter, como poderei vir a ter noutra qualquer. Para já estou fora. Se algúns de vós ilustres foristas não tiver interesse na Galp, por favor comprem acções da Galp e dêem-me os dividendos, então. :mrgreen:

Se achas que os dividendos são assim tão gordos, porque não compras?

Merceeiro Escreveu:E da minha parte gostaria de ter melhores transportes públicos, n ando de carro por gosto, mas para não levar o dobro do tempo a chegar ao trabalho. Deem-me transportes públicos rápidos e eficientes e deixo o carro em casa com muito gosto!

Podes definir o que entendes por transportes públicos rápidos e eficientes?

Registado: 5/11/2002 12:21

por alvim » 15/10/2008 16:46

Elias Escreveu:
alvim Escreveu:Mas falando serio... os combustiveis ainda estão muito caros.

Hummm... a que preço acharias os combustíveis baratos?

alvim Escreveu:Torno a avisar para o caso do GPL que NAO está a Baixar. È uma vergonha!!!

Podes apresentar o histórico?

alvim Escreveu:vão roubar para a estrada.

epa, mas eles já lá estão :lol:

Elias

no site, http://www.maisgasolina.com/ , é possivel fazer comparaçoes e ver onde os combustiveis sao mais baratos.
Se há meia duzia de postos a vender abaixo do preço praticado pelos GRANDES, estes tambem podem baixar!!!

Torno a referir o caso do GPL da Galp, custa 0,72 cts....;
na figueira da foz e noutros locais, ele está a 0,58cts ou seja 0,15 cts de diferença.
Na prática, o GPL da GALP, custa mais 25% !!!!!!

Como é possivel eles não baixarem????
São 25% de diferença.

Sao exemplos como estes que revoltam as pessoas.

Registado: 29/11/2007 1:52

por Merceeiro » 15/10/2008 16:46

Não tenho interesses na Galp, mas posso vir a ter, como poderei vir a ter noutra qualquer. Para já estou fora. Se algúns de vós ilustres foristas não tiver interesse na Galp, por favor comprem acções da Galp e dêem-me os dividendos, então. :mrgreen:

Peço desculpa, realmente o tópico n é sobre os lucros da Galp. É sobre variações de preços.

E da minha parte gostaria de ter melhores transportes públicos, n ando de carro por gosto, mas para não levar o dobro do tempo a chegar ao trabalho. Deem-me transportes públicos rápidos e eficientes e deixo o carro em casa com muito gosto!

Cumpts e bons negócios
A mercearia de valores não faz fiado

Registado: 29/11/2007 10:29

por MarcoAntonio » 15/10/2008 16:40

Merceeiro Escreveu:A Galp sempre alegou que teve que esmagar margens para não repercutir o verdadeiro preço do petróleo nos combustíveis, quando esteve a quase 150 dólares, (...)

Não me recordo que a GALP tenha alegado isso.

O que sei é que as margens dos refinados no Verão estiveram bastante baixas mas por razões de mercado e não porque a GALP quisesse repercurtir isto ou aquilo. A GALP só seguiu o mercado e na altura as margens estavam muito baixas...

Merceeiro Escreveu:Toda a gente percebe o que quero dizer...

Eu também percebo o que queres dizer. Agora, isso não interessa para nada, pelo menos para o propósito deste tópico.

Aqui a questão não é se a GALP tem grandes ou pequenos lucros (há um tópico mais adequado para isso, o tópico da própria GALP). Este tópico é para analisar o comportamento da evolução do preço face à matéria-prima que se demonstra correcto com o tempo.

Acessoriamente tem sido possível antever preços e alterações futuras o que também é de utilidade para as pessoas.

Imagem
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Elias » 15/10/2008 16:38

Merceeiro Escreveu:O crescimento brutal dos lucros que se poderá vir a confirmar, ou não, irá espelhar se o negócio correu mal ou não. A Galp sempre alegou que teve que esmagar margens para não repercutir o verdadeiro preço do petróleo nos combustíveis, quando esteve a quase 150 dólares, por isso esperemos para ver o resultado nos lucros.

Segundo julgo saber os lucros da GALP provêm essencialmente do gás natural.

Merceeiro Escreveu:Ao menos venham de lá esse dividendos gordos!

Bom, se tu tens interesses na GALP então o caso muda de figura. Vou fazer "shift + delete" de tudo quando escreveste nos posts anteriores.

por Merceeiro » 15/10/2008 16:34

MarcoAntonio Escreveu:Aqui a ideia não é discutir os lucros da GALP (nem da EDP, nem do BCP nem de nenhuma outra cotada) mas analisar como se tem comportado a evolução do preço dos combustíveis face ao preço da matéria-prima.

O crescimento brutal dos lucros que se poderá vir a confirmar, ou não, irá espelhar se o negócio correu mal ou não. A Galp sempre alegou que teve que esmagar margens para não repercutir o verdadeiro preço do petróleo nos combustíveis, quando esteve a quase 150 dólares, por isso esperemos para ver o resultado nos lucros.

Toda a gente percebe o que quero dizer...

Vão alegar que reduziram custos noutros sectores, blá blá. Tá bem abelha.

Ao menos venham de lá esse dividendos gordos!

cumpts

por Elias » 15/10/2008 16:30

alvim Escreveu:Mas falando serio... os combustiveis ainda estão muito caros.

Hummm... a que preço acharias os combustíveis baratos?

alvim Escreveu:Torno a avisar para o caso do GPL que NAO está a Baixar. È uma vergonha!!!

Podes apresentar o histórico?

alvim Escreveu:vão roubar para a estrada.

epa, mas eles já lá estão :lol:

por alvim » 15/10/2008 16:27

Elias Escreveu:Oh alvim, logo hoje que a gasolina desceu? :lol:

Por isso mesmo. Hoje é com disconto !!!! :wink:

Mas falando serio... os combustiveis ainda estão muito caros.

Torno a avisar para o caso do GPL que NAO está a Baixar. È uma vergonha!!!

É o combustivel menos pluente que está no mercado, alem de ser o mais barato de extrair do poço...; como dizia o outro... vão roubar para a estrada.

por Elias » 15/10/2008 16:22

Oh alvim, logo hoje que a gasolina desceu? :lol:

por alvim » 15/10/2008 16:19

A minha mulher, anda sempre a chatear-me a cabeça, para a levar a um sitio CARO.

Tá decidido...; Hoje vou leva-la a um Posto da Galp !!!!
:lol:

por MarcoAntonio » 15/10/2008 14:56

jfr2006 Escreveu:(...) e não lag's que são uma semana ou 2 dias quando é para subir e 2 semanas quando é para descer

Eu volto a pedir que coloques datas e valores e demonstres o que alegas.

Imagem
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 15/10/2008 14:41

Merceeiro Escreveu:Por mim, posso apresentar qualquer coisa. Tenho nos meus registos que a última vez que o petróleo esteve a aprox 75 dólares foi no principo de Agosto 2007. Em euros era à volta de 55€. É o que se está a verificar agora, mais centésima menos décima.

O Gasóleo estava a 1,097€

A média do preço do petróleo em Julho de 2007 foi de cerca de 54 euros e em Agosto, de cerca de 53 euros.

O valor actual que está a servir de referência ao preço dos combustíveis é de 64.7 euros (semana de 6 a 10 de Outubro). Um bom bocado acima ainda, portanto...

Merceeiro Escreveu:Descontando subidas da inflação (julgo que não houve subida do ISP) o gasóleo penso que ainda tem margem para descer, e bem.

Além disso, o gasóleo nestes meses desde Agosto do ano passado até agora inflaccionou mais que o petróleo e a gasolina. Esquece o gasóleo ao mesmo preço para o mesmo valor do petróleo pois ele subiu proporcionalmente mais em todo o lado, não só em Portugal.

A inflacção aqui não conta para nada, praticamente.

Merceeiro Escreveu:Entretanto aguardemos o lucro trimestral da Galp, enquanto não sabemos o lucro anual de 2008, se subiu ou não em relação a 2007.

Aqui a ideia não é discutir os lucros da GALP (nem da EDP, nem do BCP nem de nenhuma outra cotada) mas analisar como se tem comportado a evolução do preço dos combustíveis face ao preço da matéria-prima.
Imagem

Administrador Fórum

por majomo » 15/10/2008 14:38

Marco,

se estiveres interessado, fica aqui um link com o preço por tonelada do preço do gasóleo em londres, que penso que seja a referência para nós...
http://app2.expansion.com/cuadrostudine ... teria=LGO#

Não se tens tempo para estudar estes valores... há tempos, olhava sempre para estes valores.

Cumps.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por MarcoAntonio » 15/10/2008 14:27

Agora que tenho o histórico dos preços completo, para cada dia é calculada a média do preço do crude em eruos (tendo em conta a média cambial desse dia) e depois, para a semana, é calculada a média dos 5 dias da semana: (A+B+C+D+E)/5

Não se trata de uma média entre o máximo e o mínimo mas sim de uma média real (do mais real que se consegue tendo históricos EOD).
Imagem

Administrador Fórum

por Martins_Braz » 15/10/2008 12:36

Marco:

Ainda não entendi como é que fazes esses gráficos.

Se o crude variar de 2.º a 6.º entre os $75 e os $90 qual é o valor que consideras para aferir da suposta relação entre o preço nas bombas e o preço do crude?

P.S.: "suposta" não impica o descrédito dos teus gráficos

Registado: 17/7/2008 13:21

por rmachado » 15/10/2008 11:30

jfr2006 Escreveu:
Elias Escreveu:
jfr2006 Escreveu:curioso, curioso é que os Grandes Aldrabões e Ladrões de Portugal descem só 5,5 cêntimos ao gasóleo,enquanto que a cepsa desce 7 cêntimos :roll: :roll:

Ou seja, a roubalheira continua :twisted: :twisted:

Eu ainda não percebi o que é que tu defendes.

Em tua opinião qual deveria ser o preço de venda da gasolina?

Da gasolina, pode ser o que te apetecer...eu não meto gasolina :lol:

O que eu defendo, é simples: preços reais e actualizações reais e não lag's que são uma semana ou 2 dias quando é para subir e 2 semanas quando é para descer :twisted:

Claro que só não vê isso quem quer.. :roll:

Sim.. mas quando o Petroil estava a 140 USD se tivessem colocado o preço que defendes... tinhas-te revoltado..

Pois eu até defendo que não deviam acompanhar o mercado com tanta frequência.. deve ser dos pouco negócios onde isso acontece.

Se o resto da economia fosse atrás deles.. já estavamos a pagar muito mais por todos os bens que viajam por via rodoviária.. e pela energia. E não era lá muito positivo pois não?

Registado: 24/8/2004 10:42

por Merceeiro » 15/10/2008 11:20

Sim, explica lá... :roll: :?:

8-)

Por mim, posso apresentar qualquer coisa. Tenho nos meus registos que a última vez que o petróleo esteve a aprox 75 dólares foi no principo de Agosto 2007. Em euros era à volta de 55€. É o que se está a verificar agora, mais centésima menos décima.

O Gasóleo estava a 1,097€

Descontando subidas da inflação (julgo que não houve subida do ISP) o gasóleo penso que ainda tem margem para descer, e bem.

Entretanto aguardemos o lucro trimestral da Galp, enquanto não sabemos o lucro anual de 2008, se subiu ou não em relação a 2007.

Cumpts!
Editado pela última vez por Merceeiro em 15/10/2008 11:33, num total de 1 vez.

por Elias » 15/10/2008 11:18

jfr2006 Escreveu:Devia ter descido já na semana passada (o mais tardar no fim de semana) e deveria estar pelo menos uns 8 cêntimos mais baixo do que está actualmente... :twisted:

Por favor explica melhor as tuas contas.

por pedrom » 15/10/2008 11:16

jfr2006 Escreveu:Devia ter descido já na semana passada (o mais tardar no fim de semana) e deveria estar pelo menos uns 8 cêntimos mais baixo do que está actualmente... :twisted:

Porquê?
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?

Registado: 29/7/2004 19:55

por jfr2006 » 15/10/2008 11:13

Devia ter descido já na semana passada (o mais tardar no fim de semana) e deveria estar pelo menos uns 8 cêntimos mais baixo do que está actualmente... :twisted:

Registado: 16/4/2008 14:13

por pedrom » 15/10/2008 11:09

jfr2006 Escreveu:
Elias Escreveu:
jfr2006 Escreveu:curioso, curioso é que os Grandes Aldrabões e Ladrões de Portugal descem só 5,5 cêntimos ao gasóleo,enquanto que a cepsa desce 7 cêntimos :roll: :roll:

O que eu defendo, é simples: preços reais e actualizações reais e não lag's que são uma semana ou 2 dias quando é para subir e 2 semanas quando é para descer :twisted:

Qual seria então o preço justo para o gasoleo? Em que dia devia ter descido? Qual a próxima data para descer ou subir pela tuas contas?

por Elias » 15/10/2008 11:06

jfr2006 Escreveu:O que eu defendo, é simples: preços reais e actualizações reais e não lag's que são uma semana ou 2 dias quando é para subir e 2 semanas quando é para descer :twisted:

Que preço defendes para o gasóleo e porquê?

por jfr2006 » 15/10/2008 11:01

Elias Escreveu:

Registado: 16/4/2008 14:13

por Elias » 15/10/2008 10:26

por pedrom » 15/10/2008 9:57

Mete na cepsa......!!!!!!

AnteriorPróximo

Quem está ligado: